No Limite da Atração

No Limite da Atração Katie McGarry

Resenhas - No Limite da Atração

Juliana Vicente 22/05/2013

Totalmente diferente do que imaginei que seria!

Quando esse livro foi lançado, fiquei ansiosa por lê-lo, pois imaginava que seria bem parecido com Belo Desastre, lançado pela mesma editora, apesar de alguns pontos em comum, fiquei muito surpresa com a profundidade de sentimentos que esse livro me despertou.

Apesar dos personagens serem jovens na idade, estão muito distante de serem imaturos. Tanto Echo quanto Noah já viveram experiências que os fizeram deixar de ser jovens despreocupados, cada um carrega um peso enorme no ombros. Quando se conhecem não imaginam que suas histórias irão se unir tão profundamente e que tal peso será dividido entre eles.

A autora conseguiu passar toda a tensão dos traumas e medos dos personagens. É impossível não lamentar por eles, pela inocência perdida. Os personagens secundários tem destaque na trama, conseguimos ter noção de quem são e da importância deles na vida de Echo e Noah.

O que mais gostei é que o livro não foca apenas na relação amorosa de Echo e Noah, mas aprofunda na questão familiar e permite que os personagens resolvam seus problemas.

Me emocionei em vários momentos, foi impossível não derramar muitas lágrimas em solidariedade a Noah, sua transformação é lenta, dolorosa e emocionante. Já com Echo foi difícil dizer adeus a parte de sua vida, aprender que algumas coisas são inevitáveis foi a mais difícil das lições.

No limite da atração me surpreendeu de forma positiva! Espero que vocês curtam a leitura tanto quanto eu.

Jacqueline 21/05/2013

publicada originalmente em http://www.mybooklit.blogspot.com.br
"Eu a queria. Toda ela, mas a Echo merecia mais do que uma emoção rápida e um cara melhor do que eu. Tudo precisava ser lento e calculado. Eu queria deixar a garota impressionada com cada toque e cada beijo, para que seus pensamento sempre se voltassem para mim. Eu nunca mais tocaria em ninguém sem pensar nela. (pág.180)

Tudo o que Echo deseja é voltar a normalidade, mas a tarefa se torna difícil quando todos de sua escola inventam boatos sobre como ela adquiriu as muitas cicatrizes nos braços, que luta em esconder. Nem Echo se lembra do que aconteceu naquela noite, e graças a insistência de seu pai e sua madrasta, ela comparece regularmente as suas sessões de terapia, para tentar dissipar o buraco negro que se formou após o acidente.
Noah Hutchins é tido como caso perdido. Pulando de lar adotivo em lar adotivo desde a morte de seus pais, ele teve o direito de ver seus irmãos negado, a partir do momento em que agrediu seu primeiro pai adotivo.
A princípio Noah e Echo podem parecer totalmente diferentes, porém, a atração entre ambos torna-se evidente, e eles possuem muito mais em comum do que imaginam.

Uma palavra para descrever esse livro: perfeito. Tenho lido alguns livros do gênero new adult, mas nenhum deles me fisgou no nível deste.
O livro é narrado em primeira pessoa, intercalando entre a narração de Echo e Noah, nos permitindo entrar na complexidade dos pensamentos de ambos. Pessoalmente amo este estilo de narrativa, pois nos dá uma perspectiva geral dos personagens.
E não pense ao olhar para a capa que a história é apenas mais uma no meio de tantas tramas eróticas. No Limite da Atração vai muito além. O aspecto psicológico dos personagens é perfeitamente trabalhado. Katie aborda entre tantos assuntos, a bipolaridade, drogas, relacionamento com os pais, bullying, explorando ao máximo cada tema, sem nunca perder o foco. Claro que a autora não deixa a desejar na dose de romance, e o relacionamento dos dois é tão sutil, sexy, provocante, que eu queria ter a capacidade de ler em slow motion só para suspirar um pouco mais pelas cenas dos dois.

"Meu coração galopava como um cavalo. Esse era Noah Hutchins. O Noah Hutchins que recusava relacionamentos estáveis ou até mesmo sair com garotas. O Noah Hutchins que só queria transar por uma noite. Um drogado. O oposto de mim. E, nesse momento, tudo que eu queria." (pág.122)

McGarry não nos poupa de uma problemática de partir o coração. Echo tenta a todo custo se lembrar do que aconteceu no fatídico dia em que ganhou diversas cicatrizes, e sofre com o distanciamento de seu pai e suas antigas amigas. Noah sofre nas mãos do "sistema" que o afasta de seus irmãos, e se entrega a uma vida sem futuro. Juntos, Noah e Echo irão procurar por respostas, e lutar para conseguir de volta a normalidade. Mas será que a normalidade é o que eles esperam?
Eu me emocionei profundamente, chorei baixinho junto com os personagens, e me comovi com cada dilema.

Continue lendo em: http://mybooklit.blogspot.com.br/2013/05/resenha-no-limite-da-atracao-katie.html#.UZve5ldeBb8

Bia Rodrigues 20/05/2013

Resenha: No Limite da Atração (Originalmente postada no blog www.pepperlipstick.com)
O que mais me deixou frenética para ler No Limite da Atração é que ele é um new adult, e eu tenho gostado muito de todos os livros que leio desse gênero. Esperava gostar do livro e que ele fosse uma leitura leve e rápida, não estava errada, mas o livro conseguiu me surpreender muito.
Não quero soltar nenhum spoiler sobre a historia, então não vou entrar em mais detalhes em relação a que aspecto o livro me surpreendeu.

A Trama que a Katie McGarry elaborou parece cliché pela sinopse (e no inicio da leitura), aquele cliché que todos amamos, mas ainda assim, cliché rs Porém não é. A historia é muito boa, devido a alguns incidentes as vidas dos personagens mudam muito, incidentes que fazem com que quando a vida os leva a "se encontrar" ambos se entendam.

O que mais gostei foi que esses incidentes não eram detalhes banais, ou briguinhas tipicas dos pais. Noah não se tornou um rebelde sem motivos, da mesma forma que a Echo tinha suas razões para ter medo e preferir se "esconder".

A narração do livro é em primeira pessoa, porem ainda assim podemos ver a visão de ambos os personagens pois os capítulos são intercalados entre a narração da Echo e do Noah. Os capítulos são nomeados com o nome do personagens que estará narrando, eu particularmente gosto mais dos capítulos narrados pelo Noah. Não que a Echo seja um personagem chato, ao contrario, ela é um personagem bem legal e não tem aqueles momentos chatos típicos de personagens adolescentes. Ela é madura.

Eu me emocionei muito com a leitura, em diversos momentos virei a pagina como uma louca pois precisava saber que rumo a vida do meu casal tomava. Li o livro em uma noite, o que não é nenhuma novidade para vocês não é? rs Sempre que gosto muito de um livro eu não consigo interromper a leitura.

Indico no Limite da Atração com Certeza, vão, corram comprar esse livro, pois sem duvida vocês precisam ficar uma noite sem dormir para ler ele e para ter o Noah na lista dos namorados literários.

Agora vou deixar algumas quotes do livro para vocês ficarem com mais vontade de ler ainda rs

"Esquecendo todas as regras que eu tinha criado para este momento, minhas mãos passeavam pelas costas dela, enroscando seus cabelos, trazendo-a toda para perto de mim. Eu queria a Echo. Eu precisava da Echo."

"- Nunca fica melhor – eu disse. – A dor. As feridas cicatrizam e você nem sempre sente que tem uma faca atravessando seu corpo. Mas, quando você menos espera, a dor aparece pra te lembrar que você nunca será a mesma."

Psychobooks 20/05/2013

www.psychobooks.com.br

Eu tive o prazer de ler uma cópia adiantada do livro Pushing the Limits na época de lançamento nos EUA, imaginem minha felicidade ao saber que a Editora Verus comprou os direitos de publicação no Brasil e lançou No Limite da Atração. Era a desculpa perfeita que eu estava precisando para reler esse livro incrível.
Então, essa é uma daquelas resenhas em que eu vou reeditar os comentários que eu fiz quando li a obra em inglês e vou acrescentar dados sobre a edição brasileira.

- Enredo

Há dois anos, Echo era uma das garotas mais populares da escola, participava de vários grupos e era namorada do capitão do time de basquete, até que uma noite mudou sua vida. Echo teve que ficar afastada da escola por alguns dias e quando voltou, foi rotulada de esquisita, tornou-se uma solitária e não suporta almoçar na cafeteria e ter que aguentar os sussurros das fofocas enquanto ela passa. Como se tudo isso não bastasse, seu irmão está morto, seu pai casou-se com sua ex-babá e sua mãe está com sérios problemas.
Noah é o típico bad boy, com suas tatuagens e atitudes de quem não dá a mínima para o que as outras pessoas pensam, ele perdeu seus pais após um incêndio, hoje mora em um lar provisório com uma família que não liga para o que está acontecendo em sua vida e seus dois irmãos menores moram com outra família, Noah só pode encontrá-los sob supervisão de uma funcionária do governo. Prestes a completar dezoito anos, Noah só pensa em conseguir um emprego, alugar um apartamento e reconstruir sua família.
Em comum, Echo e Noah tem a mesma terapeuta, que acredita que apenas Echo pode ajudar Noah melhorar suas notas, tornando-a tutora dele.

- Narrativa e Personagens

A complexidade de problemas dos dois personagens foi muito bem explorada, deixou a trama envolvente e deu a química perfeita para o romance. Diferente de alguns livros para jovem-adulto, aqui tem algumas cenas bem sexys que cabem perfeitamente no enredo e tem a mesma importância que os outros temas abordados como: drogas, álcool, bipolaridade, família, amigos, sexo, popularidade, entre outros.
A narrativa é feita sob o ponto de vista da Echo e do Noah que se alternam em cada capítulo, um detalhe que eu gostei bastante, foi a mudança da fonte usada de acordo com cada personagem. Mesmo com mais de 360 páginas, a leitura é tão envolvente que quando o leitor percebe, o dia passou, anoiteceu e o livro acabou. A forma como a autora desenvolveu o enredo, faz com que o leitor se sinta em uma montanha russa de emoções, eu cheguei a odiar com todas as minhas forças as antigas amigas da Echo, bem como amei cada segundo em que o Noah estava em cena.
Em alguns momentos os personagens secundários roubam a cena, Beth e Isaiah são bem compostos e a boa notícia é que cada um tem seu próprio livro, o da Beth (Dare You To) já foi lançado nos EUA e tem resenha aqui. Já o livro do Isaiah chama-se Crash Into You e ainda não tem data de lançamento prevista.

- Concluindo

Como eu já comentei, a primeira leitura que fiz do livro, foi através de uma cópia adiantada, na época, eu achei que a autora repetia muito as palavras, o que me deixou incomodada na época. Mas após minha releitura, percebi que isso não aconteceu com tanta frequência, acredito que o editor deve ter colocado os dedinhos mágicos para funcionar antes do livro ser publicado oficialmente nos EUA.
Leitura mais que recomendada, principalmente para quem gosta de um pouco mais de profundidade nos livros do gênero Jovem-Adulto. Sim, é possível tratar de temas sérios de uma forma leve e envolvente.
LEIAM, simples assim =)

- Edição Brasileira

Fiquei tão feliz quando soube que a capa seria igual à americana, porque ela é simples, sexy e representa muito bem o livro. As folhas são amareladas, cada capítulo é narrado por um personagem, por isso, a fonte muda de acordo com o personagem, o espaçamento é duplo. O acabamento da capa é fosco com aplicação de verniz localizado.

"(...) Tínhamos lido sobre as sereias na aula de inglês no outono; uma besteirada de mitologia grega sobre mulheres tão bonitas e com vozes tão encantadoras que os homens faziam qualquer coisa por elas. Mas acontece que a besteirada mitológica era verdadeira, porque toda vez que eu via a Echo eu perdia a cabeça."

House of Chick 19/05/2013

Em “No Limite da Atração” somos apresentados a dois protagonistas, Echo e Noah, que tinham uma vida “normal” até que grandes acontecimentos ruins os fizeram mudar. Eles estudam no mesmo colégio e estão no último ano, prestes a completar a maioridade e, quem sabe, mudar de vida.

De um lado temos Echo Emerson, uma garota que era bem popular no colégio e namorava um carinha tão popular quanto ela, e tinha um irmão mais velho, Aires com quem tinha uma ótima relação e o amava muito. Até que uma tragédia ocorre quando ele se alista para a Marinha. Echo perde seu irmão e seu porto seguro. Pouco tempo depois, acontece algo terrível com a garota e ela vira uma esquisita cheia de cicatrizes. Mas o pior de tudo é a sensação de não saber o que realmente houve naquela noite, já que sua memória se perdeu devido ao grande trauma. Ela acaba se afastando de todos, chegando ao ponto de nem frequentar o refeitório e usar apenas roupas de mangas compridas e luvas, tentando evitar o que as outras pessoas viam nela.

Do outro lado temos Noah Hutchins, um jovem que era um dos melhores alunos do colégio e ainda participava de esportes, até que perdeu os pais num incêndio em casa, e foi separado dos dois irmãos pequenos, já que foi enviado para diversos lares adotivos e criou confusão em alguns deles. Agora, ele usa drogas, uma jaqueta de couro, calças jeans que se moldam perfeitamente em seu corpo e tem uma atitude durona.

Aparentemente eles não têm nada em comum, mas depois de ela virar sua monitora para ter dinheiro para consertar o carro de seu irmão, como uma forma de manter sua memória viva, e ele conseguir alguém para ajudá-la no conserto, eles percebem que a atração mútua existente vai ser difícil de ignorar, principalmente quando um acaba revelando segredos de seu passado para o outro. Um sentimento começa a despertar nos dois e eles vão precisar enfrentar algumas coisas se realmente quiserem ficar juntos.

“Nenhuma lágrima correu pelo rosto. O pior tipo de choro não era o que todo mundo podia ver – os gemidos, as roupas rasgadas. Não, o pior tipo acontecia quando sua alma chorava e, não importava o que você fizesse, não havia consolo.”

Vi comparações desse título com “Belo Desastre” de Jamie McGuire, publicado aqui no Brasil também pela Verus (se quiser ler minha resenha dele, é só clicar no título), mas quase não achei semelhança nenhuma entre as duas histórias. O máximo de coisas em comum é que o personagem masculino tem aquele ar de bad boy, e a personagem feminina tem um passado diferente do que as pessoas pensam. De resto é tudo muito diferente. Se fosse para eu dizer um livro que tem o estilo mais parecido com esse, acredito que “Química Perfeita” de Simone Elkeles se aproxima bastante (para ler a resenha escrita por Dani basta clicar no título).

Gosto muito quando uma autora escreve um livro narrado por dois ou mais protagonistas em primeira pessoa, e foi isso o que aconteceu aqui. Primeiro porque gosto de acompanhar seus pensamentos, o que leva o personagem a agir como age, o que sente realmente, essas coisas, e poder acompanhar esse lado sob mais de um ponto de vista é ótimo e ainda enriquecedor.

Gostei bastante dos personagens e da carga emocional que eles trouxeram consigo, não porque gostei do que aconteceu em seus passados (Deus me livre!), mas gostei de como a autora introduziu esses acontecimentos para moldar suas personalidades e para ajudá-los a amadurecer durante a história.

Curti muitos os personagens secundários do livro, principalmente o Isaiah, o irmão de consideração do Noah, dos seus dois pequenos irmãos de sangue, Jacob e Tyler, da Sra. Collins que ajudou muito os personagens principais em suas lutas e para eles se tornarem pessoas melhores e diferentes, e da Lila, a melhor amiga de Echo. Mas não gostei muito do pai da Echo, já que ele me irritava sempre, nem da Grace, que era uma “amiga” de Echo, nem da Beth, irmã de consideração do Noah.

Na realidade mesmo, eu achei a história de amor entre eles bem fofa. Eles se ajudam, se completam de uma forma natural e bonita de se ver. É aquele amor juvenil que faz nossos corações baterem de felicidade e esperança.

“Não tem nada que você possa fazer de errado, porque o simples fato de você respirar torna tudo certo.”

O único ponto que eu achei que poderia ter se desenvolvido melhor foi o começo dos sentimentos dos protagonistas. Não foi uma história dessas que vira amor só de olhar para a cara um do outro, mas mesmo assim senti que faltou uma coisa mais trabalhada, apesar de ter gostado bastante.

Se você espera que esse livro tenha cenas mais quentes ou explícitas, então está enganado, não tem nada nesse estilo de proibido para menores aqui.

Gostei que a autora soube prender o leitor com os segredos do passado de Echo, dava para sentir sua angústia por não lembrar do que aconteceu naquela fatídica noite e instigava a leitura a avançar mais para descobrirmos o que ocorreu, mas pensei que a revelação sobre as cicatrizes iria acabar se revelando algo bem diferente, talvez porque o modo como foi era algo de se esperar e eu cheguei a pensar que ia me surpreender, porém não foi o que houve.

Admito que me emocionei durante a leitura, principalmente com as cenas dos irmãos do Noah. Tudo o que eu desejava é que as coisas dessem certo para os três (ele mais dois irmãos), e o modo como Noah os tratava e tentava de tudo para que eles fossem felizes, e o quanto os amava, era lindo de se ver. Também ficava querendo chegar ao final do livro logo para saber como tudo isso ia terminar.

Adoro essa capa! Fiquei muito feliz que a Verus manteve a original, pois além de ser linda, representa muito bem os protagonistas, eles são como mostrados ali, inclusive em sua maneira de vestir. A versão impressa está ótima, com verniz localizado no título e no nome da autora tanto na capa quanto na lombada.

A diagramação está muito bem feita, com fonte e espaçamento super confortáveis para a leitura, e a divisão de capítulos é feita através do nome do protagonista da vez na parte superior, escrito com uma fonte diferente para cada um deles.

Esse livro faz parte de uma trilogia, mas podem ficar tranquilos já que um não depende do outro e as histórias apresentadas são de casais diferentes em cada um deles, e todas têm um fim. Só não há, ainda, previsão de lançamento aqui no Brasil para nenhuma das continuações.

Recomendo a leitura para todos aqueles que buscam um delicioso jovem adulto, com personagens tão bem construídos que parecem reais, sem nenhuma pitada de sobrenatural, um pano de fundo emocional e uma ótima história de amor.

Confira outras resenhas no blog: www.houseofchick.com
Beth 12/10/2013minha estante
No limite é um dos meus favoritos. Amei a história e o envolvimento dos personagens. Muito linda a história deles dois.
elizabethmsalles@hotmail.com

Zilda Peixoto 13/05/2013

No Limite da Atração
Não se deixe enganar pelo título, muito menos pela capa sensual do livro. No Limite da Atração vai muito além da imagem sexy que o apresenta. A quem o compare ao livro Belo Desastre, de Jamie McGuarie também publicado pela Verus. Mas na verdade isso é mera coincidência e definitivamente, as aparências enganam. No Limite da Atração é um livro muito diferente. Com uma narrativa intensa e bem construída, Katie McGarry nos presenteia com uma história inesquecível.

Sendo um livro New Adult podemos esperar uma narrativa com personagens atraentes e bem construídos. Porém, a autora superou todas as expectativas. Katie construiu uma trama que aborda temas psicologicamente complexos.

O livro narra à história dos jovens Noah Hutchins e Echo Emerson. Ambos estudam na escola Eastwick High e são assistidos pela sra. Collins, a nova assistente social da escola. Echo já fizera parte do grupo das garotas populares, porém algo terrível lhe acontecera. Echo não se recorda de absolutamente nada. A única coisa que carrega são as cicatrizes decorrentes da tragédia. Por esse motivo, ela é obrigada a frequentar as sessões com a sra. Collins.

Noah também carrega suas mazelas. Após a morte de seus pais, ele fora adotado e já passara por diferentes lares. Como todo badboy que se preze, Noah não curte muito estudar e foge de qualquer relacionamento sério. O único objetivo de Noah é conquistar a guarda de seus irmãos Jacob (8 anos) e Tyler (4 anos) separados desde a morte de seus pais. Porém, Noah precisará enfrentar muitos desafios para conseguir alcançar seu objetivo, a começar por conter sua impetuosidade e aparente agressividade.

As histórias de vida de Echo e Noah vão se misturando. Compartilhando sentimentos de perda e revolta ambos são obrigados a conviver. O que os dois não imaginavam é que algo a mais surgisse em meio a tanto sofriemento. Tanto Echo quanto Noah carregam segredos que colocarão em prova sua fé e esperança. E no meio disso tudo surge uma atração muito forte que nenhum dos dois é capaz de conter.

"O pior tipo de choro não era o que todo mundo podia ver — os gemidos, as roupas rasgadas. Não, o pior tipo acontecia quando sua alma chorava e, não importava o que você fizesse, não havia consolo. Algo murchava e se tornava uma cicatriz na parte da alma que sobrevivia. Para pessoas como a Echo e eu, a alma tinha mais cicatrizes do que vida."
O livro é dividido em capítulos que intercalam o ponto de vista de cada um dos personagens. Nos capítulos narrados por Echo vamos descobrindo o que de fato acontecera e o que levou a se tornar uma garota “esquisita”. Pela visão de Noah conhecemos o drama de pessoas que são afetadas pelo “sistema” e que lutam por uma vida aparentemente normal.

Pela sinopse é possível que o leitor tenha uma impressão equivocada do livro. Pois o mesmo não trata apenas de um relacionamento entre jovens que estão com a libido à flor da pele. No Limite da Atração trata de temas complexos e delicados como: a adoção, o consumo de drogas, álcool, a bipolaridade, o relacionamento conflitante entre pais separados, sexo, bullying e o amor incondicional à família.

Os personagens secundários também se destacam. Beth e Isaiah, amigos de Noah, colaboram com sua participação expressiva e marcante durante a narrativa. Os próximos livros da série abordarão os personagens. O segundo Dare You To será focado na personagem Beth e Crash Into You em Isaiah, ainda sem previsão de lançamento no Brasil. Fiquei imensamente feliz com a ideia de dar continuidade a essa história tão fascinante, já que os dois personagens são tão cativantes quanto Echo e Noah.

No Limite da Atração é o típico livro que prende a atenção do leitor. A escrita de Katie é simples e a leitura flui naturalmente. Li o livro em pouco mais de três horas. É como se pudéssemos devorar as páginas. Fora as lágrimas que tive de conter para dar continuidade à leitura. Com sua delicadeza aos narrar os fatos a autora emociona e marca nosso coração imediatamente.

Apaixonei-me por Noah desde o primeiro momento. Suspiros em grau mil!!! Com seu jeito arredio, por vezes grosseiro, o personagem se destaca por seu temperamento forte e decisivo. Echo também merece elogios por sua determinação. Mesmo sofrendo horrores a personagem é valente. A química entre o casal é um dos pontos fortes da narrativa. Isso torna o relacionamento bem construído permitindo que tenhamos maior identificação.

“Esse era Noah Hutchins. O Noah Hutchins que recusava relacionamentos estáveis ou até mesmo sair com garotas. O Noah Hutchins que só queria transar por uma noite. Um drogado. O oposto de mim. E, neste momento, tudo o que eu queria.”

A diagramação do livro está excelente. Diferentes fontes foram utilizadas para caracterizar os personagens. Para Echo, uma letra cursiva bem delineada e para Noah letras de forma que definem sua personalidade forte. A revisão fizera um excelente trabalho. A imagem da capa condiz perfeitamente com o conteúdo apresentado.

Espero que tenha conseguido expressar o quão intenso foi à leitura desse livro. Conter os suspiros e os spoilers é algo extremamente difícil, já que estamos falando de um livro tão completo. E para inspirá-los confira a excelente playlist formulada pela autora para compor a história. Obviamente recomendo a leitura. Um dos melhores do ano. Cinco estrelas em todos os aspectos.

*No Limite da Atração é o primeiro volume da saga Pushing the Limits, que conta até o momento com: um conto e dois livros já publicados nos EUA (Pushing the Limits , Dare You To, Crossing the Line), e um terceiro livro Crash Into You.

Vanessa Vieira 12/05/2013

No Limite da Atração_Katie McGarry
O livro No Limite da Atração, de Katie McGarry, nos conta a história da jovem Echo Emerson. Durante uma noite misteriosa, Echo deixou de ser a garota popular do colégio para se tornar uma aluna "esquisita", com várias cicatrizes pelos braços e alvo de piadas e comentários maldosos pelos corredores da escola. Ninguém sabe o que realmente aconteceu naquela noite fatídica, nem mesmo ela, que devido ao choque acabou se esquecendo do ocorrido. Tudo que a jovem deseja é ser normal, ou melhor, retornar a normalidade de sua vida.

Quando o bad boy Noah Hutchins - incrivelmente sedutor e atraente -, cruza o caminho de Echo, seu mundo dá um giro de 360º. Apesar de não ser muito sociável e de agir muitas vezes, de forma bastante dura, Noah a compreende como ninguém, de um modo que ela jamais imaginou que poderia ser possível. Aparentemente, eles não têm nada em comum, muito pelo contrário, possuem personalidades bastante distintas entre si. Porém, os segredos intricados no interior de cada um deles, os atraem como um imã, culminando com uma proximidade cada vez mais íntima entre os dois, apesar de causar muitos conflitos emocionais.

Independente das complicações advindas deste relacionamento, a atração entre ambos é imensa e cada vez mais forte. Echo é colocada na berlinda, e terá que buscar as respostas de que precisa dentro de si mesma, além de se indagar se vale a pena ir mais fundo e se arriscar pela única pessoa que consegue entendê-la até hoje, além de lhe despertar a chama mágica do amor.

No Limite da Atração, livro de estreia de Katie McGarry, nos traz um romance bem-sucedido e intenso, repleto de conflitos, com uma linguagem agressiva e contemporânea. Aqui conhecemos a luta de duas pessoas que já passaram por boas e poucas na vida, o que lhes acarretou profundas feridas na alma, em uma busca incondicional pelo amor, que se torna a única cura para as suas mazelas. Narrado em primeira pessoa, pelos pontos de vistas de Echo e Noah, alternadamente, acompanhamos uma jornada de vida devastadora e sensual, uma história de amor que vai sendo brilhantemente construída capítulo após capítulo, com uma narrativa abrangente e fluída. Echo e Noah são como pássaros feridos, que possuem apenas uma asa e precisam ficar juntos, apoiados um no outro, para conseguir dar um voo rasante pela vida.

Os personagens foram muito bem construídos, principalmente no que concerne a sua humanidade. Noah, mesmo sendo um bad boy, é o que mais mostra esta faceta, principalmente no que se refere aos seus irmãos. Temos uma clara demonstração de sua bondade e amor e do seu senso de responsabilidade, e esse foi um dos pontos que mais me encantaram na trama. E, apesar de ser um pegador, desde que ele conhece Echo e sente seu coração palpitar pela moça, ela se torna única em sua vida, mesmo que de início ele não tenha certeza de que ela sente o mesmo por ele. Sim: lindo, sedutor, com pegada e fiel. Tem como não se apaixonar pelo Noah?

"(..) Em um movimento rápido como um raio, ele colocou as duas mãos na parede de tijolos e me enjaulou com os braços. Então se inclinou na minha direção e meu coração engatou uma marcha que eu não sabia que existia. O hálito quente acariciou meu pescoço, derretendo minha pele congelada. Inclinei a cabeça, esperando o calor sólido do corpo dele contra o meu. Pude ver os olhos dele de novo, e aqueles globos escuros gritavam que estavam com fome (...)."

Os sentimentos dos personagens, suas mágoas, dores, são quase que palpáveis durante a leitura. Drogas, relacionamentos familiares, rejeição, tudo é descrito de uma forma tão real e intensa, e apesar da alta carga dramática presente no enredo, isso não torna a história em si dramática, pois a autora soube costurar em seu enredo tudo na medida certa, sem pender para um lado sombrio. Muito pelo contrário, tais fatos contribuem para tornar a história impetuosa e atraente.

Echo não sabe o que vitimou as suas cicatrizes e o que mais lhe incomoda não é o ocorrido em si, mas a sua desmemória quanto aquela noite. Antes de tudo acontecer, ela já se encontrava bastante fragilizada, pois tinha acabado de perder seu irmão Aires, que lhe tirou totalmente o chão. Ela é incompreendida em sua família, e seu pai parece só ter olhos para a madrasta e o bebê que ela carrega no ventre. Noah lhe traz um conforto impressionante, que nem mesmo ela sabe explicar, e uma sensação de paz e segurança enorme. Suas cicatrizes em momento algum se mostram um problema para ele, fato que alguns garotos do colégio abominam, inclusive seu ex-namorado, Luke. Noah e Echo, mesmo sendo diferentes, tendo em comum apenas os seus problemas, se mostram indispensáveis um para o outro, tal como as peças de um quebra-cabeça.

Em suma, No Limite da Atração nos traz um romance New Adult intenso, impetuoso e envolvente. Ao contrário do que muita gente possa achar, não encontrei semelhanças entre ele e Belo Desastre, de Jamie MgGuire, que pertence ao mesmo gênero. São histórias completamente diferentes uma da outra, tanto na narrativa quanto na construção dos personagens e do romance. A capa é linda e retrata bem tanto as características físicas dos personagens quanto os traços de suas personalidades e a diagramação está excelente, incrivelmente caprichada. Defino No Limite da Atração como uma das minhas melhores leituras deste ano de 2013 e mais do que recomendo!

Patrícia 08/05/2013

Mix Literário
“No Limite da Atração” é primeiro livro da série Pushing the Limits e minhas expectativas para leitura desse livro eram altíssimas sendo considerado por mim um dos lançamentos mais aguardados para este ano. Posso lhes garantir que não houve uma única página de decepção.

O livro conta a história de Echo Emerson, uma garota popular que se transforma em uma “esquisita” com várias cicatrizes nos braços e alvo fácil para fofocas repentinamente. Ninguém sabe o que aconteceu e Echo não consegue lembrar-se de toda a verdade sobre a noite em que sofreu os ferimentos. No entanto, o que Echo mais deseja é que sua vida volte ao “normal”. Quando Noah Hutchins, um rapaz lindo e solitário, entra em sua vida, com atitudes firmes e uma surpreendente capacidade de compreendê-la, seu mundo é transformado de tantas maneiras que ela nunca poderia ter imaginado. Mas, ambos carregam segredos que podem desestruturar essa relação, porém, é impossível ignorar a atração entre eles e ficar juntos vai se mostrar uma tarefa extremamente complicada. Eles terão que se perguntar até onde são capazes de ir e o que estão dispostos a arriscar pela única pessoa que pode ensiná-los a amar novamente.

A forma como Katie desenvolve seu enredo é bem estruturada e coerente, nada escapa à sua visão, não há enrolações ou espaço em branco que possa deixar dúvida sobre qualquer atitude de seus personagens. Poucas são as autoras que descrevem tão bem esse universo juvenil e nos envolvem em suas leituras. Echo e Noah não são jovens comuns. Eles trazem consigo uma carga emocional arrebatadora e a forma como esta é descrita nos faz sentir como se estivéssemos em sua pele, sentido sua dor, o seu desespero e até mesmo sua felicidade. Por várias vezes me peguei pensando como eu suportaria suas perdas e seus traumas, esse foi um dos poucos livros que me fez chorar como se tivesse sentido a dor de seus personagens.

Uma escrita sensível e envolvente, na qual fomos arremessados a um universo único cheios de perdas, traumas, amor e superação. Uma obra recomendadíssima que está em minha lista de favoritos e para várias releituras. Não deixem de conferir e se apaixonar pela escrita de Katie.

"No limite da atração" é um dos finalistas do RITA 2013, considerado o Oscar dos romances, o livro de Katie McGarry está concorrendo nas categorias melhor primeiro livro e romance jovem adulto.

Moonlight Books 06/05/2013

No Limite da Atração poderia ser apenas um YA, e era isso o que esperava encontrar aqui, mas ao mergulhar na trama, fui surpreendida pela gama de assuntos que a autora abordou em sua obra, relações familiares, preconceito, adoção, luto, bipolaridade, e como ela consegui trabalhar cada um deles de maneira forte e envolvente. O romance existe, mas mais do que isso, conhecemos a fundo os problemas e desafios dos personagens. São situações muito vivas, que nos fazem crer profundamente em todo o universo deste livro. O que quero dizer é que mesmo sendo uma obra de ficção, é uma história que poderia acontecer conosco, com nossos amigos, algo verossímil e legítimo, nos deixando bem próximos de cada acontecimento, e muito emocionados.

Echo foi uma garota popular, mas isso é passado. Hoje ela faz terapia, sofre com a morte do irmão na guerra, sua mãe não pode vê-la por causa de um termo de restrição, vive com um pai autoritário e uma madrasta que odeia. Echo, é vista pelos antigos amigos da escola como "A Esquisita", é alvo de fofocas constantes. Qual motivo? As estranhas cicatrizes que cobrem seu corpo, e ela não sabe como as conseguiu. Echo é tida como uma suicida mas o que ninguém sabe, e no começo o leitor também, é que ela não se machucou em uma tentativa de suicídio, ela na verdade é uma vítima mas por vergonha, prefere deixar que as pessoas pensem assim. Dói muito ver o que Echo passa em seu dia a dia, as atitudes que ela toma para tentar encaixar-se novamente em seu antigo mundo, as tentativas de agradar as pessoas para ser amada, deixando muitas vezes seus sonhos e anseios de lado por medo de não ser boa o suficiente. Não lembrar o que ocorreu a consome, pois no fundo ela acredita que pode ter provocado aquilo. Mas não, o que vi foi uma garota que confiou na pessoa que deveria amá-la e protegê-la acima de tudo, mas por uma doença e boa dose de egoísmo, fez totalmente o contrário.

Noah, foi um garoto bem comportado a vida toda, mas ao perder os pais em um incêndio, tudo mudou. Ele foi afastado dos irmão mais novos, levado a viver em lares adotivos e infelizmente, caiu no mundo das drogas. Ele deixou de lado o carinha fofo, e assumiu a postura de bad boy. Mas não pensem que ele odeia o mundo, esta foi sua maneira de defender-se dos adultos, do sistema, os quais ele não confia, porém seu maior sonho é ter a guarda dos irmãos e recuperar sua vida, mas não será tão fácil quanto parece. Por enquanto terá que suportar as sessões de terapia e provar ser uma pessoa que está se recuperando. Não há como evitar a emoção ao presenciar a luta de Noah pelos irmão, mais do que a guarda, ele tenta não ser esquecido pelos garotos e perder o afeto deles, nem deixar que eles esqueçam os pais que morreram.

São dois jovens que em condições normais não teriam nenhuma proximidade, o mundo dos dois era bem distante, mas ao sofrerem suas perdas, acabaram no mesmo local, o sala de terapia da Srta. Collins (uma terapeuta camarada). Foi ali que Echo e Noah trocaram as primeiras palavras, e sem querer, começaram a se aproximar, e o melhor de tudo é a atração inevitável que surge imediatamente entre os jovens.

Existe uma química atordoante entre o casal, algo que faz o coração palpitar, mesmo os dois não entendendo-se logo de cara. Mas não é somente isso, há algo mais profundo, que vai além da pele. Noah encanta-se pela jovem, por seus tristes sorrisos, pelo doce som de sua voz, pela fragilidade que emana dela, despertando seu lado mais protetor. Echo sente-se bem recebida, protegida. Sente confiança em Noah. A aproximação é lenta, como uma dança bem ensaiada. Existe receio dos dois lados de cometer outro erro e complicar mais a vida, fora o medo de amar e perder o que mais ama. Eles vão adaptando-se as personalidades um do outro, aceitando seus sentimentos e por fim rendem -se a uma paixão, que logo vira algo mais profundo.

Leia o restante desta resenha em http://www.moonlightbooks.net/2013/05/resenha-no-limite-da-atracao.html

Camille 30/04/2013

Echo não se lembra do que aconteceu. Seu cérebro tinha decidido que não era hora de saber e todos pareciam concordar que falar não era, nem nunca seria, a melhor opção. Ela, por sua vez, pensava que, se ela soubesse, todos os pesadelos e toda a tristeza podia deixar de fazer parte do seu dia a dia.

Noah tinha o passado em suas mãos e a culpa o deixando estagnado. Ele queria que o tempo voltasse, queria corrigir seus erros e, acima de tudo, queria sua família de volta. O problema é que essa não era mais uma opção, e viver longe de seus irmãos o atormentava 24 horas por dia, sete dias por semana.

Quando as situações levam Echo e Noah a se encontrarem, a animosidade pode ser tão duradoura quanto um minuto. Às vezes é esse o tempo necessário para fazer tudo mudar. Eles sabem que uma escolha pode transformar vidas e sabem que mais importante que encarar essas mudanças é fazê-las e assumir o risco.

No Limite da Atração pode começar aparentando ser mais um livro para jovens adultos, mas não se deixe enganar pela aparente normalidade da narrativa. Ele é capaz de nos fazer pensar, nos ensina sobre perdão, superação e amor como poucos livros conseguem.

Katie McGarry nos envolve no romance do casal e aprofunda as personagens de forma incrível. Junto a elas vamos aprendendo que algumas vezes é preciso acreditar e confiar em si e, principalmente, no outro. É sobre isso que fala No Limite da Atração. É sobre lembrar sem esquecer, e viver com as lembranças que podem doer, mas fazem parte de quem somos.

Chorei. Não consegui interromper a leitura. Ela foi um ensinamento em um momento que estava inquieta, com o coração apertado, com esperança e receio tão unidos. O medo de Echo, de não ser boa o bastante para ser valorizada, não necessariamente em um relacionamento amoroso.

É garantido se apaixonar pela história, pelas personagens secundárias e, óbvio, pelas principais. É muito mais do que parece, e muito mais do que se predispõe a ser. Um livro para se ter na estante e reler algumas vezes: ele permite novos ensinamentos a cada leitura.

Biah @garotapaidegua 22/04/2013

Maravilhoso!
No Limite da Atração é um título que não diz nem a metade do que você vai encontrar durante a leitura. Não depois de eu ter acompanhado os personagens em uma jornada cheia de extremos. Eles estiveram no limite, eles se colocaram no limite de várias maneiras: no limite da esperança, do medo, da insanidade, do amor fraternal, da saudade. Eles estiveram no limite ao fazer escolhas dolorosas demais até pra mim, que apenas pude me imaginar na situação. E eu chorei, muito.

Na verdade eu me pergunto se é possível ao menos não se emocionar com as estórias de vida dos personagens. Echo perdeu o irmão, a quem tanto admirava, na guerra do Afeganistão, e meses depois vivenciou uma situação da qual não se lembra direito, e que a deixou com cicatrizes feias nas mãos e braços. Ela só sabe que sua mãe tentou lhe matar, mas a sua mente reprimiu as lembranças. Agora, dois anos depois, ainda tenta se lembrar do que a machucou tanto, e anda com os braços e mãos cobertos, e com sua popularidade quase extinta, pode contar com poucos amigos. E com medo de ser tão maluca quanto a mãe.

Noah vive em um lar adotivo. Depois de perder os pais em um incêndio, passou a ter sua vida controlada pelo Estado. Ao agredir seu primeiro pai adotivo, ficou taxado como uma pessoa de personalidade agressiva e perdeu o direito de ver seus irmão mais novos, Jacob e Tyler, com mais frequência. Seu objetivo de vida é ter seus irmãos de volta, e para isso precisa aguentar suas sessões com a assistente social do colégio. Mas seu caminho vai cruzar com o de Echo, e depois desse encontro sua vida vai mudar. Ambos vão perseguir seus limites, e nos emocionar muito no processo.

- Pela última vez, eu não dou a mínima para as suas cicatrizes.
- Mentiroso - ela gritou. - Por que a única maneira de alguém ficar bem comigo é essa pessoa me amar. Me amar de verdade, o suficiente para não se importar que eu seja toda marcada. Você não ama as pessoas. Você transa com elas. Então, como você pode querer ficar comigo?
- Ela me resumiu com perfeição. Eu não amava as pessoas - só os meus irmãos.

Por que não há como não se emocionar. Eu me coloquei no lugar dos dois e o meu rosto doía com as lágrimas que eu não deixava rolar. Como não torcer para Echo recuperar suas memórias e fazer as pazes com seu passado para poder seguir em frente? Como não torcer para Noah, tão arrogante e sarcástico por fora, mas com um amor tão grande pelos seus irmãos, recuperar a guarda deles e ter uma família de novo?

Mas o livro não é só drama né gente? Ninguém aguentaria se fosse. Há muitos momentos hilários, sensuais, tensos, e os personagens secundários são ótimos! A Sra. Collins, a assistente social, protagoniza momentos muito hilários ao lado de Noah. Numa hora eu soltei uma daqueles HAHAHA super espontâneo. Os irmãos do Noah são uns fofos; Lila, a amiga de Echo, é realmente nota 10. Palmas pra ela. Beth e Isaiah também foram perfeitos. Ah, as cenas entre os dois variam da fofura para a sensualidade de um segundo ao outro! Eles ficam se provocando. Noah vive citando que nunca viveu algo tão erótico antes hihihi. E ele tem aquele jeitão sexy e experiente sabe? E assim como a Echo se derretia, eu também me derretia. HAHAHA A-D-O-R-O!

- Faz amor comigo, Echo. Eu nunca fiz amor.
Não podia ser. A reputação de Noah se espalhava por todos os corredores.
- Mas...
Ele me cortou com um beijo.
- Sim, mas eu nunca fiz amor. Aquelas garotas não significavam nada . Você... - A língua dele provocou meu lábio inferior, fazendo meu corpo se derreter. - É tudo. (...)

Eu amei o livro. Fiquei até as 5 da manhã lendo. Eu estava com os olhos ardendo, tanto de chorar como de sono, mas eu precisava terminar o livro. É um estória linda, daquelas que arrancam sorrisos enormes e gargalhadas quando menos se espera, assim como arranca suspiros e lágrimas. Com certeza eu vou reler, assim que eu tiver um pouco de tempo. Na verdade talvez eu nem espere tanto assim. Amei, amei e amei. Preciso dizer mais?

P.S. Não se deixem levar pela comparação com Belo Desastre, que eu já li e amei, mas se você não gosta não se preocupe, pois não é parecido não ;)
Cris Paiva 29/04/2013minha estante
Ai que lindo!!! Adoro livros com personagens traumatizados, e esse parece ser um daqueles que prende e a leitura.

miriam 02/05/2013minha estante
Otima resenha.Vou compra e vou ler!

Joelma 08/05/2013minha estante
Olá. Por causa da sua resenha maravilhosa eu comprei o livro, não vejo a hora de iniciar a leitura.
Bjs

miriam 16/05/2013minha estante
Alguem sabe se vai ter continuaçao?Por que achei o livro sem final.Gostei do livro mas não AMEI!

Camis 15/06/2013minha estante
Adorei sua resenha! Refletiu exatamente a estória, que é bela e cativante! Eu amei este livro e com certeza é um dos melhores que já li neste ano!

Bruna Baggio 27/06/2013minha estante
VOU LER POR ESSA RESENHA!!!!!!!!!! HAHAHA

Luh 13/04/2013

Mesmo que você não goste muito de romances, você precisa ler este livro.
Resenha retirada do blog Fome de Livros: http://www.fomedelivros.com/2012/07/resenha-pushing-limits.html

A Trama: Vou começar aqui admitindo que eu chorei lendo esse livro e é muito raro isso acontecer. No Limite da Atração é uma história linda sobre dois adolescentes que começaram suas vidas de uma maneira completamente normal e, após acontecimentos terríveis, acabaram cheios de problemas.
A trama inicia com Echo e Noah sendo escolhidos para fazer parte de um novo projeto de sua escola e eles acabam se conhecendo no primeiro dia com a nova assistente social, Mrs. Collins. A primeira interação entre os dois não é nada amigável, o garoto acaba fazendo uma brincadeira idiota e deixando a sensível Echo um pouco brava. É claro que, por uma força do destino (chamada Mrs. Collins), Echo acaba sendo tutora de Noah e é exatamente assim que começa um dos romances mais bonitos que eu já vi. Não vou mentir e dizer que a trama não tem suas falhas, é claro que tem algumas, mas para ser sincera eu não consigo me lembrar de nenhuma, pois o que me marcou foram as emoções fortes que senti durante a leitura. Recomento o livro a todos, vai valer cada segundo do seu tempo!

Os Protagonistas: No Limite da Atração gira em torno dos dois protagonistas, então é impossível falar pouco sobre eles. Echo é uma jovem e bonita que costumava ser normal e até popular no início do ensino médio. A vida inteira da garota muda quando ela acorda em um hospital com os braços enfaixados, sem ter memória alguma de como chegou lá. Echo passa então a ser excluída pela sociedade e usa luvas compridas todos os dias (inclusive no verão) para esconder as marcas deixadas pelo ataque que sofreu. A garota tem sérios problemas, mas é justamente isso que eu gostei nela. Echo é uma pessoa de carne e osso e não uma daquelas heroínas poderosas que não tem medo de nada. Na verdade, eu diria que Echo tem mais defeitos que as pessoas normais, mas cada um destes revela um pedacinho da garota por trás das luvas e tudo o que aconteceu com ela até chegar àquele ponto. A protagonista é insegura, carente, levemente paranoica e influenciável. Parece clichê, mas o que ela mais deseja é ser aceita e amada.
Noah é, se é que é possível, ainda mais problemático que Echo. O garoto costumava jogar no time de basquete e ser popular até que seus pais morrem, deixando ele e os dois irmãos órfãos e sozinhos. Noah entra para o  sistema de adoção e acaba se transformando em um delinquente. Ele usa drogas, arromba portas e não parece ter respeito algum por autoridades, mas é impossível não se apaixonar por esse personagem cativante. Tudo na vida de Noah gira em torno de seus irmãos mais novos e ele faz todo o possível para passar mais tempo com os pequenos, mas a cada decisão que ele toma, os irmãos parecem se afastar mais e mais. Noah, mais que qualquer coisa, me parece perdido, como se não soubesse mais qual seu propósito na vida.

Os Personagens Secundários: Os outros personagens me surpreenderam muito, com protagonistas tão envolventes eu pensei que eles roubariam toda a cena e os outros mal seriam notados, mas não foi o que aconteceu. Cada um deles era cativante por mérito próprio e Katie McGarry mostra todo o seu talento ao descrever suas personalidades de maneiras surpreendentes e completamente inusitadas.
Mrs. Collins aparece nos momentos em que mais precisamos, com seu jeito enigmático e métodos nada tradicionais, e ajuda muito o casal de protagonistas durante a fase mais difícil de suas vidas. Acredito que ela foi uma das personagens mais importantes do livro, mantendo um clima mais leve ou intenso sempre que necessário. Apesar de Echo considerá-la extremamente malvada, eu nunca vi nada nos olhos de Ashley além de amor e compreensão. Claro que ela dizia as coisas erradas às vezes e era bastante egocêntrica, mas sempre parecia ter a melhor das intenções.
Beth e Isaiah, os amigos drogados de Noah, me assustaram um pouco e não me agradaram no início, mas conforme eu conhecia melhor o passado deles, compreendia cada vez mais a mensagem do livro: todos são humanos e erram repetidamente até acertarem aqui e ali.
Entretanto, o prêmio de "personagens secundários mais encantadores" vai para os irmãos mais novos de Noah, Jacob e Tyler. Com oito e quato anos, respectivamente, os meninos me deixavam, no mínimo, à beira das lágrimas sempre que apareciam nas cenas. Divididos entre a relação com seus "novos pais" e o irmão da família "antiga", os meninos era tão doces e ao mesmo tempo tão tristes que foi completamente impossível não me apaixonar pelos personagens desde o início e torcer com todas as minhas forças para que, não importa o que acontecesse, aqueles meninos ficassem felizes no fim da história.

Capa, Diagramação e Escrita: Acho essa capa muito bonita, ela retrata perfeitamente minha imagem de Echo (Noah não está tão rebelde assim nessa imagem) sem revelar demais o rosto da garota, deixando espaço para a imaginação. A escrita alterna entre o ponto de vista de Echo e Noah em cada capítulo, permitindo ao leitor conhecer a fundo cada um dos protagonistas, e não consigo imaginar o livro de outra maneira.

Concluindo: Entrou para a minha lista de "melhores do ano" sem dúvida. Eu não sou fã de romances porque tudo sempre parece um pouco perfeito e forçado demais, então amei o livro por ser completamente diferente do que eu espero quando ouço a palavra "romance". Os personagens eram cativantes, a trama era simples e ao mesmo tempo repleta de pequenos detalhes escondidos, a escrita da Katie McGarry é maravilhosa e minha única reclamação é que não terá uma sequência (o próximo livro da autora será sobre a Beth).
No Limite da Atração, na minha opinião, foi feito para leitores mais velhos maduros, considerando que menciona drogas, sexo e outras coisas pesadas.

Quotes:

O pior tipo de choro não é aquele que todos podem ver - a lamúria nas esquinas, o rasgar de roupas. Não, o pior tipo acontece quando sua alma derrama lágrimas e não importa o que você faça, não há maneira de confortá-la. Uma parte murcha e se torna uma cicatriz na parte da sua alma que sobreviveu. Para pessoas como eu e Echo, nossas almas contém mais cicatrizes que vida.

Normal. Ela queria ser normal e eu também.
viibarbosa 17/04/2013minha estante
morrendo de vontade de ler só por causa da sua resenha.

Aline Ramos 28/04/2013minha estante
Também quero ler por causa da sua resenha! Já esta na minha lista de desejados.

Luh 28/04/2013minha estante
Own, obrigada! O livro é muito bom mesmo e foi um dos meu TOP 3 de 2012!

Brenda Silva 15/07/2015minha estante
Também chorei acho que em todas as cenas com os irmãos do Noah. Livro maravilhoso.