No Escuro

No Escuro Elizabeth Haynes

Resenhas - No Escuro

Camila 22/05/2015

Excelente thriller psicológico
Você não lê esse livro, simplesmente o engole. Ou melhor, o livro te engole, te sufoca e não deixa você largá-lo até a última página. Cathy, a protagonista, tem um quadro de TOC e TEPT que angustiam o leitor completamente. A forma da narrativa, alternando o passado e o presente, tudo sob o ponto de vista de Cathy, também é responsável por envolver o leitor na trama, por querer entender melhor o que aconteceu a essa pobre mulher e como isso termina. É uma fantástica análise sobre relacionamentos abusivos, que faz repensar os preconceitos que temos contra as pessoas que permanecem ao lado de psicopatas manipuladores. Indico muitíssimo a leitura e já estou procurando outros títulos de Elizabeth Haynes para devorar.

Elizandra 05/06/2015

Surpreendente
Lendo a sinopse de contra capa do livro, me pareceu ser mais um desses romances baratos onde a mocinha sofre por um amor mal correspondido. Mas quando eu percebi a dinâmica do livro, indo e vindo no tempo, me lembrei que a autora Elizabeth Haynes pega pesado quando se trata de atitudes doentias (de acordo com o seu segundo livro Restos Humanos).
Foi um soco certeiro no estômago. É impressionante como um ser humano pode mudar tanto depois de um trauma. A personagem que sofre um trauma no passado parece ser uma pessoa completamente diferente da atual.
A forma como a história foi narrada nos prende do começo ao fim do livro em uma leitura frenética.
Livro forte, pesado, misterioso e apaixonante.

Juciline 23/06/2015

Incrivel
É incrível como a autora conseguiu fazer com que eu sentisse tudo o que a personagem sentia, adorei o enredo, e a intercalação de presente e passado.
Acho que o livro é muito bom, com um thriller bastante tenso, não é um livro para qualquer um ler, cenas fortes e violentas.
Mas um livro que esta entre os melhores do ano!!!

erosgmmj 03/07/2015

A adorável mistura entre a dúvida e o medo!
A formula não é nova... muitas obras literárias, cinematográficas e nas telenovelas já retrataram casos assim.

Mas acredite, No Escuro vai te surpreender!

Não sei ao certo se a construção da personagem principal foi devido ao trabalho que a atora exerce, ou mesmo uma extensa pesquisa, certamente uma mistura de ambos.
O fato é que nunca me senti tão imerso em uma leitura, quase adquiri os ‘‘TOCS’’ de Catherine. Risos.
E o medo é algo que você sente no ar.... Como se na sua vida também houvesse uma figura opressora.

A mente doentia de Lee, fazem deste não apenas um suposto amante perfeito, como um vilão e psicopata convincente e dignos de nosso ódio e censo de justiça.

Enfim o que chama atenção na obra, é de fato sua veracidade, como ela absorve o leitor nos detalhes como as constantes verificações de Catherine, ou no jogo psicológico de Lee.

Todos que apreciam um bom suspense irão adorar ficar no escuro!

Sil 04/07/2015

Resenhas :: No Escuro
O livro nos leva para dois períodos diferentes da vida de Cathy. O primeiro lá por volta de 2003/2004, quando ela é jovem, solteira, baladeira, cheia de vida e que não dispensa uma boa bebida e um bom sexo – nem sempre é bom, mas enfim – até o momento em que ela conhece o homem aparentemente perfeito. Na segunda fase (2007) somos apresentados a atual vida de Cathy. Agora ela é uma mulher que qualquer um classificaria como louca, mas que apenas esconde medos. Obviamente ela sofreu um grande trauma e isso deixou cicatrizes, tanto fisicamente como psicologicamente. Por diversos momentos ela narra suas crises de pânico e seu TOC; No inicio é bem chato, pois ela explica detalhadamente todo o processo de verificação das portas e janelas de sua casa. Mas esses detalhes só reforçam a ideia de que ela realmente passou por maus bocados. É também nesse período que ela conhece Stuart, um psicologo (que conveniente) que que se muda para o mesmo prédio em que ela mora. Eles se tornam grandes amigos e ele também tenta ajuda-la, indicando médicos e centros de apoio para quem sofre do mesmo mal que Cathy.
A leitura, de modo geral, me prendeu do inicio ao fim. Por diversos momentos ao longo do dia eu ficava coçando a mão para pegar o livro e terminar logo de ler, mesmo tendo que fazer outras coisas. A autora soube criar um mistério incrível ao narrar os acontecimentos do relacionamento de Cathy (antes Catherine) e Lee; Apesar de eu achar que ela poderia ter enganado o leitor em relação ao Lee, mas de qualquer maneira em alguns momentos eu fiquei em duvida quanto a veracidade dos fatos narrados por ela e não por achar que a narradora não seja confiável, mas simplesmente por esperar algo mais da história… Algo mais Garota Exemplar (comparação barata e idiota, mas é que me veio na cabeça).

Bom, teve alguns pontos específicos que me incomodaram na história. São pontos que eu coloco aqui de forma totalmente pessoal. Eu nunca tive um relacionamento abusivo level hard igual da Cathy, portanto para mim fica incompreensível entender como ela deixou chegar a aquele ponto, mesmo notando os sinais desde o começo e tendo a oportunidade de cair fora antes que fosse tarde demais. Eu sei – bom, eu imagino – o quanto deve ser difícil estar em um relacionamento assim e ela expressou bem isso, mas eu só passei a compreender melhor a partir do momento em que não tinha mais volta. Eu acredito que é sim possível sair de um relacionamento abusivo antes que ele se torne, de fato, abusivo. Posso estar errada? Com certeza. Como eu disse eu nunca tive essa experiencia, não desta forma pelo menos – já que nem todos os companheiros abusivos são level Lee, convenhamos. Ps: Não quero dizer em nenhum momento aqui que a culpa seja da Cathy ou algo semelhante, mas sim que foi incompreensível para mim entender de acordo com a narração dela.
Cathy não tem família, portanto a única coisa que lhe resta na vida são as amigas. E aí eu me perguntava: Que tipo de amigas são essas que não acreditam quando você diz que algo errado esta acontecendo? Que tipo de amiga te julga e te repreende quando você tenta contar o que está acontecendo? Quer dizer, se eu tiver amigas assim então eu prefiro muito mais continuar sem amigas, obrigada. De nada. Tudo bem que Lee tem aquele baita charme, mas acho que é essencial mostrar para sua amiga que você acredita nela e quer ajuda-la mesmo achando que ela está ficando louca.
Se você é o tipo de leitora fraca para relatos fortes aconselho a se preparar para essa leitura. Os momentos em que Cathy finalmente se abre para Stuart e conta diversas coisas que Lee fez com ela me deixou agonizada. Pior ainda quando, lá em 2004, ela narra em tempo real as coisas que estão lhe acontecendo. São momentos de tortura e desespero, tanto para a personagem como para nós. Independente disso, no geral, o livro é bem tenso e a cada capítulo tem um gosto de quero mais.

site: http://cantaremverso.com/2015/03/05/resenhas-no-escuro/

@aangeladani 19/07/2015

Impressionante e absolutamente convincente!
O que você faria se, após um fato traumático, passasse a ter um transtorno compulsivo diante das coisas mais simples do dia a dia, como trancar a porta de casa e ficar verificando, incontáveis vezes depois, se ela está realmente fechada? E o que é pior: não se sentir nem um pouco segura mesmo depois desse exaustivo "ritual"...
Foi que aconteceu com Catherine (Cathy), depois de seu relacionamento com Lee. Ela o conheceu em 2003, quando ele trabalhava como segurança em um pub da cidade. Um cara lindo, simpático, gentil e... bom demais pra ser verdade. Começaram a se envolver e tudo parecia ser perfeito. Perfeito até demais... Mas aí alguns indícios de que havia alguma coisa errada com aquele homem extremamente atraente e gentil, se fizeram cada vez mais presentes, deixando Cathy desconfiada. Não demorou muito para que todo o encantamento e toda a magia daquele relacionamento se esvaísse como fumaça. Lee passou a querer comandar a vida de Cathy, decidindo até o que ela vestiria ou não. Ela procurava se desvencilhar e fugir daquele relacionamento abusivo, mas não conseguia principalmente porque Lee era manipulador. E, o que era pior: ninguém acreditava nela quando contava que o relacionamento não ia bem. Não acreditavam porque Lee tinha um grande poder de persuasão sobre os outros. Cada vez mais assustada, Cathy se viu de repente sozinha, sem ninguém com quem pudesse contar. E tudo apenas piorou...
Mesmo depois de quatro anos, Cathy nunca mais se sentiu segura, mesmo tendo todo o apoio de seu novo vizinho, Stuart, que passa a ajudá-la a enfrentar seus anseios e temores. Aos poucos, Cathy começa a se sentir melhor, se esforçando para se recuperar de tudo o que viveu e também para abandonar o T.O.C pós traumático que desenvolveu. Porém, quando menos espera, um telefonema altera novamente toda a sua rotina, elevando ao máximo seus níveis de estresse e ansiedade: Lee está em liberdade e pode procurá-la novamente.

Esse foi um livro que eu li no início de 2015 e que me chamou muito atenção. A trama ficou na minha cabeça durante um bom tempo depois, e eu posso dizer que tive uma certa "ressaca literária" com ele, devido à extrema veracidade da história. Fiquei impressionada e me coloquei no lugar da personagem muitas vezes, mesmo que de forma inconsciente. Nesta história, conhecemos de forma paralela duas Catherines diferentes: uma é super segura, independente e calma - antes de conhecer Lee e ainda no início do relacionamento. E a outra é extremamente aterrorizada, paranoica, transtornada até com detalhes e pequenas coisas, e totalmente insegura - inclusive no sentido literal. A Cathy do "pós Lee" é uma mulher completamente diferente, que luta contra o transtorno obsessivo-compulsivo - T.O.C. O livro é de estreia da autora, mas na minha opinião parece ser de alguém que já está "no ramo" há anos, de tão bem escrito e de tão convincente que a trama toda foi. No Escuro entrou para os meus livros favoritos, sem dúvidas, e eu o recomendo muito. Uma leitura capaz de nos deixar impressionados. ;)

Nota: 5/5 (excelente e favorito)

Gi | @girlanismos 25/07/2015

O que aconteceu para que Catherine mudasse tanto?
Não costumava ler sobre esse gênero, acho até que nunca li, mas ao ler essa história me peguei completamente envolvida e angustiada como se estivesse na pele da personagem. Catherine sempre foi animada e alegre, saindo para beber e dançar na companhia das amigas, até que, em uma festa ela conhece o sedutor e impressionante Lee, que no inicio se mostra carinhoso e atencioso, mas que aos poucos vai demonstrando sua personalidade controladora e arrogante.

Sua vida é um mistério para Catherine, ele some por dias sem dar noticia nenhuma, mas depois reaparece machucado misteriosamente. Nossa personagem se vê em um relacionamento em que ela mal conhece o cara mas já está tão envolvida que vai deixando passar. Lee entra na casa dela sem permissão, arromba a fechadura e tudo isso sem avisar, como ela sempre deixa a casa organizada quando percebe algo fora do lugar ela sabe que ele passou ou está ali.
A narrativa do livro é desenvolvida em presente(ano de 2007) e passado(em 2003/2004). A cada capítulo a perspectiva muda, no presente vemos o quanto a Cath está diferente e é angustiante. Suas verificações na casa passaram de hábito para uma obsessão que leva horas até ela ter a segurança de que tudo está em seu devido lugar, e ao chegar em casa leva mais horas para ela ver que tudo ainda continua do jeito que ela deixou e ter a certeza de que ninguém passou por ali.

É quase impossível fazer uma pausa na leitura, pois o mistério gira em torno de "O que aconteceu com ela?". Por isso temos a narrativa de seu passado e começamos a entender o que a traumatizou e como ela começou a desenvolver o Toc. É horrível imaginar como é exaustivo essas verificações sem fim e que levam horas. Adoro livros que me envolvem e fiquei completamente apaixonada pela forma que a autora escreve e como constrói a personagem.

site: www.estantedoce.blogspot.com

Eu Conto Um Conto 28/07/2015

Perturbador. Angustiante. Tão real que chega a ser assustador. No Escuro retrata o drama vivido por Catherine Bailey, personagem que sofre de TOC e TEPT, um transtorno de estresse pós-traumático após um relacionamento abusivo, sufocante e doentio com um homem que tinha tudo para ser perfeito.

O livro intercala no ponto de vista da Cathy durante o período de seu relacionamento com o sedutor e misterioso Lee, e quatro anos mais tarde, quando se torna uma pessoa completamente diferente da mulher alegre, sexy e festeira que fora no passado, vivendo dia após dia constantemente amedrontada e traumatizada. Essa alternância serve para percebermos que as feridas emocionais são bem mais profundas e dolorosas que as físicas, deixando marcas que podem durar toda uma vida. A mente da Cathy do presente é tão transtornada que coisas simples como não verificar a porta, repetir de forma consecutiva o mesmo caminho, não deixar os talheres em seu devido lugar, ir a uma comemoração do trabalho, entre outras, tornam-se desafiadoramente torturantes. Ela encontra um incentivo para recuperar sua identidade e superar seus medos quando conhece o novo vizinho.

No Escuro provoca uma tensão à medida que avançamos a leitura e você não consegue e nem quer parar de ler. Eu poderia passar o dia todo falando sobre o livro e ainda assim não conseguiria transmitir os sentimentos e aflições que ele me provocou. Aquele tipo de livro que te deixa dias pensativo. A Elizabeth criou um thriller psicológico arrebatador e sua narrativa é nada mais que fantástica. A leitura me fez entender por que mulheres que sofrem esse tipo de abuso não conseguem simplesmente largá-los. Muitas vezes não é uma questão de escolha e a única saída é a morte.

Um dos melhores livros que já li!

site: http://eucontoumcontoblog.blogspot.com.br/

Querido Livro 13/08/2015

Maravilhoso !
Confira a resenha completa no nosso Blog.

site: http://meuqueridobook.blogspot.com.br/2015/08/escuro-elizabeth-haynes-assutadoramente.html

Marcia Lopes 01/09/2015

De tirar o fôlego
No Escuro é o primeiro livro que li dessa escritora e é também seu livro de estreia, gostei tanto que baixei Restos Humanos na minha lista de próxima leitura.

A narrativa é tão intensa que cheguei a ter uma crise de ansiedade, juro! E como a história pula do presente ( onde a protagonista vive as sequelas causadas por tudo que passou) e para o passado quando era livre e feliz, as vezes vc tem a impressão que são duas pessoas diferentes.

A leitura não tem pontos baixos, é instigante, tenso, profundo, aterrorizante... e por isso achei que o desfecho deixou a desejar.
Contudo valeu a leitura!

site: http://www.mundoliterando.com.br/resenha-no-escuro-elizabeth-haynes/

Cristiny 04/09/2015

Espetacular!
Li esse livro a pouco tempo e achei espetacular. Elizabeth escreve de uma forma que faz com que você sinta o desespero da personagem em superar seus temores e traumas. Esse é o primeiro livro que leio da autora e a história é contada no passado e presente alternadamente, a trama segue com uma tensão psicológica surpreendente. Cada um acha uma alternativa para suportar seus medos, mas até onde você precisa ir para enfrentá-lo? Super recomendo No Escuro!

Thais Katsumi 05/09/2015

Excelente!
No escuro é um livro tão bem escrito e cheio de detalhes que eu tenho certeza ter vivido tudo o que Catherine passou. Senti na pele todos os seus medos, as suas dores e o seu transtorno.

É um livro no mínimo, perturbador. Faz com que saiamos da caixinha que vivemos para ver como existem problemas muito maiores que os nossos. Não tem como não deixar que esse livro afete nossa vida pessoal, porque afeta, mesmo que inconsciente. Suas palavras estarão sempre rondeando nossa mente.

A ansiedade em ver como a história termina tomou conta de mim. É um livro instigante, e que requer um psicológico forte o suficiente pra não ser afetado.

Dani 10/09/2015

Uma triste história de uma realidade existente
Esse é aquele tipo de livro que te faz prender o fôlego!
Que te faz perguntar: o que será que estar por vir?
Meu Deus! Como eu queria entrar dentro das páginas do livro e ajudar esta mulher!
Infelizmente um tipo de situação muito real e ainda típica no nosso cotidiano.
Uma verdadeira lição de como um relacionamento abusivo pode transformar a vida de uma pessoa num piscar de olhos.

Patricia 17/10/2015

No Escuro narra a estória de Catherine (Cathy), uma mulher que tenta se recuperar após sofrer nas mãos de um namorado violento. O livro intercala dois tempos distintos na estória, um no passado e outro no presente, ambos narrado pela protagonista. Esses diferentes tempos nos permitem notar a diferença na personalidade da personagem. Os fragmentos do passado nos mostram uma garota inglesa com vinte e poucos anos que gosta de festas e boates, que ama sair com suas amigas e ter relacionamentos de uma noite só. A Cathy do presente é completamente diferente, é uma pessoa um pouco mais velha que apresenta transtornos psicológicos, como por exemplo TOC. Por sinal o TOC é o grande destaque da nova personalidade de Cathy, ela está sempre verificando. Verificando se as portas estão fechadas corretamente, se as cortinas estão na posição certa, se os talheres estão nos seus devidos lugares na gaveta, etc. Toda essa obsessão dela com esses detalhes está relacionada ao seu passado, ao abuso que sofreu. O interessante desse livro é que ao manter essa narrativa ela envolve a estória em mistério. Você fica se perguntando o que terá acontecido ao mesmo tempo que deseja saber o que vai acontecer agora.

Voltando ao passado, a vida de Catherine começa a mudar quando ela conhece um homem lindo e sedutor, Lee. Pouco tempo depois ela começa a namorá-lo e tudo parece perfeito, todas as suas amigas não cansam de dizer a sorte que ela teve ao conhecer o Lee e como elas estão morrendo de inveja dela. No princípio ela pensa o mesmo que suas amigas, que Lee é o homem perfeito. Porém aos poucos essa realidade começa a mudar. Lee possui muitos mistérios que não revela para ela e as vezes se parece com uma pessoa completamente diferente daquela que todas as suas amigas conhecem. E isso também é um problema, como dizer para as suas amigas que nem tudo é perfeito se Lee é o perfeito cavalheiro na frente de todas?
Já no presente, Cathy tem outras preocupações. Ela precisa de alguma forma manter uma vida funcional em meio a suas verificações. Mas a chegada de um novo vizinho, Stuart, pode trazer mais emoções para sua vida tão cheia de verificações e regras. Mas será que ela se permitirá entrar em contato com esse novo vizinho? Afinal ela não gosta de estranhos e tem coisas mais importantes com que se preocupar. Ele precisa verificar, pois as verificações são a única coisa que a mantém segura, mas…. segura de que ou de quem?

Eu gostei do livro, dei 4 estrelas. Na minha opinião o livro poderia ter um ritmo um pouco mais rápido. Mas a autora optou por contar a estória corretamente, todo o processo que levou Cathy até aquele ponto. De certa forma isso foi bom porque deu destaque a mudança na personalidade de Cathy, você consegue sentir essa mudança, como se fossem duas pessoas completamente diferentes. Eu sofri de alguns ataques de ódio lendo o livro, pois não consigo compreender as amigas da Cathy de forma alguma, francamente! E por incrível que parece, foi mais fácil compreender as reações da Cathy, talvez devido a própria autora e a forma que ela conduziu a estória.
O livro aparentemente desencadeou uma crise de TOC em algumas amigas minhas, mas não sofri do mesmo problema porque já confiro se a porta está fechada várias vezes.

No Escuro é um bom thriller, porém nessa estória o que importa não é descobrir quem é o assassino, o que você vai passar o livro tentando descobrir é se a Cathy está certa ou não em verificar.

site: http://ciadoleitor.blogspot.com.br