Simplesmente Ana Marina Carvalho

Resenhas - Simplesmente Ana

Ana Katarina 03/07/2013

Simplesmente Ana
Engraçado, fofo, romântico.. Conheçam Simplesmente Ana, da autora Marina Carvalho.

Ana Carina é uma mineira comum. Ao 20 anos, cursa faculdade e vive com a mãe. Seu pai a abandonou quando soube da gravidez, e ele não tem participação alguma em sua vida. Até que uma mensagem em inglês aparece em seu facebook, com um homem que diz ser ele. Sim, pelo face. Moderno, não? Ela percebe pelo nome que as chances de o tal Andrej ser realmente seu pai são grandes, e tudo é confirmado. Mas essa está longe de ser a maior surpresa. Ele é nada mais nada menos que o rei de Krósvia. Pera, então Ana é uma princesa? Isso mesmo!

Ela então vai ao país de seu pai para passar a temporada, conhecê-lo melhor e aos costumes do pequeno país europeu. A criadagem do palácio é super simpática, e ela logo se sente acolhida. Mas nem tudo são flores. Ela também conhece Alex, o arrogante enteado de seu pai. Mas com a convivência, ela percebe que ele não é tão ruim assim...

"Melhor passar a vida imaginando uma situação sonhada do que experimentá-la uma vez e não poder tê-la nunca mais."

Se ao ler a sinopse sua mente foi voando para os livros/filmes do Diário da Princesa, está certíssimo. O livro segue a mesma premissa, e até algumas situações são bem similares ás do livro de Meg Cabot. Pequeno país europeu, melhor amiga meio maluquinha e um cara mega gato pra mexer com nossa protagonista. Mas se engana quem pensa que o livro é uma mera cópia. Embora as semelhanças sejam notáveis, Mariana conseguiu construir sua própria história, sem ficar à sombra da Princesa Mia. Aliás, o livro faz uma referência a ela. Vejam:

"Quando ele me contou tudo isso, comecei a rir. Fiquei me lembrando de um livro que li sobre uma princesa americana recém-descoberta. Eu estava vivendo algo bem parecido, com a exceção dos cabelos indomáveis. Isso eu não tenho, graças a Deus."

Legal né? Não sei vocês, mas eu quase dou pulinhos de alegria quando vejo uma referência a outras obras nos livros em que leio. E Simplesmente Ana tem a sua cota, já que nossa protagonista adora uma boa leitura. Eu quase morri de invejinha quando ela descreve a biblioteca do palácio! Dava vontade de entrar nas páginas só pra ler na tal poltrona com a vista maravilhosa! Vocês também vão ficar babando!

E vão rir. Tipo, demais! Ana é super engraçada, e se mete em cada uma! Coitada, muito atrapalhada ela! Tem uma cena na qual ela vai à manicure na Krósvia e a mulher não sabia como tirar cutícula! Sim, aparentemente, as mulheres tem cutículas gigantes lá. O que Ana faz? Ensina, claro! Dá uma de professora no meio do salão!

Essa personalidade decidida e ao mesmo tempo insegura dela a transformou na minha personagem favorita da história.
Os outros personagens também tem uma construção boa, como a cozinheira do castelo e a "assistente" da princesa. Ambas muito fofas. Mas ninguém supera Andrej no quesito fofura.

"E essa foi a primeira vez que chamei Andrej de pai. Deliberadamente. O rosto dele adquiriu uma expressão de realização, como se aquela simples palavra fosse a mais bonita e importante do mundo. Naquele momento, ela era, sim. Pelo menos para nós."

E o que falar de Alex? O "mocinho" dessa história... Ele vai lembrá-lo muito do pretendente da Mia no segundo filme. Até em algumas situações que foram tipo, quase idênticas. Mas Alex tem muito mais carisma. E o romance acontece de forma natural, com aquela implicância toda de início.

Leiam sem medo! É divertido e uma leitura rápida. Você não vai conseguir parar de ler!

Beatriz 09/02/2023

Eu li esse livro com 16 anos e lembro de ter amado.
Eu amei a história. Achei a leitura um pouco cansativo e a autora ficava explicando porque a personagem principal fazia o que fazia e eu não gostei, mas e deu risada em alguns momentos.
Ana é divertida e corajosa, porém não gostei dela não ter acreditado no Alex. Ela foi muito infantil em alguns momentos e no final ela ficou fazendo graça, ele na frente dela falando que os dois tinha que ficar juntos e ela se preocupando com o email que ele não tinha respondido!! Mds
Alex é um verdadeiro príncipe, não tenho o que reclamar. Gostei do relacionamento dos dois.
Não leria de novo e não vou ler a continuação.

Izabela 23/01/2014

Ana
Mais um livro para a minha querida (e concorrida) lista de livros que li em menos de um dia. Vocês não imaginam a minha felicidade de colocar mais um livro brasileiro nessa lista, sério, não dá para descrever. Esse livro é completamente devorável, até agora eu não lembro como passei da página cem. Em um momento eu estava lendo a primeira página e no segundo seguinte eu já estava quase no meio do livro... Só parei porque precisava ir para aula e depois ainda tive que fazer um trabalho em grupo. A autora, que é uma fofa, está de parabéns. Ah, e a Ana (a personagem) é de Minas Gerais. Preciso falar que dei pulinhos pela casa? Não, né? haha Foco! Vamos focar na resenha.

O livro conta a história da simplesmente Ana, uma garota de 20 anos que, pelo facebook, descobriu quem era seu pai e de bônus descobriu que ele era o rei em um micro-país da Europa. Isso mesmo, assim sem mais nem menos a estudante de direito que tinha crescido sem pai descobre bem mais do que queria e até mesmo esperava. O pai, o fofo Rei Andrej, a convida para passar um tempo com ele em seu castelo (pode pirar?) na Krósvia, mesmo com medo de sua nova vida Ana aceita e embarca no avião particular de sua mais nova família, os Markov. O país é simplesmente lindo (o país fictício fica no sudeste Europeu), as pessoas são adoráveis e Ana precisa usar o inglês para tudo, uma vez que não entende um "a" sequer na língua do lugar.

O pai dela coloca uma de suas assistentes pessoais, a fofa Irina, para ajudar Ana no país. Comprar roupas novas (com um cartão sem limite!), conhecer alguns pontos turísticos e tudo mais. Mas é aí que entra o quase meio-irmão de Ana, o maravilhoso Alex. Vamos explicar, ele era filho da mulher do pai da Ana (que faleceu), ou seja, ele é filho do rei por laços de afeto, mas não tem nenhum ligação de sangue. Alex resolve que para ajudar, já que Irina tinha muitas outras coisas para resolver, ele iria ser o guia particular da mais nova princesa do pedaço. De começo tudo que vemos nele é um garoto mimado que duvida muito dessa hitória de filha perdida do rei, mas depois que o conhecemos melhor... Não tem como não se apaixonar, falo isso por mim como leitura e pela Ana, como apaixonada da história.

Mas como nem tudo são flores Alex tem uma namorada com Nome de Cachorro, a Laika, e Ana percebe que ser um princesa vai muito além de usar roupas bonitas e aparecer bem em fotos. A responsabilidade é grande e a cada dia que passa ela não tem certeza se quer voltar para o Brasil ou se quer viver uma vida completamente nova e digna de contos de fadas. Nisso ainda vemos os bons ruins e velhos paparazzi tentando descobrir podres sobre a princesa, a saudade do país e da família apertando e uma paixão que cresce cada dia mais por um garoto que tem muitos motivos para significar 'perigo' (quase meio-irmão e com a namorada nome de cachorro que é uma maníaca). É muita emoção para pouca leitora (eu), haha.

Eu ri muito com o livro (o Alex tem umas tiradas geniais, de verdade), eu me emocionei (de chorar) em algumas partes (inclusive na primeira vez que Ana chama o rei de "papai"), eu me diverti com um livro de uma forma que é única. Sem esquecer que perdi, mais uma vez, minha dignidade uma vez que fiquei lendo até às 3h da manhã. De começo eu estava com muito medo de que o livro fosse uma cópia barata de O Diário da Princesa, mas graças aos céus eu estava muito errada. O livro, em um determinado momento, até brinca com a história do filme Disney, mas a história é bem diferente no geral (e posso afirmar que por mais que eu ame o filme - nunca li o livro da Meg Cabot - eu sou mais a história da Ana!).

Os personagens são ótimos. A melhor amiga da Ana é uma maluca adorável, a cozinheira chefe do castelo é um amor de pessoa no maior estilo Tia Nastácia (do sítio!), a assistente Irina é pilhada, mas é uma fofa também. A família Markov e a família brasileira no geral são muito bem boladas e bom, nem preciso falar do Alex e da Ana, né? Se você, assim como eu, ama livros com romances que beiram o clichê (o que deixa tudo melhor, na minha opinião) esse livro é para você. Ainda mais porque é de uma autora brasileira, é muito orgulho, de verdade. Eu fiquei que nem criança com essa história sobre uma princesa que era de MG, nem preciso dar maiores motivos, né? E quando ela falava das lojas brasileiras, das comidas brasileiras e tudo mais dava aquele gostinho mega especial. Leia, leiam e leiam! Ah, eu quero continuação (que um anjo passe e diga 'amém')!

site: http://www.brincandodeescritora.com/

Carol Rezende 14/09/2021

Eu amei!!!
Romance clichê parecido com enemies to lovers e nacional. Não tem como ser ruim!! eu amei muito! o alex?-???

Yaya 06/06/2020

Eu perdi as contas de quantas vezes reli Simplesmente ANA. Ganhei o livro quando eu tinha 10 anos e de lá até aqui, com quase 18, devo ter lido umas 200 vezes ou mais.

Sem dúvida alguma é um dos meus livros preferidos e sou completamente apaixonada pela escrita leve que mesmo sendo detalhada não se torna cansativa.

Tudo é interessante, a forma inusitada e tecnológica que Ana Carina descobre que tem um pai, a forma em que ela se apaixonada por Alex e a forma como descobre o significado do seu sonho recorrente que por muitos anos ela acreditou ser apenas um sonho.

Alexander é o maior crush literário que eu já tive em toda a minha vida e duvido que alguém consiga ler Simplesmente ANA sem desejar pelo menos uma vez um homem atencioso, maravilhoso e ? insira aqui todos os melhores adjetivos possíveis ? como ele.

Eu, como apreciadora de livros nacionais, fiquei completamente apaixonada vendo Ana ensinar os moradores da Krósvia a fazerem pão de queijo, feijoada e a existência da palavra saudade.

Tenho certeza que lerei esse livro mais outras milhares de vezes e em todas elas darei vários gritinhos sempre que ? Alerta de Spoiler ? Alex e Ana se beijarem pela primeira vez na praia, ao som de Bon Jovi.

Esse livro merece todo reconhecimento do mundo!

Ana 06/11/2021

Bem, esse livro não funcionou pra mim, acho que principalmente pelo estilo de escrita da autora..
Achei meio forçada, usando expressões que não são comuns de serem usadas, principalmente por uma mulher jovem de 20-21 anos.
Por causa disso a protagonista não me agradou em nada, ela era muito chata pra mim e como é narrado em primeira pessoa ficava mais difícil.
Outra coisa que me incomodou muito foi que a língua que ela se comunicava com as pessoas da Krosvia era o inglês (só que escrito em português), mas as frases e expressões usadas eram muito brasileiras, o que não faz sentido já que eles estavam falando na verdade em inglês! Esse tipo de coisa quebra a experiência da leitura pra mim e quebra a imersão na história.
Outro ponto, a protagonista dirige a narrativa dela a alguém, mas não explica pra quem! A gente entende que é o leitor, mas por quê? A gente tá lendo um diário? Uma autobiografia? Ela tava conversando com algum repórter? Não deu pra entender e isso me incomodou também.

O drama que foi criado pra deixar o casal principal afastado não tinha motivação, foi só pra dar o ápice à história, sem ser realístico. Muita coisa teria sido evitada se a menina pensasse um pouco kkk
Várias frases e passagens me incomodaram (como colocar a Ana na posição de "outra" sendo que ela tava solteira ?????) e umas coisinhas mais pontuais que seria spoiler dizer aqui

Mas, contudo, posso dizer um ponto positivo que foi a construção na história no geral. Não liguei de ser uma história igual a do Diário da Princesa porque é uma premissa interessante, e a autora não deixou exatamente igual. Os acontecimentos são legais e dinâmicos, mas como eu não gostava da protagonista não aproveitei muito.
A escrita é bem fácil e é um bom livro pra sair da ressaca literária.

Fernanda 03/08/2021

Resenha
Quando comecei a ler esse livro não tinha altas expectativas, porém quando comecei a ler...fiquei tão apaixonada que não queria parar mais de ler. O primeiro capítulo li no intervalo do almoço do trabalho, o restante li numa "sentada" que me levou até 3 horas da madrugada (começando a ler 8 e pouco da noite).

O livro é de contos de fadas sim mas moderno, nos dias atuais. E sim, eu confesso: adoro um conto de fadas mesmo já ter passado da adolescente há tempos, mas também quem disse que é preciso ter idade para ler esses livros né? Um pouco de romance e histórias doces faz bem para a vida da gente...

Mas vamos ao livro. A história toda se passa no Brasil e no país do pai da Ana, confesso que amei esse toque bem brasileiro na história, estado brasileiro, costumes brasileiros citados numa história encantadora. A personagem Ana é jovem mas não é nenhuma adolescente, ela já esta na faculdade, tem opiniões próprias e sabe muito bem o que quer. Claro que na história ele viverá conflitos e dúvidas mas quem não tem diante de uma situação totalmente nova na vida? Aliás, a vida de Ana muda muito mesmo...um dia ela esta vivendo uma rotina, morando com a mãe, sem saber quem é o pai, fazendo sua faculdade de Direito e de repente: plimmm seu pai aparece, histórias sobre quem mentiu o que e o que aconteceu de verdade no passado são reveladas. Até ai, surpresas de monte, mas agora Ana tem uma decisão a tomar: continuar sua vida na mesma rotina que tinha antes ou procurar conhecer o país onde seu pai mora e que detalhe: ele é o rei...?

Pela sinopse pode-se perceber que ela escolhe dar uma chance a família de seu pai mas para isso foi preciso muitos conselhos das pessoas que ela ama aqui no Brasil. No novo país ela encontra pessoas maravilhosas mas também pessoas que querem que ela suma, ela vai se envolver com algumas pessoas, ter aventuras que para uma princesa não seria aconselhável, será vítima da própria opinião formulada erroneamente (não dando chances para refletir mais sobre ela), ela viverá com o coração partido entre tantas pessoas maravilhosas e no fim, muito mais mudanças mas agora em cima de decisões tomadas com o coração.

A história é simples mas cheia de amor, de carinho, de conflitos, de esperança, de valorização do que é realmente importante nas pessoas. Este livro entrou para minha lista de favoritos! Amei tanto esse livro que minha vontade era entrar na história, era fazer parte da vida da Ana, do reino do Andrej, minha vontade era viver ao lado de pessoas tão queridas. Não quero colocar esse livro na estante não, hehehe, quero deixá-lo ao meu lado para sempre eu ler um pedacinho.

Mais do que recomendado!!!

site: https://trilhas-culturais.blogspot.com/2016/03/resenha-simplesmente-ana.html

Barbara Sa 25/06/2013

Resenha Simplesmente Ana - Blog Segredos Entre Amigas
www.segredosentreamigas.com

Simplesmente Ana é um livro leve e que nos faz voltar a acreditar em Conto de Fadas. Nessa história somos apresentados a Ana Carina, uma jovem de 20 que mora em BH, estuda Direito na PUC e cresceu sem saber quem era o seu pai, mas uma mensagem em seu Facebook muda esse último status.

Ana descobre então que é filha de Andrej Markov, o rei da Krósvia, um país que fica na Europa. Completamente desestabilizada emocionalmente, Ana embarca rumo a Krósvia para conhecer suas origens e seu povo, mas está ciente que o seu lugar é no Brasil, ou melhor: estava ciente, pois ao ver Alex - enteado de seu pai, todas as suas certezas evaporam.

Ana não dá o braço a torcer quanto aos seus sentimentos por Alex, ele também não é muito amigável para com ela - ao menos no início-, e para completar tem uma noiva. Mas com o passar do tempo Ana e Alex ficam cada vez mais juntos; ela precisa aprender e entender mais sobre o seu povo e ele é a pessoa certa para ajudá-la com isso.

Marina narra uma história completa de sentimentos. Todos os personagens tem sua importância na trama, tanto os protagonistas quanto os secundários. O livro nos leva a um castelo medieval cheio de segredos, ficamos intrigados quanto às histórias dos antepassados de Ana e isso faz com que a leitura seja ainda mais voraz.

O livro me lembrou algumas outras histórias parecidas, e confesso que fiquei comparando-a às outras, e fiquei meio incomodada com isso, mas acredito que não chegou a atrapalhar a leitura. Adorei a personalidade da Ana e o fato dela não ter se deslumbrado com o luxo que sua vida passou a ser - ao menos não muito. A autora incluiu várias características reais na história, o que a engradeceu, e muito.

Apesar de uma história clichê, a autora conseguiu deixá-la única e prender o leitor do início ao final. Indico Simplesmente Ana para quem, como eu, adora um bom romance e gosta de se divertir durante a leitura. Uma história completa e maravilhosamente charmosa.

Quote: "-Do que você está falando? - gemi, quase inconsciente de meus movimentos.
-Estou falando de nós. De mim e de você. Do que sentimos um pelo outro. Fui claro agora?" Página 237.

Ju 18/07/2013

Simplesmente Ana
Me identifiquei com a Ana desde o início. Como eu, ela é mineira de BH, e só uma mineira pode entender o fascínio que o mar exerce sobre nós... rs... Além disso, tem trauma do castelo do terror do Shopping Del Rey! hehe... E, como se não bastasse isso, descobre que o pai que nunca conheceu é o rei da Krósvia, um pequenino país próximo à Itália (essa parte nos diferencia, eu sempre soube quem era o meu pai e estou muito satisfeita com ele! rs). Sabem qual foi a primeira coisa que a encantou quando ela foi visitar o país? A natureza!! Gente, eu nunca pensei que fosse acontecer isso comigo, mas a primeira coisa que me fascinou em Florença foram as árvores lindas e gigantes! *-*

Amei a história de Simplesmente Ana! O jeito que a Ana descobriu quem era seu pai foi bem moderno, rs, não vou contar porque é legal descobrir lendo. Ela ficou insegura de ir com ele conhecer a Krósvia, mas recebeu apoio de todos os lados e decidiu ir. Chegando lá, encontrou um país lindo, com paisagens paradisíacas e com gente que deixa o carro na garagem com a chave dentro. Conseguem imaginar?

Fora que a garota, de universitária com uma vida confortável, passa a princesa com direito ao castelo dos sonhos e a um cartão de crédito sem limite de gastos! rs... E não surta completamente, o que demonstra que não perde sua essência. Ponto pra ela.

A narrativa da Marina é muito boa, passei a me sentir meio como a Ana. Fiquei impressionada ao notar que quando ela ficava nervosa, eu ficava também; quando ria, eu me pegava rindo ou, pelo menos, sorrindo. Até chorei junto com ela!! Acho que foi a personagem com quem eu mais me envolvi, em um bom tempo.

Só teve uma coisa que eu não gostei no livro: uma conversa que a Ana tem bem no início pelo msn. Me incomodou como essa conversa foi escrita, com "naum", "nd", coisas do tipo... Mas é uma coisa bem pessoal, nunca escrevi assim e me irrito com gente que escreve.

Eu acho essa capa mais que linda!! Ela não é completamente fiel à história... Só que dessa vez terei que deixar passar. Sou tão fascinada por ela que nem consigo falar do que está errado!

A Ana se revela uma pessoa ótima, mas me apaixonei mesmo foi pelo Alex. Ele é enteado do pai dela, e um antipático à primeira vista. Mas depois que passam a preocupação e a desconfiança que ele sente, vira outro. Um ser tão fofo, gentil e lindo que dá vontade de roubar de dentro do livro!! hahaha...

Estou muito feliz com a notícia de que a continuação será lançada em breve (não sei exatamente quando). Já estou morrendo de saudade de todas as personagens. Vou deixar umas palavrinhas da Ana para vocês. Ainda bem que a minha saudade é boa! =)

"- Sempre ouvi dizer que saudade é uma palavra exclusiva da língua portuguesa. Quando dizemos que estamos com saudade, significa que sentimos uma falta tão imensa de alguém que a dor queima no peito. É como se a alma ficasse meio perdida sem a proximidade das pessoas de quem temos saudade. (...) Ela só é boa quando sabemos que podemos matá-la, ou seja, quando reencontramos quem não está por perto."

site: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2013/07/resenha-simplesmente-ana.html
Juh 18/07/2013minha estante
Ju para tudooooooooooooo! EU estou morrendo, louca, pirada p/ ler esse livro, disseram já em outras resenhas que ele tem o estilo de diário de uma princesa, mas não interessa eu quero ler ele mesmo assim!!! HAHAHA! ENtão eu simplesmente amei essa capa e acredito que vou me indentificar muiito com a Ana, com a diferença tbm q eu tenho um Pai e estou muiiito satisfeita com ele!!

Leilane 18/07/2013minha estante
A Marina não é linda? Comentou no blog. =D
Ela já sabe o quanto surtei de felicidade com esse livro, quando vi a capa, a sinopse e que ela é fã da Meg Cabot (minha favorita!), não teve como não correr para ler esse livro. Ri muito com a Ana e o trecho que você destacou sobre saudade foi um dos mais tocantes que já, foi quase como se um mecanismo tivesse sido acionado em mim e senti saudade de muitas coisas que amo na hora, olha o poder dessa quote!
E, bom, não posso deixar de comentar sobre o Alex, não é? Ahhh o Alex, seu lindo teimoso gostoso! Tropeço para escolher adjetivos que o descrevam, todos parecem insuficientes, por isso vou simplesmente descrevê-lo como: Alex. Ou melhor, no melhor sotaque brasileiro, Alexander. Amei a maneira pela qual a Marina trabalhou conceitos culturais, simbologias e relações afetivas. Ela nos leva a pensar na importância de muitas coisas sem perder o tom de leveza, ou seja, um chick lit da melhor qualidade!
Parte do que escrevi aqui está no texto-surto que escrevi assim que terminei o livro, mas tomei cuidado para não mencionar spoilers.
Mal posso esperar pelo próximo livro e espero que todos os seguidores daqui do blog leiam o quanto antes, pois é SIMPLESMENTE perfeito!
Muito sucesso, Marina!
Amei a resenha, Ju, sua experiência foi ainda mais especial por causa das referências mineiras, fiquei com um invejinha - kkkkk.
Beijos!

Marina516 19/07/2013minha estante
Ju, Leilane e Juh, vocês fizeram a minha manhã mais linda - e hoje o dia promete! Fiquem de olho que tem novidade no pedaço.
Um beijo enorme, meninas!
S2

Manuella_3 20/07/2013minha estante
É tão bom ler uma resenha empolgada assim!
Adoro essa sensação de me envolver completamente, como aconteceu com você nessa leitura. A identificação e/ou aprovação de uma ou mais personagens é fundamental pra gente se aproximar da história, não é? Eu detesto quando a personagem é sem empatia, quando não me desperta nenhum sentimento.
Quero tanto ler esse livro! E descobrir essa alegria que você refere.

Lore 20/07/2013minha estante
Oi Ju! Então, vou começar falando que achei lindíssima a capa do livro desde a primeira vez que o ví em uma estante no skoob, mas nunca tinha tido real interesse pelo livro por desconhecer sua história, e sua sinopse não me fascinou a primeira vista. É a primeira resenha que leio sobre Simplesmente Ana, e Ju, você conseguiu despertar minha curiosidade com relação à ele! Sério! Você descreve a obra de forma tão envolvente e apaixonada que me deu vontade de ir até uma livraria agora e comprá-lo (quem dera isso fosse possível para mim kjslkdjslkjd). Talvez eu esteja equivocada em minha comparação mas, a história me fez lembrar do filme O Diário da Princesa estrelado pela Anne Hathaway (a propósito, adoro a Anne (: hehe ) pelo fato de uma menina normal descobrir que é uma princesa e tudo mais. Com relação ao que você citou na escrita do msn que tem em Simplesmente Ana, confesso que não gosto de ver isso em livros, sei lá, me incomoda um pouco. Admito também que já escrevi assim em um período, mas foi só uma fase graças à deus já passou alkjskdjskjd adorei a resenha Ju (:

Thaís 20/07/2013minha estante
Que livro lindo Ju!
Não sabia que a Ana era mineira haha a unica diferença é que eu não sou de BH (chora :'|) Adorei a história era bem o que eu imaginava, eu amo essa capa, e acho que a conversa no msn não ia me incomodar rs sou danada para abreviar as coisas de vez em quando, mas essa minha mania eu venho melhorando haha (eu era bem pior)

Cris 30/07/2013minha estante
Quero ler este livro desde que foi lançado. Acho a história linda, fora a capa, que é muito fofa. Adoro conto de fadas modernos e não sabia que teria continuação também... Parabéns pela resenha.

Michelli Prado 02/08/2013minha estante
Estou muito curiosa com esse livro, desde que vi a capa. Parece ser um história leve, porém boa, assim como você disse. Estou bem ansiosa pra ler, principalmente por se tratar de um livro nacional

AnaBia23 07/08/2013minha estante
Adorei a resenha! Louca pra ler esse livro, principalmente por causa do título rsrs

Aione 23/07/2013

Sabe aquele livro que você começa a ler despretensiosamente e, então, não quer mais largar? Foi essa a minha experiência com Simplesmente Ana.
Sendo sincera, nos primeiros capítulos, achei a história bastante semelhante a O Diário da Princesa, então acabei ficando curiosa para ver como se daria seu desenrolar. O que achei interessante é que a própria autora inseriu essa semelhança indiretamente na história ao colocar Ana, a protagonista, comparando tal momento de sua vida com o da personagem de um livro americano adolescente lido por ela. Passado esse início, ficou nítido o rumo próprio que a história tomou.
Não apenas com uma narrativa extremamente fluida e gostosa de acompanhar, típica dos chick-lits, Marina Carvalho também criou cenários e personagens encantadoras. Como não sentir vontade de conhecer a Krósvia e suas paisagens belíssimas? E como não se apegar ao rei Andrej, à Karenina e Irina e, principalmente, ao Alex? Todos esses fatores aliados à sensação de “conto de fada” que rodeia o enredo contribuíram para tornar o livro cativante, capaz de transportar o leitor para outro mundo do qual ele não desejará sair tão cedo.
Embora o que mais tenha me agradado no livro tenham sido o divertimento e o prazer por ele proporcionados durante a leitura, Marina também inseriu, no enredo, a temática da autodescoberta e, consequentemente, do autoconhecimento, uma vez que Ana, ao entrar em contato pela primeira vez com um lado seu jamais imaginado, acaba por iniciar uma jornada para entender quem ela é por completo. Ainda assim, o livro não se torna profundo por isso – inclusive por não ser essa sua proposta - e sua leveza continua sendo uma de suas características mais marcantes.
Também, as diversas referências presentes ao longo da narrativa foram um adicional muito bem vindo. Me deliciei ao ver Sophie Kinsella e Meg Cabot serem citadas dentre os tantos autores, bem como Pedro Bandeira e a queridinha série Os Karas que tanto me alegrou em minha pré-adolescência, além das citações musicais. Foi impossível não sentir vontade de ouvir Bom Jovi no momento em que finalizei a leitura, e, para falar a verdade, durante a leitura, já que não tardei a colocar In These Arms como trilha sonora para ler uma importante cena da história.
Foram poucos os pontos que, para mim, poderiam ser ressalvados. Talvez, por estar desnecessariamente condicionada a O Diário da Princesa no início, custei a aceitar que Ana já havia passado da adolescência e ficava imaginando que ela fosse mais nova do que realmente é, o que foi um deslize meu e não do livro. Outra questão foi referente à aceitação de Ana sobre a omissão de sua mãe a respeito de sua paternidade. Para algo que havia sido tão importante em sua infância, achei que sua aceitação foi rápida demais, ainda que tenha sido explicado o porquê disso. Contudo, entendo também que provavelmente não era a intenção e o foco da autora se estender demais nessa temática, de forma que seria desnecessário se aprofundar nela.
De um modo geral, Simplesmente Ana é o típico livro capaz de proporcionar uma leitura gostosa, agradável e rápida, ainda que você possa querer diminuir o ritmo da leitura para aproveitá-la por mais tempo, e que dificilmente não arrancará suspiros quando for finalizada. Um conto de fadas moderno, daqueles que te faz sonhar acordado durante e após a leitura.

site: http://www.minhavidaliteraria.com.br/2013/07/resenha-simplesmente-ana-marina-carvalho.html

Nii. 17/06/2013

Que livro bom!

‘Simplesmente Ana’ me surpreendeu em todos os aspectos. A história foi bastante diferente do que eu imaginava, mesmo lendo a sinopse, e a narrativa fluida da Marina Carvalho somou a isso tornando a história viciante. Não consegui larga o livro até saber o final!

Ana tem vinte e poucos anos e é estudante de direito (!), cresceu acreditando que o pai largou ela e a mãe e por isso nunca quis conhecer suas origens completamente. Então ‘um belo dia’ ela recebe uma mensagem de um homem que alega ser o seu pai e com isso Ana vai acabar descobrindo que a história da sua vida é muito maior do que tudo o que ela e a família têm em Minas Gerais. E um reino em Krósvia faz parte dessa descoberta. Descobrir-se Princesa de uma hora para a outra não será fácil.
A história de ‘Simplesmente Ana’ não é original, longe disso, já foi vista em vários estilos de mídia. Mas a narrativa da autora é tão envolvente e a Ana é tão cativante que o clichê se transformou em um ponto positivo na história. Inclusive a Ana verbaliza esse clichê todo, o que é divertido.

A Brasilidade da Ana também é outro motivo para ler o livro. Você consegue se identificar a todo o momento. Acho difícil – independente de qualquer coisa – você não conseguir gostar dela. Eu ria com as expressões e todo o jeitinho nosso personificado na Ana. A Marina Carvalho construiu essa imagem muito bem.

E o Alex? Como não se apaixonar por ele? Quem começa marrento mais aos poucos vai mostrando que é um cara incrível, mas não perfeitinho. Bastante realista.

Um livro que faz jus a todos os elogios e que vale muito a pena ler se você curte o estilo da temática e o gênero. E, claro, com o plus da autora ser uma Brasileira bastante talentosa.

Bia 16/04/2021

Troco
Livro muito bom, ficção brasileira.
Quero me desapegar dele, porque não fez muito meu estilo.

Angela Mary 19/12/2020

Simplesmente Ana
Amei conhecer a escrita dessa autora, quero ler a continuação

Trindade 11/06/2020

Recomendo
Eu amei ler esse livro, é uma leitura relaxante e divertido. Mas tem um final um tanto turbulento que deixar um tensão no ar. Super recomendo ??