A insustentável leveza do ser

A insustentável leveza do ser Milan Kundera

Resenhas - A Insustentável Leveza do Ser

Dani 14/11/2023

Esse livro tem uma narrativa muito diferente do que eu costumo ler, com certeza. É uma leitura calma de certa forma. Tem de se ler devagar pausadamente, com xícara de chá e um caderninho ao lado.
Mas apesar de tudo é um livro que te prende e te deixa curioso sobre... oq exatamente?pra falar a vdd não existem acontecimentos muito marcantes mas oq me deixou intrigada com cttz e oq eu mais gostei e admiro no livro, são os personagens. Os personagens são muito interessantes e eles me fizeram querer adentrar na história. Cada um dos personagens tem uma natureza muito distinta um do outro. São todos muito únicos, cada um pensa de forma diferente sobre determinada coisa e sente o mundo diferente dos outros e assim como nós, pessoas reais e não pessoas feitas de tinta e papel, apesar de sentirem felicidade ou angústia por certa coisa ou acontecimento, descrevem o msm sentimento de maneira diferente?as vezes até oposta? um do outro...
Fiquei me perguntando se alguma vez na vida seria capaz de escrever personagens assim, pq eles são pessoas. Incompreensíveis muitas e muitas vezes. Indecifráveis apesar de observarmos seus pensamentos...
Enfim tô divagando muito, continuando:

Os personagens são a melhor parte desse livro. Refleti bastante sobre várias coisas, mas bem não tirei nada filosófico do livro. Apenas gostei da natureza psicológica da narrativa e da construção minuciosa dos personagens. A única reclamação que tenho msm é a parte da política, que para a história é simplesmente irrelevante(??) É chata, e eu decidi só ignorar vários absurdoskkkk inclusive um personagem que estava lá só pela política e TMB q é super chatão, meu menos favorito, é o Franz bem desnecessário na história mas sabe, tudo bem ele me rendeu boas risadas de desprezo.
Outra coisa q na vdd é apenas uma observação que eu fiz durante o livro. Esse autor é nojento né?kkkkkkkkserio msm, apesar de escrever bem as emoções ele faz comparações e situações bem desgostosa, nojentas mesmo, e digo nojento de maneira biológica. Mas enfim leiam e tirem suas próprias conclusões
Eu pretendo ler esse livro no futuro para ver se vou ter uma visão diferente, mais madura ou culta.

*****melhores personagens: Tomas e Tereza nessa ordem. Apesar de eu ter começado odiando tomas, ele ganhou uma parte do meu coração apesar dele ser um grande m*rda. E a Tereza obviamente eu a amo maravilhosa adoro ela. Eles dois em conjunto parecem até ser a mesma pessoa sabe é coisa de doido( pessoas casadas são assim). Foi realmente uma construção de casal (bem tóxica mas continua sendo casal)

É isso bjs

Luciano74 11/11/2023

Genial
Filosofia, romance e política. Tudo isso se mistura nessa incrível leitura. Por meio de quatro personagens, Kundera nos faz pensar, entre outras coisas, sobre escolhas e a leveza ou peso das consequências delas.

Há muito tempo estava interessado nesse livro e tinha receio de que fosse uma leitura difícil e me surpreendi ao perceber como ela foi fluida, especialmente pelo estilo de escrita do autor.

A obra é realmente genial, permite inúmeras reflexões e nos ajuda a tomar diferentes perspectivas de dilemas e problemas da vida.

Sem dúvida, A Insustentável Leveza do Ser entra para minha lista de livros favoritos!

Procyon 07/11/2023

A insustentável leveza do ser ? comentário
?O fardo mais pesado é, portanto, ao mesmo tempo a imagem da mais intensa realização vital. Quanto mais pesado o fardo, mais próxima da terra está nossa vida, e mais ela é real e verdadeira?.

?Nunca se pode saber o que se deve querer, pois só se tem uma vida e não se pode nem compará-la com as vidas anteriores nem corrigi-las nas vidas posteriores. [?] É isso que leva a vida a parecer sempre um esboço. No entanto, mesmo o esboço não é a palavra certa, pois um esboço é sempre o projeto de alguma coisa, a preparação de um quadro, ao passo que o esboço que é a nossa vida não é o esboço de nada, é um esboço sem quadro.?

Milan Kundera, escritor tcheco, descreve as problemáticas de sua nação. Misturando narrativas não lineares a filosofia e política, Kundera compõe sua obra de fragmentações e dualidades, já implícitos no título. Ainda apresenta personagens falhos, num mundo complexo e cheio de ambiguidades, onde a humanidade convive, ao mesmo tempo, tanto com o peso de sua condição de existência, quanto a insignificância de sua transitoriedade e efemeridade.

?Nossa vida cotidiana é bombardeada de acasos, mais exatamente encontros fortuitos entre as pessoas e os acontecimentos ? aquilo que chamamos de coincidências. Existe coincidência quando dois acontecimentos inesperados acontecem ao mesmo tempo, quando eles se encontram.?

?O drama de uma vida sempre pode ser explicado pela metáfora do peso. Dizemos que temos um fardo nos ombros. Carregamos esse fardo, que suportamos ou não, lutamos com ele, perdemos ou ganhamos. O que precisamente aconteceu com Sabina? Nada. Deixara um homem porque quisera deixá-lo. Ele a perseguira depois disso? Quisera se vingar? Não. Seu drama não era o drama do peso, mas da leveza. O que se abatera sobre ela não era um fardo, mas a insustentável leveza do ser.?

Maria 06/11/2023

Meh
Após ver outras pessoas dizendo que só se apaixonaram pelo livro ao lerem mais velhas, decidi guardar e reler também daqui uns anos.
Não é que seja um livro ruim, de forma alguma, porém não se encaixou com a pessoa que sou no momento.
Se tornou meio arrastado e sem sentido em algumas partes, mas acredito que a releitura poderá me mostrar outras coisas.

Lary 01/11/2023

A Insuportável Leveza do Ser
O livro começou tão bem, mas depois foi só ladeira à baixo. Queria entender o que vêem de tão profundo nesse livro, o cara passa literalmente um capítulo falando sobre merda (literalmente). Sem falar na desinformação comunista, críticas rasas e sem fundamento.

Vênus_Alice 01/11/2023

A insustentável leveza do ser
É um romance filosófico que propõe a nos incomodar com cotidianidades, nada leve e muitas vezes, com o ar insustentável (que se apresenta a vida).

"O homem corta o fio que o ligava ao Paraíso, e nada mais pode detê-lo nem reconfortá-lo em seu voo através do vazio do tempo."

São histórias que se amarram e desamarram ao longo das partes, trazendo as vivências árduas e leve, com inúmeros ensinamentos filosóficos e inquietações.
O romance em si, apresenta momentos monótonos e desinteressantes, mas acredito que seja propositalmente. Pois o livro se propõe a tratar o cotidiano, sendo leve ou árduo. É muito difícil um leitor passar por este livro e não mudar a forma de ver a vida.

"Somos incapazes de amar porque quando chegamos ao outro exigimos que eles nos amem, ao invés do só contemplar a sua presença."

O amor, a liberdade, a traição, a fidelidade e relações, são os temas bem presentes, que me fizeram perder o fôlego em como algo tão rotineiro pode ser visto de forma diferente. É como se o livro tivesse me feito desacelerar e perceber o meu redor e o meu interno, como se fosse novo. Sair do automático é necessário e pode ser bem doloroso.

"O tempo humano não gira em círculos, mas avança em linha reta, é por isso que o homem não pode ser feliz, pois a felicidade é o desejo de repetição."
Fabio 01/11/2023minha estante
Adorei a resenha, Alice!
Belíssima escrita!??

Vênus_Alice 02/11/2023minha estante
Obrigada, fico muito feliz com a sua observação, sempre presente ?

duda 01/11/2023

Definitivamente um livro para levar pra vida. Uma obra fácil de ler, com uma história completa e concisa, impossível sair dessa leitura sem muitas lições!

skuser02844 30/10/2023minha estante
??

guizin 26/10/2023

Só tem valor aquilo que pesa
"Os personagens de meu romance são minhas próprias possibilidades, que não foram realizadas. É o que me faz ama-los, todos, e ao mesmo tempo a todos temer. Uns e outros atravessaram uma fronteira que me limitei apenas a contornar. O que me atrai é essa fronteira que eles atravessaram (fronteira além da qual termina o meu eu). E é somente do outro lado que começa o mistério que o romance interroga. O romance não é uma confissão do autor, mas uma exploração do que é a vida humana na armadilha que se tornou o mundo"

Ta ai uma passagem que exemplifica bem a essência desse livro. É de uma análise de personagens impregnada de um existencialismo fascinante, e da mais bem escrita.

Jessica 25/10/2023

Uma explosão de sentimentos
Li pela primeira vez em 2022 e já foi um negócio mágico. É tudo tão sensível que me pegou desprevenida, e, por fim, fui arrebatada por esse romance, o qual se tornou o meu preferido até o momento.
Não fiz resenha antes por receio de não fazer jus a essa história e deixar escapar detalhes importantes. Mas é melhor uma resenha incompleta do que resenha nenhuma.

Muita coisa fez eu me apaixonar por este livro. Antes de tudo, é uma história de amor. Mas também tem filosofia e muitos questionamentos válidos para a vida.

O mito do eterno retorno de Nietzsche é apresentado no início do livro, trazendo um questionamento importante que vai balizar muitos momentos da história: « No mundo do eterno retorno, cada gesto carrega o peso de uma responsabilidade insustentável. »
Por outro lado, temos apenas uma vida para fazer nossas escolhas. O que torna esse peso, na verdade, leve como uma pena.
O que escolher então, o peso ou a leveza? »

A dualidade está sempre sendo apresentada no enredo: o peso e a leveza, a alma e o corpo, a libertinagem de alguns personagens (Tomas e Sabina) em contrapartida à necessidade de conexão de outros (Tereza e Franz).

Vários outros acontecimentos fazem o leitor refletir, a exemplo dos sonhos aterradores de Tereza (que traziam um significado por trás e, de forma inconsciente, despertavam a compaixão de Tomas); o pequeno léxico de palavras incompreendidas entre Sabina e Franz (faz a gente perceber como uma palavra pode ter significados diferentes dependendo do contexto e experiência de vida de cada pessoa); todos os acasos que uniram Duas pessoas completamente opostas; o contexto de fundo histórico opressor no qual a história se passa?

Por fim, tem Karenin, a cadela sorridente que deu à luz dois croissants e uma abelha (e que me fez chorar).

E a reflexão de Tereza sobre os animais com a qual me identifico:
«A verdadeira bondade do homem só pode se manifestar com toda a pureza e com toda a liberdade em relação àqueles que não representam nenhuma força. O verdadeiro teste moral da humanidade (o mais radical, situado num nível tão profundo que escapa a nosso olhar) são as relações com aqueles que estão à nossa mercê: os animais. »
Marcio Fabula 29/10/2023minha estante
Livro maravilhoso. Parabéns pela resenha.

Luiza Meneghini 24/10/2023

Meu romance favorito!
Sabe aquele romance clichê? Bem, esse não é o caso. Este livro traz o amor como você costuma encontrar por aí!

Milan Kundera nos presenteia com "A Insustentável Leveza do Ser", um romance profundamente envolvente que explora as complexidades das escolhas humanas e suas consequências. O livro captura a vida de quatro personagens em meio às turbulências políticas da Tchecoslováquia.

O livro nos leva a questionar a natureza das decisões, das relações amorosas e das interações sociais, tudo isso com uma escrita poética e reflexiva. Através das experiências de Tomás, Tereza, Sabina e Franz, somos levados a refletir sobre o peso e a leveza da existência, sobre como nossas escolhas individuais podem ter um impacto profundo em nossa vida e naqueles ao nosso redor. "A Insustentável Leveza do Ser" se torna, assim, um espelho de nossas próprias vidas, nos desafiando a encontrar significado em um mundo complexo e muitas vezes contraditório.

A profundidade dos temas abordados, aliada à beleza da escrita de Kundera, fazem com que esse livro seja uma fonte inesgotável de inspiração e autoexploração. Prepare-se para inúmeras frases que poderão guiar momentos da sua vida!

vih ð¥ 24/10/2023

O peso e a leveza
O que é melhor, levar tudo como um peso nas costas, viver as alegrias intensamente, assim como as tristezas ou logo esquecer de tudo, não dar bola para as coisas e pessoas e, assim, viver sem preocupações? o que é negativo e o que é positivo? 8 ou 80?

os pensamentos e conceitos que o livro traz, as diferentes formas de ver o mundo, perspectivas, histórias, experiências. tudo. foram abordados de uma linda maneira.
viver as expectativas do outro é um enorme erro. esse foi o maior aprendizado que levei do livro.

tereza. a forma como a tereza enxergava o tomas como o seu pilar, seu porto seguro, sem ele tudo ia pelos ares, sendo que quem deveria ser tudo isso era ela mesma. os sonhos de tereza são terríveis e algo que fez com que eu deixasse de gostar um pouco da narrativa, mas entender, foi a forma como ela levou tudo tão intensamente e fez com que os sonhos dela se misturassem com a realidade, em determinadas partes do livro nós nos perguntamos, isso aconteceu mesmo?

tomas. completamente egoísta, diz-se com compaixão, mas eu penso diferente. se tem personagem pior eu vou pelos ares. como alguém diz que está com uma pessoa por pura pena? ou que uma força sobrenatural a trouxe pra ele cuidar? nem se quer isso ele faz direito. cara, se você tivesse compaixão pela tereza, teria parado de traí-la no primeiro surto de baixo autoestima que ela teve. sabemos que você não teria capacidade de fazer isso antes, por ser um baita de um mulherengo, até porque nem depois teve a coragem de parar.

sabina. essa mulher sabe ser fodona. porque ficar com um cara que pensa totalmente diferente de mim ou com o outro que só vai me procurar quando quer ser bajulado, por puro conformismo? se muitas mulheres aprendessem um pouco com ela, com certeza deixariam de passar por situações em que as fazem se sentir inferiores.

franz. que homenzinho mais chatinho, além de namorar uma aluna, ainda vê a sabina como uma figura endeusada, materna, sei lá. ele é daqueles caras que ficam com uma mulher e acham que ela vai ser o moisés que mostra o caminho pro paraíso. me poupe

Rafaela573 24/10/2023

Estou simplesmente apaixonada por esse autor.
No começo, foi confuso. Eu não entendo muito de filosofia e clássicos, mas eu gostei muito do livro. Compreendi (alguns, eu acho) os pontos do autor e a história de Tereza e Tomas me envolveu demais. Eu gostei tanto que quero ler outras obras dele.

Clara.Sullyvan 23/10/2023

O que escolher, então? O peso ou a leveza?
O que eu mais gostei foi ver as visões de cada personagem sobre os mesmos acontecimentos. Cada um com sua história, seus medos e angústias, sua forma de amar. Nenhuma é errada - é apenas a que faz sentido pra cada um.
Pra além disso, o livro é cheio de reflexões e questionamentos sobre os acasos da vida, as escolhas que fazemos, o peso e a leveza, e tantas outras questões existenciais que nos permeiam todos os dias.
Amei acompanhar Tereza, Tomas, Sabina, Franz e Karenin nessa história ?

wend_show 21/10/2023

Finalizado
O problema após finalizar a leitura, é que você fica exigente e não quer mais ler qualquer coisa. Seria uma amadurecimento literário?