A insustentável leveza do ser

A insustentável leveza do ser Milan Kundera

Resenhas - A Insustentável Leveza do Ser

Camila 02/12/2023

Vaidade, vaidade, tudo é vaidade
Não é o que eu esperava. Mas isso não significa que foi uma experiência ruim. "A Insustentável Leveza do Ser" nos levará em uma jornada de exploração crua do ser humano. Eu supunha inicialmente que a abordagem seria mais metafísica, porém o enredo se concentra em algo muito mais corpóreo. A história não é linear e sim fragmentada pelos diferentes contextos em que se encontram os personagens. Somos apresentados a Tomas, Tereza, Sabina e Franz que se entrelaçam mutuamente em uma trama de percursos tortuosos e existencialmente conflitantes.

O sentido pretendido pela obra não fica propriamente claro, pois são várias analogias simultâneas, mas o que eu posso constatar com clareza é a representação humana encarnada nos protagonistas.

Com Tomas eu visualizo o receio, a eterna hesitação do homem diante dos precipícios que enaltecem o desconhecido e que nos remontam ao primeiro instinto de preservação. Com Tereza eu detecto a personificação da insegurança, o assentamento dos grilhões das experiências traumáticas anteriores que nos tornam inaptos sob o olhar do futuro. Com Sabina eu constato os vícios, os hábitos perversos que se assomam sobre nossa pele e consciência, mas que não conseguimos se desvencilhar. E com Franz eu evoco a racionalidade, a tentativa fugaz, contudo, persistente do ser humano em equilibrar a dualidade da vida.

É uma leitura densa, ambientada em uma atmosfera erótica e ornamentada pelas comparações truculentas e ásperas dos momentos reais e opressivos vivenciados pelos tchecos durante a ocupação russa.
Recomendo bastante.

Nicole 30/11/2023

Uma alegre surpresa
Quando comecei a ler não esperava muito desse livro, mas realmente me surpreendi. Apesar da história não ter nada de excepcional, a escrita do autor fez esse se tornar um dos meus livros preferidos.
Parece que cada frase foi pensada, cenas comuns são escritas com uma poesia comovente. Quero ler de novo daqui um tempo.

Natalia 29/11/2023

Mini crises existenciais
É um romance filosófico que aborda desde os altos e baixos das relações, envolvendo principalmente a sexualidade dos personagens até contextos históricos e políticos do ambiente que a trama é narrada.

É meu livro favorito da vida, li pela primeira vez quando estava no ensino médio e depois, agora, 10 anos depois. Foi uma experiência incrível, trazendo reflexões profundas, sensações emocionantes e ao mesmo tempo angustiantes.

Leia e escolha, o peso ou a leveza?

elisadinelli 28/11/2023

Gostei
Talvez não tenha compreendido totalmente todas as dores e angústias de cada um dos personagens, mas se senti atravessado por várias delas. Viver é pesado e leve, ao mesmo tempo.

Vivian.Guilherme 27/11/2023

Belo
Literatura sensível e profunda. É incrível pensar que tem comunista que gosta deste livro, a única explicação é a incompreensão textual, já que, é um livro muito crítico ao partido.

Ana Carolina 27/11/2023

Só vi elogios a esse livro e a forma como ele é escrito. No entanto, já no começo percebi que não seria uma leitura pra mim. Mesmo assim decidi insistir até o fim, pra ver se encontrava meu grande momento de compreensão. Spoiler: isso nunca aconteceu
Não me conectei nem um pouco com os personagens e com a história. Ironicamente a parte mais interessante pra mim foram as 30 últimas páginas ?
Enfim, é isso né? Nada é universal

carlamarcon 27/11/2023

O que escolher, então? O peso ou a leveza?
'A Insustentável leveza do ser' obra de sucesso do escritor tcheco Milan Kundera, gira em torno de quatro personagens.
Teresa, uma mulher que deseja poder ver sua alma para além do corpo, e ser a única mulher na vida de seu marido; Tomas, um médico cirurgião que busca liberdade e felicidade na sexualidade; Sabina, uma mulher independente e decidida que vive a vida como pintora, e Franz, o professor universitário e amante de Sabina.

A história se passa no ano de 1968, em Praga, capital da República Tcheca, e tem como um dos principais focos a invasão russa à cidade.

O livro aborda de maneira única e realista a complexidade dos relacionamentos humanos, explorando as mais densas camadas da personalidade de cada personagem e expondo suas maiores fraquezas e caprichos ao longo da trama.

É um clássico cheio de filosofias e metáforas extraordinárias, acompanhado de uma escrita sensível e poética, que atravessa os limites do tempo.

iarasiper 26/11/2023

? MELHOR LIVRO DO ANO ?
MEU DEUS EU NEM SEI O QUE FALAR DESSE LIVRO E DE MILAN KUNDERA EM SI!!!! esse autor e essa obra. aliás, todas as obras de milan!!! sem dúvida, meu preferido. que histórias, meus amigos. que históriassss!!!

Jeane 26/11/2023

Gostei de ler uma obra que se passa no contexto histórico e político da antiga Tchecoslovaquia, assim pude conhecer um pouco mais desse cantinho da Europa e os acontecimentos importantes que se deram por lá.

O autor esmiúça os aspectos psicológicos e a vida das personagens, apresentando por meio delas o binômio peso e leveza, me fazendo refletir, por tabela, o que é leve e pesado na minha vida. Por exemplo, tive dificuldade de entender como Tomas conseguia encontrar leveza nas suas infidelidades, apesar dele amar Tereza. Mesmo não o compreendendo muito bem nesse aspecto consegui terminar a leitura sem ressentimentos. A leveza com que Tomás encara a vida também me chamou atenção na forma como ele lidou com algumas reviravoltas na sua vida profissional.

Apesar das densas reflexões, o autor escreve de forma clara. Sua escrita tem uma beleza estética e poética. Inicialmente eu tive um pouco de dificuldade de entendimento por não se tratar de uma escrita linear. Depois que eu entendi que o enredo tinha essa dinâmica, a leitura ficou mais fluída.

É uma obra que aborda o sentido da existência, tendo como tema central o peso e a leveza da vida. Faz sentido que tenha se tornado um clássico.

Rebeca517 22/11/2023

Ser leve
O livro nos mostra a vida de 4 pessoas em Praga, o Milan kundera retrava a vivência dessas pessoas, é um livro parado mas com uma escrita cativante que mostra sobre como a leveza e o fardo da vida nos moldam com seres humanos.

Juliana2496 22/11/2023

O que falar desse livro?
Complexo, filosófico, questionador, gostoso de ler. Acompanha a vida entrelaçada de algumas pessoas que buscam a leveza, o equilíbrio entre a miséria e o privilégio. Em um cenário  de guerra, onde a Rússia invadiu a Tchecoslováquia, a única liberdade que se tinha era sobre o próprio corpo, sobre o sexo e a sexualidade,  porém, com muitas camadas complexas, por trás, os trauamas, as fragilidades e as inseguranças desses personagens que buscam a insustentável (inalcansável, se me permite acrescentar) leveza do ser.

Morgana.Paulino 22/11/2023

Meu livro favorito da vida
Normalmente tenho dificuldade de falar dos meus livros preferidos, mas posso dizer que Milan Kundera fez com que eu revesse toda a forma com que lido com relacionamentos.

Melhor livro que já li

Camila 19/11/2023

Não achei que entenderia a complexidade desse livro até ler pelo menos as cem primeiras páginas. E ainda assim, precisaria reler de novo para ter certeza de que entendi todas as mensagens.

Até então, a história retrata o drama e a confusão do romance entre Tereza e Tomas. Ambos são constantemente desafiados a provarem o amor que sentem um pelo outro por alguns fatores. Ele desafiado pelo ciúme em excesso de Tereza e ela pelas ameaças de perder Tomas para suas amantes. Com isso, os dois precisam tolerar o peso de estarem juntos, mas também a leveza angustiante quando estão separados.
Mas muito além disso, a maior parte do romance se passa na República Tcheca, onde se repercutia o regime totalitário soviético. Por conta disso há muita reflexão política, com muita exposição sobre a perseguição e vigília na época. A mistura desses temas foi fantástica!

Falando um pouco do romance em si, é difícil entender o porquê de Tomas e Tereza continuarem juntos quando é nítido para nós que isso representa um fardo para ambos. Mas também é incoveniente julgar o relacionamento dos dois, quando na verdade há ali uma justificativa por trás.

Esse livro é certamente diferente de tudo o que eu já li.
Minhas conclusões sobre grande parte da leitura são positivas. Alguns aspectos, porém, não funcionaram para mim. Um exemplo é as interrupções que o autor faz para divagar sobre um assunto. Suas reflexões são densas, e algumas eram até interessantes, mas a maioria foi difícil de acompanhar.
Em geral, acho que Kundera traz ensinamentos fortes e ao mesmo tempo sensíveis. Absorver eles foi uma boa experiência.

Sofi 16/11/2023

A insustentável leveza do ser
Me perdi em algumas partes durante a história, não conseguia acompanhar a cronologia, mas tenho minha culpa... Li em tempos espaçados e isso acaba prejudicando a recordação. Mesmo assim, a obra tem alguns insights simplesmente geniais! Me trouxe várias reflexões muito boas. Karenine tocou fundo no meu coração...
"Como determinar o momento em que estar vivo deixa de valer a pena?"

Júlia 16/11/2023

Diferente de tudo que já li!
Esse livro tem filosofia, história e romance, tudo junto. O ponto alto do livro é a riqueza em que os personagens foram escritos e desenvolvidos ao longo da história.

Embora tenha tido dificuldade para entender algumas passagens, achei a leitura muito interessante! O livro nos traz excelentes reflexões.

Nota: 8/10