Uma Breve História Do Mundo

Uma Breve História Do Mundo Geoffrey Blainey

Resenhas - Uma Breve História do Mundo

Larissa 11/04/2012

sim sim
é um best seller de fácil ingestão e digestão - recomendado para quem teve dificuldade em história na escola, como eu. recomendado. inclusive pretendo ler o livro sobre o séc. XX do mesmo autor...

Dinho 20/01/2012

Uma viagem pelo conhecimento
"Short History of the World", foi escrito em 2004 pelo australiano Geoffrey Blainey, professor da Universidade de Harvard e da Universidade de Melbourne. Foi lançado no Brasil em 2004 com o título "Uma Breve História do Mundo", pela Editora Fundamento, com tradução de Tiberio Novais. São somente 344 páginas para contar muita coisa, começando na Era Glacial chegando até os dias de hoje.
Blainey faz um resumo da História Mundial, por isso que o título é "Uma Breve História do Mundo", é uma viagem pelo conhecimento.
Blainey separa os períodos históricos a partir de temas centrais, o que torna a leitura mais agradável e de fácil compreensão.
O livro é um relato dos acontecimentos marcantes da história, como o surgimento das civilizações, a religiosidade, a fé, as crenças, as produções culturais e artísticas, o convívio social e as mazelas do homem em sociedade. Também trata das relações internacionais, os confrontos entre civilizações e o embate entre o cristianismo e o islamismo.
O livro tem um texto claro com linguagem acessível e é feito sob medida para àqueles que desejam uma informação sólida, porém de forma resumida, sem se aprofundar nos temas.
É uma viagem na história humana de forma descontraída, ajudando o leitor a entender muito mais o mundo em que vivemos hoje.
No dizer do próprio Blainey, é como ver a paisagem pela janela de um trem em movimento.
Uma dica é junto a leitura ir acompanhando no google maps, para acompanhar cada capitulo, já que o livro não traz o desenho dos mapas.

Luana Seixas 29/09/2021

De acordo com o título
Como o nome do livro mesmo diz, é uma breve história. O autor não se aprofunda muito nos assuntos abordados ao longo do livro. Mas destaca bastante pontos importantes e que são significativos para o entendimento geral.

Para quem não tem um conhecimento detalhado da história de como tudo começou, o livro serve como um Norte. Uma base. Um começo. Daí seguir com outros autores e livros mais profundos. Ou para quem deseja apenas ter uma compreensão geral.

Mas para quem pretende se aprofundar mais no assunto que já tenha certo domínio, ele não serve.

No mais, é um bom livro.

Fabio Coronel 17/09/2020

#motivosparaler(?)
Ampliar os conhecimentos sobre história geral é uma meta muito nobre. Afinal, esse é o melhor jeito de entender por que algumas coisas são como são. A realidade na qual vivemos não caiu do céu, antes, é resultado de uma série de fatos conectados entre si. Foi confiando nisso que fiz questão de obter o livro de Blainey… Será que fiz bem?

Portanto, aqui vão 3 motivos pelos quais todos deveriam pensar antes de ler Uma Breve História do Mundo:

1 – A escrita é temática, não cronológica. Ok, a falha pode ser minha, mas veja: qual abordagem esperaríamos de um livro que se propõe a contar uma história do mundo? Embora ele não seja totalmente desprovido de cronologia sua narrativa quase sempre salta inesperadamente de uma época para outra. A impressão de que os assuntos vem e vão confunde (quando não omite) o nexo dos acontecimentos no longo prazo.

2 – O estilo da linguagem é bastante agradável. São pouquíssimos os momentos em que nos lembramos dos aspectos técnicos que devem envolver toda afirmação histórica. E implicitamente eles estão lá! Além disso a argumentação e seus desdobramentos imediatos parecem absolutamente naturais; e coisas tão corriqueiras como legumes e estações do ano ganham uma espantosa importância.

3 – Imagine que (a) o “Mundo” é uma pessoa; imagine que (b) você acabou de conhecer Mundo. Agora imagine que (c) alguém diz: – Chegue aqui, vou contar resumidamente a história de Mundo; e no final dela você ainda não sabe o que levou Mundo a ser como é. São vários eventos meio soltos entre si. Entenda, o livro fala da democracia grega? – Fala. Mas não diz como ela implicou no mundo (Mundo!!! rs) tal qual conhecemos.

site: https://t.me/proffabiocoronel

Argemiro.Nascimento 02/06/2021

Resumo da nossa história
Bem sintético esse livro rememora os fatos marcantes da nossa civilização dos primórdios aos dias atuais.

Boa a leitura.
Recomendo

Tiago Lott 21/09/2016

História para leigos
O livro é completo em sua primeira parte, mas extremamente resumido no final.
Me incomodei com as opiniões do autor. Como cidadão Americano patriota, ele tenta justificar as atrocidades cometidas pelos EUA e sempre coloca seu país em situação heroica frente ao mundo.
Tiago Lott 21/09/2016minha estante
errata: o autor não é Australiano.

Davi.Rezende 11/07/2018minha estante
O livro é até muito isento, na verdade.

Pâmella 11/08/2019minha estante
Também achei o autor tendencioso, defendendo os EUA em vez de simplesmente apresentar os fatos.

joaocrz @joaocrz 09/06/2011

Estou tão envolvido com os fatos, que na abordagem sobre as grandes expedições navais, eu me senti em uma das embarcações de Cristóvão Colombo.

Davi.Rezende 17/09/2017

ÓTIMO RESUMO!
Sua fama não é injusta e não foi à toa que que se tornou um best seller no mundo!

Além de contar a história do mundo, pelo que se sabe através dos registros históricos, porém de maneira resumida que coubesse em um livro não muito grande, faz isso com seu maior mérito: clareza. O autor, professor de história, escreveu para que qualquer um pudesse ler e compreender a história da humanidade, conforme suas fontes. Começa muito instigante depois amorna um pouco, mas é tudo realmente INCRÍVEL!

Abre nossos olhos, ainda mais para os curiosos, sobre diversas questões de como surgiram as primeiras civilizações, como foi a vida no passado em diversos momentos da história e como chegamos até aqui. Tudo contado com uma aparente isenção. Até acho que ele poderia ter sido mais critico em alguns pontos.

Sou advogado, mas sempre adorei história e planejo cursar essa ciência um dia. Não tenho motivos para desconfiar do autor ou do relato que fez. Acredito que ele usou as melhores fontes históricas. Posso até mudar de ideia no futuro, mas a escrita me pareceu bem sincera e, novamente, isenta dentro do possível.

Daqueles livros que compensa comprar e reler diversas vezes, até para assimilar tanta informação sobre nossa espécie.

Nota: 8, ÓTIMO.

Lido em 2016
Ribeirão Preto-SP.

Isabela.Assumpcao 20/02/2017

A abordagem gira em torno de acontecimentos gerais que marcaram a história da civilização humana, não entrando em dimenssões específicas. O conteúdo é de fácil acesso porém não muito útil a pesquisa. Positivamente ao terminar a obra tive a sensação de que a humanidade tende a se tornar cada vez mais justa e igualitária. O livro pode servir também como uma primeira leitura de conteúdo antropológico.
Davi.Rezende 11/07/2018minha estante
Será que estamos melhorando? Ou seria apenas a tecnologia? Fica o questionamento.

Jansen 12/01/2018

Bem escrito de maneira simples sem rodeios e com um certo humor. A história do mundo em pouco mais de 300 páginas, é um feito!

Aprendi muito, confirmei algumas coisas e conheci melhor a história do mundo. É um livro para se recomendar sem medo.

Livia 03/12/2009

Livro para relembrar
Não restam dúvidas que prefiro livros de ficção. Decidi ler Uma Breve História do Mundo para relembrar o que havia aprendido há anos nos tempos de colégio já que segui a área de ciências exatas. Está valendo a pena ler mas confesso que parece dever de casa. Lerei até o fim pois entender a história é essencial para entender o que se passa no presente.

Deley 17/03/2010

Resenha - Uma Breve História do Mundo
Em um único livro, o autor percorre toda a história da humanidade. A princípio, pode parecer pretensão, mas com uma preocupação em fazer links da história e relembrar fatos semelhantes ao longo do tempo, o autor consegue passar os principais fatos históricos de forma bem completa. É interessante como as mudanças climáticas do planeta induziram o ser humano na escada da evolução. O livro também destaca eventos ligados ao domínio da agricultura, revolução industrial e guerras, e como essas experiências moldaram o rumo da história da humanidade. Seria um livro mais completo se apresentasse uma linha do tempo dos diversos acontecimentos. Enfim, se não tem muito conhecimento de história geral, tá ai uma boa oportunidade.

Renata Evaristo 30/12/2009

Achei o livro bem interessante.

Grande poder de síntese do autor não é ? Escrever toda a história da humanidade em 300 e poucas páginas. O legar é que você passar a ter uma visão geral, macro, e, se quiser, pode aprofundar a leitura de algum ponto específico depois.

O livro parece grande a princípio mais de 300 páginas, mas a letra é grande e a leitura muito agradável.

Se você está num momento, "quero saber mais das coisas do mundo" vale a pena !