A insustentável leveza do ser

A insustentável leveza do ser Milan Kundera

Resenhas - A Insustentável Leveza do Ser

Diacrônico 02/02/2024

Magnífico
(?) O universo está dividido em em duplas de contrários: a luz e a obscuridade, o grosso e o fino, o quente e o frio, o ser e o não-ser. (?)um dos polos da contradição é positivo (o claro, o quente, o fino, o ser) o outro negativo. Essa divisão em polos positivo e negativo pode nos parecer pueril. Menos em um dos casos: o que é positivo, o peso ou a leveza ?

Nessa obra fascinante, o autor nos convida para um baile, uma sinfonia, um enredo milimetricamente costurado e realiza uma especie de panorama transcendental da nossa filosofia básica sobre o sentido da vida em seus mais distintos desdobramentos.O ponto chave é trazido no título da obra, onde é considerado leve, a vida que não possui grandes ambições e entregue muitas das vezes a monotonia, preguiça, depressão, se vê perdida como uma pluma, leve, sem razão, sem circunstâncias. ( já viu a pluma no início do filme FORREST GUMP ? ) Por outro lado, usa a qualidade de peso, para trazer a ideia do ardor, do calvário, da vida dolorosa que se curva aos interesses da conquista, do triunfo pessoal e da persistência.

Em qual desses somos entregues nos mais variados aspectos de nossa plenitude. A narrativa constrói o cenário sobre a vida de quatro pessoas que vivem seus questionamentos, e a dualidade apresentada no livro permeia o tempo inteiro na relação deles entre si.

O livro é um deleite e aborda temas sobressalentes em nossos dias de hoje como, filosofia existencial e questões como a monotonia, depressão, sentido da vida e destino. Aborda fatos históricos presentes no início da segunda guerra mundial, pois em meio ao cenário dos relacionamentos se dá na invasão russa na República Tcheca.

Pra concluir vou deixar mais um citação que achei incrível : ? Os extremos delimitam a fronteira para além da qual a vida termina, e a paixão pelo extremismo, em arte como em política, é um desejo de morte disfarçado.

Alexandre.Iunes 01/02/2024

O que seria insustentável?
No experimento humano que chamamos de vida, temos apenas uma para ser, viver e sentir.

Melhor seria: uma vida leve e tranquila (sem grandes emoções) ou uma vida com peso e intensa (com sofrimentos e grandes momentos). O que seria insustentável?

Narrativa incrivelmente construída num contexto de 1968, em que a Tchecoslováquia era invadida pelos Russos.

Priscilla 01/02/2024

Tinha muitas expectativas sobre esse livro por já ter ouvido muitos comentários favoráveis a ele. O resultado é que me decepcionou um pouco, pois não me encantou tanto nem se tornou meu livro favorito (nem de longe). Talvez eu não tenha captado muita coisa dele.

O que retiro de mais importante nesse livro é a constatação que a vida não permite ensaios, que tudo o que a gente faz e todas as decisões que tomamos são como a "primeira vez", pois não é possível comparar com outra situação vivida (por não ser igual), assim como não é possível tentar de um jeito e depois voltar atrás pra tentar de outro (pois o momento é único e se esvai e a vida segue em frente). A vida é uma grande aposta, um grande jogo de tentativa e erro, não há garantias, não dá pra saber o que vai acontecer lá na frente após a tomada de decisão, mas precisamos tomá-la e pagar pra ver, pagar o preço pelas nossas escolhas e viver a vida como ela se apresenta.

"Não existe meio de verificar qual é a decisão acertada, pois não existe termo de comparação. Tudo é vivido pela primeira vez e sem preparação. Como se um ator entrasse em cena sem nunca ter ensaiado." (p. 14).

"Mas o homem, por ter apenas uma vida, não tem nenhuma possibilidade de verificar a hipótese por meio de experimentos, por isso não saberá nunca se errou ou acertou ao obedecer a seu sentimento" (p. 39).

O livro também me relembrou sobre a sorte de um encontro amoroso, cada encontro é um pequeno milagre, pois decorre de uma série de "acasos", de sorte, de surpresa, do inesperado e de compatibilidade entre as pessoas. "...ele compreendeu subitamente que fora por acaso que Tereza se apaixonara por ele e não por seu amigo Z. Que, fora do seu amor consumado por Tomas, havia no reino das possibilidades um número infinito de amores não consumados por outros homens" (...) "foram necessários seis acasos para levar Tomas até Tereza" (p. 39/40).

Pequeno léxico de frases para refletir:

- "Trair é sair da ordem. Trair é sair da ordem e partir para o desconhecido" (p. 91). - aqui a traição não está necessariamente num sentido amoroso, mas no sentido de trair as expectativas colocadas sobre nós, seja pela família seja pela sociedade. Muitas vezes, essa traição é necessária para que sigamos nosso próprio caminho, para que nos desvinculemos do que não faz mais sentido pra nós e possamos viver uma vida mais livre e mais autêntica.

- "O objetivo que perseguimos é sempre velado. (...) O que dá sentido à nossa conduta sempre é totalmente desconhecido para nós" (p. 122) - não conhecemos o que nos move quando está inserido no nosso inconsciente/subconsciente, daí a importância do autoconhecimento (na medida do possível).

- "Se somos incapazes de amar, talvez seja porque desejamos ser amados, quer dizer, queremos alguma coisa do outro (o amor), em vez de chegar a ele sem reivindicações, desejando apenas sua simples presença" (p. 291).

Após ouvir algumas resenhas, a história me fez refletir sobre a relação peso x leveza, trazido no próprio título do livro que aparece contraditório como a "insustentável leveza" quando partimos do pressuposto de que a leveza é boa, sustentável e desejável, enquanto que o peso não é desejável. Mas o autor, Milan Kundera, traz a reflexão se realmente a leveza é mais desejável que o peso. Nos faz pensar que uma vida leve demais, sem responsabilidades, sem consequências, sem vínculos verdadeiros, sem ter que dar satisfação a alguém, sem precisar abrir mão de algo, sem sofrer por algo importante, é uma vida insustentável. Por outro lado, o peso que pode nos esmagar, nos deixa mais próximos da terra, do chão, da realidade, e confere um certo "peso" de importância à própria vida, dá um sentido, uma direção e um propósito. Uma vida leve demais, sem raízes, sem vínculos, como a que leva Sabina e Tomas (antes de Teresa) é mais desejável que uma vida mais pesada (como a de Teresa, que passou por muitas dificuldades desde jovem)? Talvez não seja necessário escolher um ou outro, mas vivenciar cada momento e fase da vida em que experimentamos mais leveza ou peso.

Me fez refletir sobre o peso de decisões importantes na vida e, depois, a possível leveza (ou peso) em lidar com as consequências; assim como o peso de não poder decidir sobre algo na vida, em contraposição à leveza de poder fluir com o fluxo da vida.

Enfim, traz de volta o ponto principal do livro sobre a relação peso x leveza e o que realmente é mais desejável: uma vida que de tão leve se torna insustentável ou uma vida mais pesada, que nos aproxima da terra e talvez da dor? Ou uma alternância em cada momento, a depender de como lidamos com cada decisão?

"Quanto mais pesado é o fardo, mais próxima da terra está nossa vida, e mais real e verdadeira ela é.
Em compensação, ausência total de fardo leva o ser humano a se tornar mais leve do que o ar, leva-o a voar, a se distanciar da terra, do ser terrestre, a se tornar semirreal, e leva seus movimentos a ser tão livres como insignificantes.
O que escolher, então? O peso ou a leveza?".

Fernanda.Burkert 31/01/2024

Kundera consegue trazer inúmeras reflexões a partir de poucas histórias e pessoas, mas muitos sentimentos. A Insustentável Leveza do Ser, para mim, fala principalmente sobre o amor. Sobre compreender, aceitar e viver o amor. Fala sobre entrega e convivência. Fala sobre escolher entre a leveza e o peso. Com certeza vou reler e tenho certeza que a cada leitura diferentes impressões virão.

Mariana.Munik 31/01/2024

Ser leve é tão pesado assim?
Milan Kundera neste romance me deixou muito reflexiva durante toda a leitura, as vezes confusa e outras com raiva. Esse mix de sentimentos é comum em suas obras.

Gosto muito das reflexões e das frases impactantes que ele proporciona em cada um dos seus romances.

É um livro que eu lerei quando for mais velha pra ver o impacto q isso terá na minha vida.

As duras críticas ao sistema comunista, ao amor, a Fé e o prazer estão presentes nesta obra.

Humildylli 31/01/2024

Brilhante
A Insustentável Leveza do Ser é um romance filosófico que explora temas como o amor, a liberdade, a traição, a memória e a existência humana. A história acompanha a vida de quatro personagens principais: Tomas, Tereza, Sabina e Franz, que vivem na Tchecoslováquia durante a invasão soviética de 1968. Cada um deles enfrenta dilemas sobre suas escolhas, seus relacionamentos e seu sentido de vida.

O título da obra se refere à ideia de que a vida é leve e fugaz, mas ao mesmo tempo insustentável devido às suas responsabilidades e consequências. O autor usa técnicas narrativas inovadoras e faz comentários sobre a política e a sociedade.

A minha opinião sobre o livro é que ele é uma obra complexa e profunda, que nos faz pensar e sentir sobre as questões existenciais que todos nós enfrentamos. Ele nos mostra como as escolhas que fazemos têm significados e efeitos que nem sempre são claros ou fáceis de lidar. Ele nos faz questionar o que é o destino, o que é a liberdade, o que é o amor, o que é a felicidade, o que é o peso e o que é a leveza. Ele nos faz refletir sobre como a história e a política influenciam nossa vida pessoal e social. Ele nos faz perceber como a arte e o erotismo podem ser formas de expressão e resistência. Ele nos faz explorar as contradições e os paradoxos da condição humana.

Eu recomendo a leitura do livro "A Insustentável Leveza do Ser" para quem gosta de livros que nos fazem pensar e sentir, que nos desafiam e nos inspiram, que nos transformam e nos marcam. É uma obra que pode mudar nossa concepção de mundo e de nós mesmos.

Bcoralli 30/01/2024

Como é trabalhoso carregar o peso de ser leve.
Livro bem escrito, com personagens nada perfeitos, com muitas falhas, pensamentos e ações que nos fazem os conhecer, os aprofundam e os tornam tão reais.
Gostei muito, uma sensibilidade magnética ao escrever o cotidiano dos personagens. Me emociou muito a relação com a cachorra, quem tem/teve vai sentir exatamente o que está lendo.
Enfim, lindíssimo e indico.

Lucas 29/01/2024

É insustentável ser leve
A insustentável leveza do ser é um estudo sobre o ser humano, ou melhor, sobre os seres humanos possíveis.
Kundera derruba seja lá quais paredes hajam entre autor e leitor. Por vezes, fala conosco diretamente. Mas geralmente de uma forma menos direta, porém mais profunda.
Para os acostumados a leituras acadêmicas, é um livro pra ler marcando e anotando. Mas de modo algum isso significa qualquer chatice, pelo contrário.
Não me parece ser um livro que agrade muita gente - não pela qualidade literária, mas pelos posicionamentos do autor-narrador. Ofende os puritanos, critica a esquerda, é declaradamente antiautoritarismos.
Escrevendo do lugar de um tcheco que viu da França seu país se tornar comunista, ele é duro com o comunismo, especialmente porque escreve quando já se sabe dos horrores do stalinismo e da invasão russa (ele insiste em dizer) na República Tcheca.
Para alguém de esquerda (como eu), é um curioso misto de admiração e suspeita. Talvez isso torne o livro ainda mais interessante.

marcela115 28/01/2024

Me deixou vulnerável
É um livro denso, complexo e bonito.

Bem escrito capaz de colocar qualquer um para pensar, só senti falta de mais diálogos e reações dos personagens, tem uma cena que achei meio perdida ali no meio (Tereza e a árvore).

julia5908 27/01/2024

Li na hora errada
"a vida humana só acontece uma vez e não poderemos jamais verificar qual seria a boa ou a má decisão, porque, em todas as situações, só podemos decidir uma vez. Não nos é dada uma segunda chance, uma terceira, uma quarta vida para que possamos comparar decisões diferentes."

talvez se eu tivesse lido o livro um pouco mais velha eu teria uma visão diferente. eu adorei as partes que abordavam mais a filosofia e os acontecimentos históricos, mas a trajetória dos personagens, principalmente do tomas, me deixavam com vontade de abandonar o livro. acho uma leitura boa para um certo momento da vida, mas certamente não estou nesse momento ainda
Daniele.Couto 01/02/2024minha estante
Estou lendo e estou com a mesma sensação de que estou lendo no momento errado...

julia5908 02/02/2024minha estante
pse cara. minha mãe amou. eu já nao curti muito. talvez daqui a alguns anos seja legal ler de novo com uma visão mais madura

Kaique.Vidal 27/01/2024

Pesado e Complexo mas talvez necessário
Ótimo livro e recomendaria facilmente, não concordo com algumas analogias do autor. Me identifiquei bastante com frases que impactam demais e fazem valer o título do livro que te faz refletir se a vida por ser tão leve se torna mesmo insustentável ou não.
O Kitsch que é falado algumas vezes no livro eu mesmo só peguei referências sobre cada personagem depois de vídeos sobre resenha, é MUITO bem falado em cada personagem e até nas situações do totalitarismo da Rússia na Tchecoslováquia, ÓTIMO LIVRO!

Leticia2185 27/01/2024

A Insustentável Leveza Do Ser
Um livro de pouco mais de 300 páginas com reflexões para uma vida inteira. É muito fascinante como a leitura perpassa por diferentes temas e abordando todos de maneira inteligente e delicada. Através de uma trama que poderia ser considerada simples, acompanhado dois casais que vivem em um contexto de guerra, mas que se aprofunda a cada mínimo detalhe de sua vidas, relações e sentimentos. A cada página eu me encontrava mais envolvida com a trama e escrita, que por sinal me marcaram muito e sei que vou levar diversas frases para minha vida. Também é muito interessante conhecer a literatura de outros países e entender mais sua história.

"e os amores são como os impérios: desaparecendo a ideia sobre a qual foram construídos, morrem com ela."

Carol França 25/01/2024

Um sopro de realidade
Kundera nos faz refletir, sobre assumir compromissos e o que essas escolhas pesam em nossas vidas: ser ou nao ser/ estar ou nao estar / o que esta escrito e o que deveria ser. Os fardos que carregamos ao longo da vida tornam nossa existencia mais real e verdadeira. Livro incrivel e dificil de soltar ate a ultima pagina.