A insustentável leveza do ser

A insustentável leveza do ser Milan Kundera

Resenhas - A Insustentável Leveza do Ser

Isabel204 29/12/2023

Bem que disseram que esse livro é para o tipo de pessoa que acredita que existir é a coisa mais difícil do mundo. Só lendo para sentir.

Debora956 29/12/2023

Achei confuso
Apesar de ser uma leitura leve e fluida eu senti que a história se arrastava e andava em círculos, pensei em abandonar no livro mas consegui terminar na base do ódio. A historia conta sobre as infidelidades do casal tomas e Tereza, tomas se encontrava com Sabine e sabine se encontrava com Franz, que traia sua esposa Marie-claude e filha. Tereza também tinha encontros com outros homens e além de sabine, tomas se encontrava com outras mulheres. A história se passa na Tchecoeslovaquia (atual República Tcheca), e o país é invadido pela união soviética, e a população sofre com a ditadura comunista. Teresa chega a ser presa por fotografar soldados sovieticos e tanques na rua da cidade. Tomas é médico mas é mandando embora do hospital por publicar sua opinião sobre o comunismo. A história dos casais vai e volta no tempo, deixando o entendimento do livro confuso. O livro é dividido em sete parte sem prólogo ou epílogo. Sobre o autor, ele é origem tcheca mas foi naturalizado na França, escreveu seus livros em francês e só aceitava que seus livros fossem traduzidos a partir do francês. Ele também filosofa bastante sobre a vida humana e a humanidade na história, o título do livro é citado algumas vezes dentro da história.

Cassia_kk 27/12/2023

O peso das escolhas
Com a morte do autor esse ano (2023) fiquei interessada em conhecer sua obra prima. Que livro denso, incômodo e bonito ao mesmo tempo.

Gostei de ter lido/ouvido. Comecei pelo audiobook e terminei lendo o livro mesmo haha

Gabriel 24/12/2023

O pesar da complexidade humana.

Esse é o primeiro romance do Kundera que eu leio e, apesar do título, pelo amor de Deus não o confundam com um livro de autoajuda! Não tem nada disso!
(Digo assim pois alguém me perguntou nesse sentido, enquanto eu compartilhava a minha leitura).

É um romance (não tão romântico) muito bem construído, ouso dizer que esse foi um dos livros que os personagens foram mais bem construídos que eu li até hoje. São 4 protagonistas desenvolvidos de tal forma que o próprio autor, dentro do livro, os deixa fluir e crescer – abraçando o peso de cada contradição e leveza de cada desejo que vem deles.

Se fosse para inserir o livro em caixinhas, diria que é um romance filosófico, com um fundo político, e algumas pitadas de romance.
E é um romance filosófico, fictício, para adultos, mas sem ser pedante ou extremamente didático. A leitura te convida a refletir de forma filosófica em diferentes pautas, especialmente as contradições do ‘’eu’’.

De forma sutil, você acompanha o desconforto de diferentes adultos em decidir, e logo, por consequência, o desconforto de existir como pessoa, e suas diferentes responsabilidades diante da vida.
Assim como o desconforto de habitar a própria história, sendo essa vida confortável ou não (em senso comum).
Leve ou pesada, cada um dos personagens da história veste a sua complexidade perfeitamente.

Tereza é uma síntese clara da dualidade corpo e alma.
Uma complexa personagem, marcada pela própria bagagem pessoal, que tem vergonha da própria nudez ao mesmo tempo que flerta com o interesse nesta - e na do outro (outros).
Tem aspiração por adorar, depender e se manter ao namorado (Tomás), num profundo medo de ser abandonada, ao mesmo tempo que se sente tão feliz em uma carreira que a leva a abandona-lo – num gesto que, pra ela, é um presente, já que seu amor representa controle (o qual ela não tem sobre ele e logo é uma das suas principais fontes de sofrimento).

Tomás é igualmente complexo, uma máxima do homem que quer ter tudo sem lidar com o peso de ter tudo (e que contraditoriamente também pensa em largar tudo). Ele se vê como uma pessoa não monogâmica (ainda que isso não seja colocado exatamente nesses termos, mesmo sendo isso), mas se vê inclinado a persistir e ser sistematicamente infiel em uma relação monogâmica com Tereza. Muito contraditório, você vê que Tomás também ama a esposa a ponto, inclusive, de fazer loucuras de amor pela pretendente ao qual é desonesto.

Já Sabina (que também é uma das amantes de Tomás) é uma excêntrica artista de pensamento tão livre que não consegue se manter firme por um significativo período de tempo em qualquer vertente, seja artística, política ou de pensamento pessoal.
Uma personagem tão impar quanto os outros, também marcada pela própria bagagem, se mostra alguém constantemente subversiva, mas que deseja com intensidade o fim das próprias subversões sequenciais - sonha com a vida calma que é incapaz de ter, enquanto vive o próprio caos de se reinventar, o tempo todo.

Já Franz, amante de Sabina, é um acadêmico dócil e metódico que admira profundamente causas, ideias e eventos críticos que nunca viveu - como a repressão política, pelo conforto da sua vida, e mantém seu caso com Sabina como a primeira vez que apresenta um comportamento ‘’desviante’’ em toda sua vida "certinha".

O romance com Sabina é para ele a única válvula de escape da própria vida pacata - que ele mesmo se inseriu, auxiliado pela esposa que ameaça constantemente se M4t7r se ele a deixar.

Para além destas questões, o livro aborda diferentes sequencias de reflexões históricas secundarias a marcos políticos temporais – a história se passa Praga, atual República Tcheca, e é situada pouco após o fim da Segunda Guerra Mundial, quando Praga era comandada pela Rússia Socialista de Stalin.
Nesse contexto, a história se situa entre diferentes países sob o domínio da chamada União Soviética de Stalin - em regime totalitário, com um desenrolar em que uma vertente contra o totalitarismo se insurge de Praga contra a União Soviética – sendo essa vertente anti totalitária comandada por Alexander Dubček.
Apesar de ser um livro de ficção, sua contextualização história é real. O próprio autor, Kundera, publica esse livro em exilio – após fugir de Praga vítima da repressão. Observamos, portanto, diversas passagens em que os personagens se mostram a favor, contra ou indiferentes ao cenário político, ainda que todos (em unanimidade) sejam deformados de diversas formas por esse.

Para além dos cenários de Guerra propriamente ditos, cada um deles é afetado por conflitos pessoais intensos.
Tereza viveu guerras em casa, enquanto crescia, e isso a marcou profundamente – a ponto de carregar as marcas disso na vida adulta.
Tomás vive uma guerra com as contradições que vem das suas decisões pessoais.
Franz não viveu guerra alguma, e justamente esse é seu problema, é um mimado que admira sair da zona de conforto.
E Sabina, apesar de em constante combate, foge de qualquer guerra por não querer ser fiel a qualquer causa, nem a ninguém e nem a si.

Do ponto de vista literário, Kundera manda muito bem. O livro aborda bastante erotismo, mas não ao ponto de ser desconfortável, não é a pauta principal, e o autor pode até vez ou outra divagar demais em um assunto, mas tudo é escrito de forma primorosa
Particularmente foi um dos melhores livros que li esse ano, me fez refletir sobre muitas coisas, vou levar pro coração – especialmente a Karenin, a cachorra de um dos casais protagonistas. Recomendo muito a leitura.

Eduardo.Arruda 21/12/2023

Obra prima de Kundera?
Com a morte de Milan Kundera em 2023, fiquei instigado em ler a sua obra mais famosa, "A insustentável leveza do ser". Achei um livro denso com várias reflexões filosóficas, que flui bem na primeira metade, todavia, um pouco arrastado no final. Apesar disso, não deixa de ser uma leitura prazerosa.

Regina 20/12/2023

Um romance muito bonito de Mulan Kundera. Retrata vida de uma forma leve e as mesmo tempo pesada. O volume de mensagens filosóficas me deixou um pouco cansada. Mas a leitura é interessante e recomendo

Marcos.Paulo 19/12/2023

Interessante
É um livro com camadas bem interessantes, com personagens bem aprofundados, a questão do contexto histórico ao qual se passa a narrativa, também me impressionou bastante, inclusive me fazendo hora ou outra, a fazer pesquisas para entender melhor as questões abordadas no livro. Algo que me fascinou foi que a história não segue um caminho linear, ela é contada hora o outra do fim para o começo e em outras seguindo uma nova ordem, coisa que gosto muito em filmes e livros.

Bela 19/12/2023

Surpreendente
Não sei bem como descrever este livro! Repleto de reflexões sobre a vida, por vezes a leitura se torna arrastada, mas vale a pena.

Tereza 18/12/2023

Inquietante!
A insustentável leveza do ser? de Milan Kundera foi para mim uma das leituras mais inquietantes, e por essa razão está na lista dos meus livros favoritos. Kundera utiliza-se de 4 personagens para dançar entre temas de cunho político, histórico e social: Tereza e Tomaz; Sabina e Franz.

Cada um deles experimenta, à sua maneira, o peso insustentável da vida. Passam por situações que dão origens a discussões filosóficas sobre a honra, amor, monogamia, traições, vocação, trabalho, ética, beleza, sentido da vida, alma x corpo, etc.

Mas, para mim, a questão chave do livro é a discussão pesado/leve, pois seria para o autor ?a mais misteriosa e a mais ambígua de todas as contradições?.

?? quanto mais pesado o fardo, mais próxima da terra está nossa vida, e mais ela é real e verdadeira. (?) a ausência total de fardo leva o ser humano a se tornar mais leve do que o ar, leva-o a voar, a se distanciar da terra, do ser terrestre, a se tornar semi-real, e leva seus movimentos a ser tão livres como insignificantes?

O autor questiona: ?O que escolher, então? O peso ou a leveza??

É fácil compreender que uma vida com ausência completa de problemas é desestimulante e frívolo, daí a razão da insustentabilidade do que é leve. Por outro lado, um fardo pesado demais não me parece estimulante. Não há proporcionalidade nessas grandezas, creio eu.

A sustentabilidade do ser está no equilíbrio, é o que me parece óbvio. Mas Kundera traz essa indagação nos levando a pensar nos extremos e nos nossos valores. Viver com a insustentável leveza do ser ou com o fardo que nos aproxima da terra e de tudo o que é real?

Camila 17/12/2023

Bem filosófico
Eu gostei da leitura, mas me cansei um pouco com as diversas passagens filosóficas, até mesmo acontecendo quando a personagem vai usar o vaso sanitário. O autor nos faz refletir sobre a dualidade do leve e pesado como forma de levar a vida, e usa o sexo para transmitir a ideia, num contexto histórico de ocupação comunista em Praga.

Kassia Rique 17/12/2023

A vida como ela é
Que livro bonito e gostoso de ler!!

Esse foi um clássico que não me arrependi em momento algum de ter. Comprei sem saber do que se tratava, da estória em si. Me surpreendi. Um romance bonito, onde o amor permeia todas as linhas, ainda que se questione a forma em alguns momentos.

Super indico.

isaac210 15/12/2023

Meo Deos
O livro começou tão bonito, mas a cada página piorava. Ao longo da história, o autor tem passagens lindas e outras nojenta (no sentido literal). Não entendi muito bem onde ele queria chegar com essa história, ela começa de um jeito e termina do mesmo modo.
Os personagens são assim, o ponto alto do livro desde o começo. São complexos e divergentes entre si, nos fazendo entender claramente seus ideias.
Definitivamente não entendi nada da política envolvida no enredo e sinceramente, se não estivesse presente na história não faria diferença alguma.
Honestamente, acho que só não foi o meu momento pra esse livro. Quem sabe um dia ? Mas até lá, não tenho coragem de indicar ele pra ngm rsrs.

Thais 10/12/2023

Genial
Um romance com reflexões existenciais sobre a vida do ser humano, detalhada através da vida dos quatro protagonistas que tem suas histórias interligadas.

As teorias e o pensamento filosófico são questões apresentadas no enredo de cada um deles, nos aproximando do contexto histórico da época, com detalhes sobre a invasão russa e a influência do comunismo na Europa.

Joy Costa 08/12/2023

Um livro para ser devorado, mas degustado
Há muito tempo um livro não me prendia tanto quanto ?A insustentável leveza do ser? me prendeu. Milan Kundera nos deixou em julho deste ano, mas a sua obra será imortal. Diante da notícia do falecimento do famoso escritor tcheco, nacionalizado francês, decidi adquirir seu livro mais famoso - eu precisava respirar das leituras acadêmicas. Deparei-me com um texto extremamente profundo, filosófico, complexo, com doses de história política e um romance de fundo. O que mais me arrebatou foi perceber a presença da Psicanálise, o que me provocou o desejo de ater-me em algumas de suas páginas a fim de estudá-las. Assim, Kundera ganhou o meu coração! Não é somente uma narrativa sobre pessoas aleatórias, mas sim, sobre nós, leitores; sobre nós, humanos. A partir de uma leitura bastante infamiliar - nos termos de Freud (unheimliche)-, a história de cada personagem é capaz de gerar intensa identificação, constituindo uma aula de autoconhecimento a partir do estranhamento e da angústia. Em suma, se pretende lê-lo, esteja pronto para devorá-lo, mas não deixe de degustar suas entrelinhas.

Le petit cygne 04/12/2023

POR FAVOR ME LEVEM PARA PRAGA
Que livro envolvente, sou grato a minha professora de literatura por ter indicado. Acho que todo mundo precisa ler.