A Psicanálise dos Contos de Fadas

A Psicanálise dos Contos de Fadas Bruno Bettelheim

Resenhas - A Psicanálise dos Contos de Fadas

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Andrea.Rodrigues 17/01/2021

Redescobrindo sentido do "Era uma vez.."
Livro que comecei por curiosidade, mas temendo ser técnico demais. Apesar de leiga na área achei que fluiu bem.

O autor usa diferentes contos para explicar o processo de crescimento/amadurecimento, formação da personalidade/individualidade e todos os conflitos envolvidos nesse caminho. Então os contos de fada entram como um símbolo para que a criança entenda que apesar de toda dificuldade em algum momento o final feliz vai chegar; Ao mesmo tempo, deixa bem claro que é necessário superar os desafios dessa jornada de autoconhecimento a fim de que possa evoluir.

Quase próximo do fim o autor sabendo que será lido por leigos até se justifica, pois alguns pontos podem causar estranhamento, como quando fala da criança não só como um ser de pura bondade e sim como alguém já inconscientemente conflituoso, por vezes com sentimos de ódio e vingança; conflitos edipianos, entre outras coisas; então ele diz:
"Ao discuti-las temo ter ido de encontro ao conselho do poeta: Pise suavemente pois vc está pisando nos meus sonhos. Graças à influência de Freud nossos sonhos se
tornaram muito mais problemáticos para nós. Mas eles também são a estrada real para a mente inconsciente, e nos permitem formar uma visão nova e mais rica de nós mesmos e de nossa humanidade".

Enfim, se vc tem curiosidade sobre essa coisa louca que é a mente humana, recomendo. Não como uma verdade absoluta, mas como estímulo pra aprender cada vez mais sobre quem somos e porque somos como somos.
BibliodaArte 22/01/2021minha estante
Que interessante...Eu sempre achei que os contos com finais felizes fossem mais comerciais

Andrea.Rodrigues 22/01/2021minha estante
Pois é, também

Danny 07/01/2021

Um livro muito bom e necessário, em alguns momentos o autor descreve sua opinião demonstrando o que interpretou de determinado conto, deixando a leitura um pouco "densa", mas isso não diminui a sua brilhante e incrível análise sobre os contos.
Os argumentos são convicentes e nos mostra o quanto os contos de fadas são necessários.

Elani Araújo 06/09/2020

Chato, mas com informações pertinentes.
Não é bem escrito, enrola e é bem repetitivo. Muita vezes o leitor não vai concordar com o escritor, mas temos o diferencial de não sermos especialistas como ele. Bom, basicamente o texto apresenta algumas transcrições de de estudo do autor em seu doutorado, no qual usou contos de fadas com.aa criança que ele tratava e levantava algumas situações no qual o conto escolhido pela criança identificava alguma situação pessoal que está passava.

jonatas 16/07/2020

Livro bom, mas não para todo mundo
O livro é muito bom e, se você for alguém formado na área, talvez consiga entender melhor alguns conceitos. Para leigos pode ser um pouco pesado.

Senhor Wayne 18/05/2020

Um livro técnico que um leigo se meteu a ler...
O livro atende ao seu propósito, mas escorrega em alguns pontos, como a obsessão por prestar atenção em cada ponto da história. Não recomendo para pessoas casuais na leitura, pois é chato. Sim é chato. Para jovens aventureiros recomendo " O lado sombrio dos contos de fadas", mais simples, não tão imerso na psique da criança e aborda um lado histórico muito interessante.

Letícia 26/04/2020

Fiquei chocada com algumas análises de contos de fadas, mas eu não me lembro de ter relacionado isso a elas quando criança ?????

Mayana.Lourdes 10/04/2020

O primeiro livro da minha coleção!

@pedro.h1709 08/03/2020

Psicanálise dos Contos de Fadas
A Psicanálise dos Contos de Fadas é um ótimo livro, mesmo para aqueles leigos em psicologia. O autor é bastante simples em seus textos, sem dificultar a linguagem ou entendimento, apesar do uso de terminologias próprias da área da psicanálise.

O leitor será apresentado a conceitos como o id, ego e superego, exteriorização, princípio do prazer vs princípio da realidade, satisfação vicária, conflitos edipianos, rivalidade fraterna, angústia de castração, conflitos psicossociais; além de compreender como eles estão presentes no desenvolvimento da criança e do adolescente.

O livro é elaborado de maneira a evidenciar algumas das camadas de significados dos contos de fadas, que influenciam o inconsciente, o pré-consciente ou o próprio entendimento consciente da criança, conforme sua capacidade de compreensão e as suas angústias individuais.

É revelado como a visão de mundo de uma criança se apresenta de maneira diferente à dos adultos, e mostra também o porquê da fantasia estar em conformidade com o pensamento infantil, mais do que as explicações realísticas com base em dados e informações factuais.

Além do mais, a personagem principal deste livro são os contos de fadas e vê-se a importância da sua perpetuação como método de ensino, principalmente para as crianças, com a finalidade de ajudá-las a
compreender o mundo e a sí mesmas segundo suas necessidades.

Não poderia terminar sem citar o parágrafo, do próprio autor Bruno Bettelheim, que finaliza este livro...
"Essa é uma das múltiplas verdades reveladas pelos contos de fadas que podem orientar nossas vidas; é uma verdade tão válida hoje em dia quanto quando era uma vez."
Pag 423

Gabriele 05/03/2020

Interessante
Gostei muito da leitura, fácil, rápida. Me fez ver as histórias sob outra óptica. Só em algumas partes que não consegui enxergar a comparação com a mente das crianças.
Poderia ser feita com outras histórias infantis.

Ingrid 29/01/2020

A Psicanálise dos Contos de Fadas|| Bruno Bettelheim|| 437 pags|| 04/2020||Paz e Terra Editora || ❤️❤️❤️❤️

📕 O livro tem como objetivo esclarecer a importância dos contos de fadas na vida das crianças. A Cada capítulo, o autor demonstra que os contos de fadas ajudam as crianças a entenderem dilemas que se vive na infância de forma compreensível para elas. Mostra que a consequência disso é a transição e o amadurecimento das crianças de forma saudável e sem traumas. Através da análise de alguns contos de fadas, como A Branca de Neve e João Pé de Feijão, ele vai deixando claro que uma criança que seja privada dos contos de fadas, por terem pais que não acreditam nesse tipo de literatura, pode fazer com que ela tenha um pouco mais de dificuldade de fazer a transição frente os dilemas infantis. O livro está dividido em duas partes: na primeira, o autor faz uma explanação mais geral, ainda que use alguns contos para melhor elucidar os seus argumentos. Na segunda parte, fará a análise de alguns contos de fadas, sendo alguns com objetivos de explicar a relação dos pais, tirando o enfoque da criança.
📌Opinião Estante da Ingrid: Mesmo que não seja da área da psicanálise ou da psicologia, é perfeitamente possível entender o que o autor analisa e apresenta. Pode ser surpreendente as descobertas que o próprio leitor pode ter sobre si mesmo. Assim, não é preciso ter filhos para ler o livro. Mas apesar do tema ser o conto de fadas, prepare-se para uma leitura densa!

Helder 29/12/2019

Péssimo e doentio
Sinceramente, uma coisa grotesca e doentia resumir tudo (ou quase tudo) em relação sexual, menstruação, objetos fálicos, etc.

O autor afirma que Wall Disney prejudicou os contos de fadas, sobretudo por ter acrescentado/alterado elementos ao transpor para a obra cinematográfica. Nem entrarei no mérito de que se tratam de mídias diferentes. No entanto, o autor ainda tem a pachorra de dizer que os anões são ?na verdade? objetos fálicos e baboseiras como essa.

É, realmente, foi Disney que prejudicou os contos de fadas. Que piada de mal gosto esse livro. Perdi meu tempo. Ainda bem que não o comprei, teria jogado dinheiro no lixo!
Bruna 12/02/2020minha estante
Existem realmente alguns pontos que deveriam ser mais desenvolvidos. Passa até ser uma visão minimalista do autor, em depositar tudo em relação ao complexo de Édipo e outras demandas sexuais. Porém, é um livro psicanalista e já é de esperar que contenha isso.

Helder 17/02/2020minha estante
Bem isso, Bruna! ??

Hallef 29/08/2019

Esse livro é um objeto de prazer.
Recomendo, mas com uma condição: Leia o que é Psicanálise antes de enfrentar esse livro.
O autor tem uma linguagem bastante técnica e para leigos isso pode causar confusão e certo desânimo.

O autor cria uma ponte entre Psicanálise, contos de fadas, desenvolvimento humano, contemporaneidade e a constituição do sujeito enquanto participante ativo da própria história. Tudo isso com uma argumentação sólida e eficaz.

Creio que isso resume o livro.
O aprendizado com essa leitura é inevitável.
Ao ler esse livro saio com a percepção de mundo mais crítica e subjetivando muito mais as minhas experiências de vida.
O que é o prazer? Até que ponto isso é bom?

A frustação é algo bom ou ruim?
O crescimento está apenas no biológico ou vai além disso?
São dúvidas que o autor responde com mestria.

4 estrelas, pois de um ponto muito subjetivo e da minha percepção, acredito que alguns pontos poderia ser mais trabalhados e desenvolvidos, no entanto o autor cumpre com sua proposta.
Ele destrincha a Psicanálise dos contos de fada.
Hester1 29/08/2019minha estante
Muito bom!

Alessandra.Rodrigues 19/06/2019

Fantástico
Leitura enriquecedora para educadores e amantes dos contos clássicos. Traz ótimas reflexões e análises. Eu não concordei com tudo, tudo, mas, nenhum livro possui a verdade universal, certo?. Vale o preço e casa página lida!

Bart 09/03/2019

A Psicanálise dos Contos de Fadas
Bruno Bettelheim

Que livro show de "bolation"!!
Ainda bem que não li algo parecido qnd era criança!! O livro apesar de muito pequeno, tem uma leitura é formidável! Através da Psicanálise ele faz uma leitura de personagens como Chapeuzinho Vermelho, a Bela Adormecida, Branca de Neve, a Rainha com ciúmes... e vai!! Conteúdos que eu nem poderia imaginar as quais elementos estruturantes das personagens estariam ligados ou representados!

Livraço
Vanessa 10/03/2019minha estante
Já entrou pra minha lista dos que quero ler haha

Bart 10/03/2019minha estante
Vc não vai se arrepender!!

Larissa 15/01/2019

Introdução eficiente à psicanálise sem ser maçante
Livro essencial para quem não entende nada de psicanálise, mas gostaria de ter algum contato com a área. Trata de diferentes versões dos contos de fadas, de diversos países de origem, foca nos ocidentais, mas também fala um pouco dos orientais. Mergulho no inconsciente e semiconsciente infantil, que é algo completamente distante da racionalidade predominante dos adultos. Demonstra como os contos de fada podem influenciar o entendimento da criança sobre seu mundo, frustrações e problemas das mais diversas espécies. O valor desta obra é excepcional para aqueles que têm contato crianças.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6