A Psicanálise dos Contos de Fadas

A Psicanálise dos Contos de Fadas Bruno Bettelheim

Resenhas - A Psicanálise dos Contos de Fadas

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Janis 23/12/2021

Que livro maravilhoso! Demorei um ano pra ler, mas uau, não me arrependo! Tantas coisas que eu não sabia e que não haviam passado pela minha cabeça. Amei a leitura!

Mariah 26/11/2021

Ideia boa, execução ruim. Nada a acrescentar (em ambos os sentidos). O título é autoexplicativo da ideia central da leitura. O design foi ótimo e conquista de fato.

Emerson 07/10/2021

A Magia e o Conhecimento
Uma mescla maravilhosa de Contos de Fadas e Psicanálise. O autor traz interpretações possíveis para o inconsciente que os contos de fadas podem manifestar. Tendo muita coerência na maioria das interpretações, o autor mostra o poder que os contos de fadas têm na infância e mesmo na fase adulta. Descobri muito de como minhas crenças e bases foram inspiradas por esse mundo encantado. Além disso, muitos conceitos e ideias da Psicanálise são apresentados, associados às histórias, o que ajuda muito no aprendizado de primeira viagem de quem quer estudar essa abordagem psicológica. Com explicações profundas e bem estabelecidas e trazendo a dose certa de magia e conhecimento, essa com certeza é uma leitura muito prazerosa e produtiva. Reflexões sobre nossas ansiedades, nossas paixões e mesmo nossos desejos proibidos são contempladas e nos trazem acolhimento e luz sobre o mundo inconsciente e a criança, exterior e interior.

Rebeca 11/09/2021

Boa leitura
O autor explica, principalmente, a síndrome de Édipo e tira a ideia fixada e pré concebida de que o mito se resume no amor dele pela mãe e ponto. Também põe um olhar clínico sobre os contos. Muito explicativo, bem desenvolvido e com escrita fluída.

Volnei 26/08/2021

A Psicanálise dos Contos de Fadas
"Esta é uma obra bem interessante que traz uma analise psicológica dos contos infantis e o ponto de vista psíquico destes contos para cada faixa de idade. A forma como a criança interpreta cada conto de fada é bem diferente da interpretação do adulto. O pai pode representar o herói ou o gigante, a mãe pode representar a fada madrinha ou a bruxa. Tudo vai depender de como a criança vivencia cada situação . Esta é uma ótima obra para pais e professores

site: https://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/

Paty 28/07/2021

E viveram felizes para sempre
O livro aborda os aspéctos psicológicos dos contos de fadas, e como estes influenciam no desenvolvimento da criança. O livro pode ser um pouco cansativo as vezes, por abordar temas complexos, mas é bastante interessante as associações das história infantis, com os aspectos inconscientes.

Brenda 14/07/2021

A psicanálise dos contos de fada
Os contos de fadas da forma como nos negamos vê-los.
Um livro cheio de explicações simbólicas e psicanalíticas sobre as personagens, objetos, histórias e o universo que encontramos quando nos deparamos com 'Chapeuzinho Vermelho', 'Cinderela', 'Branca de Neve'....Contudo, ressalto que para uma compreensão real (sem mal entendidos ou equívocos de interpretações) é necessário ter conhecimento de conceitos e explicações que podem ser encontrados no 'Interpretação dos Sonhos', de Freud. Apesar de tudo, um livro riquíssimo de ensinamentos e explicações de como se trabalhar e contar (não apenas ler) os contos maravilhosos para as crianças.

Amanda 21/06/2021

Muitíssimo interessante, me fez enxergar muitos contos de uma forma bem diferente. Achei que algumas análises foram um tanto exageradas, mas no geral fazem muito sentido! A primeira parte do livro é mais monótona, chega até a ser cansativa de ler, mas depois da página 250 fica bem legal!
Demorei 3 meses para ler, não é um livro de histórias, é literalmente um livro de análises, precisando ser lido com atenção. Recomendo muito, principalmente para pais.

Fabi Miranda 19/06/2021

Por ser professora e uma leitora apaixonada por contos de fadas estava com muita expectativa para ler esse livro. Foi o título que me chamou atenção e não sosseguei enquanto não comprei.
A falta de familiaridade com a psicanálise tornou a leitura demorada, culpa minha é claro. Mas termino a leitura impressionada com a riqueza de sentido dos contos e quão complexos podem ser. Acho uma leitura super válida para quem trabalha com criança.

Mariana113 16/06/2021

Envolvente
Adorei esse livro. Lia uma página e queria ler mais 20. Sou apaixonada por psicologia e ver a psicanálise nos contos de fada foi muito interessante.

Rafa 28/05/2021

Interessante, mas acho que a psicanálise vai muito além do complexo de edipo e do contexto sexual. Na minha humilde opinião. Acho que tem muita coisa nova depois de Freud, que é um gênio.

Ana Maria 23/04/2021

O livro é muito bom e didático tratando as questões que são evocadas pelos contos de fadas nas crianças. É um ponto de vista totalmente novo e muito interessante que desperta, inclusive, muita empatia quanto aos processos infantis. A segunda parte do livro, entretanto acaba ?girando em círculos? e o autor acaba se tornando repetitivo nas análises.

Jeane Correia 15/04/2021

Livro muito bom, porém a leitura é um pouco cansativa, eu achei autor prolixo por vezes.
Ele nos apresenta o imaginário infantil pela perspectiva da psicanálise. Independente da referência teórica psicológica que o terapeuta escolheu para atuar é um ótimo livro e para mim serve ao propósito. Então, eu indico.

Line 26/01/2021

Psicanálise raiz!
Achei super interessante. Realmente o autor vai muito além de qualquer análise que já tenha ouvido ou lido sobre contos de fadas. É um livro denso, apesar de curto. Quem não tem certo conhecimento em psicanálise não entenderia Boa parte do livro e quem não gosta, passaria a gostar menos ainda por "reescrever" os contos de fadas da nossa infância.

alexiamc 18/01/2021

Novas lentes para os contos de fadas
Esse livro analisa diversos contos de fadas através de uma perspectiva freudiana. Eu gostei muito do fato de que ele não trata somente de contos ocidentais, e tem muitas coisas que te deixam pensando.
Todavia, eu não concordo com a visão totalmente freudiana dele, e acho que, no final, ele fica bastante repetitivo, tratando incansavelmente do Mito de Édipo.
No geral, foi uma leitura bem diferente, e eu gostei bastante disso!
Recomendo ler aos poucos, um ou dois capítulos por dia, e tirar um tempo para refletir sobre o que é dito.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6