No Escuro

No Escuro Elizabeth Haynes

Resenhas - No Escuro

Patricia Lima 02/05/2019

No Escuro
Eu desencalhei esse livro da estante e ele acabou sendo um dos melhores thrillers que eu já li, ele até chega a ser assustador durante a leitura quando você tenta se colocar no lugar na personagem.

Eu gostei muito como a história foi construída, onde aos poucos as coisas vão sendo reveladas, e o melhor de tudo é que a narrativa é um pouco duvidosa, tanto no passado como no presente a personagem sofreu muito com o fato das pessoas não acreditarem nela, no passado porque o namorado controlador era lindo e perfeito para as suas amigas e ele conquistou elas de forma que ninguém acreditava quando ela falava que tinha algo de errado com ele.

E no presente nós leitores meio que acabamos duvidando dela também, quando acontecem algumas coisas, porque é uma personagem com vários problemas, que tem um psicológico muito abalado, então a forma como isso foi trabalhado durante a história e mexe com nós leitores foi sensacional.

Com certeza é um livro que te envolve muito na história, e eu gostei muito de ter lido ele

Jad 06/05/2019

Surpreendente!
Quando vi esse livro não achei que seria grande coisa. Mas assim que comecei a ler não conseguia mais parar. Um livro pesado, algumas partes mexeu bastante comigo, conseguia sentir o medo da Cathy e a sensação angustiante de estar sendo observada e seguida. O final também não decepciona. Um dos meus favoritos com certeza !! ????

Ale Gilos 23/05/2019

Potencial que podia ser melhor executado
NO ESCURO tem uma premissa interessante, nos mostrando passado e futuro da personagem, enxergamos uma Catherine traumatizada e paralisada ao mesmo tempo em que vamos lentamente entendendo o porque. .

Com o ponto central no relacionamento abusivo, o livro tinha potencial. Digo tinha por que fiquei um pouco decepcionada com a construção da história e de alguns personagens na narrativa da história. .

A autora constrói um personagem abusivo que mergulha nos esteriótipos: ele é misterioso, mas amoroso. Um pouco bruto, mas delicado. Até se mostrar um monstro obsessivo e sem controle. E isso me irritou um pouco. Essa coisa meio Cristian Grey que é "impossível de resistir". .

Além disso, temos todas as amizades que simplesmente jogam no lixo anos de amizade e acreditam em qualquer coisa que o misterioso disse a elas. Eu entendo a intenção da autora, mas não gostei do modo como foi feito. Foi pouco plausível, principalmente por que o motivo para as amigas terem tanta fé nele era o de ele ser "muito bonito", não algo mais plausível como proximidade. Sério? .

A leitura do presente, com uma Catherine repleta de efeitos colaterais e TOC foi muito mais interessante de acompanhar do que a do passado. Acompanhar seus pensamentos obsessivos e preocupações - que foram escritas de maneira coerente e quase agoniante - fez eu me afeiçoar muito mais a personagem. .

Outro ponto que me incomoda um pouco é o fato de que os homens terem um papel quase "salvador" na narrativa, servindo para reerguer a personagem. Não veria tanto problema se não fosse uma história majoritariamente sobre abuso feminino e pelo fato de praticamente todas as personagens femininas estarem prontas para esfaquear a outra a qualquer momento. .

Exceto uma policial, que aparece em alguns momentos e traz uma sensação de satisfação ao criar um vínculo de entendimento e crença com nossa personagem principal. .

Não é uma leitura horrível. Mas poderia ser bem melhor. Muito melhor!

Suelen 23/05/2019

No Escuro- Elizabeth Haynes
PQP que livro perturbador! Muito foda!

Luciana.Freire 11/06/2019

De tirar o fôlego!
Uma trama excelente, um livro que da vontade de não parar de ler.
Não conhecia a autora e amei! Vou procurar ler outros livros dela.

Gabiis. 22/07/2019

A cada página uma incógnita diferente
No escuro fala sobre a experiência de Catherine depois de passar por um relacionamento abusivo e violento , mostrando as sequelas que podem existir quando se passa por algo semelhante e como ela irá lhe dá com a sua ?nova vida" após esses acontecimentos.
De cara vamos notar que a mente dela esta bem bagunçada, mesmo 3 anos após os acontecimentos, e que ela tem algumas manias que não consegue evitar. Manias quais Stuart notará assim que a encontrar ao visitar pela primeira vez o prédio, cujo qual irá alugar o apartamento de cima.
Stuart é psicólogo e assim que tem oportunidade começa uma amizade com Cathy e conversa sobre suas manias que se encaixam nos sintomas do TOC, sendo assim a convida a tentar tratamento e se vê livre da situação. É quando ela resolve contar como essas manias que chama de ?verificações? começaram.
A amizade vai fluindo e evoluindo, mas Cathy recebe uma ligação do departamento de violência doméstica que pode mudar os rumos de sua vida se ela assim permiti.
Aqui vamos observar todas as dificuldades de alguém que esta passando por um tratamento de transtorno pós traumático,TOC e ansiedade, que além de vencer seus medos precisa lhe dar com a oportunidade de fazer novos laços.
A personagem foi muito bem construída e conseguimos ter uma visão completa de como foi a sua vida até o momento atual com o passar das páginas.
Infelizmente não posso dizer o mesmo de Stuart ou personagens coadjuvantes. Pois apenas temos informações esporádicas e básicas de quem são, apenas nome e profissão, poucas vezes temos alguma informação a mais.
Sendo assim podemos afirmar que a autora só se preocupou realmente em externar toda estória se Catherine. O que não foi um problema pra mim, estava realmente interessada em Cathy.
A escrita é cativante, embora a história seja densa, prolixa, contada entre passado e futuro. O que eu gosto bastante de acompanhar, mas pode ser um problema, pois há quem se perca no tempo em que esta se passando a estória no momento e por vezes existam gatilhos psíquicos durante o crescer da narrativa.
Pra quem não gosta de uma escrita mais detalhada terá problemas para chegar ao fim, embora a cada capítulo tudo fica mais intrigante e o leitor fica na expectativa de saber o que houve com Cathy e como a história terminará, por que até então a única coisa que sabemos é que ela foi violentada pelo ex- parceiro.
Além de abordar relacionamento abusivo e violência doméstica a autora irá também da ênfase nas doença psíquicas como TOC, Transtorno pós traumático e ansiedade, como também a importância de ter um acompanhamento e tratamento adequado.
Esse bebê no meu Skoob ganhou 5 ?, como havia citado anteriormente, apesar de densa e prolixa, com inúmeros detalhes a autora não ficou me devendo em nada na história, além de ter me entregado um final que eu não esperava, mas torcia para que acontecesse.
P.s - Pra mim quanto leitora que é diagnosticada com Ansiedade e depressão os gatilhos do livro,não foram gatilhos pra mim, mas se você se encaixa em algum dos transtornos fique atento pra saber se a experiência está sendo proveitosa ou não.

Eliane 02/08/2019

Além do suspense, Haynes nos mostra a parte psicológica, o drama e sofrimento enfrentados pela personagem principal Cathy, portadora de TOC ou Transtorno Obsessivo Compulsivo. Muito bem apresentado esse problema e como Cathy luta para se curar disso, enfrentando seus terrores e fantasmas, com ajuda médica adequada e mais do que tudo, com sua força de vontade! E ainda vemos no decorrer do livro o problema seriíssimo e angustiante da psicopatia de Lee. Realmente, um romance que nos deixa, a nós leitores, grudados às suas páginas do começo ao fim!

Elunna 17/09/2019

Que tiro
Que história foi essa? Amei!
Só o final deixou um pouco a desejar, porque sou curiosa e queria saber alguns detalhes não contados... porém, a trama foi incrível! Cheguei a sonhar com os personagens, a ficar realmente nervosa por conta do TOC da Cathy e varias outras coisas.
Livro surreal!

Gabi 07/10/2019

O grito que eu dei com esse final
Cara, o que foi tudo isso? Que final foi esse? Muito bom, eu não esperava gostar tanto assim. Como é bom você se surpreender com uma leitura!

Lai Rocha 07/11/2019

Esperava mais
Tenho a impressão de depois de ler um livro de suspense você já leu (quase) todos, parece receita de bolo... mas o livro não é ruim, tem bom ritmo e você até fica curioso pra saber o que vai rolar, mas não chega a ser nada que realmente impressione. Talvez a culpa seja minha por ter criado muita expectativa, mas realmente esperava mais.

Leticia2513 05/02/2020

Chocante
O livro "No escuro", um thriller psicológico de Elizabeth Haynes conta a história de Catherine, que conhece um exelente partido, um cara lindo, carismático e espontâneo, Lee.

Com o tempo o seu "sonho de olhos azuis" se mostra extremamente controlador, ao ponto de Catherine se sentir isolada.

Anos mais tarde Lee está preso. E Cathy tenta reconstruir sua vida lidando com o TOC que desenvolveu com o passar dos anos.

O livro é contato em dois tempos. Antes do Lee e depois do Lee. Uma história envolvente e assustadora de relacionamento abusivo ao extremo. Mostra o quanto um relacionamento tóxico pode mudar uma pessoa e até destruí-la. Forte, chocante e agoniante. Vale muito ler.
Siga @hora_book

ItsCarlosJunior 22/02/2020

Li esse livro por conta da indicação de um amigo leitor, e como adorei a recomendação!
A história é contada intercalando momentos do "passado" e do "presente", o que nos deixa muito curiosos pra saber o que realmente aconteceu com Cathy, o que causou tantas mudanças no seu psicológico e na sua maneira de viver.
É um livro pesado, cruel, que nos deixa ansiosos e tensos. Mas também é um livro bastante realista, já que trata de assuntos muito pertinentes e que merecem uma maior atenção, pois provavelmente é a realidade de muitas mulheres ao redor do mundo.
Eu por muitas vezes quis dar um abraço forte na Cathy. E ainda quero (se fosse possível). Uma personagem forte pra caramba, mesmo com todos os seus traumas.
É um livro que vale muito a pena ser lido.

Marcella 14/03/2020

Viciante e agonizante
Comecei o livro com uma expectativa, e me surpreendi bastante, não foi nada do que eu esperava e ultrapassou qualquer expectativa que eu pudesse ter.
Desde o começo, esse livro me prendeu por conta de sua narrativa, onde existem dois pontos de vistas de uma mesma protagonista, um sendo no passado e outro no presente, com duas histórias diferentes se desenrolando.
Para mim, foi uma leitura compulsiva, não consegui descansar enquanto não terminei, ao mesmo tempo em que foi uma leitura bastante aflita e dolorosa, pois tem cenas bastante pesadas, que terminaram me chocando.
Eu diria que é um verdadeiro (e um dos melhores que já li) Thriller psicológico, você anseia juntamente com a protagonista o desenrolar da trama.
Uma palavra para descrever o livro: Fenomenal.