Resenhas - Supernova - O Encantador de Flechas

Nat 09/08/2013

Supernova - O Encantador de Flechas(e de corações <3 )
Resenha: Supernova - O Encantador de Flechas.
Autor: Renan Carvalho

Sinopse: Imersa em uma ditadura ideológica, a isolada cidade de Acigam sofre com a ameaça da guerra civil. De um lado, a Guilda, um grupo que usa os ensinamentos da Ciência das Energias para exigir os direitos da população. Do outro, um governo tirano, com soldados especialistas em aniquilar magos, nome vulgar dado aos praticantes de tal ciência. No meio desse conflito vive Leran, um garoto prestes a se formar na escola e não sabe qual futuro pode ter em uma cidade como Acigam. Após o envolvimento dos membros de sua família na rebelião, ele percebe que também está fadado a participar da guerra e vive uma aventura alucinante para descobrir mais sobre a misteriosa ciência que permite encantar objetos com a energia dos elementos. Leran deverá conciliar suas preocupações com a irmã mais nova, a recente vida amorosa e o medo de ser capturado pelos terríveis silenciadores.
OPINIÃO::
Certamente nada que eu escreva aqui vai ficar bom o bastante, então eu vou escrever, pensar, apagar e reescrever.
O livro é incrível! Tão incrível que eu atrasei a leitura para não chegar ao fim(mas,infelizmente,isso é inevitável). Quando eu cheguei ao fim, a única coisa que estava na minha cabeça era o verso da musica "The Scientist" do coldplay,que dizia "oh,me leve de volta ao começo".
Uma leitura fácil, com muita ação, aventura e até mesmo romance! Supernova é aquele tipo de livro que vai te fazer pular, gritar e se emocionar sem dar bola se tem alguém por perto ou não. (:
Os personagens são bem trabalhados e os eventos acontecem em um bom ritmo, sendo que não é rápido e nem devagar demais.
O final realmente me surpreendeu e me deixou sem palavras, procurei por páginas inexistentes e personagens que já tinham ido embora. Eu ri, chorei , me identifiquei e confesso que não vou reler tão cedo... Ai você pergunta "por que não? Afinal você gostou do livro!" e eu respondo... Porque se eu reler ele, eu vou precisar chegar ao fim novamente e isso é um pouco doloroso.( Eu sei que vai ter a continuação logo logo, mas no momento eu estou abalada emocionalmente por esse,então SHHHHHHHHHH me deixem U.U). Bem, essa é a minha opinião e eu super recomendo o livro ^.^
P.S: Na história tem muito sangue, cabeças rolando(literalmente) e confrontos para os mais violentos e para os fãs de ação.

Daniel Batista | @somdodan 24/06/2013

Uma Comovente e Fantástica Crítica ao Brasil
Talvez o segundo livro de um autor brasileiro emergente que li (precedido apenas da Adriana Armony, minha ex-professora de literatura), comecei encarando "Supernova" sem a menor ideia do que se tratava e foi com uma gratíssima surpresa que me redescobri no mundo da fantasia, da literatura fantástica da qual tanto gostei quando era menor. Imerso na muito-bem-definida atmosfera de guerra de "O Encantador de Flechas", abismei-me com o quanto Renan Carvalho me ganhou neste livro. A narrativa, no presente do indicativo, agilizou muito a história. Tudo na obra acontece com muita velocidade, e as descrições, precisas no sentido mais íntimo da palavra, cabiam hermética e perfeitamente nos curtos parágrafos que davam à história o tom medieval-fantasia que outrora tanto curti em "Deltora", a minha fantasia preferida por excelência.
O mais legal é que "Supernova" conseguiu chegar ao mesmo patamar com facilidade alarmante. O enredo é bem construído, há paixão, há mortes, há surpresas e há a inevitável tristeza ao descobrir que o livro alguma hora chega ao fim.
Além de tudo que podia ser, "Supernova" me ganhou por causa de Acigam, e suas incontáveis referências ao nosso Brasil (a má-gestão, as favelas, a depredação, falta de escolas de qualidade, o déficit no ensino da ciência em Acigam e até mesmo as rebeliões dos rebeldes, que me lembraram justamente deste momento em que o Brasil se encontra): Claras evidências de que Renan Carvalho é um promissor artista e compromissado escritor que já faz um sucesso inestimável conquistando leitores de todo o Brasil através da internet. Dá vontade de ser um mago, dá vontade de viver em Acigam, dá vontade de lutar em favor da liberdade!
Simplesmente mágico. Simplesmente 5 estrelas.

Tamirez | @resenhandosonhos 31/08/2018

SUPERNOVA: O Encantador de Flechas
Esse é meu primeiro contato com a escrita de Renan Carvalho e confesso que protelei um pouco a leitura, pois a um primeiro olhar, achei a capa bastante juvenil. Eu recebi esse livro em março e só o fui pegar para ler em setembro, em função do lançamento do segundo livro, A Estrela dos Mortos. Porém, como tem sido positivamente de costume, fui surpreendida por uma história bacana e uma mitologia bem construída.

No início é possível sentir que há um pouco de insegurança na escrita e fragilidade na construção dos personagens, entretanto, conforme o livro avança já se nota que a história cresce exponencialmente, imergindo o leitor no universo desenvolvido e criando uma narrativa envolvente e empolgante.

Esse é um daqueles livros que vai te dando as respostas lentamente, e cada uma dessas respostas causa uma mudança de perspectiva ou de opinião no leitor. Quando você acha que matou a charada sobre qual é a moral da história, prepare-se, pois você está enganado.

Essa artimanha é algo que eu aprecio muito, pois mostra que ouve um planejamento e um cuidado a construir a narrativa, para que ela não se tornasse previsível e chata. Terminei O Encantador de Flechas encantada, e louca pra ler a continuação, que já está por aqui na fila de leituras.

O final, pra mim, poderia ter sido no meio da página 394, sem explicar exatamente o que tinha acontecido ou que caminho o protagonista iria seguir a partir daquele momento. Mas uma das coisas que gostei, foi que Leran em nenhum momento se mostra “resmungão” sobre o que está acontecendo, aliás é bem o contrário. Ele abraça a luta e entende a importância que aquilo tem na vida dele e na de toda a população de Acigam, que vive cega por um governo opressor.

A personagem feminina, Judra, também foi uma grande surpresa, com todas as reviravoltas e artimanhas descobertas ao longo da narrativa. Isso foi algo que me fez feliz também, ela não ser uma personagem que estava ali para ser um obstáculo ou apenas uma jovem a ser “salva”, simplesmente inserida para que o o fator romance fosse contemplado. Apesar de não gostar nada dela, acho que sua presença fez sentido, mesmo facilmente podendo ser substituída por um personagem masculino, pareceu uma boa jogada.

Mesmo assim, foi uma boa leitura e levou minhas 4 estrelas e minha empolgação para a continuação, que em breve será lida e resenhada por aqui. Ainda não sei quantos livros serão, se uma trilogia ou série, mas espero que a história cresça e tenha um bom desfecho.

site: http://resenhandosonhos.com/supernova-o-encantador-de-flechas-renan-carvalho/
Renan 31/08/2022minha estante
Olá, eu sei que demorou bastante, mas estou passando para avisar que o terceiro livro da série finalmente saiu. Ele já está disponível na Amazon. Caso queira mais informações, eu estou agora com um zap apenas para os leitores, para que eles não fiquem por fora das novidades. Caso queira, é só me mandar um alô: https://api.whatsapp.com/send?phone=5511912242368

May Scruz 30/03/2015

Hey, Galera. Tudo bem?

Hoje eu vim resenhar um livro que me causou uma impressão mais do que positiva.
Eu recebi pela parceria o livro "Supernova - O Encantador de Flechas" do Renan Carvalho e fiquei fascinada pela qualidade de escrita, pela trama... Bem, por tudo. Achei o livro excelente, adorei os personagens, os nomes...
O ritmo é bom e a trama bem desenvolvida. A estória vai se formando diante dos seus olhos, junto com os narradores.
O mundo é bem desenvolvido, assim como os personagens.

O Renan me concedeu uma entrevista super bacana, você pode conferi-la clicando aqui!

Vem comigo que eu te conto tudo sobre o que achei do livro!

PERSONAGENS

Leran é o personagem principal do livro, ele é extremamente observador e ótimo aluno em Arqueria.
Você pode sentir o desenvolvimento dele no decorrer do livro. Ele costuma ter lições de magia, escondido, no porão da loja de seu avô.

Judra é uma menina doce e muito enigmática, teve uma vida difícil, por quem o Leran se apaixona após eles toparem na rua.

Rei Cadorcia é o um tirano e governa Acigam, ele e a rainha Nagisa comandam com punhos de ferro a cidade. Foram os responsáveis pelo fechamento das fronteiras. Ninguém nunca o viu de verdade, apenas seu busto que fica no centro da cidade.

Silenciadores são soldados letais do governo, foram treinados para caçar e exterminar os magos. São chamados silenciadores pois tem o poder de criar silêncio, o que enfraquece o mago e o deixa incapacitado de controlar.

*O fim do livro tem um apêndice e em um deles tem um apanhado dos personagens, bem bacana.

No fim do livro tem também o primeiro capítulo do próximo livro só pra te deixar com água na boca!

PROJETO GRÁFICO

De bom gosto e repleto de ilustrações bem bacanas. Eu achei a diagramação boa, bom espaçamento e corpo de letra.
A adição de algumas ilustrações que antes não existiam é, inclusive, uma das novidades dessa edição.
A capa em um primeiro momento não me foi tão atrativa.

Temos dois momentos na narrativa que é em primeira pessoa. A perspectiva de Leran e a de Judra.

Os elementos - Arco e Sol foram desenhados pelo próprio Renan, já as ilustrações são do Licínio Souza

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Este é um livro repleto de ação e críticas importantes à sociedade, ele também fala sobre amizade, lealdade, valores entre outras coisas. Você vai encontrar também um misto delicioso de aventura, drama, mistério e romance! Tudo de bom que um livro pode ter está aqui!

Eu achei a leitura excelente! O livro e a escrita do Renan me deixaram positivamente impressionada. É notável o amadurecimento do Leran durante o livro, assim como o ritmo e escrita. Em alguns momentos eu o achava extremamente imaturo, mas ele era mesmo...Quando a narrativa troca pra Judra eu pude sentir a diferença e isso me deixou muito satisfeita. Na verdade em alguns momentos eu achava a Judra tão forte e adulta que eu pensava nela sendo mais velha rs.

Eu fico extremamente feliz em ver livros assim, com estórias bem estruturadas e boa narrativa no cenário nacional. É gratificante ver o quanto nossos "novos" autores são talentosos e competentes!

Espero que tenham gostado.
Beijos e até a próxima!

site: www.ensaiodemonomania.com.br

Caio 01/09/2023

Preciso ler os dois outros livros.
OKAY, o começo é devagar, Demais.
Fui perdendo a fé no protagonista muitas vezes por não ver potencial no mesmo, mas a partir do momento que mudam pontos de vista, UAU.
Que coisa gostosa de ler, parece que te pega na mão e vai levando pelo resto do livro.

@maisumvh 10/09/2013

Supernova - O Encantador de Flechas
Acigam é uma cidade isolada do mundo por muros, ninguém entra nem sai. O que é ensinado lá é diferente do restante do mundo, principalmente a Ciência. Leran está terminando seu ensino e com seu avô aprende a verdadeira Ciência, a Ciências das Energias, como manipular e controlar.
Após presenciar um fato muito marcante, Leran percebe o quão perigoso por ser aprender essa magia, ou controle de energia e o quanto o governo de Acigam é controlador.
Então, primeiro ponto que eu gostei muito foi o fato do Leran não ser o mais poderoso da história, porque sempre vemos o principal o mais fodão né haha... Gostei muito da ideia da "magia”/ciência e a cidade de Acigam, mesmo com todo o seu controle.
Achei as descrições na medida certa, descrevendo o necessário para entender o livro, o único ponto que eu senti um pouco mais de descrição são as cenas de lutas e batalhas, achei que foram melhorando no decorrer do livro, mas ainda sim queria um pouco mais de detalhes, porém isso não tira a emoção da história.
Os personagens são bem cativantes. Gabriel Galek, Judra, Mael, Luana, Boom... Todos. Até mesmo os vilões, a raiva que sentimos por eles, é muito bom livros que causam isso nos leitores.
Em nenhum momento achei que a história fica monótona, mesmo quando não tem ação (principalmente no começo, com as explicações das magias e na parte 3 do livro, o começo pelo mesmo) fiquei muito ligado, querendo saber o que ia acontecer em seguida.
Gostei muito mesmo das críticas sociais incluídas no livro, sobre a desigualdade social, falta de infraestrutura, precariedade na saúde e educação.
E o final eu achei muito bom, com toda a explicação do que aconteceu/acontecia em Acigam foi muito convincente e de acordo com a história toda.
E agora 3 coisas que me fez lembrar de Harry Potter, mas não tive problema com isso.
- O silenciador lembrou-me dos Dementadores, mas só no primeiro momento, depois vi que não tinha nada a ver mesmo hahaha...
- A Magda Selartin me lembrou da Profª Minerva
- E a outra coisa que não posso falar, pois seria um spoiler, mas se remete ao Harry Potter e a Pedra Filosofal.
A Parte 3 do livro se resume em: Surpresa, Gostei, Não gostei, Aceitei e Raiva/Surpresa. Muita raiva do senhor Renan nessa parte do livro hahaha
Ficou curioso?! Então leia o livro que é mais do que recomendado. 5 estrelas com certeza e um dos melhores do ano. Super ansioso para sua continuação A Estrela dos Mortos. E ainda por cima o Renan Carvalho é super simpático com seus fãs.
E para finalizar a edição da Novo Século, simplesmente muito boa e a capa então, sem palavras.

RUDY 19/04/2015

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR:
Quem me acompanha aqui no blog e nas redes sociais, sabe da minha predileção pela ficção científica, um dos primeiros estilos que aprendi a ler na infância através dos contos de Issac Isimov; aliada a ficção, o gênero fantasia ligada a magia, é outra de minhas paixões. E foi tudo isso que encontrei nesse livro.

Fazia tempo que não lia uma ficção fantasia tão bem escrita, carregada de detalhes importantíssimos para o entendimento do enredo e para a compreensão de todas as vertentes que se desenrolam no enredo altamente criativo e envolvente.

E talvez os detalhes a que temos de estar atentos seja o ponto questionável para algumas pessoas, porque se não tiver atenção, poderá perder a vertente da estória e pode se tornar um ponto negativo. Não para mim porque amo os detalhes, por causa dos livros de suspense e policial, mas para os leitores um tanto mais desatentos.

Veja, não quero dizer com isso que a história não seja dinâmica, muito pelo contrário, a ação permeia o livro do início ao fim, cheira de reviravoltas e novos acontecimentos inseridos na trama durante toda a leitura; porém aqueles leitores que querem apenas a ação sem explicação, poderá não achar o livro tão bom. Mas é bom demais!

Da construção das personagens às descrições dos lugares, das magias, das lutas, tudo é bem elaborado, tem profundidade e não ficamos com pontas soltas. Tudo é explicado a seu tempo e claro, deixando o gancho para a continuação da série.

Já deu para notar que o livro me conquistou de maneira integral e sabe o que é o melhor, é de um autor nacional gente! Vê que orgulho para nós! Recomendo o livro várias vezes para os amantes de uma boa ficção fantasia.

site: http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/2015/04/resenha-23-o-encantador-de-flechas.html
Michelle 27/06/2022minha estante
não é de um genero que eu leia muito

Angela Cunha 26/04/2023minha estante
Eu amo demais uma fantasia juvenil, pelo tanto de lições que elas nos transmitem. É um livro que deixa a gente com vontade conhecer e saborear cada pedacinho!
Beijo

AndyinhA 31/05/2015

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Falta de foco e muita enrolação.
Uma pena uma história tão interessante e realmente diferente do que anda sendo publicada ter esses itens como lembranças principais ao terminar de ler. Não sei se este é o primeiro livro do autor, mas faltou uma lapidação em algumas partes e com isso sua história poderia ter atingido outros patamares.

A história de Leran é confusa. Ela começa falando da criação de um mundo, muda de foco para o rapaz que será protagonista que ao mesmo tempo não sabe de nada que se passa ao redor e em próximos capítulos já nos conta toda a política do seu mundo em detalhes que talvez só quem estivesse na base da resistência poderia nos fornecer, volta para a irmã quem na verdade tem um certo destaque, mas que quase nunca é mencionada. Fala de lutas, amores, brigas, mas tudo é extremamente exagerado, indo do 8 ao 80 em questão de páginas. Tudo é em excesso, seja as explicações, as cenas de lutas, a politicagem ou os outros detalhes no livro e isso deixou a leitura bem arrastada.

A ideia do enredo é boa, um mundo com uma criação envolta em deuses e energia, com magos e resistência à magia e claro, alguém que quer usar isso para seu próprio benefício, ok, muitos diriam que já leram isso em outros lugares e eu também, mas o autor consegue fugir do mais do mesmo. Apesar de não exatamente acertar a mão, vemos as ideias ali e se a história tivesse sofrido uma revisão mais intensa e cortado alguns pontos em excesso ou ter sintetizado tudo em um único livro (sim, é uma série e nem sei quantos livros teremos) acho que iríamos nos lembrar dele rapidamente.

Para saber mais, acesse:

site: http://www.monpetitpoison.com/2015/04/poison-books-o-encantador-de-flechas.html
Taisa 31/05/2015minha estante

Bella Nine 22/10/2015minha estante
Exatamente o que tá me incomodando. Ainda tô na parte III, com a Judra e, de verdade, como isso tá enfadonho. Uma coisa que eu questiono é: por que o livro em primeira pessoa, se o autor não sabe trabalhar com a coisa do ponto de vista? E outra, essa falta de pensamentos coerentes, reflexões realmente condizentes com o que tá acontecendo, de verdade, como eu tô achando TODOS os personagens vazios, sem graça, tudo muito forçado.
Uma coisa que minha amiga e eu estamos questionando: quando o Leran começou as aulas de encanto, ele nunca quis saber porquê o avô tava ensinando ele em segredo? O avô nunca falou a verdade e conseguiu ensinar algo sem precisar dar satisfação? E é como você disse: Em um parágrafo o garoto fala como as pessoa são medíocres aceitando tudo do governo e como ele não quer ser como eles e, no parágrafo seguinte, ele diz que o destino dele é ser comerciante como avô porque ele não sabe p que é viver lá fora e é isso que ele tem que se contentar. NÃO FAZ SENTIDOOOO!!!!

Henrique 30/04/2023

O encantador de flechas
MEU DEUS QUE LIVRO BOM
Eu não sei como que esse livro é tão pouco conhecido, sério, ele fala sobre um país u
Que está ocorrendo uma ditadura e a magia lá é proibida, porém o protagonista descobre a verdade da história dele e da magia, assim ele se junta a um grupo de magos revolucionários para derrubar o governo, e sabe o melhor de tudo? Esse livro é nacional, sempre defenderei esse livro

Letícia 24/06/2013

Um novo mundo para sonhar.
Em um domingo na Feira do Livro, uma pessoa super simpática me conta a história de uma saga chamada Supernova, e mesmo não estando acostumada a ler livros sobre magia, me interessei pela história apenas pelo pequeno resumo que a tal pessoa me deu. Essa pessoa, nada mais, nada menos, que o autor dessa saga maravilhosa.
Meus sentimentos por Supernova cresceram em pouco tempo, e não pude evitar me apaixonar pela história agitada e emocionante do jovem Leran, meu mais novo herói. Fiquei madrugadas acordada lendo e me apaixonando pela história e virei fã em um instante.
Enfim, O Encantador de Flechas é o livro que você se prende do começo ao fim. É como explorar um mundo novo, e começar a viver todas as emoções ao lado dos personagens. É difícil explicar. A cada momento que Leran aprendia mais sobre magia, eu me interessava mais e mais, e me sentia como uma pequena aprendiz dessa ciência tão intrigante. Absorvi todos os ensinamentos passados de avô para neto, e aprendi muito com o guerreiro da história. Leran, um garoto forte que faria de tudo para defender sua família, e seus companheiros. Um garoto carinhoso, que conquistou um ser tão frio como Judra, a única silenciadora que eu não odiei. Odiei um pouco, talvez. Mas meu amor por esses dois juntos foi maior, o tempo todo. Apesar de tudo, esse casal guerreiro sempre estará no meu coração.
Como eu disse, esse é o tipo de livro que faz você viver intensamente cada momento sem nem piscar. Eu não sei descrever o quanto eu amei ler esse livro! Acho que eu fui encantada pelas magias de Leran. E espero ansiosamente o próximo livro, para que esse encanto se fortaleça cada vez mais.

Emilly Lohane 10/06/2022

O Encantador de Flechas
SINOPSE: Imersa em uma ditadura implacável, a isolada cidade de Acigam sofre com a ameaça da guerra civil. De um lado, a Guilda, um grupo que utiliza os ensinamentos da Ciência das Energias para exigir direitos para a população. Do outro, um governo tirano, resguardado por soldados especialistas em aniquilar magos - nome vulgar dado aos praticantes da tal ciência. No meio desse conflito vive Leran, que, após ser tragado para a rebelião, tenta aprender mais sobre sua misteriosa habilidade de encantar objetos com a energia dos elementos.

Com uma narrativa envolvente e reviravoltas incríveis, Supernova: O Encantador de Flechas é um livro que vai arrebatar os fãs de fantasia.

Pedro P. R. 31/08/2022

incrível
O Encantador de Flechas, primeiro volume da saga Supernova era um livro que sempre tive vontade de ler, pois o vi muitas vezes nas prateleiras da Saraiva aqui em Salvador, mas que por algum motivo (talvez a síndrome de vira-lata que eu tinha antigamente achando que livros bons eram os estrangeiros) eu acabei nunca o pegando.

Mas o mundo da volta, nós aprendemos com nossos erros e hoje mergulho cada vez mais em fantásticas obras de companheiros escritores brasileiros e Renen Carvalho entrou com facilidade nas minhas melhores leituras desse ano.

O Encantador de Flechas é uma obra voltada para o público jovem adulto, com ilustrações fantásticas, personagens cativantes, cenas de luta bem descritas, um mundo criativo e um romance que deixa tudo muito interessante.

Se fosse para comparar com outra obra incrível que eu já trouxe aqui no perfil, seria com a Saga Krystallo do Raphael Fraemam. Um livro que aborda lutas politicas entre um governo opressor e um povo oprimido. Sociedades atrasadas enquanto outras são bem avançadas. A diferença entre eles é que na saga Supernova, abordamos muito mais o lado magico e a ação que envolve essa magia.

Outro ponto fortíssimo da história são as referências a jogos clássicos que marcaram muito da infância de alguns gamers.

Na história, acompanhamos Leran, um jovem que está chegando a idade adulta, terminando sua escola, aprendendo com seu avô os segredos mágicos do mundo e que acaba se envolvendo numa guerra civil entre magos oprimidos por um governo que repudia o uso de magia e o avanço tecnológico para o povo. No meio disso tudo, muitos segredos serão revelados, vidas serão perdidas e corações serão traídos.

A saga Supernova está disponível no kindleunlimited em um relançamento independente do autor. Não só o primeiro e segundo volume que já tinham sido lançados por editora no passado, como também o inédito terceiro volume.

Quer saber mais sobre o autor? Fica de olho que segunda tem mais sobre ele.

Yukari 09/10/2014

Surpreendente
O livro O Encantador de Flechas é simplesmente surpreendente!
Uma história envolvente, quando você nota já está em uma batalha emocionante e não quer parar de ler.
Um livro para quem gosta de fantasia e muita ação.

Antigo 21/09/2022

Acabei o primeiro e já estou curiosa com o segundo!
Supernova me surpreendeu com um enredo bem construído essa leitura proporciona uma experiência maravilhosa, os desdobramentos do final foram incríveis e estou bem empolgada pela continuação quero saber quais serão os próximos passos dos irmãos Yandel e o que o futuro reserva para eles.

Jaum 28/01/2022

Ele é um livro muito bom sim, e merece mais reconhecimento e um destaque maior do público, tem uma ótima história e os personagens são fáceis de se apegar, além de ter sido um dos meus primeiros livros, enfim amei.