O Espadachim de Carvão

O Espadachim de Carvão Affonso Solano

Resenhas - O Espadachim de Carvão

Eduardo.Staque 24/02/2023

Relendo depois de muitos anos, com mais "bagagem" literária e com mais vivência, muitas coisas ficam visíveis.
O livro é bom, pequeno e simples, porém com alguns problemas que na época não percebi, tanto por ser uma pessoa diferente quanto por não conhecer ou ver e ouvir o autor, são problemas que não eram levados em consideração pois o mundo era diferente, mas hoje não podemos deixar de lado questões sobre a natureza e a limitação dos corpos e gênero, que infelizmente o estão lá pois o autor muitas vezes demonstra pensar dessa forma.

Enfim, sobre a trama, ela é bem simples, ainda mais por ser o primeiro livro do autor, então a cobrança é menor.
Gosto pra caramba de livros que alternam entre presente e passado, como se as passagens fossem complementos umas das outras e explicações sobre elas.
Porém, o autor peca na falta de descrição de algumas das espécies de Kurgala, já que a atenção é dada somente para aquelas que interagem diretamente com o protagonista, e peca também na estrutura dos capítulos, quebrando eles no meio sem necessidade, deixando a leitura muito corrida.

O ponto que deveria ser o mais importante, pois como padrão de livros de fantasia, tudo fica para o fim, o clímax é corrido e jogado com muita pressa e a luta final é fraca, e se pensarmos que eram dois espadachins incríveis, a resolução desse conflito é muito ruim e sem graça.

Não vou mudar a nota, pois dei ela tentando lembrar como me senti quando li a primeira vez, mas caso fosse hoje, a nota seria mais baixa.

joyboy0 07/02/2023

pog
cara eu estava com boas expectativas para esse livro, ainda mais por ser br. e ao ler eu percebi que era realmente uma obra incrível, o autor soube criar uma mitologia e um mundo incrível para kurgala, com diversas criaturas, personagens, lugares e histórias super interessantes. o protagonista também não deixa a desejar, possui uma boa história e uma boa personalidade, não só o protagonista mas os personagens secundários são legais também, apesar de não terem tanto aprofundamento.

"para que servem as cicatrizes senão para nos lembrar que o passado é real"

leiam essa obra velho, valorizem mais ainda por ser um cara pika br

Carlos 29/01/2023

O excesso de descrição que normalmente é comum em livros de fantasias se mostra bem mais ameno nas obras do autor, o que torna a leitura mais agradável e menos cansativa

Gabriel.Boeni 27/01/2023

Escrita muito boa
Affonso fez uma escrita muito dinâmica que me fez não cansar de ler, e querer continuar a cada capítulo que eu terminava, já tenho o 2 e vou ler logo em seguida!

Daniel.Lopes @encontrameulivro 25/01/2023

A história é muito legal, nada de muito surpreendente mas tem seus momentos. Tive dificuldade de imaginar as várias raças citadas no livro, vou procurar por ilustrações a respeito e me afundar mais no mundo de Kurgala.

AlexDuart05 24/01/2023

Como é bom ler uma história de aventura e fantasia escrita por um brasileiro. Junto com Raphael Montes um dos melhores escritores da atualidade.

Ana Claudia 31/12/2022

Primeiro livro do Affonso Solano que leio. A leitura começou lenta mas foi melhorando com o passar da história.

Sr. Carvalho 15/12/2022

Um bom começo
Um mundo quase em colapso, cheio de criaturas com habilidades diferentes, alguns sabem demais, outras nem tanto.

Todos foram criados por deuses, mas eles os abandonaram, como essas criaturas vão viver em paz, sem os seus criadores?

Jorge Luiz Nogueira 10/12/2022

Um gol para nossa literatura
Eu confesso que fiquei com muita dúvida entre dar 3 estrelas ou 4. No final acabei dando 4 estrelas porque os pontos fracos da obra não tira seu mérito, tampouco minha vontade de continuar a ler as sequências.

Como pontos ruins que vale destacar:

* A confusão de raças na trama e as carateristicas confusas de conseguir imaginar como elas são;
* A falta de domínio do autor de conseguir descrever cenários especiais (como as cavernas de esmeraldas) e os detalhes das raças com poucas palavras e de forma clara na mente do leitor.

Digo esses dois pontos porque foram os momentos em que mais senti dificuldade de avançar. E foram os momentos em que precisei voltar para reler as descrições até conseguir as entender. (espero ter conseguido) = )

Depois disso, acho que o livro é válido. O esforço é recompensado. Gostei dos diálogos, gostei o seu protagonista e do seu antagonista! Gostei da proposta! Muito criativa!
E fico orgulhoso de ser literatura nacional!

É um gol para nosso Brasil!

Massai 28/11/2022

Fui empolgada para ler esse livro, porém me decepcionei muito, a escrita do autor não é fluída e a tentativa de construir um mundo totalmente novo, se mostrou falha. Gerando um universo confuso, não organizado e de difícil conexão com o leitor. Tudo pareceu muito superficial, apesar dos esforços do autor em trazer detalhes para o leitor se conectar mais com a história ou com o personagem principal.

Jojo 19/11/2022

Todo livro de fantasia é lento no começo, mas esse aqui me fez questionar milhares de vezes se não deveria desistir. Q bom q não o fiz, pq é MUITO BOM!!! Tem migalha de romance, tem humor, tem reviravolta estilo novela mexicana
TEM UMA PIRATA, MEUS AMIGOS!!!!
não vejo a hora de ler o 2

Rauta 19/11/2022

Ansiosa para continuar nesse universo
Fazia um bom tempo que não lia um livro que me prendesse, até que arrisquei ler esse.
Não sei porque me demorei tanto, já que eu tinha quase certeza que iria amar, acho que o fiz por medo de me decepcionar.
Mas isso não aconteceu. Comecei a ler em uma madrugada qualquer, sem pretensão nenhuma e cheia de livros começados e não finalizados na tentativa de achar o ideal para o momento, e eu achei!!
É um livro maravilhoso, com um universo completamente novo e com personagens de nomes tão difíceis que você as vezes se recusa a tentar entender e só segue ksksksks.
Mas é perfeito, deem visibilidade para mais livros nacionais, vale super a pena!!! LEIAM ESPADACHIM DE CARVÃO!!

Arqui 14/11/2022

Ikibu!
Lido, depois de 7 anos após a compra do livro. E sinceramente, que arrependimento de não ter lido antes. Continuei acompanhando o Affonso em sua criação de conteúdo na internet, mas não tive vontade/coragem de ler, antes do lançamento do terceiro volume, depois disso só enrolei...
De qualquer forma, que aula de criação de mundo! Principalmente por ser a estreia dele como autor. Os animais, as raças (que são as estrelas aqui), as palavras, tudo muito bem feito e nada cansativo.
Só não dei 5 estrelas pois achei meio confuso a questão dos deuses a princípio, mas de resto, uma aventura muito diferente e fácil de entender.

Ikibu!!!

LGjs 23/10/2022

Uma fantasia inteiramente nova
Achei bem legal, o livro é bem escrito, a história é boa, bem contada, os personagens são interessantes. Conheci o Affonso Solano como comediante no MRG e no canal do Gaveta, mas ele também se mostrou um ótimo escritor.

É meio difícil de pegar toda a mitologia que ele cria, porque ele realmente cria do zero todo um mundo cheio de espécies conscientes diferentes. Isso dificulta um pouco lembrar das características de todas elas para imaginar as cenas. Se eu fosse um crítico, talvez dissesse que faltou relembrar um pouco desses conceitos inteiramente novos que ele introduz, mas quem sou eu.

Mas tirando isso, a construção de mundo é muito boa. Achei também a história bem construída, com os flashbacks contando aos poucos o passado do personagem, enquanto conta a história atual e ainda introduz um mundo inteiramente novo. É bastante coisa que ele faz mas de um jeito interessante e nada pesado ou enfadonho. Recomendo essa fantasia 100% BR.