A insustentável leveza do ser

A insustentável leveza do ser Milan Kundera

Resenhas - A Insustentável Leveza do Ser

Teo Sales 04/06/2023

Escrita interessante, porém personagens desgastantes. Gostei que havia muitas passagens que faziam refletir e ponderar sobre várias questões históricas-sociais. Precisarei reler para poder absorver mais o conteúdo desse livro.

Raianny.Moraes 02/06/2023

A leveza de ser um nada.
Não há nada mais vazio do que não ver sentido na vida. Isso torna o homem autodestrutivo.
Casar, ter filhos, carreira, bens e propriedades, comunidade, tudo isso pra quê, se nada faz sentido?
Tomas é um homem que se adapta aos acontecimentos, mas não se rendeu à humilhação moral da sociedade. Ele arcou com as consequências de acreditar em algo. Tereza foi seu ponto fraco e mínimo de moralidade, ela tinha o que ele não tinha, e isso o "equilibrava".

Excelente leitura! Milan Kundera potencializa a literalidade dos fatos, expõe comportamentos de pessoas corruptas, adúlteras, outras saturadas da imoralidade alheia, como Tereza, mas que está acostumada com tudo isso.
Recomendadíssimo!

Nirley 01/06/2023

Reflexões e mais reflexões
Várias histórias o autor nos apresenta, e com as histórias veio os questionamentos e por fim as reflexões: o que é amor? Existe um jeito certo de viver a vida? E as escolhas, pq questionamos tanto se só podemos viver uma vida e nunca descobriremos como teria sido se fizéssemos outra escolha...Enfim, o livro acabou e eu ainda estou aqui pensando sobre essas e outras perguntas.

CAMBARÃ 30/05/2023

é um romance do autor tcheco Milan Kundera que trata de temas como amor, liberdade, destino e individualidade.
Confira abaixo alguns dos principais tópicos abordados no livro:

Leveza e peso: o livro começa com a ideia de que a vida humana é constituída por duas propriedades: a leveza e o peso.
A leveza é relacionada à superficialidade, insignificância e inconstância, enquanto o peso é associado à responsabilidade, compromisso e significado.
Amor e sexo: o livro é centrado nos relacionamentos amorosos dos personagens, em especial no triângulo amoroso entre Tomas, Sabina e Tereza.
A obra questiona o papel do sexo na vida amorosa e debate a ideia de que o sexo pode ser uma forma de expressão da liberdade e individualidade.
Individualidade: o livro fala sobre a importância da individualidade na vida de cada um.
Cada personagem é apresentado como um indivíduo com sua própria personalidade, sonhos e desejos, e é através dessas diferenças que se define o que é ser humano.
Liberdade e destino: o romance explora a questão da liberdade e do destino, e como essas duas forças se relacionam em nossa vida.
Quando Tomas e Tereza deixam Praga, eles descobrem uma nova liberdade, mas também percebem que ela não é inteiramente livre.

A política em Praga: o livro se passa na época da Primavera de Praga, evento histórico em que o país se rebelou contra o governo comunista.
A política é uma presença constante na obra, e os personagens encaram as mudanças políticas como um eco do próprio turbilhão moral que eles experimentam.

Mima 28/05/2023

A insustentável leveza do ser
Esse livro com certeza não é pra ser lido pela primeira vez em qualquer momento da vida, mas depois que tu lê pela primeira vez acho que ele deve ser lido a cada novo sentimento de maturidade, a cada nova fase do viver

Nayara364 27/05/2023

Bom, mas não para mim
é um livro magnífico mas não é o meu estilo, confesso que esperava algo diferente, eu não gosto de romances contemporâneos ou dinâmicas com casal (com exceção dos romances de época). O livro traz reflexões sobre a natureza e ações das pessoas então eu continuei a leitura apesar de não gostar do gênero.

Cyntia44 27/05/2023

Profundo e complexo
Sem querer fazer trocadilho, sinto o peso da responsabilidade em avaliar esse título.

A insustentável leveza do ser, acho eu, é um livro para grandes leitores; para aqueles que leem também as entrelinhas.

Teresa, Tomas e Sabina formam um triângulo amoroso. Sabina é emocionalmente independente e uma pessoa muito leve. Teresa é intensa e extremamente emocional.

A história não é linear nem cronológica. Como narrativa, não achei tão envolvente. Entretanto, como relato das relações humanas, é de uma complexidade e profundidade sem igual.

Trata-se de um livro a ser revisitado.

Mareufq 26/05/2023

?Quanto mais pesado o fardo, mais próxima da terra está a nossa vida, e mais ela é real e verdadeira. Por outro lado, a ausência total de fardo faz com que o ser humano se torne mais leve do que o ar, com que ele voe, se distancie da terra, do ser terrestre, faz com que ele se torne semi-real, que seus movimentos sejam tão livres quanto insignificantes. Então, o que escolher? O peso ou a leveza??
Giovane.Carneiro 29/05/2023minha estante
Meio termo

ketlenaires 26/05/2023

Ok. Eu comecei a ler o livro só por causa da Emily de Gilmore Girls, tinha uma certa expectativa, não muita. Mesmo assim a leitura me decepcionou tantooooo.
Um romance confuso de personagens apáticos e sem graça. A escrita da autora é estranha e me deixava num estado de tédio absoluto.

luna.gaia 25/05/2023

"é mais como uma religião do que como amor"
Esse livro é totalmente diferente de qualquer coisa que eu já tenha lido antes. fiquei encantada pelo jeito tão intenso de revelar tamanha melancolia sempre presente bem no fundo de cada um de nós.
a leveza pode ser várias vezes insustentável e sufocante. essa narrativa mostra uma perspectiva mais uma humana e literalmente reais dos acontecimentos.
somos apresentados à história (com uma pitada de erotismo subsistencial) de quatro pessoas e seus pensamentos e sentimentos melancólicos, o jeito que lidam com a vida, que desenvolvem relações cada vez mais complexas e profundas.
cheio de reflexões e conceitos, milan kundera faz com que a gente mergulhe e se interesse e entenda cada vez mais os personagens e suas desavenças, nos identificando pelos tão diferentes modos de retratar nossos traumas e como eles afetam o presente, além de se passar em um cenário político muito interessante de ser debatido.

barbaranicolle 20/05/2023

Filosofia, moral e relacionamentos
Quando comecei a ler logo fui pega pela escrita. Reflexiva, poética, faz a gente pensar em quem somos e porque somos assim. Meu percurso com a leitura foi lento, a cada momento que eu lia eu entrava em alguma questão. Os péssimos relacionamentos ruins que os personagens faziam parte me fizeram refletir, e grande parte da carga filosófica do livro se dá pelos questionamentos que os próprios personagens possuem acerca dessas implicações. O livro é cheio de belas passagens que só parando pra entender a carga daquilo que se leu. Ao final já me encontrava rendida.

Bruna do Espresso Cultura 19/05/2023

Ele é perfeito
Mas ele não é pra todo momento da vida. Não é um livro romântico, mas fala de amor da forma mais crua e desnuda possível.
Um dos meus favoritos da vida

Ediany 17/05/2023

Releitura
Li muito tempo atrás, havia deixado uma boa lembrança. Nessa releitura reencontro vários personagens, olhando com outros olhos. Muito agradável

Eitalizandra 16/05/2023

Quero ler tudo do autor
Primeiro contato com Milan e meu deus que jeito maravilhoso de escrever. É apaixonante.
Eu ri, chorei, refleti pra caramba.

diro336 16/05/2023

É um livro e uma escrita diferente do que estou acostumada, as reflexões, a filosofia e os temas abordados no livro, é realmente algo interessante.