A insustentável leveza do ser

A insustentável leveza do ser Milan Kundera

Resenhas - A Insustentável Leveza do Ser

Silvia87 17/09/2023

Vai batendo aos poucos
Só vim entender realmente o que foi esse livro muito tempo depois. Quando li, achei chato, arrastado, um porre. Cheguei a apelidar de "A insuportável lerdeza de ler", admito. ? Mas só depois, lendo mais a respeito, vendo análises e pensando por conta própria mesmo (porque o raio do livro não saía da minha cabeça), percebi o peso desse livro ? trocadilho intencional.

O livro nos faz refletir a respeito do que é leveza e peso, de como o que parece leve acaba se tornando pesado e de como o que parece pesado acaba se tornando leve. As reflexões são interessantes (embora muito confusas pela maneira como o autor as faz).

O problema fica só nos personagens mesmo. Que vontade de arrastar a fuça de todos eles no asfalto quente! Thomas é um lixo humano de marca maior; Thereza é uma ameba; Franz e nada é a mesma coisa; Sabina também não presta. Só quem vale a pena nesse livro é o cachorrinho da Thereza.

IMPORTANTE: apesar das irritações que passei lendo essa história, sei que vou relê-la um dia. Depois de muito refletir sobre ela, sinto que a leitura vai ser totalmente diferente numa segunda vez.

Patrihpereira 15/09/2023

Fardo ou Insignificância: qual vc escolhe?
Este não é um livro de respostas. Este é um livro de perguntas. Deixo aqui o meus dois trechos favoritos do livro: ?Portanto, o fardo mais pesado é também, ao mesmo tempo, a imagem do momento mais intenso de realização de uma vida. Quanto mais pesado for o fardo, mais próxima da terra se encontra a nossa vida e mais real e verdadeira é. Em contrapartida, a ausência total de fardo faz com que o ser humano se torne mais leve do que o ar, fá-lo voar, afastar-se da terra, do ser terrestre, torna-o semi-real e os seus movimentos tão livres quanto insignificantes. Que escolher, então? O peso ou a leveza??(Primeira parte, Capítulo: 2) ? Você escolhe fardo ou insignificância? Mas será que a gente escolhe mesmo? Como escolher se a gente não sabe? E como saber se ?não há forma nenhuma de se verificar qual das decisões é melhor porque não há comparação possível. Tudo se vive imediatamente pela primeira vez sem preparação.? (Primeira parte, Capítulo: 3)? E nesse enredo de perguntas que Kundera guia o leitor, e quando você pensa que está tirando suas conclusões, ele te lança pra outra direção com mais perguntas.

Patrihpereira 15/09/2023

Fardo ou insignificância: qual vc escolhe?

Mike 14/09/2023

O homem está condenado a ser livre
Neste livro, percebe-se a produção do autor em evidenciar a liberdade e que não podemos fugir dela. Toda liberdade requer escolhas e todas as escolhas trazem consequências.
Essa é a história de 4 personagens que de maneira simples, demonstram como lidam com as consequências de suas próprias decisões.

Isabela1480 12/09/2023

Comecei a ler faz tanto tempo, abandonei, voltei a ler, só lia no metrô e afins, até que nesse finalzinho comecei a ficar ansiosa pra ler no metrô ? esse livrinho vai fazer muita falta. não tem como descrever, é um emaranhado de histórias que é uma delícia de ler, ao mesmo tempo que te faz pensar. sem palavras, mas leiam!

Diana 08/09/2023

O peso e a leveza
Esse livro fez uma reviravolta dentro de mim. O peso e a leveza. O peso de ter uma missão, um compromisso. A leveza de ser livre, de suportar o tédio, de viver no idílico. O cotidiano de pessoas tão diferentes se aproxima quando Kundera retrata o íntimo dos quatro personagens, e se aproxima também do leitor, nos deixando atordoados, porém confortados.
Alê | @alexandrejjr 08/09/2023minha estante
É exatamente isso, Diana!

Estela.Mayra 08/09/2023

Recomendo
Sensacional! Por meio da trama e das histórias de vida dos personagens o autor nos leva a refletir sobre diferentes formar de encarar a vida, com peso ou leveza. Parece óbvio, mas será que temos claro o modo como encaramos a vida? Será que não colocamos peso demais nas coisas?

Recomendo muito essa leitura!

carolina 04/09/2023

| tem partes realmente profundas e que te fazem ler mais de uma vez pra absorver, porém eu não engajei na leitura e sinto que se tivesse lido de forma contínua teria aproveitado mais a sensibilidade do conto. enfim é isso

Fernana 03/09/2023

A leveza e o peso
"O kitsch faz parte da condição humana"

Ao olhar para a humanidade como ela é, de forma nua e crua, Kundera pode chocar muitos que decidem ler essa obra por simples prazer; não é prazeroso, não é romântico, é humano. É insutentavelmente real, não há censura e isso pesa na escrita filosófica, nos pensamentos, nos personagens. O homem pode buscar incansavelmente o perdão, o sentido da vida, a misericórdia de deus, pode se agarrar na sua fé, pode se revoltar contra o regime ou ama-lo. A humanidade continua maquiando suas feiuras para ninguém, apenas pelo prazer da dor. O olhar sensível de quem passa talvez seja capaz de capturar a fotografia.

Lais 03/09/2023

Foi insuportável para mim
Gostaria de pegar os olhos e mente emprestados das pessoas que leram esse livro e acharam belo, genial, emocionante, pois para mim não trouxe nada, absolutamente nada, nem uma boa leitura pois achei maçante, chata e pensei em abandonar diversas vezes mesmo estando já no fim, eu achei insuportável. Achei superestimado e uma tentativa de falar coisas tentando soar incrível ou a outra hipótese é que eu seja burra e pouco sensível às questões do livro. Queria muito ter amado mas o sentimento que ficou foi de ódio. Se alguém quiser me dizer as razões de amarem esse livro, eu agradeço.
Luiza 05/09/2023minha estante
SIMMMMMMM

Alê | @alexandrejjr 08/09/2023minha estante
Tem várias, na verdade. Mas quando o livro não bate, não adianta. E isso acontece com os melhores leitores!

Lais 09/09/2023minha estante
Sim, totalmente verdade

Karla23 29/09/2023minha estante
Às vezes não é o tipo de narrativa que vc está habituada. Então ela não consegue reter a sua atenção, impedindo que vc acesse as partes profundas e belas do texto, o que é uma pena.

Karina.Agra 28/10/2023minha estante
Penso o mesmo que vc... terminei o livro na força do ódio...

gustandrade 01/09/2023

Com quatro personagens principais, o livro é ao mesmo tempo uma história de amor (se é que podemos falar em amor nesse livro?), uma crítica política ao regime socialista, e um estudo sobre a existência humana. Vi muita gente falando muito bem desse livro, mas confesso que achei bem cansativo de ler.

Jean Bernard 01/09/2023

Romance Filosófico
Milan Kundera nos faz pensar em questões profundas nos contando uma história simples de amor, desejo, traição e reconciliação. O peso se nossa escolhas, a hipocrisia do mundo, as ideologias políticas, o corpo e a alma, o sexo e o desejo são temas profundos que Kundera trata com leveza. Um dos melhores livros que li no ano.

Beatriz 31/08/2023

Inquietante
Esse livro me tirou do eixo várias e várias vezes. Primeiro porque ele mescla o romance do autor com a quebra da terceira parede, ou seja, em muitos momento o autor conversa com você. E aí que é a sacada, até onde são indagações do personagem ou do próprio autor?

O livro, pra mim, é inquietante, porque o tempo todo traz reflexões sobre a existência e vida humana com argumentos filosóficos. Muitas vezes tive que reler 3 vezes alguns paragráfos para entender aquela construção de raciocínio. Não digo isso no sentido de ser ruim, mas no sentido de ser bom. É uma espécie de baque que nos faz refletir.

Sobre o romance em si e os personagens. Odiei a maioria deles, mas no final entendi o por quê. Muitas passagens do livro li de cenho totalmente franzido e boca repuxada de nojo ou revolta. Por isso, volto a dizer que é inquietante.

Ao mesmo tempo é um livro sensacional. Recomendo a todos. Acho que virou um dos meus favoritos.

Bianca Martins 31/08/2023

Huum..
Eu não sei exatamente o que eu achei.
Fiquei no meio termo de gostar ou não.
Acho interessante assisitr algimas resenhas sobre o contexto histórico do livro, isso ajuda no entendimento e fluidez.

Achei interessante um aitor abordar sobre a leveza de ser e os debates que vem disso.

É meio truncado, mas vale a leitura.

Renata 30/08/2023

Não sei nem o que dizer?
Ri, chorei e refleti muito!! Acredito que muita coisa aqui ainda esteja distante da minha compreensão, mesmo assim foi uma leitura extremamente proveitosa, porém não fácil! Bonito de ver as diferentes faces de cada personagem e as reflexões do autor! Gostei muito!