Brilho

Brilho Amy Kathleen Ryan

Resenhas - Brilho

Vani Vaninha 26/06/2019

Dois dedos de prosa sobre Brilho, de Amy Kathleen Ryan.
O que aconteceria se a destruição do planeta chegasse a um nível em que, ou iríamos embora daqui ou seria o fim da humanidade?

Esse é o fio condutor da trama de Amy Kathleen Ryan no livro Brilho, primeiro da trilogia Em Busca de um Novo Mundo. Tudo que restou da humanidade teve que ser colocado em duas enormes naves espaciais que deveriam seguir uma rota específica que faria com que elas ficassem anos no espaço antes de, enfim, chegarem à Nova Terra.

As pessoas dentro das naves Empyrean e New Horizon deveriam conviver pacificamente e fazer o trabalho para o qual foram designadas, cuidando de plantas e animais a fim de que tivessem recursos para ajudar na estruturação da Nova Terra quando lá chegassem. As mulheres dentro das naves deveriam engravidar, a fim de aumentar a população e as crianças que nasceram nas naves deveriam ser criadas de forma saudável, a fim de, no futuro, poderem gerar indivíduos mais fortes.

Apesar de todos os preparativos, nem tudo sai como planejado: As naves se perdem uma da outra e uma doença torna a maioria das mulheres da New Horizon estéreis, então, como cumprir o propósito? A tripulação da New Horizon parece ter encontrado uma solução não muito pacífica e a Empyrean precisa proteger os seus.

O livro é muito bom mas tem um pequeno problema: acaba de maneira súbita e te deixa cheio de perguntas. Espero que elas comecem a ser respondidas no livro Centelha, continuação da trilogia.

Filho Amado 13/08/2018

Livro todo muito bem escrito, não sei se o autor e ateu ou cristão decidi não pesquisar sobre isso mas cara que raiva que esta me dando da Waverly não sei se sou capaz de ler a continuação mas vamos ver.

Júnior 29/07/2018

Mediano
O livro vai narrar toda essa história em 3° pessoa pelos pontos de vida de Waverly e Kieran. A história não demora para engrenar e logo nas primeiras páginas o desenrolar da trama se inicia.

Ao mesmo tempo que gostei de uma trama rápida e sem enrolação, senti uma falta enorme de desenvolvimento de personagens e aprofundamento nas descrições de cenário. Quer dizer, isso na história do Kieran. O ponto de vida da Waverly teve um ótimo desenvolvimento... combinando suspense, ação e um desenvolvimento ímpar de vários personagens, a autora conseguiu fazer que eu me importasse e começasse a torcer cada vez mais por Waverly e suas amigas. Em certos momentos e em uma cena em específico eu simplesmente aplaudi a inteligência e a persistência de Waverly e suas amigas para escapar de Anne Mather. Ponto para autora!

Do outro lado... Kieran não me empolgou. Um personagem totalmente bidimensional, raso e que consegue ser irritante na maior parte da história e que na reta final consegue se tornar ainda mais insuportável e forçado. Aliás, todo arco dele é forçado e sem graça. Não me importava com ele e logo não me importava com o que acontecia com ele. A autora viajou no rumo que deu a história dele e a cena do julgamento foi ridícula e sem noção. Eu ficava lendo e pensando: Você não cansa de forçar a barra autora?

Outro ponto negativo é a força que a autora faz pra criar um triângulo amoroso... não funcionou simplesmente pelo fato de ser mal desenvolvido em todos os sentidos e a autora não desenvolveu nada previamente sobre Seth e Waverly que justificasse isso... embora ela tenha ainda alguns acertos como a ideologia de Waverly e como a dúvida sobre o amor dela por Kieran permeia toda história e o ótimo desenvolvimento (embora ele tenha quebras grotescas de personalidade) de Seth.

É um bom livro... você consegue se divertir e até torcer pelos personagens, porém, o excesso de furos, cenas forçadas e a total mal construção do plot que envolve os personagens que ficaram na Empyream faz o livro cair muito em qualidade e poderíamos muito bem viver sem isso já que o impacto na história em si é mínimo.

Dani 04/05/2018

Surpreendente
Eu não esperava nada desse livro, nada mesmo. Eu o quis por causa da capa e acabei me apaixonando. A história é diferente, intrigante e inovadora. Sempre que eu achava que sabia para onde a história estava indo, a autora ia lá é me surpreendia. Todos os personagens principais me conquistaram, ficava com raiva junto com eles, me alegrava junto com eles. Foi um livro bem gostoso de ler e não vejo a hora de ler a continuação
inari 02/07/2018minha estante
Tem romance?

Dani 03/07/2018minha estante
Tem romance, mas a história não fica tanto no romance.

Isa Books 16/04/2018

Por fora bela viola, por dentro... também.
Esse livro nunca esteve em minhas listas de leituras, já haviam me recomendado mas eu ficava pensando: "hum, não sei. Essa sinopse não me seduz, me parece ser uma história espacial bobinha..."
Foi então que recentemente me deparei com esse livro e quando vi de fato a capa, todos aquele glitter... comprei. Sim! Comprei pela capa. Não me importava se a história fosse ruim, essa capa maravilhosa compensaria kkkk

Iniciei a leitura sem nenhuma expectativa, mas a trama aparentemente sem graça é tão sedutora que foi impossível conseguir parar de ler.
Gostei muito quanto ao fato da autora não perder tempo com blá blá blá inicial, já vai acontecendo várias coisas logo de cara e a história vai sendo tecida a partir desses fatos.
O fato dos personagens serem adolescentes (os mais velhos com 15/16) de forma alguma compromete o desenvolvimento da história. Confesso que tive esse receio de ficar presa em um mi mi mi adolescente e seus draminhas mas aqui esses coitados nem tem tempo para isso, precisam se preocupar em salvar as próprias vidas e a dos demais. A autora vai nos mostrando de que forma o caráter de uma pessoa (principalmente tão jovem) vai sendo moldado diante das adversidades.

Outra coisa maravilhosa nesse livro é que você acha que está sacando tudo mas de repente vem aquelas reviravoltas chocantes e você fica perdida no espaço/tempo sem saber mais o que pensar de determinado personagem, este acaba se tornando uma incognita: "ele/ela sempre foi assim ou é as circunstâncias que o/a estão deixando pirado(a)?"

Portanto Brilho veio para mostrar que não devemos subestimar um livro, uma lição a ser aprendida.

Nasa 08/04/2018

Em Busca de Um Novo Mundo - Brilho -Vol.1- #3 - Leituras Março
O primeiro livro da série, Brilho, de Amy Kathleen Ryan é incrivelmente bom, claro, tenho algumas pequenas ressalvas, que citarei ao longo da resenha. Mas é um livro que surpreende.

A terra como todos já sabemos está acabada, o homem com sua ganancia sugou todos os recursos e hoje nosso planeta azul está árido, agonizante. Não foi explicado o que ocorreu com quem não subiu nas duas naves Empyrean e New Horizon. Eu deduzi que o planeta sucumbiu e com ele o resto da humanidade.

As duas naves foram lançadas no espaço como arcas em busca de um planeta que possa sustentar a vida. Detalhes, a tripulação não ficou em animação suspensa, gostei disso, outra geração vai pisar na nova terra. Mas tipo daqui mais uns 45 anos. Os tripulantes precisam garantir que essa nova geração seja gerada durante a viagem ou seremos extintos. Mas procriar no espaço não é tarefa fácil.
O que me ocorreu de imediato foi os riscos de uma viagem como essa, não é como fazer uma viagem de barco, se algo acontecer e você ficar fora da nave é morte certa. Dentro da nave todos tem atividades para manter a vida e tudo funcionando. Existem florestas, tanques de peixes, animais de todos os tipos, suprimentos, máquinas, equipamentos dos mais diversos para manter a vida e trabalhar na nova terra por um futuro.
A coisa toda começa quando a nave Empyrean é atacada por sua "gêmea", a New Horizon, os tripulantes agiram emocionalmente, não havia uma guarda, armas, uma infraestrutura de segurança. Pareciam crianças sendo atacadas. Isso me chocou. O motivo do ataque? As meninas, um grupo de tripulantes da New Horizon raptaram todas as meninas, deixando para trás um grupo de meninos bem assustados.
Quando o caos se instalou na Empyrean eu parei e disse, mas que merda foi essa! E comecei a pensar em alternativas. Todos jovens demais para assumir as responsabilidades a que foram submetidos.

Waverly e Kirean são um casal apaixonado fazendo planos para casar, mesmo jovens são incentivados a fazê-lo pelo bem da missão, a não extinção. Seth é a grande zebra desse relacionamento, pois ele secretamente ama Waverly.
Ela é uma das mais velha das meninas e durante o ataque protege as menores, junto com com outras garotas. No meio do caos do ataque ela faz uma escolha que vai mudar completamente sua vida, visando proteger as meninas mais jovens vai para New Horizon.
Uma personagem forte, nada chorona, nem confusa. Apenas real como deve ser, ciente de que o jogo é de vida e morte.

Kirean e Seth são os mais velhos da nave. Kirean é filho de uma das poucas famílias religiosas da Empyrean, o um dos mais indicados a ser o sucessor do capitão.
Seth é o oposto de Kirean, mais violento, forte, até amargurado, mas humano, sensível e apaixonado. Por Waverly é claro.
Ele e Kirean vão travar uma luta pouco justa pelo poder na Empyrean que ficou avariada após o ataque.
O que Waverly sofreu junto com as outras meninas na New Horizon as marcou para sempre, mudou seus destinos, e me fez ver mais uma vez o quão baixo o ser humano pode ir em nome do que chama de fé e sobrevivência.
Temos bons vilãos no livro, destaque para Anne Mather, que usava a fé para literalmente controlar a New Horizon e estabelecer poder absoluto sobre seus seguidores.
Eu acredito que ter fé é algo particular, que não deve ser imposto, vendido, constantemente jogado na sua cara. Tem quem quer, se o ser humano conseguir ser integro por si só, essa é a maior prova de fé que poderá encontrar. Ser bom, respeitar o próximo. Seguir um líder cegamente, ceder a violência em nome de ideais ditos religiosos, é simplesmente nojento.
Os problemas são muitos, garotos assumindo tarefas para adultos, crescendo aos empurrões e sustos. O que posso dizer é que o que ocorreu não tem como ser corrigido. Foi injusto, cruel, pura tentativa de assassinato. Para justificar crimes do passado. Tipo, os filhos pagando pelo crime dos pais.

Durante a leitura não cheguei a comparar com os livros da série Jogos vorazes, pois os personagens são diferentes, as situações impostas a eles também.
A situação na qual as crianças ficaram me lembrou o livro, "O Senhor das Moscas", clássico da literatura juvenil. Crianças governando podem ser bem cruéis.
A disputa de poder entre Seth e Kirean é épica, e vai durar até o fim da série. Adorei o primeiro livro. Tomei bons sustos, fiquei revoltada em alguns momentos e tomei partido de alguns personagens. Torci muito por todos. Detalhes as capas são lindas, tem relevo e brilho. Minha nota? Cinco Beijos Mordidos!

site: http://www.nazarethfonseca.com.br/2018/04/04/em-busca-de-um-novo-mundo-brilho-vol-1-3-leituras-marco/

Patrícia 12/01/2017

Mais ou menos
Eu comecei a ler esse livro achando que seria parecido com a leitura do Jogos Vorazes... mas, acho que fui com a expectativa muito alta.

Achei a leitura cansativa e não fiquei curiosa para ler o próximo livro. Talvez eu dê uma chance ao próximo.

gilmore girlie 29/09/2016

Disponível em: M3RAKI
Waverly e Kieran estão atravessando uma nebulosa pelos últimos anos, o que os impede de admirar as tão conhecidas estrelas que fazem parte de suas vidas desde o nascimento, dentro da Empyrean. Há 34 anos no espaço, a nave tem a missão de povoar a Terra Nova, uma vez que a “Terra Velha” tornou-se um ambiente inóspito para a humanidade. Todavia, a Empyrian não é a única nave com essa missão, nem mesmo a única dentro da nebulosa.

A narrativa é iniciada num momento íntimo entre os jovens, uma vez que Kieran acaba de pedir para que Waverly se case com ele. Subitamente o clima romântico é dispersado quando a New Horizon, a nave que saiu em missão um ano antes, o que significa estar a anos luz de distância, encontra-se ao lado da Empyrean, causando uma comoção geral acerca das verdadeiras intenções dos tripulantes da New Horizon.

Quando a ameaça de um ataque torna-se palpável, começamos a conhecer de maneira mais real cada um dos personagens. Waverly Marshall é astuciosa e corajosa; Kieran Alden é uma criança destinada a comandar uma nave que esconde inúmeros segredos sob suas placas de metal; Seth Ardvale tem sua inteligência ofuscada por suas atitudes imaturas, que supostamente deveriam transformá-lo num vilão adolescente.

Um dos maiores problemas ao longo da leitura é o triângulo amoroso (indireto) que se forma entre os três protagonistas. Apesar de não ser o ponto principal da trama, o relacionamento está sempre à espreita, criando um ódio recíproco entre Kieran e Seth, que acabam disputando o controle da Empyrean após acontecimentos catastróficos. É particularmente difícil ler através da perspectiva de personagens tão rasos. Felizmente a vida de Waverly a bordo da New Horizon é bem mais interessante, ao passo que é nessa nave onde serão reveladas as motivações para o ataque.

Anne Mather, a mente que comanda a New Horizon, é uma pastora que através da religião conquistou aliados e poder ao longo dos anos. De acordo com a personagem, o Capitão Jones é o verdadeiro vilão, por não permitir o encontro das naves anos antes, ou seja, negar seu pedido de ajuda. Por alguns instantes, as palavras de Anne ultrapassam as páginas e faz com que desejemos acreditar em suas verdades, provando que a autora soube como construir a personalidade de Anne de forma talentosa.

Apesar da problemática da obra de Amy Kathleen Ryan ser citada anteriormente é válido ressaltar um ponto importante. A impulsividade parece rondar cada personagem, fazendo com que os mesmos tenham atitudes mal calculadas e ajam de forma por vezes infantil, como é o caso de Seth. Em algumas páginas sentimos que conhecemos os protagonistas e estamos formando uma conexão, porém em seguida os vemos seguirem rumos que vão na direção oposta de seus valores.

Dito isso, é necessário dizer que Brilho - Em Busca de um Novo Mundo é uma leitura agradável e certamente recomendada para quem procura uma distopia despretensiosa e muito bem construída quando se trata de cenários e trama principal, uma vez que a autora se arrisca e faz com que os assuntos debatidos tenham sua devida importância, fazendo-nos observar o universo de forma completamente diferente.

site: http://m3raki.blogspot.com.br/2016/08/resenha-brilho-amy-kathleen-ryan.html

Fernando Lafaiete 27/09/2016

Peguem este livro para ler!
Assim como eu, vocês precisam dar uma chance para este livro...

Nesta estória vamos acompanhar a busca intensa por um novo planeta. A terra deixou de ser um lugar habitável; e para resolver este problema, duas naves são enviadas ao espaço para que a “nova terra” seja encontrada. Uma dessas naves é a Empyrean, onde vive a nossa protagonista Waverly. A outra nave é a New Horizon. Esta nave foi enviada anos antes da Emperyan. Ou seja... Ela deveria estar a milhões de distância. Mas tudo muda quando ela é avistada e todos logo percebem que tem alguma coisa muito errada. Vou parar por aqui para não dar spoiler e acabar estragando a experiência de leitura de vocês! Mas já adianto que este livro está à cima da média!

Muito bom quando um livro consegue nos surpreender do começo ao fim. Não conseguia para de ler este em especifico. Não tinha intenção nenhuma em lê-lo e tinha certeza que eu não ia gostar. Quando comecei a ler, já estava esperando encontrar mais uma protagonista tonta e chorona. Mas o que encontrei foi totalmente o contrário. Este livro valeu cada minuto que eu investi na leitura! Ele possui muitos pontos positivos.

1. A personagem principal é simplesmente incrível. Ela tem atitude. Ela não fica chorando e se fazendo de vítima. Ela age, cria planos, lidera e não baixa a cabeça para a vilã. Este é o tipo de protagonista que eu adoro.
2. A escrita da autora é algo que te prende do começo ao fim. Ela não perde tempo com coisas desnecessárias. Tudo acontece rápido e de maneira envolvente. Com 50 páginas lidas, as coisas já estavam acontecendo e eu já estava viciado na estória. Sequestro, tiroteio, traição, mistérios... Tudo com apenas 50 páginas lidas. E o melhor de tudo: O livro só melhora.
3. A vilã do livro é totalmente insana. A mulher é tão sem noção e faz umas coisas tão absurdas, que eu a odiei e a amei na mesma proporção.
4. Distopia e ficção-científica juntos. Como não amar este livro?
5. Diferente dos livros YA que eu normalmente leio; graças a Deus esse não tem um foco muito grande no romance. As mulheres do livro lutam para sobreviverem e para salvarem os amigos e a família. Elas não se juntam para ficarem falando de homens. E isso é sensacional.
6. Os coadjuvantes do livro são muito bem desenvolvidos e inseridos na estória.

No meio de tantos livros conhecidos e divulgados, este é melhor do que muitos que eu já li, que são os famosos “livros modinhas”. Portanto, eu não canso de repetir. Deem uma chance para este livro. Ele merece ficar mais conhecido. Uma leitura excelente e agradável!
Paula 27/09/2016minha estante
Sua resenha me deu vontade de ler. Mais um livro entrando pra fila... rs

Fernando Lafaiete 27/09/2016minha estante
Que bom Paula. Leia mesmo. Este livro é muito legal!

Paulo 28/09/2016minha estante
Ótima resenha Fernando!
Este aparenta ser uma verdadeira pérola.

Fernando Lafaiete 28/09/2016minha estante
Me apaixonei por esta estória e amei demais a protagonista. Ela é muito foda!

Helder 19/12/2016minha estante
Mais um livro que nunca ouvi falar e vc é Esdras aparecem mostrando. Onde vcs descobrem isso??

Fernando Lafaiete 19/12/2016minha estante
Helder... Eu sou muito fã de canais e blogs literários. Descubro vários livros através destes meios. kkk

Janinha 15/03/2017minha estante
Comigo também aconteceu a mesma coisa Fernando! Não dava nada pelo livro e me surpreendi muito! Uma pena que a editora só lançou o último em ebook.

Fernando Lafaiete 25/03/2017minha estante
Pois é Jana... Eu acabei lendo o terceiro em e-book mesmo. Não tive opção! Mas o tereceiro é uma decepção tão grande, que se você resolver ler só até o segundo, não perderá muita coisa deixando o terceiro de lado.

LT 24/08/2016

A terra não existe mais, ela foi destruída por guerras, fomes e desastres naturais. Os seres humanos que ainda existem estão indo em direção a uma nova terra em duas naves: New Horizon e Empyrean. Em Brilho somos apresentados a um jovem casal Kieran e Waverly, que todos esperam que em breve se casem e formem uma família. Neste novo mundo, ou realidade se preferir, as pessoas só tem um único objetivo: crescer e se multiplicar – literalmente. A missão dessas naves é essa, a de que seus ocupantes tenham filhos, de preferencia muitos, para povoarem a nova terra. Por isso, se espera que Kieran e Waverly tenham filhos o mais breve possível, afinal, quanto mais cedo, mais filhos.

Kieran é um jovem carismático e inteligente, que todos sabem que um dia tomará o lugar do comandante da Empyrean quando a hora chegar. Ele é visto como um garoto de ouro, que qualquer garota gostaria de ter como namorado. Waverly por sua vez, apesar do que todos esperam, não se sente nem um pouco animada a ter filhos, acredita ser jovem demais e não ter certeza absoluta sobre seu futuro ao lado do brilhante Kieran. Suas incertezas são muitas e sentir-se atraída por Seth, um garoto rebelde como ela também cresceu, não ajudam em nada em sua decisão.

A vida de todos vai bem e segue tranquila, até que sua nave irmã – que deveria estar há anos luz dali, é só força de expressão, pois partiu um ano antes – para ao lado de Empyrean e uma sucessão de acontecimentos estranhos vira o mundo desses jovens de cabeça para baixo. A nave é atacada e os invasores levam apenas as garotas da nave. Os pais que tentam impedir o sequestro são mortos ou feridos. O ataque causa grandes estragos à nave e os pais tentam resgatar suas filhas, lançando-se em uma caçada em pequenas naves. Eles deixam para trás no entanto, os garotos que ficam perdidos e desorientados e não fazem ideia de como agir.

Os adultos ainda restantes tentam concertar os estragos feitos pela nave irmã, que os atacou desprevenidos, por isso são expostos a radiação e estão fatalmente destinados a morte. O capitão, então, em um de seus últimos preparativos deixa Kieran como líder da nave. O jovem se sente perdido, pois em uma única tacada se viu sem os pais, a namorada e ainda tem um monte de garotos para cuidar e gerenciar. Tudo rapidamente se torna um caos, o jovem é tirado a força do poder por Seth, que diz que ele não é adequado e nem está preparado para o cargo.

As meninas são levadas a uma nave desconhecida, forçadas a acreditar que suas famílias e amigos estão mortos e que seus raptores, na verdade, são seus salvadores. A líder da New Horizon - Anne Mather, é uma líder religiosa, que domina sua nave com seus ideais. Em pouco tempo Waverly percebe que suas amigas já acreditam nessa clériga, que com suas ideias faz com que todos acreditem que ela é uma profeta e que é boa e sempre faz o melhor por todos. Rapidamente a jovem se vê lutando contra alguém que tem muito mais poder que ela e sendo subjugada por esse “poder maligno” que a mulher tem sobre todos. Na nave elas descobrem que nenhuma das mulheres a bordo da New Horizon é capaz de dar a luz, que todas são estéreis. E que todas enxergam as garotas como uma possibilidade de mudar essa situação. Não demora para que as garotas mais velhas sejam obrigadas a doar seus óvulos para que as mulheres inférteis possam ter filhos. Enojada e cercada de repulsa Waverly decide que vai fugir daquele lugar, nem que tenha que morrer para isso.

O que ela não imagina é que seu namorado Kieran, voltou ao poder e assim como Anne Mather, ele descobriu seus dons e tem usados suas palavras para persuadir e fazer com que todos os escutem.
Waverly, com um plano arriscado, que custa a vida de uma de suas amigas foge em uma nave auxiliar e finalmente retorna para Empyrean, apenas para descobrir que seu pesadelo está longe de ter um fim e o que vem a partir desse momento? Você só vai descobrir lendo...

Brilho narra a história da raça humana sobre sobrevivência, amor, raiva, ódio. E o desejo de poder que brota no ser humano, fazendo com que ele seja capaz de cometer as maiores atrocidades, usando a fé alheia, para alcançar seus objetivos. Com uma narrativa ora lenta, ora eletrizante Amy Kathleem Ryan te leva as estrelas e te faz viajar pelas galáxias, mas, prepare-se não será uma viagem sem turbulências. Esse foi o primeiro Sci-fi que li e amei, quero as continuações e recomendo para quem quer se aventurar pelo gênero.

Resenhista: Jess Nascimento.

site: http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/

Dani 10/03/2016

Brilho - Em Busca de Um Novo Mundo #01
Sempre tive vontade de ler este livro, por causa, admito, da capa lindíssima. Fala sério, tem algo mais perfeito que Livros + Glitter? Não! ♥ Com este livro aconteceu algo engraçado; uma vez eu o peguei para ler e não consegui passar da página 30, não estava no ritmo. Abandonei e, como sou persistente, retomei vários meses depois. Me surpreendi com o quanto, desta vez, a estória me prendeu!
Brilho é uma distopia onde a Terra ficou inabitada, em decorrência da ganância humana. Agora os humanos vivem em duas grandes naves, com espaço para plantação, criação de animais, escolas, hospitais, tudo que precisam para sobreviver.
A sinopse traz um errinho: o trecho "(...) uma menina de 15 anos precisa casar e engravidar para garantir a sobrevivência da humanidade." remete que dentre todas as garotas da nave, uma jovem é escolhida para ter um filho e dar continuidade à humanidade mas, na verdade, esta é a lei deste novo mundo; toda adolescente deve, quando atingir 15 anos, se casar e engravidar o mais rápido possível, para garantir o futuro da humanidade.
Waverly, a protagonista, é a adolescente que está mais perto de alcançar esta idade, na nave Empyrean, e Kieran, o jovem subordinado do capitão, é o garoto que todos esperam que ela escolha para casar. Um amigo de infância, Seth, contribui para seus sentimentos embaralhados.
Naturalmente, Waverly se vê indecisa sobre seu futuro. Talvez ela não queira realmente casar e ter filhos agora, mas a pressão social não a deixa hesitar.
A realidade tranquila é abalada quando todos percebem a presença muito perto da nave New Horizon, que devia estar anos a frente no espaço. Este encontro traz o caos da população. O que levou esta nave a desacelerar? O que eles iriam querer da Empyrean, se ambas têm as mesmas coisas?
Nesta nova leitura, me vi totalmente envolvida. Como toda boa distopia, Brilho apresenta um futuro caótico que, de certa forma, não está tão longe assim de nossa realidade. Há muitas cenas de tensão, mistérios e abrindo brechas para muitas reflexões, principalmente sobre questões religiosas.
Os personagens são muito bem construídos e bem explorados, pois a narrativa se dá em terceira pessoa e sempre foca em algum deles. Waverly é uma menina comum de distopias, a garota que não quer aceitar a condição imposta a ela. Ela me irritou bastante em alguns momentos, principalmente perto do final, mas, em geral, admirei-a muito por ser tão inteligente e esperta.
Kieran é um bom moço, que tem os sonhos simples e comuns dos garotos daquele tempo, casar, ter uma família e uma casa. No começo ele era neutro para mim mas, aos poucos, é mostrado sobre seu passado e personalidade. Gostei muito dele, mesmo ele sendo um personagem tão certinho.
Seth no começo me agradou mas, depois, eu simplesmente o odiei! Ele fez tanta coisa infantil, ridícula com Kieran, que eu tinha vontade de estapeá-lo. Ele se justifica mas, mesmo assim, não vi sentido algum naquilo. Imagine o tamanho da minha irritação por este ser, mais ou menos, um triângulo amoroso! E eu detesto triângulo amoroso.
Mas, um livro que me causa muitas emoções sempre são meus favoritos e, para falar a verdade, não deletaria isto que me causou raiva da estória. Apenas contribuiu para que eu me sentisse instigada.
Mesmos sendo um triângulo amoroso, o livro quase não foca no romance, pois os acontecimentos tensos que se seguem deixam o mesmo em segundo plano. Há muitas cenas de tirar o fôlego, outras tristes, e perigo de morte.
O final veio com grandes revelações e deixou uma brecha enorme para a continuação, pois está claro que algo muito perigoso irá iniciar.

Sobre a série~
Brilho é o primeiro volume da série Em Busca de Um Novo Mundo. O segundo volume, Centelha, já foi publicado aqui no Brasil, em 2014, pela mesma editora. Sinopse: Depois de Brilho, a saga nas estrelas continua… Após uma fuga desesperada da nave inimiga, Waverly e as outras meninas sequestradas conseguiram voltar para a Empyrean. Mas o clima por ali não poderia estar pior. Kieran, o menino gentil e sonhador que Waverly amava, assumiu o posto de capitão e passou a agir como um tirano de sangue-frio, deixando a Empyrean sob uma tensão sinistra. Seth Ardvale, líder brilhante e arqui-inimigo de Kieran, foi trancafiado na prisão, sem julgamento. As crianças prodígios que mantêm a nave funcionando estão revoltadas com o autoritarismo do líder. Para completar, uma explosão faz soar o alarme de mais uma ameaça. Eles não estão sozinhos. A tripulação aterrorizada terá que lidar com um inimigo pior do que a New Horizon, ou o delírio de Kieran. Seth descobre um passageiro clandestino na nave, que se move silenciosamente, deixando rastros de sangue por onde passa. O criminoso quer vingança. E só Waverly é a chave para entender seu ódio e impedir que ele detone sua bomba-relógio.

site: http://danielabyrinth.blogspot.com.br/2015/01/resenha-brilho-em-busca-de-um-novo.html

Janaína Martins 20/01/2016

Você já ouviu falar nesse livro?

Primeira coisa: Você já ouviu falar desse livro? Porque eu aposto que 80% dos meus leitores nunca ouviram alguém falando desse livro. Então certo, tendo isso esclarecido, vou ao começo. Se você está se perguntando se eu comprei esse livro por causa capa, você pode ter certeza que foi sim, mas te digo que compraria esse livro mais uma vez pela capa, porque essa história é muito boa, no começo eu estava meio chateada com ele, achando uma coisa meio monótona, mas o livro com o passar das páginas vai te envolvendo tanto, que terminar ele é uma surpresa.

"Acreditar que nossa vidas importam é a essência da fé. Não somos tão grandes, nem tão brilhantes, nem tão eternos quanto a estrelas, mas carregamos pela galáxia a mensagem do amor da humanidade." Pag. 167
A primeira que coisa que você vai fazer com esse livro é esquecer a sinopse, serio, pouquíssima coisa que tem lá é realmente da forma como acontece no livro, mas prosseguindo, Brilho vai começar sendo narrado em terceira pessoa, o livro é dividido em cinco partes e em cada uma delas a narração vai em intercalando no foco dos dois protagonistas, sendo eles a Waverly e o Kieran. A história desse livro é a seguinte: O planeta Terra chegou ao fim, no livro, nós seres humanos destruímos o nosso lar, o que nos faz criar duas grandes naves (Empyrean e New Horizon), sendo que a New Horizon foi lançada ao espaço um ano antes que a Empyrean, com o único objetivo de em cem anos (em média, porque não lembro o número exatos de anos) encontrar a Terra Nova em algum lugar do espaço sideral.

"Imagino que a gente aprende a amar aquilo com que se acostumou" Pag. 350
Então o livro se inicia na Empyrean 45 anos depois da missão ter começado. E ele vai contando a história de dois jovens apaixonados: Waverly, 15 anos, Kieran, 16 anos. Eles são a primeira geração gerada com sucesso no espaço, coisa que é a prioridade deles, reproduzir. Enfim, o livro começa de fato quando o capitão da Empyrean descobre que a New Horizon está vindo de encontro com eles (sendo que ela devia estar um ano luz na frente deles), só que como o capitão teve um passado um tanto turbulento com a capitã da outra nave, ele recusa a entrada deles na Empyrean, mas a gente sabe que palavras nunca impedem ninguém.

site: http://marjebooks.blogspot.com.br/2015/12/resenha-brilho-amy-kathleen-ryan.html

Fernanda 09/10/2015

Oi Gente!

Faz um bom tempo que namorava essa obra, porém a coragem para ler nunca chegava. Entretanto, li uma resenha e resolvi dar uma chance à trama e mesmo achando a leitura um pouco difícil, a história é ótima e cheia de surpresas.

Essa é a primeira distopia que leio que se passa no espaço. Claro que, para mim, foi surpreendente a forma com a Amy Kathleen abordou a temática. A terra foi destruída e ouve uma seleção, para que duas naves fossem povoadas e que garantissem a sobrevivência do ser humano.

Porém, toda escolha vem com os riscos e mesmo todos os integrantes das naves tendo passado por testes rigorosos, sempre existem aqueles que têm o caráter maleável e podem gerar muitos problemas. No espaço, isso se torna perigoso demais.

Os acontecimentos estão envoltos em sombra, pois sendo o primeiro livro ficaram várias perguntas sem respostas, no entanto, sei que o próximo livro Centelha, iluminará muito a respeito dos acontecimentos e confesso estar muito curiosa, por não saber a verdade sobre cada personagem. Sei apenas que cada um deles possuem seus segredos ocultos, na verdade são ‘segredos’ e sim o caráter que esta em jogo.

Waverly é uma das personagens narradoras, e sua visão dos acontecimentos nos deixa bastante apavorados, pois um sequestro em meio ao espaço provoca danos irreparáveis e a expectativa do que virá no próximo capítulo é assustador.
Kieran é noivo de Waverly e com o sequestro de sua amada, fica aterrorizado e também pelas perdas ocasionadas, e ainda, tem o fato de ter que comandar centenas de garotos perdidos, em meio a sentimentos de frustração, revolta e a tristeza.

Com a pressão, pessoas boas tomam decisões desastrosas e isso é o que mais nos intrigam na leitura. No final das contas, não sabemos em quem confiar e até os acontecimentos revelados aos leitores tornam-se obscuros fazendo com que fiquemos aflitos por ler o próximo livro.

Ainda não sei quando virá o terceiro livro da trilogia, porém creio que seja logo, logo. E assim que ler Centelha trago a resenha para vocês. Apenas espero que se arrisquem!

Parabenizo a Geração Editorial pela edição maravilhosa de Brilho e confesso que fiquei apaixonada por ela.

site: http://www.amorliterariooriginal.blogspot.com.br

Jú Almeida 25/09/2015

Brilho
Com certeza esse vai ser um dos meus favoritos. Não vejo a hora de ler o próximo...
Brilho é a história das naves New Horizon e Empyrean, onde moram Waverly e Kieran. A Terra não existe mais, eles procuram um lugar para viver, mas durante essa joranada precisam se reproduzir. Durante um dia tranquilo a nave é atacada.É uma história envolvente que irá te prender totalmente