No Escuro

No Escuro Elizabeth Haynes

Resenhas - No Escuro

Henrique_ 14/09/2016

Refém do desconhecido
Antes de mais nada, não considero este livro um thriller arrebatador. Ele, sim, é um drama dos fortes, sobretudo para as mulheres. A autora, por ser analista criminal da polícia inglesa, traz em seus livros temas que podem acontecer a qualquer mortal e sabe montar uma trama instigante e, não raro, tensa. A intercalação de capítulos curtos entre o passado e o presente contribui para manutenção da tensão e aguça a curiosidade. Por outro lado, neste livro a autora deu algumas pistas no início do livro a respeito de acontecimentos futuras. E, para mim, isso quebrou um pouco do mistério. Logo eu associei um fato ao outro e previ o que de fato foi confirmado lá pela metade do livro. Ou seja, passei um pouco mais da metade do livro entediado, por antever o desenrolar dos fatos. Nada de reviravoltas ou coisa do gênero. Muitos detalhes desnecessários.
Claro tudo isso não tira o mérito da autora em trazer à baila um tema não muito discutido pela população em geral e até alvo de um certo preconceito. Além de tocar em um ponto recorrente em seus livros: conhecer o outro é uma tarefa que pode nos deixar marcas indeléveis, para o bem ou para o mal.

Michele 29/09/2016

Indispensável
Poucas vezes eu vi uma crítica de jornal definir tão bem um livro quanto a do Publishers Weekly, que diz "um retrato assustador e convincente de um relacionamento abusivo e da heroica trajetória de uma mulher tentando se recuperar". O livro é exatamente isso. A história do relacionamento de Catherine e Lee é bastante realista, para um livro de ficção, e igualmente assustadora. Nos momentos mais críticos da história contada em flashbacks, eu cheguei a me sentir mal por tudo que ele fazia com ela, ou seja, me senti atingida diretamente pela história. E ao mesmo tempo em que isso é ruim, é bom também, pois como Catherine pensava - e muitos outros ainda pensam assim - eu sempre dizia que jamais deixaria homem algum me maltratar, que eu me defenderia. Como somos ingênuos ao julgar situações que, felizmente, não vivemos. São muitos os fatores envolvidos, isso eu vim a aprender com a maturidade, mas com a leitura desse livro eu pude ter uma visão mais de perto.
Recomendo fortemente a leitura desse livro, pois, além do que já escrevi acima, a autora coloca o dedo na ferida, de como todo o assunto abordado converte, inevitavelmente, à cultura machista, ao fato de a voz da mulher nunca ser ouvida. Eu diria que esse livro atingiu o patamar do indispensável, do must-read. Elizabeth Haynes fez um excelente trabalho.

Carlinha.Frota 19/11/2016

Esperava mais...
Tipo de livro que não faz muito meu estilo. Achei a leitura muito forte e repleta de momentos de angústia. Riqueza de detalhes desnecessárias em várias cenas. Não foi dos meus preferidos. Não releria.

Kailane.Oliveira 21/11/2016

Ilusão!
Me decepcionei com o livro "Restos Humanos" da autora e já estava preparada para não gostar desse mas... sem or que livro é esse? realmente sombrio.. eu fiquei com medo durante a leitura, vontade de verificar as trancas de casa.
Esse livro é dividido em dois tempos: antes do desastre e depois
Durante a leitura você vai se deparar com personagens incríveis e vai se apaixonar por uns e detestar outros
Aprendi que até as piores coisas podem ser superas e o quanto o se humano pode ser obcecado com uma coisa e assustador! Quem gosta de mistério com certeza vai gostar

Emanuelle 26/11/2016

Ótimo livro, sobre relacionamentos abusivos e suas consequências.

Vini Birkheuer 09/01/2017

Resenha (não contém spoilers)
Quando o gênero de um livro remete a suspense e mistério, é inegável que o autor tenha, ou pelo menos busque, um alicerce de habilidades para traçar o enredo, tendo em vista ser comum haver inúmeros furos em thrillers, devido a acomodação da escrita e a concepção de acontecimentos no-sense.

Elizabeth Haynes, autora de ''No Escuro'' (seu primeiro romance) obviamente sabia disso, e pudemos lhe ver somando seu equilíbrio de coesão e coerência à um talento avassalador.

Ela utilizou de um método muito comum na construção do seu personagem principal, no caso - Catherine - que alternou-se de mocinha infortunada à uma mulher preparada para confrontar os seus piores medos. O modo como essa edificação é feita não deixa a desejar, muito pelo contrário, surte muito efeito na evolução da história e na designação dos personagens secundários e do antagonista.

Em uma espécie de prólogo, temos um ''roteiro'' redigido obviamente por um escrivão em uma audiência no Tribunal da Coroa de Lancaster, onde o acusado é Lee Brightman. Em seguida, é dado início à trama, que oscilava entre passado (quando Catherine conhece Lee) e presente (como ela vive atualmente após ter passado por um trauma devastador em sua vida, algo tão ruim a ponta de deixá-la com distúrbio obsessivo compulsivo).

Tal libração temporal, entre o que aconteceu e o que está acontecendo, obtém sua própria independência ao expressar seus próprios conflitos (observa-se o quão são interessantíssimos) e assim caminhar todo o percurso da história até se encontrarem, dando todas as respostas para os segredos correntes, e por fim apresentar no ato final do clímax - um futuro perturbador.

O antagonista, por vezes anti-herói, Lee, tem uma consistência possante e incomum, já que para um vilão sociopata era de se esperar algo bem genérico nas suas motivações, e o diferencial é mostrado quando Haynes dá um toque insano à seu personagem de modo que ele roube a cena e equilibre o nível de interesse dos leitores entre ele e Catherine.

A peculiaridade do casal, numa relação abusiva, demonstra uma carta na manga da autora, que soube valorizar esse polêmico tema, e por fim, manuseou inúmeras reviravoltas onde, na maioria das vezes, o namorado tirano sai ileso, bem assim como realmente acontece no mundo real. Opa, temos aí uma crítica/ação socioeducativa.

O desfecho da obra é relevantemente inteligente, conseguindo manter o nível de sagacidade e apresentando uma informação que condiz com um misterioso personagem-chave, este apresentado em tom sombrio logo nas primeiras páginas .

ESPERE POR MIM, CATHERINE
EU TE AMO
- LEE

Notas
Construção de personagens: 25/25 : Apresentação e lapidação impressionante > de cada um deles.
Condução da trama: 25/25: A oscilação entre épocas é astuta, revelando um leque de respostas, além de novos questionamentos. Boa jogada para o ''roteiro'' de um julgamento.
Escrita/Tradução: 25/25 : O primeiro livro que leio dessa autora - ela é incrível.
Fim: 23/25: O final de massante não tem nada, genuinamente irá satisfazer a fome até do interlocutor mais aguçado.
Pontuação Final: 9,8/10 (PASMEM, O LIVRO COM MAIOR PONTUAÇÃO NO BLOG [até agora]

site: bananabronzeada.blogspot.com

carolavon.foto 13/02/2017

Excelenteeeeee
Suspense do início ao fim! Amei!!!

Bruna 14/02/2017

No Escuro - Elizabeth Haynes
Oi, gente. Tudo bem com vocês?

O livro que trago hoje foi uma grande surpresa pra mim, vou contar o por quê. Vocês sabem que eu sou a louca das capas, né? Quase sempre leio o livro pela capa e muitas vezes nem chego a ler a sinopse!

Com este livro, não foi diferente... Essa capa sempre me chamou muita atenção, mas sempre deixei o livro de lado porque eu ACHAVA que era meio estilo os livros do Stephen King (sou cagona pra ler terror! rsrsr) até que um belo dia estava me sentindo corajosa e o peguei na estante!

Por fim, o livro não se encaixa como terror e sim, na minha opinião, drama e suspense! (apesar de ter ficado aterrorizada em certas partes). Mas chega de blábláblá e vamos a resenha...

O livro intercala passado e presente.

No passado conhecemos uma Catherine feliz, apesar de ter perdido os pais enquanto estava na faculdade. Sem nenhum parente próximo, ela aproveita a vida o máximo que pode: amigos, muitas baladas, muitas bebidas, muitos caras de uma noite só... Em uma dessas noitadas ela conhece Lee, e depois de um tempo os dois se aproximam e começam namorar.

Lee é um homem maravilhoso, loiro dos olhos azuis, corpo bem definido, carinhoso, dedicado, cuidadoso e protetor... Todas as amigas de Catherine aprovam o relacionamento e se deixam encantar por ele.

Mas, com o tempo, Catherine percebe que o seu namorado não é dedicado e protetor e sim extremamente controlador e em alguns momentos até agressivo, do tipo que controla a roupa, os lugares que ela vai, os horários... O relacionamento deles só piora, ela a cada dia tem mais medo de Lee e fica sem saber o que fazer!

E no presente, quatro anos após ela conseguir livrar-se de Lee, conhecemos uma Catherine totalmente insegura, com vários problemas de confiança, TEPT (Transtorno de Estress Pós-Traumático), TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), por conta de seu relacionamento abusivo e todas as agressões que sofreu no passado.

Logo que Lee sai de sua vida, ela muda de cidade, muda o visual, evita fazer amizades e mora em um apartamento discreto. Assim vai vivendo sua vida, fazendo de tudo para não chamar a atenção, até que Stuart Richardson muda para seu prédio e aos poucos vai ganhando a confiança e a amizade de Cathy.

Stuart é psicologo e começa a incentivá-la a se tratar e enfrentar seus medos.

"Sempre achei que mulheres que continuavam levando adiante um relacionamento violento e abusivo só podiam ser umas idiotas. Afinal, em algum momento elas deveriam ter percebido que as coisas tinham saído errado e que, de repente, haviam passado a sentir medo do parceiro — e, sem dúvida, era este o momento de terminar a relação. Deixá-lo sem pensar duas vezes, foi oque sempre pensei. Que motivo elas teriam para continuar? E eu já vira mulheres na televisão ou em revistas dizendo coisas como “Não é tão simples assim”, e eu sempre pensava, claro que é, é simples, sim — apenas vá embora, afaste-se dele.Somando-se a esse momento de percepção, um momento pelo qual eu já passara, notei quese afastar não era uma alternativa simples, afinal de contas."

O livro é sensacional, faz-nos adentrar na história e vivenciar o quanto um relacionamento abusivo pode ser terrível. Ele me prendeu desde o início, principalmente por eu ter o mesmo pensamento que Cathy, de não entender como uma mulher que está num relacionamento assim não dá o fora assim que vê as coisas desandarem...

A autora, com certeza, conseguiu chamar a atenção para um assunto extremamente importante e muito pouco tratado na literatura. Em alguns momentos, precisei parar a leitura para respirar; é o tipo de livro em que você fica tensa e o final... Aff, deixou-me mais tensa ainda. Fiquei pasma e pensando: "E agora? O que que a Cathy vai fazer?"

Super indico a leitura! Este livro tem Selo Bruna de Qualidade! rsrs

Espero que tenham gostado.

Beijos, até a próxima!

site: http://www.conchegodasletras.com.br/2016/03/resenha-no-escuro.html#more

Rebeca 17/04/2017

Angustiante!
Um livro angustiante, que te prende do início ao fim. Sofremos com a história da protagonista Cathy, com seu medo e seus TOCs. Aprendemos a entendê-la ao conhecer seu passado com Lee, seu relacionamento abusivo e violento. O poder que ele passa a exercer sobre ela mesmo após o término. As consequências são diversas, desde perder as amigas, se mudar diversas vezes, desenvolver TOCs e etc. Ela passa a contar apenas com ela mesma, vivendo nessa rotina obsessiva-compulsiva de medo até que seu novo vizinho Stuart a força a enfrentar seu trauma e procurar ajuda. Como nunca vivi uma relação violenta (graças a Deus), a história me abriu os olhos para muitas coisas, como: saber que nem sempre é o que parece, não é fácil reconhecer que está numa situação dessas, não é fácil reconhecer e se livrar da mesma, existe afeto de ambas as partes, a violência começa aos poucos, a pessoa violenta pode ter diversas personalidades (simpático, amoroso, prestativo, amigo, violento, arrependido,…), quem tá em volta nem sempre percebe a violência ou acredita nela e etc. Gostei muito da escrita da Elizabeth Haynes, primeiro livro que li dessa autora, mas com certeza não será o último.

Rose 06/05/2017

Sabe aquele livro que você fica cativo desde o início? Onde suas emoções ficam a flor da pele? Se você gosta de livros assim, precisa ler imediatamente No Escuro! Quer saber por quê? Vem que vou conta tudo...
O livro é narrado pela própria personagem Catherine (Cathy) em dois tempos distintos. Temos a Cathy atual e a Cathy de quatro anos atrás com as narrativas correndo simultaneamente.É através desta alternância entre passado e futuro que vamos conhecendo melhor tanto o enredo, como a própria Cathy.
Cathy é uma moça muito bonita que só tem a ela mesma e as suas amigas de farras. Dia dim e outro também, elas costumam aproveitar o máximo a vida, ou pelo menos o que elas acham que seja aproveitar a vida... Andando de pub em pub, as garotas costumam beber até cair e na sequência levam para cama quem encontram no caminho. Esta atitude autodestrutiva deu uma pausa quando Cathy conhece Lee, um lindo deus grego que fazia bico de segurança em um dos pub que elas frequentavam.
Os dois engataram um namoro sério que bem poderia se transformar em conto de fadas Na verdade, sobre os olhos de todos, e principalmente das "amigas" de Cathy, era um conto de fadas... Mas a verdade é que a vida de Cathy se transformou em um verdadeiro inferno.
De início Cathy não queria largar a vida de balada que levava, mas aos poucos, ela foi perdendo o controle de sua própria vida. Lee mostrou-se um homem ciumento, possessivo, controlador e violento, além de cheio de mistérios. Ela nem mesmo sabia qual era a real profissão dele. Com o tempo, ela passou a sentir medo da própria sombra, sem ter provas ou ao menos como explicar direito os motivos para tal temor.

"Sempre achei que mulheres que continuavam levando adiante um relacionamento violento e abusivo só podiam ser umas idiotas, Afinal, em algum momento elas deveriam ter percebido que as coisas tinham saído errado e que, de repente, haviam passado a sentir medo do parceiro."

Cathy chegou em um estado em que sabia que sua única chance seria fugir, pois se ficasse acabaria sendo morta. Ela só teria uma chance, pois se fracassasse, as consequências eram aterrorizantes. Esta meus amigos, é a história de Cathy quatro anos atrás.
Hoje Cathy está longe da mulher baladeira de outrora. Ela trás em si marcas profundas de um passado que ela gostaria de esquecer. Cathy tem TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) e sofre de ansiedade e Síndrome do Pânico. Não possui amigos e mora sozinha em um apartamento pequeno próximo do trabalho.
Sua vida é simples e exaustivamente monótona. Qualquer coisa que saia um pouco de sua rotina gera uma série de problemas. Ela se agarra a fiapos de normalidade.

"Será que algum dia eu iria conseguir relaxar outra vez?"

É desta forma que ela conhece seu novo vizinho. Stuart é psicólogo e tem uns horários bem incomuns. Aos poucos ele vai vencendo as barreiras que Cathy costuma levantar. Ele é uma das raras pessoas que a deixam segura, o que não impede que ela tenha alguns surtos na frente dele.
É por incentivo dele que ela começa a procurar tratamento especializado e pequenas medidas que a ajudam a diminuir suas "tensões e manias". Lentamente ela percebe que pode voltar a ter controle sobre sua vida.
A atração entre os dois é visível, mas ela sabe que tem um ongo caminho a percorrer, assim como sabe que Stuart é o homem que ela quer no final deste caminho.
É então que o passado volta em carne e osso e em todas as sutilezas que a levaram a loucura. Só que desta vez ela está mais forte, já sabe identificar as pistas e tem ao seu lado Stuart, um homem que a ama e que acima de tudo, acredita nela. Conta ainda a seu favor a policial encarregada de seu caso que mesmo de mãos atadas, não deixa Cathy desamparada.
Apesar disso, tem batalhas que são apenas nossas, e Cathy está neste momento. Ela precisa lutar por sua vida mais uma vez, e principalmente pela vida de Stuart, um homem íntegro e inocente que pode ser mais uma vítima de um passado que se nega a ir embora.

"De que adiantaria correr, afinal de contas? Não tinha funcionado da última vez, e tampouco funcionaria agora. Eu teria que ficar. Teria que ficar e me preparar para lutar."

Fantástico e sensacional são algumas das palavras que posso usar para definir este livro.
Como disse, é Cathy quem conta sua história, alternando passado e presente, ou seja, os capítulos vão se alternando sucessivamente entre um e outro. O pior disso, é que você vai sentindo o clímax crescendo, tanto no passado, como no presente. Você sabe que vai dar merda em ambos os casos. Você imagina, mas não sabe o que de fato aconteceu com Cathy e sua fuga no passado, mas conhece as consequências, e como elas não são nada boas, sofre por antecipação e medo do que vai descobrir.
Junto a isso, sofre o dobro pois sabe que este confronto vai se repetir, e que desta vez pode ser o último. Sentiram o drama e a tensão? Pois acredite, você sente!
A autora te deixa tão perto de Cathy que você enlouquece junto com ela. É aterrorizante, mas você nem pensa em largar a leitura. O livro tem cenas impactantes de violência física e estrupo, mas todas estão coerentes e de acordo com o enredo. Não que qualquer tido de violência tenha alguma coerência...
O final é simplesmente pho**!!!! E antes de terminar eu queria dizer apenas mais quatro coisas:
1º Eu odiei a Cathy do passado, em compensação a do presente eu queria colocar no colo e proteger.
2º Acreditem, a melhor amiga de Cathy conseguiu ser pior que o Lee, e eu não sei se seria tão boa com ela como Cathy foi.
3º Stuart é apaixonante!
4º Leiam já!!!!!!

site: http://fabricadosconvites.blogspot.com

Cy | @apenasleitores 19/06/2017

Alguns medos, estão longe de ser só imaginação.
Catherine Bailey é uma jovem solteira que sabe aproveitar a vida. Até que um dia conhece o maravilhoso Lee. Um homem incrível que a encanta desde o primeiro momento.
Com o passar do tempo, Lee se torna outra pessoa, controlador, abusivo e extremamente agressivo. Catherine tenta terminar o relacionamento, mas ao tentar pedir ajuda, descobre que Lee conquistou tbm suas amigas, e descobre que ninguém acredita nela. Ela começa a planejar então, como escapar viva dele.
Quatro anos depois, Lee está na prisão. Cathy tenta recomeçar a vida em outra cidade. Apesar de seu corpo estar curado, sua mente não. Ela desenvolveu TOC, vive com medo e alguns ataques de pânico. Até que seu novo vizinho, Stuart, aparece pra ajuda-la a enfrentar seus medos, e Cathy começa a acreditar que pode ter uma vida normal.
O livro é contado em primeira pessoa, em 2 tempos. No passado e no presente. No passado vemos como tudo começou, aos poucos vamos descobrindo a história, o relacionamento abusivo, as agressões e tudo mais. No presente, vemos uma Cathy agoniada, insegura, com ataques de pânico e um medo terrivelmente grande.
Como a protagonista sofre alguns surtos, tem TOC e mtos outros problemas, a história te deixa meio agoniada. Vc não sabe o que tá acontecendo, se tudo não é coisa da cabeça de Cathy.
O livro é mto bom, a história bem escrita, prende bastante. Dá um pouco de aflição por conta do estado de saúde da narradora, mas ainda assim, vale mto a pena ler.

Aline 21/06/2017

Fantástico
Esta, provavelmente, é a resenha mais objetiva e mais breve que já fiz em toda a minha vida.
Então... sem sinopse copiada, sem frases copiadas, sem descrições dos personagens, sem spoilers, deixo apenas o meu humilde comentário: este, indubitavelmente, foi o melhor suspense/ thriller pisicologico que já li em toda a minha vida e de longe o que mais me deu agonia, de me deixar com o coração acelerado... Nem preciso dizer que está mais que recomendado!!! Nota: 1000

Paula.Martuchelli 12/07/2017

Thriller eletrizante
Para quem adora um bom thriller esse livro é excelente. Durante a leitura o suspense só vai aumentando e você fica cada vez mais curioso para saber o que aconteceu e o que irá acontecer. A alternância de tempos na narrativa também faz crescer o suspense e dá um bom ritmo ao livro ao ponto de você não conseguir largá-lo devido a curiosidade de saber o que acontecerá em seguida. Recomendo demais!

Mari M. 03/08/2017

No escuro
Primeira vez que consegui terminar um livro do genêro...os outros sempre me pareceram muito previsiveis,mais do mesmo,filmes holiwdianos.
Fiquei curiosa para saber o desfecho,o que foi bom.Gostei do formato da historia ser contada intercalando passado e presente.
Como se sabe desde o começo,o cara foi violento com a protagonista e está preso.
Pequeno spoiller:

Então enquanto ela conta como tudo aconteceu,fiquei ansiosa para saber o que ele planejava quando a procurasse novamente,mas me decepcionei,foi uma passagem rapida e sem graça...esta parte poderia ter sido mais tensa,e sua narrativa do relacionamento passado mais breve.Achei enrrolada diversas vezes.

enfim,gostei do final tambem.
De modo geral,valeu a pena.

AmadosLivros 15/08/2017

Imagine que você curtiu muito sua vida de solteira, e encontrou um homem incrível, o sonho de qualquer mulher e sossegou com ele. Agora imagine que nada disso era um sonho, e sim um pesadelo.
Conheça Catherine, uma moça brilhante, linda, rodeada de amigos. Conheça Cathy, solitária, vítima de violência, com transtorno de estresse pós traumático e transtorno obsessivo compulsivo. O que separa uma da outra são apenas alguns anos.

O livro nos conta, de forma não linear a estória na qual Catherine se transforma em Cathy. Como o sonho foi tornando-se um pesadelo.

O homem dos sonhos de Catherine, aquele, com o qual ela namora que parece ser bom demais para ser verdade, começa a transformar o que era um relacionamento perfeito, em uma relação abusiva, e aos poucos, antes que ela se dê conta, ninguém mais acredita no que ela fala, afinal, Lee é perfeito.
Esse é um daqueles livros que assustam, pois nos mostra uma nova perspectiva do mundo e das coisas. Convincente e poderoso, esse livro mostra o lado mau das histórias de amor e dos contos de fadas.

Uma história sobre medo e superação, posso te dizer que foi um dos melhores livros que li, e um dos piores também. Se você quer saber mais sobre TOC, relações abusivas e não abusivas, ou apenas aprecia um bom thriller psicológico, esse é um livro muito recomendado.

site: http://amadoslivros.blogspot.com.br/2016/05/livro-no-escuro.html