Dezenove Minutos

Resenhas - Dezenove Minutos

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

GeMartt 05/03/2021

Padrão Jodi Picoult
O livro é muito bom. Pelo menos pra mim, fica um pouco difícil de escolher um lado e dizer quem está certo e quem está errado.
Sentimos pena e nos sensibilizamos com o Peter, por toda as dificuldades que ele sofreu desde o primeiro dia de aula por conta do bullying, ao mesmo tempo, nós entendemos que ele deveria ser punido pelo o que fez.
O livro mostra o ponto de vista de vários personagens, o que eu particularmente, gosto bastante, por mostrar como pessoas diferentes enxergam um mesmo fato.
Eu recomendo bastante esse livro, infelizmente, eu li esse durante uma ressaca literaria e demorei MUITO pra terminar. É o meu terceiro livro da autora e até o momento, ela não me decepcionou.

Taty está lendo 26/02/2021

ENTÃO... POIS É!
Que a escrita da Jodi é maravilhosa, todo mundo sabe.
Mas, Dezenove Minutos é um romance policial com o qual já iniciamos o livro sabendo quem é o assassino e no decorrer do livro acompanhamos a vida antes do atentado em uma escola do interior.
Mas pra mim q já tenho uma bagagem em histórias policiais, o livro foi bom no início, mas se tornou cansativo depois de 200 pag lidas. Definitivamente, Jodi não foi boa escrevendo esse romance policial, gosto dos livros dela que focam em dramas ela se sai mto bem nesse assunto.
Não me envolvi com nenhum dos personagens.
O que eu achei interessante no livro foram as reflexões q a autora trouxe.

Fazia tempo que não torcia pelo lado ruim de uma história. Adorei o final!

SERÁ QUE UM FILHO SE TORNA AQUILO QUE OS PAIS FORAM?
SERÁ QUE MÚSICA, JOGOS INTERFEREM NO AMADURECIMENTO DE UMA PESSOA?

Alininha 14/02/2021

- E quem acendeu o fósforo? - E quem não acendeu?
A história é de ficção, mas inspirada em casos reais.

Conta a história de um menino que entra na escolha e abre fogo contra os alunos. No massacre ele mata 10 pessoas e fere muitas outras. A narrativa é toda em volta do que ele levou ele fazer a isso. É sobre quem são os culpados por um menino comum se tornar um assassino. A culpa seria dos pais? Da sociedade? Seria da escola? Nossa? Ou é seria da genética? É uma narrativa que te fará repensar muito sobre justiça e sobre o peso da maternidade. É muito fácil apontar o dedo e julgar, mas e vc no lugar do Petter, da Alex ou da Lacy, o que faria?

A narrativa é bem pesada e te fará refletir muito. Para quem leu o livro "Columbine" ou "O Acerto de Contas de Uma Mãe" é impossível não associar a leitura ao massacre de Columbine e, inclusive, a autora faz várias associações durante a narrativa.
Os capítulos são gigantes, parece que não acaba nunca, mas em contra partida ficamos tão presas a história que só querermos saber o que irá acontecer.

A autora foi brilhante. Personagens muito bem construídos e uma história envolvente do início ao fim. Dava para fazer um outro livro com todos os meus quotes rs

?O amor deveria mover montanhas, fazer o mundo girar, ser tudo que você precisa, mas ele desmoronava nos detalhes.?

?quando o mundo era puxado debaixo dos seus pés, você voltava a pisar em terra firme novamente??

"Você vê como a pessoa é forte quando encara uma situação verdadeiramente dolorosa.?

??Tem gatilhos para bullying, relacionamento abusivo, assassinato.

Joi Coimbra 13/02/2021

?Uma coisa ainda existe desde que haja alguém pra lembrar?
Não conhecia a escrita de Jodi, e me surpreendi muito lendo este primeiro livro. Tudo que ela coloca na história, em um momento faz sentido. Os capítulos são grandes (alguns detalhes arrastados), mas no final, presente e passado se ligam e você entende cada página. O livro é envolvente, e te prende de forma que você precisa saber o final. Possui gatilhos contra bullying, uma vez que a história gira em torno disso.

É um livro que te faz repensar e duvidar sobre seu senso de justiça, moral, e no que você acredita e se solidariza.
Josie pra mim continua uma incógnita - em certos momentos consigo compreende-la , em outros vejo que suas atitudes são escolhas e que ela se colocou naquele lugar. Enquanto Peter, nada justifica suas escolhas, mas ninguém devia passar uma vida como esse garoto passou, no fim ele queria ser visto e notado.
São muitos os pontos de vista que você pode tirar daqui, só lendo para entender e compreender, facilmente você se imagina nos lugares dessas mães e filhos.

Por fim, é um livro que lembra muito Columbine, a todo momento você consegue relacionar a história, mesmo se tratando de um tema pesado e intenso, reflexões e envolvimentos aqui estão garantidos.

Leandra 03/02/2021

DEZENOVE MINUTOS
?Em dezanove minutos podemos cortar a relva do jardim, pintar o cabelo, assistir a um terço de um jogo de hóquei. Em dezanove minutos podemos fazer scones ou arranjar um dente no dentista; podemos dobrar a roupa de uma família de cinco pessoas... Em dezanove minutos podemos parar o mundo, ou podemos simplesmente saltar para fora dele. Em dezanove minutos podemos vingar-nos.?

Acho q todo mundo deveria ler! Um livro bem inscrito, bem envolvente, tem vários gatilhos, principalmente sobre bullying e como isso destruir o emocional de alguém! Já quero ler mas livros da autora ?

Alexia181 25/01/2021

Um livro para mastigar muito após a leitura
Uma coisa que venho falando desde o início da leitura é sobre como esse livro me tirou dos trilhos e me fez questionar minha noção de moral. Pesado, difícil de engolir, difícil de entender, difícil de digerir.

Os personagens nos prendem para saber o que acontece no final, por mais que o livro se arraste no meio, uma característica da própria autora. Acho que a história poderia ser contada na metade das páginas propostas pela Jodi, mas entendo que faça parte do seu estilo dar uma personalidade tão forte e sólida a alguns personagens, que seja difícil não sentir o destino deles ao longo do livro como se fossem pessoas próximas, mesmo que alguns outros sejam um contraste por ter uma personalidade rasa. Enfim, né...

Recomendo esse livro pelo assunto abordado, assim como não recomendo pelo mesmo motivo. O enredo tratará assuntos muito delicados como relacionamento abusivo (moral e sexualmente), suicídio e homicídio, que podem ser gatilhos para muitas pessoas. Por outro lado, mostra-se necessário ao trazer como assunto a violência moral e física.

Cruel, de ambas as partes, mas o bullying relatado doeu muito em mim como leitora, pois é o começo, é o gatilho para o pior. Óbvio, não justifica, mas dói. É dilacerador.

4 estrelas somente pelo fato de sentir que muitas das páginas foram para enrolar um pouco mais, sem nada a acrescentar ao enredo.

Finalizei o livro orando e é a primeira vez que isso me acontece. Termino 19 minutos com o coração na mão, com a visão de muitos "Peters" que nunca puxaram o gatilho... Essas pessoas precisan ser alcançadas e abraçadas em amor, para compreenderem que a humilhação não deve ser um lugar de permanência e nem linha de partida para mais violência.

19 Minutos te força a pensar!

Kellyane7 18/01/2021

Dois lados
Planejar e matar vários adolescentes é horrível, mas também é horrível o que alguns daqueles adolescentes fizeram com ele. É difícil escolher um lado, o que acho é que cada um tem que pagar pelos seus erros. Esse livro me fez parar e pensar "quem é o mais errado da história? Porque nenhum é certo".
Alexia181 25/01/2021minha estante
Exatamente! Me vi questionando a minha própria noção de moral

Jackeline.Silva 15/01/2021

LIVRO TRANSFORMADOR
É com uma certa dor no coração que digo que cheguei até a página 546, a qual encerra esse livro extraordinário.
Faltam palavras para expressar os inúmeros aprendizados que obtive a cada página.
Os mais variados sentimentos, choro, risada, empatia, compreensão, raiva etc... contribuíram para um crescimento pessoal gigantesco.
Por fim, digo que não concordo com a atitude que Peter escolheu para cessar com uma vida de sofrimento, mas consigo entender qual foi o processo que o levou a tal escolha.

Jodi Picoult é uma mulher que deve ser lida e relida incontáveis vezes, pois é uma mestre na arte de escrever.

LEIAM DEZENOVE MINUTOS! ???

Ninha 08/01/2021

Me fez chorar litros
É incrível como a aurora trás tantos pontos de vista para que consigamos entender todos os envolvidos no acontecimento. Nada menos que favoritado.

10/09/2020

Um livro muito intenso, que te faz pensar muitas coisas. Demorei um pouco a ler pois é um livro que trata de um tema muito pesado e, infelizmente, muito comum nos dias atuais. Me coloquei no lugar dos personagens diversas vezes. Esse livro nos faz refletir muito sobre nossas atitudes em relação à outras pessoas. Como todos os livros da Jodi que li até hoje, esse também é excelente!

Melina.mps 27/08/2020

Não foi uma leitura fácil por causa dos temas tratados e do número de páginas.
Mas, foi uma experiência intensa.
O tipo de leitura que faz você questionar as escolhas e atitudes dos personagens a todo o momento e fica em dúvida se é correto entender ou sentir pena deles.

Kayan 21/06/2020

Vamos falar sobre 19 min.
Não é um conto simples. Aviso que tem tantas partes incrivelmente reais, que você se identifica por ja ter visto/feito/sofrido aquela ação. Todos os personagens são importantes e todos os pontos de vista são debatidos nessa obra.
Não dá pra negar o trabalho perfeito que a autora realizou nessa obra, chega a ser assustador como esse livro descreve a vida mudando em 19 minutos.

Foram 19 minutos para entrar, puxar o gatilho e ser o culpado.

Mas no decorrer dessa obra você se questiona: Quem é o culpado?
Alexia181 25/01/2021minha estante
Meu Deus! Sim! Eu fiquei confusa na minha própria ideia de moral.

Marcela115 22/05/2020

O ser humano deveria aprender a respeitar o próximo. Este livro deveria ser leitura fundamental nas escolas, em casa, pra família. É um mal que aflige muitas crianças. O bullying me chama atenção e me interessei demais, comecei a ler achando que seria uma leitura rápida, mas precisei parar varias vezes para tentar assimilar tantas informaçoes que possui no livro. É impossível não se comover com tudo. Esse caso é fictício, porem, depois da leitura fiquei pensando na quantidade de casos reais que estão espalhados por ai.

site: https://vidanaminhaestante.blogspot.com/

@jaliagoraesuavez 07/05/2020

PARA REFLETIR
“Sterling é uma cidadezinha comum do interior, onde nada acontece – até o dia em que a quietude é abalada por um terrível ato de violência. Peter, um adolescente socialmente isolado, que há anos sofre bullying, um dia leva uma arma para a escola e abre fogo contra os colegas, matando dez pessoas.”

Essa é a premissa do livro Dezenove Minutos. Um livro forte, que apesar de ter mais de 500 páginas, li em 2 dias (porque estou trabalhando) de tão fluida que é a leitura.

Você se envolve com a história, com os personagens e quer entender porque Peter, um menino comum, de uma boa família, com uma boa vida, foi capaz de um ato tão bárbaro. E, quando você vai se informando de tudo que se passou com ele, você pensa se o que ele fez realmente se justifica, sabe? E se fosse com o meu filho?

Tanta maldade, tanta violência, tanta falta de amor....

O livro é narrado no passado e no presente para que a gente possa entender toda a dinâmica das relações e o porquê desse evento tão trágico que envolve não só o Peter, mas toda a cidade.

Os personagens principais são Peter e sua mãe, e sua melhor amiga Josie, filha da Alex, juíza da cidade. Eles eram amigos de infância que se separaram no ensino médio, um pela popularidade e outro pela exclusão.

Com essa mesma temática já li Precisamos falar sobre Kevin, mas enquanto Kevin foca muito na relação entre mãe e filho, esse foca muito nas relações familiares, no grupo, na vida escolar, no bullying. Achei que aqui a história nos aproxima mais dos personagens, nos faz entender melhor como funciona essa segregação, ainda que eu tenha terminado o livro sem saber se consigo justificar tal atitude de violência.

Teve, ainda, um aspecto no final, que me incomodou na história. Não quer entrar muito aqui para não dar spoiler e não atrapalhar uma leitura futura de vocês. Por isso, o livro não ganhou 5 estrelas.

Mas, espero que vocês leiam, conheçam essa história, se envolvam como eu e, depois, venham debater comigo.

Será que Peter estava agido em legítima defesa? Ele era uma vítima ou só mais um assassino? Fica a reflexão sobre esse tema...

site: @jaliagoraesuavez no Instagram

Fernanda Pereira 24/04/2020

Triste retrato da sociedade atual...
Não consigo deixar de pensar que se as pessoas fossem prioridade na vida de todos, os pais teriam mais tempo para seus filhos ao invés do trabalho, a escola pensaria mais na formação moral de seus estudantes ao invés de conhecimentos acadêmicos, as pessoas se importariam mais umas com as outras...

Talvez isso seja um pensamento utópico, ou ainda que acontecesse não resolveria todos os problemas... mas acredito que boa parte das pessoas que chegam ao limite de tirar a vida de outra não sentiria essa "necessidade"...

O livro me fez pensar em quanto nossa sociedade cuida pouco das pessoas, e as impulsiona cada vez mais para longe daqueles que amam...

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6