A insustentável leveza do ser

A insustentável leveza do ser Milan Kundera

Resenhas - A Insustentável Leveza do Ser

Tuyl 07/08/2023

Muito difícil resumir a experiência de leitura deste livro. Muito perspicaz, com uma fluidez ótima no texto, mas que, por vezes, as divagações nos distraem da história central.

Isadora1250 07/08/2023

Esperava um livro bem escrito e com boas reflexões, e recebi isso. o que eu não esperava era ODIAR uma personagem, 🤬 #$%!& Tomas vc é asqueroso!!!!!!!!
Fernanda 07/08/2023minha estante
Li ha quase 10 anos e até hj tenho raiva e lembro desse infeliz quando vejo os caras limpando janelas dos prédios.

Michelle303 06/08/2023

Este livro trás questões filosóficas muito interessantes.

O autor apresenta através dos personagens, diferentes maneiras de interpretar e viver o amor.

Para mim não foi um livro fácil de ler, justamente pelas reflexões que ele trás e pelas histórias que me instigaram a fazer cálculos de análise.

É um livro para saborear com tranquilidade, dando-se oportunidades de insigt, considerando a profundidade do autor na construção de seus personagens.

A insustentável leveza do ser, é o tipo de leitura que merece ser repetida. Será um livro permanente em minha estante com certeza ??

Pedroe.Ramos 03/08/2023

Um dos melhores livros que já li
?Aliás, talvez fosse verdade que ela era a responsável pelo destino da mãe. Ela: o absurdo encontro de um espermatozóide do mais viril dos homens com um óvulo da mais bela das mulheres. Nesse segundo fatídico chamado Tereza, mamãe começara a maratona de sua vida desperdiçada.

Ela explicava incansavelmente a Teresa que ser mãe é sacrificar tudo. Suas palavras eram convincentes porque expressavam a experiência de uma mulher que havia perdido tudo por causa do filho. Tereza escutava e acreditava que o mais alto valor da vida era a maternidade, e que a maternidade é um grande sacrifício. Se a maternidade é o próprio Sacrifício, ser filha é a Culpa que jamais poderá ser resgatada?.

Juliaochoa 01/08/2023

Não existe felicidade melhor do que ler um livro que você termina favoritando, um tempo bem gasto! São poucos que acabam levando esse título de favoritos na minha estante e entre eles estão os livros que possuem uma ótima análise psicológica de seus personagens, A insustentável leveza do ser entra nessa categoria.

Neste livro Milan Kundera cria seus personagens no principio de algumas celebres frases de Nietzsche, Tolstoi e Bethoven, portanto já começa explicando que esses personagens não existem e que foram criados a partir dessas ideias. Porém a narrativa nos leva a perceber cada ideia incrustada nos personagens da maneira mais "leve" e prática.

Boa parte dessa obra discute a vida de Tomas e Tereza. Tomas é um homem divorciado que pode ser considerado um típico mulherengo e Tereza uma mulher antiquada que praticamente fugiu de sua casa por conta do comportamento inadequado de sua mãe e o padrasto. Eles se encontram em um bar onde Tereza trabalha e logo na primeira noite juntos ela adoece e ele, apesar de não ser algo comum, se apaixona perdidamente.
Apesar de ficarem juntos Tomas não larga sua vida de mulherengo e Tereza sabe de suas traições. Dentre essa narrativa o leitor percebe várias análises psicológicas que Kundera tece pela trama.
Além de Tereza há Sabina, uma amante de Tomas, que ao contrário de Tereza é uma mulher despojada e desapegada e Franz que é um escritor muito justo, porém é igual Tereza e se vê sempre muito apegado as pessoas. Toda a narrativa se passa sobre o regime comunista da Russia que domina a República Tcheca, e esse também é um ponto importante pois existem algumas analises tbm do Regime comunista e as opressões vividas pelos tchecos.

Dentre todos esses personagens eu me identifiquei bastante com Tereza, o que me fez por diversas vezes largar o livro um pouco para refletir. Existem poucos livros com essa capacidade de te fazer refletir e Kundera soube fazer muito bem isso na obra.

Concluindo minha resenha (que já está super longa kkkk) eu recomendaria para todos, pois se trata de uma boa leitura, tenho certeza que irei reler mais tarde e assim tirarei novas conclusões.

Leia e perceba a profundidade que essa obra representa e se vc gosta de marcar os livros recomendo sempre estar com o marcador do lado! ?

Monique 31/07/2023

Foi uma surpresa eu ter gostado tanto desse livro. A princípio não suportava o Tomás e a Tereza parecia uma doida ingrata, por isso quase abandonei no começo. Ter o ponto de vista de cada um dos dois casais foi o mais importante para entender cada comportamento que tinham. Engraçado que mesmo errando, cada um procurava fazer o melhor que podiam.

Maria 29/07/2023

Esse livro é um misto de emoções. raiva (do Tomas principalmente), tristeza, alegria, paz, sentido, ausência de sentido, luto, dor... sei lá viu muito foda

Vales92 28/07/2023

No começo arrastei a leitura, por que modo lento e organizado de escrever, mas depois entra a introdução dos personagens e as vivências e começa a te dar curiosidade de saber o passado presente e futuro e tu se perde na leitura se identificando até mesmo com a vida própria. Me peguei várias vezes revendo minha trajetória e repensando pensamentos pensantes. Recomendo a literatura antes dos 30 anos e a releitura depois dos 40 ?

jade 26/07/2023

A insuportável (ou intankavel) propaganda anticomunista
é um livro bonito, poético, bem escrito, com personagens muito interessantes, mas a propaganda anticomunista é um porre e a parte mais chata de ler. quase abandonei a leitura por conta disso.

Lucas 26/07/2023

Um ótimo romance
A insustentável leveza do ser de Milan Kudera foi para mim um marco, de ser o segundo romance que eu li, me arrependo de não tê-lo lido antes. Através de uma narração de diversos personagens com um enfoque na história de Tomas e Teresa, Kudera retrata sentimentos e conflitos do nosso cotidiano, explorando através de cada personagem diferentes conclusões a termos e idéias que nos cercam.
Com certeza será um livro em que irei relê-lo em um futuro e em outro momento da minha vida e espero profundamente descobrir e gerar novos pensamentos.
Dos diversos temas e sentimentos discorridos me encantei nas constantes definições sobre o que é o amor e como um costume que estou querendo criar em cima de minhas resenhas ( que são mais um backup das minhas idéias) irei redigir aqui agora uma passagem sobre o amor que atualmente me impactou mais (adendo para o futuro, qual será a próxima definição para mim?)
"Tereza sabe que é assim o instante em que nasce o amor: a mulher não resiste à voz que chama sua alma apavorada, o homem não resiste à mulher cuja alma se torna atenta à sua voz. Tomas nunca está seguro diante da armadilha do amor e Tereza treme por ele a cada hora, a cada minuto."
Aproveito a ressaltar a ideia do amor desinteressado de Kariênin.

Michela Wakami 25/07/2023

Que difícil falar nesse livro, ele abrange tantas coisas, com tanta intensidade, e ao mesmo tempo com tanta leveza, que ao final da leitura, fiquei me perguntando: o que foi isso?

A insustentável leveza do ser é um livro fundamentalmente sobre relacionamentos humanos.

O autor, não poupa críticas ao regime soviético e ao comunismo.
Rogéria Martins 26/07/2023minha estante
Adorei a resenha, amiga! Você consegue transmitir bem o sentimento que teve com a leitura ??

Michela Wakami 26/07/2023minha estante
Obrigada, amiga.???

Jordana Borges 03/08/2023minha estante
Aí que bom que gostou! É um dos meus favoritos? Sempre gosto de voltar e reler as marcações que fiz! Lindíssimo ?

Michela Wakami 03/08/2023minha estante
Oi, Jordana. Que maravilha! Eu também gostei muito e assim como você fiz várias marcações.
???????

Otto 23/07/2023

A insustentável leveza do ser
Uma representação tão viva, multiforme, profunda, delicada, simples ao mesmo tempo que te enreda nos fios complexos do sentimento, da sensação, do gosto de algo inerente ao humano como o amor.

Este livro não está certo, não está errado, não agrada, não enoja. Este livro desenha com palavras o que é, como é, sem pretensão de trazer um porque é. Flutuar com a leveza? afundar sob o peso? Não importa. Creio que insustentável seja não amar.

Quatro personagens: Tereza, Tomas, Sabina e Franz. Quatro histórias de origens, conteúdos, personalidades e rumos únicos; entrelaçados por: casualidade? destino? Essa coisa que faz da vida ?A Vida?.

Narrador intrometido, daqueles com quem conversamos. Bases filosóficas, interpretações deliciosas. Um baita livro.

Obrigado M. K. pela sua criatividade? que sua saída de cena, pesarosa, sirva para ser ovacionado pela eternidade no palco da humanidade.

Cris @cristinadaitx 23/07/2023

Um livro que poderia ser um relato de dois relacionamentos, Tereza e Tomas, Sabina e Franz, porém, o autor vai além. Ao longo da narrativa o autor nos leva a refletir sobre o peso de nossas escolhas e como elas podem se tornar um fardo que carregaremos ao longo da nossa existência. Para algumas, podemos encontrar uma solução, uma modificação, mas para outras não há o que fazer. Elas mudarão o nosso destino. No caso de Tomas, que nunca havia se relacionado com uma mulher apenas, tomar a decisão de acolher e amar Tereza trouxe consequências diversas. O presente dado a ela não foi suficiente para aplacar o sofrimento causado a ela, devido às dezenas de amantes dele. Sabina, assim como Tomas, é uma mulher livre, e ser a amante de Franz lhe dá uma sensação de liberdade. Quando ele abandona a mulher, Sabina vai embora, pois não consegue suportar o fato de ter que viver um compromisso com ele. Essa escolha também trará a ela muitas dúvidas e arrependimentos. As escolhas que essas pessoas fizeram, mudarão suas vidas e a vida daqueles com quem convivem. A vida de um ser humano aqui, pode ser breve, mas o peso de suas escolhas pode ser eterno.#leituratop #lererefletir

Samuel920 23/07/2023

Das ressacas literárias da vida,eis uma delas...

A insustentável leveza do ser é um livro que pode ser lido por meio de três vieses: politico-histórico, filosófico e psicológico. O autor conseguiu usar com maestria esses três assuntos sem  perder o foco em sua narrativa. Uma leitura que requer  muita concentração e calma, não porque a escrita seja ruim( a escrita é maravilhosa), mas sim pelo nível de profundidade que cada assunto é abordado.
Na visão de Kundera, não existe  meio de verificar qual é a boa decisão, porque não existe outra vida para comparar, tudo é vivido pela primeira vez e sem preparação. Dessa forma o escritor considera seus quatro personagens: Tereza,Tomás, Sabina e Franz como uma extensão de todas as possibilidades de sua vida,ou seja, sua outra vida,seu meio de comparação.  No penúltimo capítulo, o autor apresenta ao leitor o conceito de "kitsch totalitário",que é a total negação a tudo  o que não convém aos regimes políticos,em outras palavras,  seria o mesmo que " a mentira disfarçada ". A ideia do kitsch permeia toda a obra,trazendo consequências irreparáveis a cada um dos 4 personagens.

Definitivamente, um livro para ser relido, há muito nessa obra que o leitor(a) não irá captar numa primeira leitura. O livro consegue se aprofundar bastante nos três vieses citados, uma verdadeira proeza do autor conseguir condensa-los tão  bem em um livro de apenas 300 páginas.

Cardoso 22/07/2023

Do fardo a leveza
Eis um livro profundo sobre os comportamentos e bases das relações humanas. Não dá pra concluir essa narrativa da mesma maneira que começou.
O texto de Milan Kundera é poético e cheio de questionamentos filosóficos sobre as bases que moldam nosso comportamento, sobre as reflexões trazidas da infância e a projeção das emoções e validações que buscamos nos outros.
A história traz 4 personagens principais e suas autossabotagens nos relacionamentos amorosos, baseados na infidelidade, na amargura, na submissão e na inércia... Quão profundo são esses personagens e somos nós também. Tudo isso ambientado em um cenário de sarcasmo e críticas aos regimes políticos.
Um livro que deve ser lido pelo menos uma vez na vida, de preferência depois de um amadurecimento nas formas de se relacionar, pra que se possa aproveitar a profundidade de questionamentos propostos pelo autor.