O Despertar

O Despertar L. J. Smith

Resenhas - O Despertar

Mandark 19/02/2023

Sombrio...
É divertido revisitar essa história tão amada mais uma vez. Ao mesmo tempo simples e cheia de nuances, a história de amor entre Elena e Stefan é cheia de reviravoltas e encoberta de sombras. A presença de Damon é ainda muito insipiente nesse primeiro volume, mas já faz toda a diferença. Gosto de como o passado vai se descortinando no decorrer da obra e mal posso esperar pra continuar os próximos volumes!!

marjx.c 18/02/2023

Leitura chatinha d+, lembra um pouco crepúsculo mas é paia, demorei mto pra conseguir ler pq não fluía.
Massssss no geral não é ruim não, bom é exagero mas até q vai, é bem adolescente e bem movimentado, recomendo pra galerinha obcecada por vampiro igual a minha pessoa kkkkk.
Sobre o romance, pra mim é mto ble, não vejo química, não vejo graça, não vejo necessidade ( time Damon on ) brincadeiras a parte, o desenvolvimento é bem xoxo mas é isso.

avaliei 3/5 pq não é péssimo mas tmb não é bom.

é isso, um beijo

lynsbok 17/02/2023

Olhe minha decepção:
Sim, eu chorei.

Comecei pois é minha serie favorita, e dizem q nossaaaa, nos livros é bem diferente, é mesmo, é bem ruim, nunca mais vou julgar a serie. A autora não soube escrever, é uma leitura chata e sem graça, e os personagens são superficial e sem desenvolvimento.

A Elena, esperava mais dela, pq diziam que ela foda demais nos livros, mais dq na serie, mas só recebi uma Barbie, loira dos olhos azuis, super estereotipada, que não sabe receber um não na vida, e que a única coisa com que se preocupa é quantas vezes no dia penteoou os cabelos.

Stefan, o da serie riria da cara desse Stefan, muito manso, muito menos vampiro, parece um adolescente de 14 anos e não de 17/18 anos, nem parece que viveu um século. Pois o da serie é bem maduro, para mostrar quanto tempo ele viveu, esse parece sla, estranho. Todo mimizendo, ai, cansaada de você.

Damon, nem aparece. Sem opiniões.

Bonnie????? apagada.

Caroline??????

Enfim, chato, insuportável, cansativo, e olha que só tem 240 páginas, e muito rápido, uma hora o Stefan não queria e na outra já tavam se beijando. Sem química, sem nexo, sem conteúdo. Parei de ler com vontade em 40% do livro, terminei por terminar, não pretendo ler os outros.

1 estrela ainda foi muito.
ds.lisboa 19/02/2023minha estante
Seu resumo está PERFEITO!

vanteinks 11/02/2023

Eu não sei porque demorei tanto pra terminar
Esse livro é muito bom, mas só pra quem gosta mesmo pq é aquele clichê óbvio de vampiros e humanos. Muito bom ser fã da série e ler comparando as diferenças e semelhanças, foi o principal motivo de eu ter começado a ler a série de livros mas agora estou totalmente interessada na história literária! Amo essa série e sinto que também vou amar a saga na mesma intensidade

Lady.Luar 08/02/2023

Não fiquei tão animada
Desde o começo da leitura eu só queria ver a parte onde o Damon chegaria e começaria a interagir com a Elena, só não imaginava que ele apareceria tão pouco na história e isso me decepcionou muito.

A Elena é muito insuportável e muito obcecada pelo Stafan. Ela não aceita que alguém no mundo não dá um pingo de atenção para ela, quando isso acontece o lado dela mimado começa a ficar agitado e ela começa a fazer de tudo para ficar com essa pessoa. O pior é que as pessoas passam a mão na cabeça dela.

Eu achei o Stefan muito fofinho, mas preciso dizer que esse homem parece que não sabe se defender. E o relacionamento dele com a Elena não é nem um pouco desenvolvido. Elena é muito emotiva.

Mesmo eu não tendo ficado tão empolgada com esse livro, como fico normalmente com livros de vampiros, eu achei que foi gostoso de ler, mesmo com a protagonista sendo uma insuportável, ele pode ser devorado em algumas horas. Estou pretendendo ler os outros livros.

Mar Duda 04/02/2023

Intrigante
Então se você for ler esse livro por favor se desprenda da série porque ele é totalmente ao contrário, eu gostei, no começo achei meio fraquinho mais depois foi melhorando creio eu que por causa que eu amo tanto a série que no início não consegui me prender tanto no livro. Mais depois fui amando vocês não vão se arrepender.

láysaa 01/02/2023

O despertar
Olha, se decepção fosse um livro ela definitivamente seria esse. Eu me pergunto como uma série tão boa e tão famosa pôde ter se inspirado NESSE livro e poder ter se transformado em algo muito muito superior.
Para mim é extremamente difícil ler e não comparar com a série até porque foi o meu primeiro contato com o universo, e por mais que eu não seja muito fã da Elena no seriado em si, nos livros ela consegue ser mais insuportável e egocêntrica ainda, além de ser manipuladora o tempo todo. Eu queria muito ter força de vontade para ler os outros, mas eu só queria arrancar meus olhos enquanto lia esse livro então duvido que eu continue a história.
Para aqueles que amam o universo de TVD, assim como eu, indico o Diários do Stefan que é baseado na série e faz bem mais sentido com o que a gente já conhece, além de trazer coisas que não vimos no seriado.

pablalves 01/02/2023

Foi uma leitura rápida. Pra quem assistiu a série, antes do livro, deve ter sentido as diferenças entre os dois formatos. Quero falar sobre a escrita, primeiro. A autora usa uma linguagem bastante acessível, confortável, às vezes ela se sai muito bem construindo algumas frases que soam bonitas. O problema, seria a construção de um ou outro personagem, as motivações rasas. Ela cria ideias muito boas, mas, no geral, acaba pecando no desenvolvimento.

Concluindo, eu gostei do livro. Mas admito que ele possui problemas.

mayaraliye 29/01/2023

É legalzinho... Ponto. ?
Já tinha lido o livro na época que eu reassistia compulsivamente a série, que foi a minha favorita na minha adolescência, e como eu nunca terminei de ler todos os livros, fiquei com vontade de retomá-lo. O livro é paradinho, os personagens não são envolventes (são até chatos na verdade, principalmente a Elena, que é insuportável), mas o finalzinho deu um gás de curiosidade de saber: o que vai acontecer agora? Enfim, foi um livrinho bom pra dar uma distraidinha.

Lary 29/01/2023

Vampiros

Mano

Um típico triângulo amoroso com uma história antiga (MUITO ANTIGA)

Só não gostei dessa menina

Anna 28/01/2023

Será que eu tenho 15 anos de novo?! Kk
Peguei o livro no fundo do guarda roupas, eu tinha comprado esse livro com uns 15 anos quando a série baseada nele bombou por conta de Crepúsculo. Podemos dizer sim que Crepúsculo foi baseado a partir desse livro antes de qualquer outra coisa já q foi escrito em 91 e tem uma garota e dois caras brigando por ela?
Uma das coisas que mais gosto desse é que a personagem principal da motivo para ter tanto cara querendo ela kkkk ela tem mais carisma, sensualidade e tal, já outras por aí não.
Stefan e Damon são muito bem representados na série, principalmente Damon. Já a Helena eu não consigo desvincular ela da série, sendo que no livro ela é outra coisa, tipo, muito diferente mesmo kkk só lendo pra ver.

De Scancetti 27/01/2023

A primeira vez que eu li esse livro eu tinha 11 anos, e francamente não lembrava de uma vírgula dele, hoje sei porque, não é um livro excepcional, ele não te marca, pelo menos não quando não se tem uma referência.

Vou terminar toda a saga, mas acredito que eu vá continuar preferindo a série aos livros nesse caso, o que é muito raro de acontecer, mas as vezes acontece.

Helena 22/01/2023

Li os livros por causa da série, mas acabei amando tanto q a série perdeu a graça. A vibe é perfeita, mas séria e sombria q a série (além da atmosfera dos anos 90). Sou viciada na era renascentista, então os flashbacks são perfeitos. A Elena é totalmente insuportável, mas eu amo a vibe dela (mto mais interessante q a da série, mas isso n é difícil). Odeio o Stefan em qualqier versão q possa existir, mas a autopiedade dele nesse livro dá vontade de gritar. Agr... o Damon... aqui ele é ainda mais cativante, mais sombrio e poderoso. Amo. As amgs dela tbm são mto mais interessantes, mas aparecem pouco no primeiro livro.
Uma coisa q mta gnt reclama é o fato de o livro ser mto parado, mas essa é a graça. N tem aquela encheção de linguiça da série, aquele monte de detalhes e acontecimentos. Torna o livro mais realista p mim. São só um bando de adolescentes emocionados (oq é natural, são adolescentes) vivendo a vida e do nada aparecem vampiros. Simples.
Mas agr, se vc leu por causa de Stelena, sinto mto , o romance é bem nhé msm. A própria escritora disse q sempre foi o Damon.