A insustentável leveza do ser

A insustentável leveza do ser Milan Kundera

Resenhas - A Insustentável Leveza do Ser

Bruna Messner 19/07/2023

Definitivamente um dos melhores livros que já li. Daqueles que ficam gravados na memória e sempre bom dar uma relida.

Isa 17/07/2023

Apaixonante
"Mas basta amar loucamente e ouvir o ruído dos intestinos para que a unidade da alma e do corpo, ilusão lírica da era científica, imediatamente se dissipe."

Passei semanas pensando nesse livro, sem dúvidas o melhor do ano e duvido que será superado logo... A escrita é tão bonita quanto a história, e apesar de ser um livro que exige uma certa reflexão, a história é fluída e evolvente, desenrolando-se a partir da vida amorosa dos quatro protagonistas durante a primavera de praga!

Um livro com muita paixão e filosofia, me peguei sem querer me identificando com Tomas em muitas passagens e espero ter aprendido algo com seus erros (se é que foram erros?).

Karen 17/07/2023

Simplesmente encantada com esse livro, terminei a leitura com um sentimento bom e tranquilo que não sei explicar. Kundera é brilhante quando mostra a melancolia que existe em cada um de uma forma tão bonita, que a dicotomia proposta entre peso/leveza tem nuances complexas e profundas. Fiquei com vontade de ler outras obras do autor!

Marcelo761 16/07/2023

Leitura importante para avaliar o amor do século XXI
O Livro é uma obra prima do recém falecido autor Milan Kundera e é uma das leituras necessárias para atualidade. É uma pena que durante a escola não trazem esse livro para discussão, pode ser por ser um tema um pouco maduro demais. Em 300 páginas o livro explora bastante o romance e amor entre os personagens presentes, seus desejos, suas vontades afetivas e amorozas e como cada uma das decisões gera consequências ao longo da trama. O contexto histórico também é interessante, pegando uma europa de transição, de ocidente versus oriente, de contato de novas culturas e experimentações versus tradicional. Para quem viu o filme, o livro deve ser interessante também, e para quem não leu, faça-o agora.

Geórgia 14/07/2023

O eterno retorno
Li a insustentável leveza do ser quando estava no ensino médio, sempre quis revisitar a leitura e quando soube da morte de Milan Kundera achei ser o momento. Lembrava pouco do enredo, mas muitas das reflexões me marcaram forte durante esses quase 10 anos. Desta vez outras partes que antes não valorizei tanto, falaram forte comigo. Não me atrevo aqui a explicar a grandiosidade desse romance, só digo que deve ser lido por todos. É demasiadamente humano e primitivo. Franz , Sabina, Thomas e Tereza não são perfeitos. Mas como poderiam ser? Sendo a primeira vida de cada um deles, sem ensaios permitidos, nada pode ser perfeito. Os quatro vivem então seus desencontros e incoerências, buscando a inalcançável leveza para contrapor o peso da vida. Incrível. Poético. Marcante.

Tinha que ser assim? Tinha que ser assim!
Uma vez não conta, uma vez é nunca.

karlakarolineguima 09/07/2023

Filosófico
Um livro potente, requer uma certa experiência do leitor, para mim não foi uma leitura leve, precisei parar para refletir em diversas passagens e fazer pesquisas para complementar meu entendimento. Mas é um clássico que vale a leitura!

Micaelly.Santos 08/07/2023

ótimas passagens, ótimas reflexões. concordo com algumas coisas, de outras discordo. mas a conduta dos personagens realmente me incomoda. todo mundo se trai e no final o cachorro morre e tudo acaba.??

Pam 07/07/2023

Senti revolta, que personagem principal ruim esse homem no livro é,
porém a escrita é muito boa.
Não gostei da história, tirando as alegorias com filosofia e o contexto da história política, o resto pra mim foi só um homem reclamando de seus privilégios de ser homem...
Não gostei como foram retratadas as personagens mulheres aqui, achei muito simplista e vazio, revoltante, apenas continuei lendo pela questão filosófica do livro.
P. 10/07/2023minha estante
que odio que passei com o protagonista fdp nojento asqueroso fodido

Pam 10/07/2023minha estante
sim! muito.

Hayke.Alles 07/07/2023

Uma Jornada Profunda, porém Desafiadora
A obra "A Insustentável Leveza do Ser" de Milan Kundera é um romance que mergulhou nas passagens do autoconhecimento e da exploração da alma humana. Com uma narrativa complexa e densa, o livro convida o leitor a refletir sobre questões existenciais e filosóficas, proporcionando uma experiência intensa e enriquecedora para aqueles que estão dispostos a se aventurar em suas páginas.

Um dos pontos fortes do livro é a maneira como Kundera explora os temas do amor, da liberdade e da identidade individual. Através dos personagens principais, o autor desvenda as suas personalidades, expondo seus passivos, medos e desejos mais profundos. Essa análise psicológica profunda e perspicaz permite ao leitor adentrar nos meandros da condição humana, proporcionando uma experiência introspectiva.

No entanto, é importante salientar que a leitura de "A Insustentável Leveza do Ser" pode ser um desafio em alguns momentos. A trama oscila entre momentos de intensa reflexão e outros de certa monotonia, o que pode tornar a leitura maçante para alguns leitores. Além disso, as ações dos personagens nem sempre são claras e suas motivações podem parecer incompreensíveis ou até mesmo irracionais, o que pode causar problemas ou dificuldade de conexão com a história.

No início do livro, há uma ênfase considerável em traições, conflitos políticos e dramas pessoais, o que pode dar a impressão de que a narrativa se limita a esses aspectos. No entanto, o desfecho da obra traz uma reviravolta emocionante ao explorar o tema do verdadeiro lar, destacando que o cachorro do casal que se chama Karenine, que traz uma beleza singular à narrativa e faz com que o leitor perceba o verdadeiro significado da jornada dos personagens.

Em suma, "A Insustentável Leveza do Ser" é uma obra literária complexa e profunda que mergulhou nas pegadas da alma humana. Embora a leitura possa ser desafiadora em alguns momentos, aqueles que apreciam reflexões filosóficas e buscam uma maior compreensão de si mesmos certamente encontrarão valor nessa obra.

Mika 07/07/2023

Sentimentos Ambíguos
Sentimentos ambíguos em relação a essa obra. Achei a escrita muito boa e as reflexões do autor sensacionais, arrebatadoras, pra fazer pensar mesmo... especialmente na parte final onde fala da relação humana com os animais.
Mas os personagens que transitam na narração são chatinhos e seus dramas um tanto maçantes. A leitura ficou arrastada em várias partes.

Acho que é uma obra boa mas livros mais antigos, escritos (geralmente) por homens, envelheceram meio mal... especialmente esse livro que fala tanto de sexo.

Rachel 04/07/2023

"A beleza é um mundo traído", "a felicidade é o desejo da repetição", esse livro tem tantas passagens ótimas, que ficaria até amanhã, recomendo a estudantes de psicologia e filosofia.

cecília 04/07/2023

A figura humana do ser
Já inicio meu comentário dizendo que acredito fielmente que o livro de Kundera é bom, mas não foi escrito para mim, ou pelo menos, não foi feito para o meu atual eu
toda história é completamente honesta e humana, ela é real e assimilável e eu me culpo por colocar expectativas, pois outra coisa me foi entregue fora do que estava aguardando
até a porcentagem de 25%, a obra brilhava meus olhos e lia em uma frequência positiva, no entanto, depois de um tempo tudo se tornou mais complicado de consumir
a leitura foi bastante pedante, demorei cerca de três/quatro meses para finalizar, alguns termos tornaram do enredo um tiquinho incompreensível e dificultado (isso tem a possibilidade de ser um ponto positivo para alguns)
outra coisa que me cansou foi a falta de linearidade e divisão das perspectivas de cada um dos quatro personagens, às vezes tudo era simplesmente muito confuso
os personagens são bons elementos, e o tempo também, esses elementos são tangíveis e muito bem desenvolvidos, porém, existe uma necessidade de comprometimento real com a leitura, juntamente aos momentos reflexivos que são muito presentes

MayaraMoeller 04/07/2023

Tirando toda a parte histórica e política que realmente não me atraem, foi um ótimo livro que me trouxe diversas percepções, filosofias e reflexões das quais compensaram completamente as partes mais "densas" da leitura. Adorei.