No Escuro

No Escuro Elizabeth Haynes

Resenhas - No Escuro

Rafaella.Ferreira 09/12/2022

indescritível
Elizabeth Haynes nos envolve nessa trama de maneira que torna impossível para de ler. É um livro que mexe bastante com o psicológico, que alternando entre o passado e o presente da vida de Catherine, fica nítido para o leitor que Cathy é constantemente assombrada por seu passado tenebroso.
Fiquei muito agoniada durante a leitura, nos momentos que a protagonista percebeu que estava em um relacionamento abusivo, até o momento que ela percebe que aquele inferno ainda não acabou. A experiência de leitura vai muito além das páginas, é possível sentir tudo o que a Cathy sentiu, todo medo, toda a esperança, e toda a frustração vivida pela personagem. A leitura vale super a pena, recomendo muito.

Pequeno Corvo 20/08/2022

Bêbada e com TOC
Entre taças e taças de vinho(que é só isso que a Cathy sabia beber), está uma mulher fragilizada, quase a beira da loucura que se atrai pelo psicólogo dela, que é outro ser, não muito normal das ideias, e um trauma que ferrou Cathy por completo.
A história é sobre ela sobrevivendo com o transtorno obsessivo-compulsivo, tentando ter uma vida normal depois do ex.
Mas a história se aprofunda num âmbito tão escuro quanto o nome do livro. Eu sabia que era uma história de suspense, e mesmo assim, fui levada a sofrer junto com Cathy em algumas cenas.
É um ótimo livro com essa temática.
Cathy por mais estranha que fosse( me identifiquei um pouco com ela), provou ser uma mulher forte e corajosa, no final das contas.

24/08/2020

Angustiante
No escuro é um livro q sabe mt te prender, sua escrita q intercala presente e passado atraves dos seus capitulos bem pequenos (o q dinamiza mt a leitura) nos faz ficar instigados e inquietos para terminar a historia, ao msm tempo q nos angustia por sabermos o q acontecerá no passado (apesar de n especificamente), ja q temos a noção do estado da protagonista no tempo presente. Achei mt bem escrito, alguns dialogos talvez piegas dms, mas com personagens super bem desenvolvidos. No entando, é um livro mt gatilho, mt forte e mt cru na sua descrição de algumas cenas, entao acredito q n seja um leitura facil para algumas pessoas. Na minha opniao, uma leitura mt emocionante, angustiante, revoltante e intrigante, vale a pena!

Vicky.Schneider 01/03/2023

"Sempre achei que mulheres que continuavam levando adiante um relacionamento violento e abusivo só podiam ser umas idiotas."
Esse livro seria, para mim, nota 5, se eu levasse em consideração somente o quesito terror psicológico. Durante todo o tempo que fiquei lendo este livro estive ansiosa, sofrendo junto com a protagonista, me sentindo vigiada e desprotegida. Mas (minha opinião) a autora exagerou nas cenas de sexo e violência física, o que tornou a leitura desses trechos desagradável. (Na minha opinião) estes capítulos foram desnecessários e a história ficaria mais interessante se a violência estivesse apenas implícita.

Fernanda 23/03/2020

Bem mais ou menos
Eu amo thrillers, mas esse aqui eu não gostei, achei bem sem salzinho. Metade do livro é ela conferindo a casa (eu sei que isso tem certa importância na história, mas achei que o excesso foi um dos motivos que deixou a leitura bastante arrastada). O livro poderia ter sido melhor se não fosse tão estendido, a mesma história poderia ter sido contada em 200 páginas. Esperava um plot twist no final, mas não teve, embora só tenha ficado bom lá pras últimas paginas. Leitura que nos causa muito desconforto, apesar de bem fluida. Há mais tristeza do que suspense, de fato, abordando, é claro, um assunto de extrema importância (relacionamento abusivo), e o quanto a vítima fica traumatizada. Não sei se recomendo.

Maína 24/04/2020

Infelizmente esperava mais.
Não é um livro ruim. Uma escrita fácil, mas muito cansativa. Gostei da ideia central, o que ela queria abordar, mas infelizmente para mim foi algo massante.
Primeiro devido o abusador ser muito estereotipado, o bonitão, misterioso, que todos gostam, que trata com carinho e vai dando indícios até se mostrar completamente.
Segundo Cathy e seu problema com TOC muito interessante a forma abordada, mas tornando uma leitura arrastada.
O livro fica bom bem nos últimos capítulos, onde a trama realmente se desenrola e se torna algo mais interessante.

Gabriela ð 19/11/2014

Hoje ao chegar em casa da escola eu entrei em meu quarto, nele há na escrivaninha e na estante vários enfeites e lembranças que eu ganhei, e eu os arrumo de um jeito especifico já que sou um pouco perfeccionista,mas hoje eles estavam em lugares diferentes, um urso de pelúcia estava na mesa ao invés da estante, meu globo terrestre ao invés de ao lado do notebook como sempre estava em cima do porta copos que eu ganhei de uma viajem para o Rio, e eu logo pensei, Lee está aqui ? me tranquei no quarto e comecei a verificar a fechadura, 6 vezes para cada lado, foi isso que esse livro me causou, terror, eu fiquei de certa maneira com todas as manias da personagem principal, todo o medo que ela tinha dele, eu tinha também.O livro se passa entre o passado de Catherine e o presente, você vê como ela está literalmente "fodida" desculpa a palavra, mas é a unica que me vem a cabeça pra descrever como ela ficou depois do que passou com lee e você fica pensando, oque esse cara realmente fez com ela pra deixa-la nesse estado? e com o tempo em que você vai lendo você vê que ela realmente tem motivos para estar naquele estado, a escrita é tão urgente que você sente como se estivesse mesmo na história somente observando do canto do sofá vendo tudo aquilo acontecer mas não pode fazer nada, tinha horas em que eu queria parar de ler o livro por medo do que Lee iria fazer a seguir com Catherine,você quer terminar logo de ler pois você quer saber se ela vai superar aquilo tudo,como ela vai passar por todo aquele processo,mas também não quer continuar por medo de ver as atrocidades que ela sofre. Lee pra mim é pior personagem já criado, eu senti por ele uma mistura de Nojo, Raiva,Medo, você via oque ele fazia com Catherine e se perguntava, porque ela não some de vez,não foge ou simplesmente o mata, a cadeia parecia ser uma escolha mil vezes melhor do que continuar naquela casa com ele, mas nessa história você vê a dificuldade que é para uma mulher que sofre abusos em casa ir embora, talvez uma vizinha sua apanhe do marido e ela continua em casa e você diga "ei, ela continua lá porque quer, ela gosta de apanhar", mas lendo esse livro você vê não é fácil, a Catherina ama o Lee e por um tempo esse amor a faz achar que com o tempo ele mude, que talvez seja uma fase, oque a leva a passar mais tempo naquela situação e quando ela percebe que aquilo não vai parar é tarde demais.O livro é angustiante mas foi um dos melhores que eu li esse ano e com certeza entrou pros meus favoritos mesmo me deixando completamente paranoica com a possibilidade de Lee ter estado em meu quarto,mas depois me toco e lembro que é apenas um personagem litérario,UFA !

site: http://dreamsbookgirl.blogspot.com.br/

Karen Oliveira 28/07/2020

Muito bom.
Amei esse livro. Gostei das reações dos personagens, gostei da forma como a estória se desenrolou.

O fato das pessoas mais próximas a ela não confiarem nela me deixou completamente perplexa, aquela sensação terrível de que se está sozinho em uma situação complicada; mexeu muito comigo fazendo-me criar uma empatia muito grande por Cathy.

Fiquei bastante tensa durante a leitura, os flash backs alternados com o presente não eram tão extenso e foram apresentados aos poucos.

Portanto, a leitura não me decepcionou. Gostei demais, recomendo.

Rafa 14/06/2020

Chocante
Eu sou muito fã da escrita de Elizabeth Haynes, estava esperando conseguir a edição física desse livro, esgotada há tempos, mas não resisti e li no Kindle, não me arrependo, é um dos melhores. Fiquei ansiosa, nervosa, arranquei meus cabelos, tremi de medo junto de Cathy. O pior de tudo é saber que mulheres vivem essa mesma situação que a personagem e muitas não tem a mesma chance que ela teve. Um livro ótimo para entender um relacionamento abusivo e a forma como a justiça pode distorcer tudo que realmente acontece.

Marilda 28/04/2014

Escuro mesmo!
No Escuro, de Elizabeth Haynes, é o tipo de livro que eu costumo classificar como “realidade brutal”. Sabe aquela coisa que parece tão bacana que não dá pra acreditar? E que depois se transforma no pior dos pesadelos? É bem por aí.

Cathy, a protagonista, é uma moça animada que tem amigas igualmente animadas; elas curtem a vida adoidado, leia-se: bebem, dançam e fazem sexo casual.

Certa noite, Cathy, usando um lindo e sexy vestido vermelho, conhece um belo homem que faz um bico de segurança na porta de uma balada. Então a coisa começa, ele parece um príncipe, belo, forte e muito misterioso, mas com o tempo se revela um sujeito controlador e muito perigoso, transformando a vida dela em um verdadeiro inferno.

Esse livro possui uma característica que me agrada muito, aquela coisa de avança e recua... No tempo, claro! Durante a leitura, somos transportados para o começo da história e levados de volta para os acontecimentos atuais.

No presente, Cathy encontra-se em outra cidade, vivendo uma nova vida, tentando esquecer e escapar dos acontecimentos tenebrosos causados pelo relacionamento com esse belo sapo que quase a destruiu. Bem, por causa desses perrengues todos, ela desenvolveu o famoso TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo) e tornou-se uma escrava disso.

Para mim, um dos fatores que mais me atraiu nesse livro, foi justamente esse; eu nunca havia procurado informação sobre esse tipo de transtorno bem como não sabia o quanto isso pode ser um fardo pesado a ser carregado. Realmente, é impressionante como a mente de uma pessoa pode ficar dependente de ciclos, regras, que são necessários para que ela possa se sentir em segurança. Coisa horrorosa!

E eu pensando que a minha mania de arrumação era um problema!

Não seria um romance se Cathy não tivesse um vizinho sensacional, Stuart, que por acaso, também é psicólogo, e aos poucos - com muito jeitinho e paciência - consegue fazer Cathy procurar ajuda especializada. Claro, ele se apaixona por ela e vice-versa.

O livro também tem sua dose de suspense do tipo gato-persegue-rato, quando o belo sapo reencontra Cathy e tenta voltar para a vida dela. Mas, ela agora é uma garota muito mais esperta e ele, dessa vez, recebe o que merece.

Gosto muito desses livros que retratam a vida real. Quantas mulheres já não foram enganadas por uma bela aparência, um ar de mistério e uma boa transa? Depois, quando a magia acaba e começa a aparecer a real personalidade do sujeito, a casa cai e fica bem difícil escapar dessa situação.

É sempre um aprendizado, aí vai mais um: Leitoras, cuidado com os vestidos vermelhos! Eu já dei o meu.
Sueli 29/04/2014minha estante
Puxa vida... E, eu queria comprar um lindo vestido vermelho-sangue!
Pense bem, amiga, foi por causa de um vestido vermelho que a vida da mocinha mudou para melhor, mesmo que tenha passado por alguns perrengues ao longo do caminho! ;)
Resenha super bacana!
Bjks

Marilda 29/05/2014minha estante
Querida Lady Sueli,
E que perrengues!!!!
Obrigada pela visita.
bjs.

Lua Fengárie 24/10/2022

Esse livro... ainda me faltan palavras para descrever o que esse livro me fez sentir, como foi sentir o medo de ter alguém mexendo em minhas janelas e portas, entrando na minha casa, mudando minhas coisas de lugar... foi assustador o quanto esse livro entrou na minha cabeça e me deixou com o peito pesado, que eu fiquei preocupada e encucada com cada parágrafo, cada cena e cada capítulo.
Eu precisava terminar ele, eu precisava saber que as coisas ficavam bem, ou que ela morria no fim, eu precisava de um final! E que final, valeu a pena os sonhos, o medo, a angústia e tudo que esse livro nos faz sentir.

Bruna 28/08/2022

INDESCRITÍVEL.
Um dos melhores livros que já li na minha vida. Nele mostra que a beleza é apenas algo superficial perto do caráter de uma pessoa. E também mostra o quão ruim é para uma mulher vítima de agressão provar que a culpa não é dela perante a justiça.
É indescritível o ódio que esse livro me transmitiu de alguns personagens. As tais "amizades".

Esse livro intercala entre o passado e o presente. Onde no passado mostra o relacionamento dela progredindo de algo "normal" para uma relação extremamente abusiva. E no presente, ela tentando lidar com crises pós-traumáticas com a ajuda de terapia.

Já digo que esse livro tem vários gatilhos, e é tão detalhado que dá para sentir o que a protagonista passou.

Porém, mesmo sendo um livro extremamente difícil, eu acredito ser muito necessário para todos e principalmente para mulheres notarem indícios de relacionamento abusivo.

Recomendo muito e valeu cada segundo e cada surto que tive durante a leitura...

Ale Gilos 23/05/2019

Potencial que podia ser melhor executado
NO ESCURO tem uma premissa interessante, nos mostrando passado e futuro da personagem, enxergamos uma Catherine traumatizada e paralisada ao mesmo tempo em que vamos lentamente entendendo o porque. .

Com o ponto central no relacionamento abusivo, o livro tinha potencial. Digo tinha por que fiquei um pouco decepcionada com a construção da história e de alguns personagens na narrativa da história. .

A autora constrói um personagem abusivo que mergulha nos esteriótipos: ele é misterioso, mas amoroso. Um pouco bruto, mas delicado. Até se mostrar um monstro obsessivo e sem controle. E isso me irritou um pouco. Essa coisa meio Cristian Grey que é "impossível de resistir". .

Além disso, temos todas as amizades que simplesmente jogam no lixo anos de amizade e acreditam em qualquer coisa que o misterioso disse a elas. Eu entendo a intenção da autora, mas não gostei do modo como foi feito. Foi pouco plausível, principalmente por que o motivo para as amigas terem tanta fé nele era o de ele ser "muito bonito", não algo mais plausível como proximidade. Sério? .

A leitura do presente, com uma Catherine repleta de efeitos colaterais e TOC foi muito mais interessante de acompanhar do que a do passado. Acompanhar seus pensamentos obsessivos e preocupações - que foram escritas de maneira coerente e quase agoniante - fez eu me afeiçoar muito mais a personagem. .

Outro ponto que me incomoda um pouco é o fato de que os homens terem um papel quase "salvador" na narrativa, servindo para reerguer a personagem. Não veria tanto problema se não fosse uma história majoritariamente sobre abuso feminino e pelo fato de praticamente todas as personagens femininas estarem prontas para esfaquear a outra a qualquer momento. .

Exceto uma policial, que aparece em alguns momentos e traz uma sensação de satisfação ao criar um vínculo de entendimento e crença com nossa personagem principal. .

Não é uma leitura horrível. Mas poderia ser bem melhor. Muito melhor!

Nathy 26/05/2021

Tenso
Que livro bom! Foi tenso de ler, mesmo a escrita sendo bem fluida mas o tema é pesado, tem vários gatilhos, passei o livro todo com a sensação de tbm estar sendo observada, algumas partes são bem pesadas e detalhadas, valeu a leitura tem vários temas importantes que merecem ser discutidos, recomendo esse livro com certeza mas com cautela pq realmente tem alguns gatilhos.