Ruínas de Gorlan

Ruínas de Gorlan John Flanagan

Resenhas - Ruínas De Gorlan

Huaida 04/06/2021

Halt case comigo
Eu tinha lido esse livro quando muito pequena e não lembrava muito bem da história, fiquei receosa de reler e me decepcionar mas nãoo, muito bem escrito e a história flui de um jeito gostoso e não cansativo, o desenvolvimento do Will é perfeito nada forçado como muitos protagonistas op

Jaíne 04/12/2015

Surpreendeu...
Sabe quando você tem um livro na sua estante, mas por não esperar muito dele, fica deixando ele pro fim da meta de leitura? Eu tinha um livro assim na minha e esse livro por um acaso era a Ordem dos Arqueiros. Essa semana decidi parar de deixá-lo pra depois e encarar logo. Foi assim que a magia começou.
Se tem uma coisa que é incrível é quando você tem exatamente esse tipo de livro que não te dá expectativas e ele vem e paaah! Te surpreende. Te prende. Te fascina. Te cativa. E você só consegue pensar: "não acredito que achava que ele poderia ser uma leitura ruim."
Bem, acho que vocês já tiveram uma noção do meu sentimento em relação a essa história do garoto Will, um jovem órfão criado num castelo com alguns outros jovens órfãos. Um garoto que sempre sonhou em ser guerreiro, mesmo sendo bem menor em tamanho que os demais garotos. Porém, ele acaba se vendo tomando outro rumo: acaba por se tornar aprendiz de arqueiro.
E não qualquer arqueiro, o arqueiro Halt.
O prólogo do livro já e ótimo, pois começa com a visão dos fatos do vilão da história... E os demais capítulos, que narram desde a chamada de Will para ser arqueiro, até seus treinamentos e até as primeiras "missões" são de uma linguagem leve, que corre rapidamente. Sem enrolação. Quer dizer, é preciso repensar pra falar sobre enrolação, já que até onde eu sei, a saga já está no seu décimo livro e para mim, na minha humilde opinião, são livros demais para uma saga só...
Mas enfim, esse primeiro livro passa que você nem vê... Você vai virando as páginas esperando por mais, mais e mais e quando se dá conta, já está no epílogo. Um primeiro volume memorável para uma saga.
Não sei se lerei os outros (como eu disse, 10 livros, pode ser que depois do terceiro a coisa toda já se torne chata e maçante). Mas sobre este, está aí minha opinião: recomendado para todas as idades.

E para ter acesso a essas e outras resenhas, entrem no:

site: mundodasresenhas.com.br

Lauro 08/12/2021

De volta ao passado
Rangers foi a primeira série de livros que tive contato quando comecei a explorar esse fabuloso universo dos livros; Por correrias da vida fui obrigado a "abandonar" a série mas sempre com a promessa de que na primeira oportunidade eu voltaria a ler.
Assim nos 45 de 2021, decidi voltar a ler, mas porque não voltar do início.
E queridos, que leitura gostosa, como é bom relembrar e como é mágico reler algo sobre uma nova ótica. Afinal, mudamos a cada instante.
10 anos após ter lido a primeira vez, essa obra prima não perde em nada o encanto. Mundo medieval, história cativante, arqueiros, guerreiros, humor e aquele quê de romance, receita perfeita para se aventurar. E o mais incrível é que com tudo isso o livro ainda trás lições de vida muito importantes, ensina sobre humildade, empatia, generosidade, a importância da lealdade com os amigos.
Se não leram, se permitam conhecer esse universo fantástico. Vale a pena.
Esse é e sempre será um dos meus favoritos. Obrigado John por trazer esse mundo formidável.
E bora pro livro 2

Karol Rodrigues 17/04/2021

Fiquei apaixonada pelo universo fantástico que foi apresentado.
Comecei a leitura sem grandes expectativas e fui surpreendida positivamente. A narrativa detalhada me permitiu quase viver as cenas. Sem dúvida Halt é meu personagem favorito. E sim, já estou envolvida em mais uma série de mil livros. Kkk

Mi 16/03/2021

Um universo fantástico escrito em poucas páginas.
O livro conta a história de Will, um menino órfão e fraco que, apesar de viver entre outras crianças órfãs, se sente menosprezado pelo seu tamanho. Na tentativa de honrar seu pai, um herói, Will sonha em entrar na Escola de Guerra, porém, no momento de sua escolha, é rejeitado. Se torna, então, um arqueiro, inicialmente contra sua vontade mas conforme o enredo avança, se sente em casa e parte de um todo pela primeira vez.
É um livro pequeno e muito rápido, a escrita é fluida e de fácil compreensão, contudo, deixa a desejar no quesito de expansão; parece que foi escrito às pressas, pois muitas vezes as relações entre os personagens e cenas são descritas superficialmente e com avanços extremamente rápidos. Entretanto, para um livro infanto-juvenil é realmente muito bom, a história te prende e você não consegue parar de ler até terminar. Para aqueles que estão começando a ler agora ou precisam sair da ressaca literária, essa é uma ótima opção.
Espero apenas que nos próximos livros o autor tenha se aprofundado mais nesse universo que parece tão rico em elementos.

Marcos Carvalho 22/11/2011

2,5 estrelas
O Livro possui pontos positivos que são o bom desenvolvimento durante toda o enredo e bastantes ensinamentos morais de lições vida, do tipo pai para filho (aliás, foi a proposta do autor). Assim, fica de bom agrado ao público infanto-juvenil. Os pontos negativos são um enredo bem simples, com detalhes e ações muitos previsíveis e batidas por obras anteriorees e alguns "clichês" típicos do tema fantástico. Não deve chamar a atenção aos leitores mais veteranos da literatura fantástica. Está mais para 2,5 estrelas!
Brendom M. 09/03/2016minha estante
Exatamente o que eu pensei.

Manoela Pontual 08/01/2021

Leitura fácil e cheio de lições
Ganhei esse livro de presente faz algum tempo e na época fiquei com preguiça de ler uma série tão longa. Mas o momento dele chegou, eu estava com vontade de ler uma fantasia cheia de aventuras e dei de cara com ele em minha estante. É um livro de leitura muito fácil e que te faz perder a noção do tempo. É uma história juvenil, por isso bem simples, mas ao mesmo tempo encantadora e cheia de lições. Adorei a história e os personagens, Will e Halt são sensacionais.
Para todos que estão atrás de uma leitura descontraída, com personagens cativantes, cheia de ação e aventura, esse livro é uma ótima pedida.

Giovana823 30/10/2021

Finalmente criei coragem para fazer uma resenha desse livro
Eu ñ sei nem descrever o tanto que esse livro é maravilhoso, eu li ele na minha infância e mesmo depois de um bom tempo eu continuo sendo cativada por essa estória.

Um fato interessante é que John Flanagan escreveu esse primeiro livro da saga para estimular seu filho a apreciar a leitura. O seu filho era um garoto pequeno, enquanto os seus amigos eram grandes e mais forte em comparação a ele. Então o autor queria mostrar para seu filho q ler era divertido e tbm q os heróis ñ tinham q ser necessariamente grandes e musculosos, e foi assim que o nosso querido protagonista de Rangers chamado Will nasceu.

Bom, a estória é sobre Will, um garoto que é um dos protegidos do barão Arald, protegidos eram crianças q se tornavam órfãos e seus pais antes de morrerem tivesse feito algo pelo bem do reino, então o barão Arald cuidava deles. Todo ano acontecia "O dia da escolha", onde todos os adolescentes com 15 anos q eram protegidos podiam se candidatar e talvez serem escolhidos como aprendizes por algum dos mestres de vários ofícios que serviam o castelo e os habitantes.

O Will queria desesperadamente ser escolhido como um aprendiz da escola de guerra, mas infelizmente Will ñ tinha os atributos para ser escolhido como um aprendiz, por ser baixo e magro, bem diferente dos cavaleiros q tinham quer ser altos e musculosos. Apesar do Will ñ ter um físico mt bom, ele era ágil, rápido e forte. Ñ vou entrar em tantos detalhes da estória, mas de algum jeito o Will acaba virando aprendiz de um arqueiro chamado Halt, então é aí q o Will começa a perceber q talvez o seu tamanho ñ era algo tão ruim assim.

O decorrer da estória vai mostrando o amadurecimento do personagem principal e como ele vai ficando cada vez mais forte por causa de acontecimentos. É realmente uma estória mt boa, quando vc começa a ler, vc continua, continua e continua lendo, então quando cria consciência já terminou o livro.

Ainda estou esperando o dia que esse livro vai ser bastante panfletado?
Rhana 30/10/2021minha estante
Já conhecia o livro porque minha amiga me recomendou, mas estou enrolando, depois dessa resenha fiquei com muita vontade de ler!!!!Acho que vou adiantar a leitura!

Kevin.Souza 10/06/2020

Amei a forma como o autor fez com que eu sentisse ódio pod um determinado personagem, e em momentos depois me fizesse o amar!!
É uma história contagiante e bem criativa sobre uma época bem antiga. Foi uma leitura rápida e agradável. Mesmo que nesse livro nao tenha ocorrido tanta coisa surpreendente, a introdução do contexto e dos personagens me fez ter vontade de conhecer toda a saga da Ordem dos Arqueiros!!!

dany 20/05/2022

adorei
Quer sair da ressaca? É um ótimo livro para isso. A leitura é muito fácil de engatar e a história contada é um prazer de ler. Senti que este primeiro livro é bem leve mas nas notas do autor entendi o porque. É um livro perfeito para se ler em uma tarde pois é pequeno e muito fluido. Estou arrependida de não ter começado antes
catkiwi 06/08/2022minha estante
Concordo mtoo. Esse livro ta me ajudando mto pra sair dessa minha ressaca literária e voltar a ler sagas de aventuras

Arii 31/01/2021

Ranger's Apprentice 1
Eu sou apaixonada por livros de fantasia, e mesmo este não sendo um livro denso, a introdução para a saga é super completa, rica em detalhes ao mesmo tempo que é dinâmica, do jeitinho especial que só um livro infanto juvenil consegue entregar.
Me apeguei rapidamente ao Will e adoro a relação entre ele e Halt.
Recomendo!

Joseapferres 24/03/2021

É o primeiro de uma série de doze livros. Serve mais como uma introdução aos personagens principalmente o protagonista Will.

Will é um órfão que tem a oportunidade de ser protegido do Barão Araud. Ao completar quinze anos os protegidos como Will tem a oportunidade de serem escolhido para algum ofício no Castelo.

O sonho dele é ser cavaleiro mas acaba ser escolhido para ser aprendiz de Halt um misterioso arqueiro do Rei.

Milie0 23/04/2022

Adorável
Apesar de ser um livro introdutório e ser um pouco apresado em certas partes é um livro leve e muito gostosinho de ler, amei a construção do universo.

Conhecemos os protegidos criados pelo barão e todos são adoráveis a suas maneiras. No decorrer do livro vemos mais desenvolvimento de alguns deles.

Halt e Will conta de bffs, aí eu amo esses dois e a interação deles é muito boa, ansiosa pela continuação...

Dai_tck 20/02/2020

É simplesmente sensacional!!!
Amei o livro em todos os aspectos.
É cativante e tem enrredo, ansiosa demais para ler os próximos.