The Perks of Being a Wallflower

The Perks of Being a Wallflower Stephen Chbosky

Resenhas - The Perks of Being a Wallflower

xoxoanalu 30/06/2021

charlie
O livro me emocionou mais que o filme, e só não o li tão rápido porque me apeguei ao Charlie e queria passar o mais tempo possível com ele.

O livro tem como ponto principal o descobrimento de si mesmo e amizade. E mostra que as duas coisas estão interligadas, pois você está se descobrindo e desta forma saberá quem são seus amigos e quem não são.

As cartas de Charlie me deixaram meio triste, e chorei muito com ele; chorei, ri e mesmo querendo sentir raiva não consegui, pois Charlie é uma pessoa tão meiga, fofa, doce, sincera e sentimental. Em algumas partes queria estar ao lado dele para abraçá-lo. Acho que nunca me conectei tanto com um personagem como aconteceu com Charlie e sinceramente não consigo entender como existem pessoas que não gostam dele.

E é quase impossível não sentir o que Charlie sente, pois suas cartas são escritas ao pé da letra; o que aconteceu, está escrito lá na visão como Charlie enxergou aquilo, ele não te polpa de alguns acontecimentos. É quase como se ele tivesse te conhecido e dissesse ?ei, esse é meu diário, eu quero que você o leia?.

A coisa mais impactante do livro é dado ao fato que Charlie escreve cartas para um amigo que ninguém sabe quem é, mas o ponto é: quem está recebendo as cartas entenderia e ouviria suas dúvidas e incertezas. E é apenas disso que Charlie precisa: saber que do outro lado existe alguém que o escuta e alguém em quem ele pode confiar os seus segredos.

Stephen Chbosky conseguiu escrever uma história sobre um adolescente que passou por poucas e boas de uma forma delicada e completamente singular, mesmo sendo um clichê, mostrando que mesmo tendo limitações, Charlie conseguia interagir e fazer coisas de adolescente. Mas mostrando que a vida e nada é perfeito, a vida é completamente difícil e ela vai passar por cima você várias e várias vezes, e mesmo assim você continuará vivendo. Conhecerá pessoas, visitará lugares e lerá livros novos.

Todos nós temos nossos momentos onde nos sentimos infinitos e nunca me senti tão infinita quanto quando estava lendo o livro.

Com toda certeza esse virou um dos meus livros preferidos da vida, e eu posso dizer que vale super a pena a leitura.

Os ensinamentos de vida, o soundtrack, as cartas, os personagens são um pacote perfeito.

p.s. charlie ur my alter ego.
paolinha 30/06/2021minha estante
as vantagens de ser invisível é meu filme favorito! E esse livro?sem palavras

xoxoanalu 30/06/2021minha estante
eu amo os dois!!! sensacionais

Rafael 09/02/2021

"And in that moment, I swear we were infinite."
Este é com certeza um dos grandes livros da minha adolescência. Li em português por volta dos 15, assisti ao filme assim que foi lançado e agora que tenho treinado meu inglês (por isso a demora pra concluir), aproveitei pra ler na língua original. E é incrível como eu me identificava com Charlie em vários aspectos, não só pelo fato de ter de lidar com a solidão da depressão, mas pelos gostos musicais e as leituras, além da vontade de escrever. E percebi que isso ainda mexe comigo, porque foi uma das coisas que construiu as escolhas que carrego até hoje e que formou parte de quem sou. Parece até besteira, mas é um sentimento bem louco.

Ler na língua original foi uma experiência incrível porque gerou novas descobertas. Tanto na fluidez que consegui ter na leitura - que eu acreditava que seria difícil porque meu nível de inglês ainda é bem intermediário - quanto pela própria construção do personagem. Vê-lo de uma forma mais "crua", sem ser "moldado" pela tradução (e que grande tradução de Ryta Vinagre, na edição que eu li) foi algo inefável. Foi como redescobrir os tempos de adolescência.

Apesar de ser um tema complexo e delicado, o autor conseguiu desenvolver um enredo (e também a forma de escrita) muito bem estruturado e que não dá aquela angústia trágica o tempo inteiro. As amizades construídas, o romance e as pequenas aventuras levam uma certa "leveza" para a narrativa. O gênero já não é o meu preferido hoje - apesar de ler uma coisa ou outra e gostar -, mas este livrinho tem um espaço guardado na minha memória. É uma nostalgia do caralho, e isso é que é lindo na literatura.

Maria8833 30/03/2021

Impactante
Que livro maravilhoso, cheio de ensinamentos e coisas que a gente deve levar pra vida toda. Charlie me conquistou em todos os sentidos, e apesar de tudo ensinou algo muito importante, o poder dos amigos e da família.

Glory 13/05/2021

O infinito existe
Livro que serviu como base para a produção do filme lançado em 2012, As vantagens de ser invisível conta a trajetória do jovem Charlie e sua superação após a depressão. Conhecendo novas pessoas e novas oportunidades, Charlie nos mostra que o conceito de infinito pode existir.
_
O livro se aprofunda nas cartas que o personagem escreve sobre seu dia a dia e onde as cartas são como um amigo para Charlie, onde ele se expressa de maneira habitável e aceitável, sem ser julgado.
_
Acho incrível a forma de introduzir a importância da escrita na vida de um adolescente. É importante escrevermos sobre o que sentimos, e é mágico contar nosso dia a dia e novas ideologias no papel e escrever nas linhas sobre como tudo é.
_
Assim como no filme, o livro nos ensina sobre o conceito de infinito e Charlie nos mostra de forma fofa e carismática sobre a atmosfera do adolescente em relação ao que ele presencia. O livro se abre sobre romances adolescentes, amizades, cura após depressão e vários outros contextos importantes.
_
Assim como no filme, o livro é carismático em diálogos que servem como base para entender sobre o amadurecimento do adolescente e entrar por alguns instantes na mente daquele que nos narra a história.
_
A relatividade de "infinito" é mostrada e observamos que para cada pessoa existe um "infinito" à seu aguardo. As vantagens de ser invisível é um livro de narrativa simples e de grande valor e que super recomendo.

camillys 15/12/2021

nem bom nem ruim, não leria dnv, mas tbm não foi péssimo.
acho que o filme passa mais a emoção,
deixa com um sentimento de "adolescência"

rlc.blurryface 03/07/2022

The perks of reading it
Eu coloquei esse livro na minha lista sem nenhuma pretensão, no impulso, achando que eu poderia não gostar tanto. Mas eu adorei.
Conhecer o Charlie, sua família, amigos, suas questões nesse período da adolescência.. tudo isso é como um refresco, uma forma leve de te relembrar como é importante se reconectar consigo mesmo e com as partes de você que foram construídas nessa mesma fase. Charlie é um menino doce, inteligente, empático, ingênuo às vezes, mas o tipo de personagem que cativa o leitor muito facilmente. Ler suas cartas como se tivessem, realmente, sido endereçadas a você é um outro ponto que te aproxima dele, fazendo você querer conhecê-lo, saber "o que houve depois" e "como tal coisa se resolveu".

"As vantagens de ser invisível" é um título muito convidativo pra mim. Apesar de a história ser um pouco diferente do que eu imaginava, continuo me reconhecendo nela. Esse é o tipo de livro que eu recomendo sem pestanejar.

Kamis 20/04/2023

Eu não gustei, eu asmei
Eu amo esse livro e o filme. O livro tem mais contato com a emoções do Charlie em suas cartas. Acho que faz mais sentido o livro com o personagem na minha cabeça sendo mais novo ainda.

Gabi 21/10/2021

The Perks of Being A Wallflower
??Trigger ??
(mental illness/ suicide)
Awesome!
There are things about this book I didn?t get the first time i read, I was to young I think
It?s my favorite book
It talks about mental illness and being a teenager
It?s just perfect, and the last letter, oh! That was just the perfect ending
I love this book so much

Rafa 15/03/2023

🤬 #$%!& que livro.
Sério esse livro me surpreendeu de verdade no final. É uma história linda, sobre estar presente nos momentos que a gente vive, ao invés de só observar tudo a sua volta, algo que pessoalmente me afetou muito.
Acho que muitas vezes a gente pode esquecer de realmente participar da nossa própria vida, e esse livro mostra a importância e os benefícios de se fazer presente e agir sobre os próprios desejos, mesmo que você não saiba o resultado e como as pessoas a sua volta vão se sentir sobre.
A leitura é super leve e rapidinha, com capítulos separados por dias de um diário/cartas, então não fica cansativo. Faz muito tempo que eu queria ler esse livro, ainda mais por causa do filme que eu também nunca assisti, mas a história realmente me surpreendeu e vai ficar marcada na minha memória.

Não faria nada pra melhorar ele.

Bea 17/09/2020

E eu realmente estava lá...
Gostei bastante do formato em carta, me fazia pensar que eu era a receptora delas. Além disso, o Charlie é um personagem o qual me encantou tanto por ver o mundo sem preconceitos. Por fim, achei muito boa a abordagem de questões sociais neste livro

luh lantsov 07/04/2021

i feel infinite
simplesmente amei esse livro! foi bem rapidinho de ler, ele tem vários gatilhos como: abuso, estupro, depressão e suicídio

Malu 16/01/2022

Uma das melhores experiências foi ter lido esse livro. Pra quem está lendo, eu recomendo ouvir a playlist com as músicas que estão no livro e outras mais. Juro que adiciona uma experiência maravilhosa, pq as músicas batem muuuito com a vibe do livro. É simplesmente incrível.

yasmin 29/06/2022

gostei demais do livro, o jeito do charlie de contar as coisas abre muitas possibilidades. minha parte favorita, me identifiquei muito, sobre "escorregar não é suficiente para sempre".

vale a leitura, espero que todos possam sentir infinito um dia.