A Psicanálise dos Contos de Fadas

A Psicanálise dos Contos de Fadas Bruno Bettelheim

Resenhas - A Psicanálise dos Contos de Fadas

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Daniele 16/10/2010

A psicanálise dos Contos de Fadas.
Em A psicanálise dos Contos de Fadas, Bruno Bettelheim possibilita uma imersão no mundo dos contos de fadas, de seus significados emocionais, enfatizando sua função de divertimento e sua simbolização que torna sua linguagem acessível às crianças.
Não somente sua análise psicanalítica é cativante ao leitor, mas também a linguagem universal utilizada nessas narrativas que enfatizam a contribuição para a formação da autonomia, auxiliando as crianças a superar seus conflitos, contribuindo para o autoconhecimento e sua utilização em todas as escolas, independente do nível social, econômico ou da faixa etária na qual as crianças estão inseridas.
Este livro é essencial ao professor, principalmente aos que atuam na Educação Infantil e Ensino Fundamental I.

Mel 13/01/2010

Gosto muito de contos de fadas e tive na faculdade algumas aulas sobre psicanálise, o que me ajudou bastante a entender o conteúdo do livro e os objetivos por trás das histórias.
Segundo o autor, os contos de fadas passam uma mensagem à criança de que uma luta contra as dificuldades na vida é inevitável, mas que se a pessoa se defronta com as opressões, ela dominará os obstáculos e, no fim, emergirá vitoriosa.
Muito bom, eu recomendo a quem tenha noções básicas de psicanálise e se interesse por contos de fadas ou goste de crianças.

"Há maior significado profundo nos contos de fadas que me contaram na infância do que na verdade que a vida ensina"

Goldenlion85 03/01/2010

Muito bom, o livro explica diversos aspectos da vida como um todo,
o questionamentos que qualquer ser humano possui e este ajuda a esclarecer de uma maneira bem positiva, agradavél.

Raquel Lima 27/11/2009

Os contos de fadas, completamente, revelados...
A primeira vez que vi a indicação do autor foi em uma obra de Rubem Alves, e já o tinha por alta conta, por este motivo. A obra é grandiosa, uma análise profunda dos contos de fadas, seu verdadeiro sentido, seu significado, sua aplicabilidade na educação( da vida). Em muitas análises tentei achar novamente o conto para ler, porque não conseguia seguir sua linha de racíocinio, mas o motivo era que ele apresenta os contos de fadas, da forma original e a versão que conhecemos ou adotamos ( até os mais velhos, como eu), é a versão Disney, já completamente direcionada. Muito bom!...Recomendo a pais e professores.

Cris.Gallo 19/07/2009

O livro é muito bom para quem é professor do fundamental.
Recomendo.

Claire Scorzi 08/02/2009

Quase Perfeito
Só não dou 5 estrelas por causa de alguns escorregões de Bettelheim, certos surtos de "psicologice", quando ele cisma de interpretar e ver significados até nos mínimos detalhes de algumas histórias infantis, como "A gata borralheira", por exemplo, e soa ridículo. Excluídos esses casos, o livro é simplesmente ótimo; gostoso de ler para leigos como eu, e repleto de considerações psicológicas que fazem sentido. A parte final intitulada "O ciclo do noivo-animal" é 10 e já valeria o livro inteiro: é nela que Bettelheim analisa contos como "A bela e a fera" e "O príncipe sapo"; suas explicações são interessantíssimas! Digno de releitura.
Tito 23/06/2010minha estante
Esse eu acabei abandonando logo nos primeiros capítulos. Ou melhor, deixando para um outro momento, pois me pareceu bastante interessante...

Andreza 07/07/2013minha estante
Concordo, é realmente gostoso de ler,até para quem não é da área.

Jéssica Marise 23/04/2015minha estante
Vocês com esses comentários estão me instigando! Estou estudando psicologia e estou MUITO interessada!
P.S.: Se puderem me dar mais dicas de Psicanálise Infantil estarei toda ouvidos!

Ana 26/04/2015minha estante
Concordo com os "escorregões". Mas deveria ser uma leitura obrigatória para psicólogos, professores e até mesmo os pais.

Meire.Alves 11/03/2020minha estante
Concordo, em alguns momentos o exagero da análise de pequenos detalhes o torna cansativo e até faz com que se perca a credibilidade. No entanto a parte final é demais! Vale o livro todo!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6