A Psicanálise dos Contos de Fadas

A Psicanálise dos Contos de Fadas Bruno Bettelheim

Resenhas - A Psicanálise dos Contos de Fadas

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Jesebhelly 17/07/2023

Uma leitura surpreendente e um grande mergulho nas profundas da psicanálise, Bruno conseguiu fazer associações impressionantes e certeiras em relação aos contos de fadas e sempre enfatizou a importância dos contos de fadas nas nossas vidas e nos ensinos de uma criança.

ani 21/06/2023

Horrível
Pqp que livro horroroso, a ideia até parecia boa mas a execução é abominável, fico até sem palavras de tão ruim.

vanessaxclementino 31/05/2023

Decepcionante
A ideia que desejava nesta obra parecia ser realmente incrivél, e nem estava com muitas espectativas (mas com bastante curiosidade) mas a excusão foi bem pobre. Gostaria muito que ao menos fosse feito uma apresentação e pesquisa mais profunda sobre o assunto já que deveria abordar algo perto ou semelhante à psicopedagogia (talvez) mas felizmente nem este termo foi abordado, pois a decepção seria ainda maior com a leitura, que apesar de ter algum proveito em certas partes (principalmente para leigos ou só interessandos em curiosidades sobre contos fe fadas) o material é razo e ainda sim, cansativo de se ler

evvvv!! 23/01/2023

apesar do livro ser bom e trazer a visão de um psicanalista em relação aos contos de fadas e as mensagens que estes trazem, eu sinto que em muitos momentos ele foi detalhista demais em momentos desnecessário tornando a leitura cansativa e monótona em determinadas partes, mas talvez seja apenas pq o livro não é tanto o meu estilo?

em geral, o fato de que todas as histórias clássicas que ouvíamos quando criança trazem sempre esses reais significados tão fortes é muito interessante
MarcosK 14/03/2023minha estante
Estou fazendo a leitura e fiquei com essa impressão também. De fato, Bettelheim tem muito de psicologismo e tenta atribuir significados até a coisas que não tem. De todo modo, o livro é muito bom, principalmente para pais.

Rael 28/12/2022

Segundo livro que abandono na vida - que eu lembre.
Assim como para filmes, tenho uma mania de começar a ler livros aleatórios sem ver muitos detalhes deles antes. No caso de livros que se propõem a serem científicos de alguma forma, geralmente eu leio sobre o autor antes ou sobre a obra para ter alguma segurança dela, no caso desse livro eu não fiz isso, e me arrependi.
Comecei a ler esse livro, e percebi que está cheio de afirmações "fonte arial 12" e já fiquei: "não, tem algo de errado aqui". Além de inúmeras frases prontas que me incomodaram.
Fui pesquisar a vida do autor, e sinceramente, não sei como é permitida a publicação disso. O cara é literalmente um charlatão que não tem formação acadêmica alguma voltada pra psicologia, mente sobre ter conhecido grandes filósofos, capacitista com pessoas com limitações mentais e só passa batido para alguém muito desavisado.
Isso é horrível, nem deveria ser vendido.
steleazs 14/02/2023minha estante
Fadas no Divã propõe a mesma ideia, só que a autora é realmente uma psicanalista

Dani 18/11/2022

O livro se trata basicamente de contos de fadas analizados pela visão de um pisicanalista...
Cada conto de fadas" fofinho"que conhecemos tem uma mensagem subversiva ,de acordo com a visao dele...
Demorei um pouco para finaliza-lo,nao curti muito ,achei bem monótono,talvez nao seja bem minha praia.....mas ...como todo livro:valeu a experiência ne..

heloisa.nas 29/10/2022

Muito doido pensar que os contos de fadas podem ter mensagens tão profundas e tão assertivas acerca do ser humano.
Nunca mais verei os contos da mesma forma e acredito que o trabalho desse psicanalista sobre as histórias foi incrível, o tanto que ele conseguiu tirar sobre os personagens e suas relações.
Acho que qualquer pessoa se interessaria pra ler esse livro, ele é realmente muito interessante e aluga um triplex na sua cabeça quando vc descobre tantos significados por trás dos contos.

Martony.Demes 17/07/2022

Um livro que interpreta e analisa diversos pontos de contos de fadas
O livro é bem interessante. Ele faz análise e interpretação minuciosa de diversos contos de fadas e pontos intrínsecos que a gente até deixa passar despercebido mesmo como adulto.

Ele faz (diversas) análises psicanalistas que eu jamais ia nem imaginar. Algumas eu fiquei até assim desconfiado. Achei um pouco exagerado mas como é sob ponto de vista de um especialista eu aceitei!

Os pontos negativos é que achei um pouco cansativo pois em certos contos ele faz vários giros, mesmo que helicoidais ascendestes, fica um pouco chato.

Eu indico esse livro mais para psicólogos, psiquiatras, pedagogos, psicanalistas e estudantes dessa área. Para quem não é da área, como eu, fica mais so por curiosidade!

Talvez eu tenha que reler alguma das análises para relembrar pois é muita interpretação!

Thirodrigues recomenda 20/06/2022

A criança vive um sonho
Apresenta diversos contos de fadas nas suas mais diversas formas e seus impactos nas crianças. Por mais que sejam fantasias podem materializar os pensamentos e as aflições das crianças. Bem legal a leitura.

Cintia295 06/06/2022

Esse livro retrata as principais obras de histórias infantis, chapeuzinho vermelho, bela e a fera, entre outros contos. Fala dos contos originais de terror e os da "Disney", compara e faz suas análises em cima disso.
Concordei com bastante pontos que ele analisa em outros não vi muito sentido, mas na sua maioria ficou meio repetitivo e cansativo, apesar de amar análises, psicologia não sou da área para fazer observações mais profundas. Porém indico para quem gosta do assunto.

Haime 06/06/2022minha estante
Já quero ler .

Thauany 28/04/2022

Era uma vez...
O principal ponto desta obra é enaltecer que as crianças também possuem sentimentos, medos, aflições e até traumas que dentro da sua maturidade adquirida até ali fazem todo o sentido e os adultos não devem subjulgar estas ansiedades e que se bem trabalhados os contos de fadas podem sim ajudar a trabalhar o subconsciente e trazer experiências positivas para as crianças.
Ps. Sempre soube que "A Bela e a Fera" era o melhor conto e agora posso falar com propriedade.

alascaa__ 18/04/2022

É livro pro TCC e eu só sei chorar KKKKKKKKKKKKKKKKK
Eu tô muito traumatizada KKKKKKKKKKKKKK puro desespero

ana b 14/02/2022

Cansativo
Esse é um livro bastante interessante, analisa os mais famosos contos de fadas do ponto de vista psicanalítico. Ele traz vários pensamentos interessantes, mas eu pessoalmente achei que conforme você vai lendo, o autor acaba se tornando repetitivo e a leitura fica um pouco cansativa. Todas as análises dos contos giram basicamente em torno do complexo de Édipo e do despertar da sexualidade, e eu gostaria de ter lido sobre mais questões do amadurecimento além da sexualidade.
Se eu recomendaria ele pra alguém? Provavelmente não, eu realmente achei que no final o autor só repetiu as mesmas análises e reflexões inúmeras vezes, além de que em alguns contos senti algumas interpretações bem forçadas, que na minha opinião só foram jogadas lá para parecer que o conto de fadas tem mais profundidade do que realmente carrega. Mas se você tem interesse no assunto, vale a pena dar uma olhada.

Giovanna.Davim 29/01/2022

Quando vi esse título na livraria não pensei duas vezes em comprar, afinal, amo contos de fadas e me interesso muito por assuntos da psicologia. Ele é realmente muito interessante, pois abriu minha visão para detalhes nas estórias que eu nunca perceberia por conta própria. Algumas teorias fazem muito sentido, outras eu achei um pouco viajadas kkkkkk mas vale a pena. Um detalhe é que o livro não aborda os contos de fadas da maneira em que nós conhecemos, e sim em suas versões originais, o que também pode chocar a princípio. Ah, e se você não for da área, que nem eu, sugiro que dê uma pesquisada antes, porque para conseguir acompanhar o raciocínio precisa entender alguns conceitos da psicanálise.
Giovana.Alves 30/01/2022minha estante
EU LI UNS CÁPITULOS DELE, MUITO BOMMM