Humilhados e Ofendidos

Humilhados e Ofendidos Fiódor Dostoiévski

Resenhas - Humilhados e Ofendidos

Alessandra600 22/08/2023

"Essa qualidade dos seres ingénuos, que talvez lhe viesse do pai, de apreciar uma pessoa, considerando-a por melhor do que verdadeiramente é e exagerar exaltadamente tudo quanto tem
de bom, tinha-se desenvolvido nela num grau violento. A essas criaturas custa-lhes depois muito refazerem-se da sua desilusão e ainda mais quando sentem que são elas mesmas as culpadas. Para quê esperar de uma pessoa mais do que aquilo que ela pode dar? Dizem que, a tais pessoas, uma desilusão as espera a cada momento.

Fiódor Dostoiévski
Math 22/08/2023minha estante
Lindo, meu amor!

Alessandra600 23/08/2023minha estante
???

Orochi Fábio 22/05/2022

Ofensivo...
A estrutura social em Dostoievsky não se furta em nos lembrar a podridão de seus alicerces: sem vacilar na descrição sórdida do espectro humano, o autor também esboça aqui nossas grandes paixões com cuidado e crítica. Somos ainda e apesar de tudo, capazes de grandes gestos, mas pagamos caro por eles, diante de pessoas frias e sem remorsos maiores...

Flávio 19/03/2021

Psicológico
Apesar de ler outros livros de Dostó, como Os Irmãos Karamazov, Crime e Castigo, O Idiota e outros, ainda me considero um recém chegado em Dostoiévski, essa obra por ser, digamos, mais simples, na composição dos personagens e do enredo, eu pude perceber melhor a psicologia de cada personagem e isso me incentifou a reler os outros.
A história é simples, seria um folhetim, meio novelesco. Filhas que deixam a família para viver o grande amor, onde suas famílias são inimigas, com muita humilhação e ofensas. Mas o que eu absorvir nessa obra maravilhosa foi os arquétipos psíquicos personagens. O arquétipo feminino da mãe com o perdão, do pai com sua dificuldade de perdoar, mesmo sofrendo, do jovem ingênuo e irresponsável que tem o plano de convencer o pai, mas o pai convence o filho, e que filho consegue? E a mulher que percebe atravez do instinto, o carrasco dissimulado, e consegue expor isso num diálogo sem se acorvardar, já o jovem masculino não consegue e tantos outros, ou seja, Dei conta de adentrar um pouco mais nos personagens de Dostó. Muito massa!

Go vegan 12/04/2021

Que obra!!
Não sei como não está entre as obras primas! Isso é Dostoievski do pé à cabeça! Humano, imperfeito...

Romeu Felix 03/07/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"Humilhados e Ofendidos", do renomado autor russo Fiódor Dostoiévski, é uma obra que mergulha profundamente nas complexidades da natureza humana, explorando temas como redenção, sofrimento, amor e moralidade. Publicado originalmente em 1861, o livro foi relançado pela editora 34 em 2018, trazendo uma nova tradução em português que captura toda a riqueza e sutileza da escrita de Dostoiévski.

A história gira em torno de diversos personagens que se entrelaçam em uma trama cheia de reviravoltas. O protagonista principal é o escritor Ivan Petrovitch, que narra a história em primeira pessoa. Ele se envolve com uma série de personagens marcantes, como o príncipe Valkóvski, a jovem órfã Nádia e o cruel aristocrata Fiódor, que causa grande sofrimento a todos à sua volta.

O enredo se desenvolve em torno de um amor proibido entre Nádia e o príncipe Valkóvski, bem como a relação conflituosa entre Ivan e Fiódor. A trama é habilmente construída, apresentando uma série de reviravoltas surpreendentes que mantêm o leitor envolvido do início ao fim. Dostoiévski utiliza a história como uma plataforma para explorar as profundezas da psicologia humana, examinando a natureza do bem e do mal, da culpa e do perdão.

Uma das características marcantes da obra de Dostoiévski é sua habilidade em retratar personagens complexos e cheios de contradições. Cada personagem em "Humilhados e Ofendidos" é profundamente humano, com suas fraquezas, desejos e dilemas morais. Através de suas ações e diálogos, Dostoiévski examina questões filosóficas e éticas, levando o leitor a refletir sobre a natureza da vida e do propósito da existência.

Além disso, a prosa de Dostoiévski é extremamente envolvente, repleta de descrições vívidas e diálogos ricos. Sua escrita possui um poder emocional impressionante, capturando os mais sutis matizes de emoção e explorando a psicologia dos personagens de forma profunda e penetrante.

Outro aspecto notável do livro é sua crítica social e política, que reflete as preocupações do autor com a desigualdade, a injustiça e a corrupção presentes na sociedade russa do século XIX. Dostoiévski retrata vividamente a miséria e a opressão sofridas pelos mais vulneráveis, expondo as falhas morais e estruturais de uma sociedade hierarquizada.

No entanto, "Humilhados e Ofendidos" não é apenas um retrato sombrio da condição humana. O livro também carrega uma mensagem de esperança e redenção. Dostoiévski mostra que, apesar das circunstâncias mais desafiadoras, o amor, a empatia e a compaixão podem prevalecer, oferecendo a possibilidade de um futuro melhor.

Em suma, "Humilhados e Ofendidos" é uma obra-prima da literatura russa que continua relevante até os dias de hoje. Com uma trama complexa, personagens cativantes e uma escrita emocionante, Dostoiévski mergulha nas profundezas da alma humana, explorando questões universais que ecoam além do tempo e do espaço. Uma leitura obrigatória para todos os amantes da literatura clássica e da exploração da condição humana.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Marcio 01/04/2021

História triste
Não li muita coisa ainda de Dostoievski, mas do que já li, esse livro é o mais diferente de todos.
Como sempre temos a perspicácia do autor em desnudar as nuances de cada personagem. Consegue fazer que amemos ou odiemos os mesmos.
Apesar de estar acostumado ao estilo exaustivo com que Dostoievski descreve certas passagens neste livro parece que algumas cenas nunca acabam; ou então voltam mais tarde do mesmo jeito.
O desespero dos personagens passa para o leitor com cenas dramáticas que parecem como uma faca fincada do peito que o autor de vez em quando gira.

celle 01/04/2022

atmosfera lenta, não obstante, inquitante e atrativa
Esse é o meu segundo Dostoievski. Não estou seguindo cronogramas e ordens para a leitura de suas obras, para esta eu só estava precisando ler algo curto que me tirasse da ressaca. Errei profundamente, o que eu pensava ao acreditar que uma literatura tal qual esta faria??

Por isso, demorei para finalizá-la. A escrita é arrastada e não há reviravoltas estrondosas (o que não é ruim). É uma leitura confortável e, ao mesmo tempo, muito inquietante. Gostei da experiência e me envolvi com as personagens a ponto de passar muita raiva com Aliocha e chorar com Nelly.

Não a recomendo para qualquer pessoa.
Luan 05/04/2022minha estante
olha só que resenha maravilhosa!!! compartilho do mesmo ponto de vista sobre este livro

Afonso 11/08/2013

Gostei sim. ...é... gostei pois...
é... essa coisa de rico e de pobre....e essa coisa de amor e desamor ..e essa coisa de dar o braço ou nao pra torcer....e essa coisa de morrer na paz ou na guerra...

oras.. acabei agora mesmo o livro..isto deu lagrimas ein...

22:00 da noite. vou tomar cafe.. la fora. pra comemorar.

5 estrelas. e porque nao?

Mari 09/07/2021

Humilhados e ofendidos
Livro maravilhosamente escrito, mas docemente deprimente. Acho que a grande moral é que ninguém é feliz se não deixar o orgulho de lado algumas vezes. Indicaria com certeza para um amigo, mas também indicaria uma terapia pra todos os personagens ?

Viktorya Zalewski 05/06/2018

Humilhados e Ofendidos, de Fiódor Dostoiévski, me intrigou de muitas maneiras. Em primeiro lugar, é inevitável dizer: é um livro bastante romanesco. Há mocinhos, há o vilão, há cenas com um drama exagerado, especialmente para os dias de hoje, e alguns personagens sofrem de doenças causadas "pelos nervos ou por tristeza", originando cenas clássicas de livros do século XIX que nos cansam um pouco.

Mas não deixe isso te parar, pois há muitos pontos singulares na obra. E um deles, é claro, é a maestria do "psicólogo" Dostoiévski ao fazer personagens com sentimentos tão complexos e sinceros. É o caso dos pais Ikhmenev com sua filha, Natasha. De classe média, terão de enfrentar hierarquias e o orgulho social para manter o cuidado pela família.

Natasha e Alyosha, provavelmente, são os personagens mais interessantes do romance: nem heróis, nem vilões, mas pessoas com sentimentos confusos, que sofrem e fazem sofrer. No final, Natasha explica o porquê de amar Alyosha - uma descrição de sentimentos que eu achei de uma profunda complexidade. A personagem Helena também tem um desenvolvimento muito interessante.

E, com certeza, o maior tema do livro é o perdão. Quem já foi traído ou machucado, sabe como perdoar não é fácil. Dói muito. E ver os personagens nesse processo é muito lindo.
Por isso recomendo ao livro a quem ousa se deixar tocar e também consegue relevar alguns dramas exagerados. Para quem não se interessa pela complexidade humana dos sentimentos, sugiro a leitura de outra obra.

bebebeb 25/04/2024

Linda obra
Bem escrita e estruturada.. Tudo se completa e faz sentido se não desistir de lê-lo.
Mas o ser linda demais é por causa do que transmite, a marca óbvia que deixa na mente sobre a necessidade do perdão.
Principalmente sobre escolhas que podemos tomar; levar e carregar ofensas e humilhações, ou não. E como o não já teria resolvido tudo: mas ainda assim, na nossa vida
escolhemos levar o peso do orgulho, da ofensa, do desamor. E não amar, não expressar belas palavras por culpa destes.

Foda meno, recomendo dimaize

Monique 20/04/2018

Primeiro livro de Dostoievski
Dostoievski tem supremacia em sua escrita, desenvolvimento de história, personagens e conclusões. Tenho certeza de que ele não deveria ter outra função, senão esta.
Ele tem aptidão para contar a história de cada personagem, envolvê-los numa trama, desenvolver suas historias e seus finais. Chega ser difícil pensar em uma unica palavra que o defina e o qualifique tão bem.
Já não é o primeiro livro que leio dele e sempre fico estarrecida e sem palavras com a sua desenvoltura, sua inteligência e racionalismo.
Humilhados e Ofendidos foi o primeiro livro a ser lançado por ele e já prova como o autor tem o domínio da história e de seu desenrolar sem rodeios, sem apresentar dificuldades no relato ou furos de história. Tudo é muito bem fechado.
Me emocionei no final da história, foi difícil de me conter e de não ter empatia com tal situação. As pessoas narradas nesta história são ofendidas pelo destino e humilhadas por suas condições.
Uma leitura suprema, agregando um conhecimento intelectual que nenhum autor contemporâneo é capaz de fornecer. Sem dúvida, Dostoievski é um clássico de mesma magnitude que Tolstoi, Chalamov, Tchekhov, Gogol, Bulgakov, entre outros altamente conceituados na Rússia.
Ele é o pai do Realismo.

Misa 27/12/2022

Impressões
É um livro interessante, trás boas reflexões enquanto humanos. Mas é uma leitura um pouco difícil e densa. Então eu demorei mais de ler. Mas acredito por eu não estar acostumada com esse tipo de leitura.

Romeu Felix 01/03/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
A história começa com a apresentação dos personagens principais: Ivan Petrovich, um escritor fracassado que vive em um quarto de um pequeno apartamento de São Petersburgo com seu cachorro, o cão de rua chamado Frisk; Natasha, uma jovem que mora com sua avó, a duquesa, mas que é abandonada por seu pai e que, por acaso, conhece Ivan Petrovich em um passeio pelo parque; e o Príncipe Valkóvski, um aristocrata corrupto e egoísta que é pai de Natasha, mas que se recusa a reconhecê-la como sua filha.

Natasha se apaixona por Ivan, mas ele a rejeita, porque acredita que não pode dar a ela a vida que ela merece. Enquanto isso, o Príncipe Valkóvski tenta manipular a situação para seus próprios fins, ao mesmo tempo em que se envolve em uma série de negócios corruptos que acabam por arruiná-lo. Ivan, Frisk, Natasha e a duquesa acabam sendo envolvidos nas consequências desses eventos, o que leva a uma série de conflitos emocionais e éticos.

O romance explora temas como a redenção, a humilhação, a dignidade humana e a ética da responsabilidade pessoal. Ele retrata a sociedade russa do século XIX, com todas as suas desigualdades e injustiças, mas também com sua beleza e humanidade.

Comentário:

"Humilhados e Ofendidos" é uma obra importante na obra de Dostoiévski, pois explora temas que são centrais em muitas de suas obras, como a redenção e a ética da responsabilidade pessoal. O romance também apresenta uma imagem poderosa da sociedade russa do século XIX, com suas complexidades e contradições. Além disso, os personagens são retratados de maneira vívida e realista, tornando-se figuras complexas e multifacetadas em vez de simples tipos literários. No geral, este é um romance que oferece uma visão poderosa e comovente da condição humana.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Lia Earnshaw 24/03/2023

A obra é uma reflexão profunda sobre as relações humanas, a moralidade e a natureza humana. Dostoiévski apresenta personagens complexos e profundos, que enfrentam dilemas éticos e morais em meio a um ambiente opressivo e hostil.

O livro tem dois núcleos de personagens, um deles são os "humilhados e ofendidos" e o outro são os ricos perversos. Dentre esses núcleos, alguns personagens são cinzas, o que dá mais complexidade pro livro.

A obra é uma reflexão profunda sobre as relações sociais, a moralidade e a natureza humana. Dostoiévski apresenta personagens complexos e profundos, que enfrentam dilemas éticos e morais em meio a um ambiente opressivo e hostil.

Confesso que achei que a narrativa demorou um pouco para se desenvolver, o que pode afastar alguns leitores menos pacientes. Mesmo assim, no geral, eu gostei muito do livro e recomendo para aqueles que buscam uma leitura densa e enriquecedora.

Outra coisa que eu não gostei tanto é que ele desenvolveu toda uma trama em cima de um fato mas deixou o final completamente a mercê do leitor para que ele pensasse o que quisesse. Parece que o objetivo não era tanto contar uma história, e sim elaborar uma crítica.