Uma Breve História Do Mundo

Uma Breve História Do Mundo Geoffrey Blainey

Resenhas - Uma Breve História do Mundo

rrodolfo.lima 19/08/2023

Um livro muito bom, uma leitura agradável que te leva pela história da humanidade e ajuda a entender os pontos importantes que nos fizeram chegar aonde estamos. Já li alguns outros que falam sobre a história humana e esse é um dos bons. Durante a leitura, só senti falta de uma cronologia, mas ele opta por tratar por tópicos e não por tempo.

Moises Celestino 24/07/2023

"Bestseller Internacional"
"Uma Breve História do Mundo" é uma obra didática e vibrante, elaborada com a boa proposta de cativar e prender a atenção do leitor. É como viajar por dentro dos fatos que marcaram época na origem da evolução humana, científica e tecnológica. Recomendado para quem curte história e cultura, em geral.
Editora.Fundamento 01/08/2023minha estante
Amo!

Lua 18/06/2023

Recapitulando as aulas de História
Amei esse livro. Me lembrou das minhas aula de História na época da escola, e melhor ainda, me fez ter vontade de ler mais sobre determinados assuntos e conhecer vários lugares.

Ginny 27/10/2020

Realmente uma breve história
Leitura agradável que concorda com o título, uma breve história, pincelando pontos da história razoavelmente em uma cronologia que me ajudou a traçar um pouco da rota do desenvolvimento da humanidade no planeta. Porém, senti falta da América do Sul nessa história. Caso não fosse brasileira e imersa, mesmo que parcamente, na história, não teria conseguido visualizar a formação e o desenvolvimento humano na parte sul do continente americano. Mas valeu a leitura. Agora rumo ao aprofundamento dos eventos destacados pelo autor.

Josi 29/11/2009

Historia do mundo
Para quem gosta da história da humanidade e geografia . Só tenho um PROTESTO contra ele : O autor simplesmente não coloca quem criou o AVIÃO. Acho que ele deveria colocar os créditos, assim como colocou do criadores do telefone. Talvez ele não quisesse criar um tabu e tirasse a crença de milhares de Americanos nos irmãos Wrigth .

Pateta 04/05/2016

UM BREVE ELOGIO
O livro nunca esteve na minha lista de prioridades: preconceito contra o adjetivo "breve" no título. Acontece que ele me caiu assim de graça nas mãos e acabei devorando seus capítulos. São 2 milhões de anos resumidos em menos de 400 páginas, com leveza sem leviandade.
Davi.Rezende 11/07/2018minha estante
"Ao final, a sensação que fica é de que somos mesmo um bando de símios vaidosos (e às vezes talentosos) habitando um planetinha perdido numa galáxia entre mil."

Resumiu bem os 2 milhões de anos rsrsrsr

J. W. Murta 10/10/2021

Bom resumo.
Belo apanhado da história mundial. Esse livro trás um texto fluido de leitura fácil para entender melhor de onde viemos.

patyfavalle 06/03/2009

é breve mesmo
mal-escrito e superficial...

Maristela 27/06/2023

(?) Uma ênfase na igualdade levava a uma ênfase na educação para todos; aquelas terras protestantes que construíram escolas partiam do pressuposto de que todas as crianças tinham potencial e que ler e escrever eram a chave para abrir essa porta. A democracia nos Estados Unidos devia muito às centenas de milhares de pessoas alfabetizadas (?)
Página 277

@jeanflamel 19/01/2018

A HISTÓRIA DE UM MUNDO CAÓTICO.
Uma paixão por história floresceu dentro de mim quando comecei ler esse livro, os fatos históricos do nosso mundo é fascinante, mas esses fascínios não são tão agradáveis.
O livro começa com a origem dos seres humanos na Terra , seu antepassados e semelhantes, o surgimento homo sapiens , mostra como o ser humano já era cruel, como por exemplo homens que matavam animais por diversão, que fizeram milhares de espécies entrarem em extinção.
Fiquei muita assustado como os nômades lidavam com seus problemas , como por exemplo bebês que nasciam gêmeos, eles matavam um , por acharem estranho , e abandonava idosos e pessoas que não podiam acompanha-los em suas viagens.
Gostei de ver como surgiu as 3 principais religiões do mundo como o hinduísmo, cristianismo e islamismo, de como cada uma tem suas severas leis e seus Deuses.
Mostra a divisão do mundo, de como qualquer coisa era motivo de guerra, e que grandes impérios que achávamos que iam dominar o mundo caíram tão fácil.
Mais um ato de crueldade foi os escravos que eram obrigados a fazer tudo , com pouco alimento e muito menos descanso, e o que me deixou chocado foi que para todas as religiões isso era normal.
Vemos também um pouco das Guerras mundias , das maiorias dos países querendo sua independência ,a Europa que lutou mundo por suas nações , os Estados Unidos que virou um grande país. A Guerra entre ela e Japão que deixou milhões de feridos , também temos a crueldade Hitler, Stalin e entre outros.

Achei que faltou falar um pouco mais do Brasil.

Mas o livro em si é bom, um grande aula de Geoffrey Blainey.

Na minha opinião o mundo precisa de menos ignorância e mais atitudes , porque vi nesse livro que as pessoas sempre querem o poder e poder, e consequência disso é sempre a guerras, desafetos e desuniões .Precisamos de menos violências,menos ganância. Precisamos de uma "histórias" melhor , para finalmente atingirmos a paz.

Elmar 26/06/2020

Livro muito bom, muito bem escrito, não e um livro chato, contava história do mundo de uma forma muito divertida e instigante, te ensina um pouquinho de cada época para despertar nosso interesse em se aprofundar mais, muito bom.

Renata Evaristo 30/12/2009

Achei o livro bem interessante.

Grande poder de síntese do autor não é ? Escrever toda a história da humanidade em 300 e poucas páginas. O legar é que você passar a ter uma visão geral, macro, e, se quiser, pode aprofundar a leitura de algum ponto específico depois.

O livro parece grande a princípio mais de 300 páginas, mas a letra é grande e a leitura muito agradável.

Se você está num momento, "quero saber mais das coisas do mundo" vale a pena !

Deley 17/03/2010

Resenha - Uma Breve História do Mundo
Em um único livro, o autor percorre toda a história da humanidade. A princípio, pode parecer pretensão, mas com uma preocupação em fazer links da história e relembrar fatos semelhantes ao longo do tempo, o autor consegue passar os principais fatos históricos de forma bem completa. É interessante como as mudanças climáticas do planeta induziram o ser humano na escada da evolução. O livro também destaca eventos ligados ao domínio da agricultura, revolução industrial e guerras, e como essas experiências moldaram o rumo da história da humanidade. Seria um livro mais completo se apresentasse uma linha do tempo dos diversos acontecimentos. Enfim, se não tem muito conhecimento de história geral, tá ai uma boa oportunidade.

Livia 03/12/2009

Livro para relembrar
Não restam dúvidas que prefiro livros de ficção. Decidi ler Uma Breve História do Mundo para relembrar o que havia aprendido há anos nos tempos de colégio já que segui a área de ciências exatas. Está valendo a pena ler mas confesso que parece dever de casa. Lerei até o fim pois entender a história é essencial para entender o que se passa no presente.

Gabriel Beda 30/03/2024

Um bom livro. A parte direcionada a história antiga é mais abrangente. Mas depois da grande elevação do nível do mar, acaba se concentrando nas civilizações euroasiáticas e norte africanas. Deixando muitas civilizações em segundo plano, ou vistas apenas enquanto povos a serem derrotados pelos colonizadores