Uma Breve História Do Mundo

Uma Breve História Do Mundo Geoffrey Blainey

Resenhas - Uma Breve História do Mundo

André L. Pavesi 23/01/2021

Um passeio pela Historia
O tipo de livro interessante como plano geral sobre a evolução humana, em sua enorme capacidade de superação e reinvenção. Certamente lerei outras obras do autor.

Alessandro 21/02/2020

Um ótimo livro
O livro garante uma leitura agradável e sucinta de boa parte da história da humanidade. O texto está repleto de curiosidades interessantes e me surpreendeu até mesmo nessa releitura que fiz recentemente. Provavelmente, eu já havia esquecido muitas coisas, ou as deixei passarem despercebidas. Não dei uma nota máxima, porque, em alguns capítulos senti falta de uma maior imersão no tema pelo autor.

Lenon, André Lenon 27/03/2022

Um excelente livro para se ter uma introdução geral sobre a história das eras e, após esta noção, buscar um conhecimento aprofundado sobre algum momento em especial.

Rodrigo.Rodrigo 20/12/2020

Excelente resumo da história do mundo, desde as primeiras migrações do homo sapiens até ao nosso atual mundo globalizado.

Paulo2093 02/09/2020

Realmente uma BREVE História do Mundo.
Imagine que você está comendo uma deliciosa barra de chocolate suiço e de repente alguém lhe tira esse chocolate das suas mãos e você fica a ver navios. O livro é bem isso, quando você se empolga pelo fato narrado, acaba. E como não há uma referência para que você possa dar continuidade, fica realmente a "ver navios". Como como o título do livro já diz: Uma BREVE.., mas o autor se propõe, de forma muito bem explicado, a explanar bem o assunto tratado no livro. No capítulo 9 e 10, ele explanada bem os fatos e é como se o leitor estivesse realmente vivendo naqueles tempos. Uma Breve História do Mundo, é um livro que serve de base para você entender, embora de forma rápida e pouco profundo, a história do mundo em que vivemos.

Mauro Jr. 13/03/2022

A história da humanidade
É muito importante e interessante conhecer a história do mundo. Nesse livro temos como que um instigador a procurar mais conhecimento. Por exemplo, a Hitler são dedicadas poucas páginas, mas sabemos que existem inúmeros livros sobre o assunto. Pra mim esse é um livro pra despertar a curiosidade para assuntos que não conhecíamos e podemos aprofundar mais com outras leituras mais específicas. Recomendo!

MSaverna 14/02/2022

Muito bom!
Uma leitura leve, fácil e fluida. Só não terminei mais rápido pois a rotina deste começo de ano está beeemm apertada! Mas achei o livro muito bom!
Ele nao se aprofunda em cada tema, pois se tornaria um compêndio! Mas discorre de maneira interessante sobre cada época, fazendo um link lógico e fluido nas passagens de cada momento da história!
Super indico e já inclui na minha lista outros títulos do autor.

John 21/06/2021

Boa leitura
O livro traz exatamente a sua proposta: uma breve história. Os fatos são citados brevemente, de forma a fornecer ao leitor um panorama geral de cada época do mundo e acontecimentos relevantes que moldaram a humanidade até chegar ao momento presente. Boa leitura, leve, para se passar o tempo. Não recomendado para os aficcionados em história que desejam se aprofundar.

Ara 26/11/2009

Só leia este livro se nunca leu nada sobre a história do mundo. Ele realmente é muito básico, não traz grandes curiosidades, e não vai acrescentar nada caso você já tenha lido outras obras do mesmo tipo. Li História do Mundo para as Crianças do Monteiro Lobato aos 11 anos, e foi o suficiente para tornar esse livro aqui uma perda de tempo.

Tarcísio 06/08/2010

Nenhum livro fica na lista dos mais vendidos bastante tempo à toa. "Uma breve história do mundo" justifica essa presença, mostrando-se um livro que trata um tema "pesado" e culto (História) com linguagem mais simples e de fácil entendimento.

Por outro lado, aqueles que realmente gostam e têm uma maior familiaridade com o assunto acabam sentindo falta de um aprofundamento maior, de mais detalhes, de mais qualidade na descrição dos eventos históricos. Isso não é uma falha do livro e sim uma característica. O autor realmente cumpre o que promete: uma BREVE história do mundo.

Acredito que o público alvo do livro seja formado por pessoas que gostam de História mas não são aficcionados. Para estes últimos, a leitura de obras mais densas e completas sobre eventos históricos específicos será mais proveitosa e prazeirosa.

Ludmilla 17/01/2021

A história contada com objetividade
Focado no aspecto antrópico da história, remonta com objetividade a trajetória das principais civilizações.

Distante do bom humor do Bill Bryson e das divagações do Harari e mais próximo do HG Wells em Breve História do mundo, porém bem mais sucinto.

É uma boa porta de entrada, ou introdução, para outras obras do gênero.

Carol 17/05/2022

Ele é tudo menos breve
Pra quem tem paciência o livro é bom. Ele é bem rico em fatos mas falta um pouco emoção para deixar o leitor com vontade de ler

*Ana Paula* 21/01/2012

Tema interessante, um bom resumo, mas poderia ter sido melhor. Daria 3 estrelas se não fosse o ufanismo pelos Estados Unidos, que tornou o livro "irritante" e fez perder toda a credibilidade.

Como exemplo:
Napoleão Bonaparte teve direito a UMA LINHA dentre 342 páginas. Já (um tal de) Abraan Lincoln ganhou páginas e páginas...

Também acho que ele, de certa forma, ignorou a história da América do Sul após a chegada dos colonizadores e fim dos Astecas, Incas (e Maias?). Ficou focado demais na Europa, China e Estados Unidos.

Certos erros de tradução (espero que seja esse o caso) também foram bem grosseiros. Algunas frases que ficaram sem sentido, datas erradas, e que eu saiba séculos se escrevem em numerais romanos, não ordinais.

Se você idolatra os EUA pode até gostar muito.

Tenho curiosidade em ler o outro, "Uma Breve História do Século XX", mas só irei ler se conseguir emprestado, não pagaria por ele.
Esse primeiro foi emprestado, ainda bem.

Jim do Pango 03/07/2010

Very short
Como não poucas vezes ocorre em nosso mercado editorial, a tradução do título da obra o desvirtuou. Sim, pois o original, "A very short history of the World”, é mais preciso que a tradução tupiniquim: Uma breve história do mundo.

Trata-se, de fato, de uma mui curta, uma curtíssima, brevíssima história do mundo. A história é contada de forma sintética, mas completa, ao longo das pouco mais de trezentas páginas, fato que, por si só, não recomenda um comentário maior do que três parágrafos. A quem, porventura, tenha alguma dúvida acerca da possibilidade de Mr. Blainey contar uma tão grande história em tão poucas linhas, recomendo que assista ao vídeo, em voga na internet, intitulado "historia del mundo en 3 minutos" (disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=4cbQjxMNxYA). Nessa divertida animação, como o próprio título já adianta, a mesma história desfila na tela em apenas 3 minutos.

De volta ao registro do livro, devo dizer que apreciei bastante a abordagem do autor, que se refere à humanidade como um corpo só, desconsiderando questões de localização geográfica ou racias em sua análise dos povos que viveram na terra, em que pese tenha tratado do surgimento das espécies humana e suas migrações pelo globo. O principal personagem do livro é a própria humanidade e, por isso, as menções à esse ou aquele personagem histórico, ainda que existam, parecem não figurar entre as prioridades da narrativa. Fortes nessas razões, acredito ter tido uma leitura valiosa, que foi capaz de despertar o desejo saber mais desta ou daquela época específica da história da humanidade.