Simplesmente Ana

Simplesmente Ana Marina Carvalho

Resenhas - Simplesmente Ana

Bia 16/04/2021

Troco
Livro muito bom, ficção brasileira.
Quero me desapegar dele, porque não fez muito meu estilo.

Aione 23/07/2013

Sabe aquele livro que você começa a ler despretensiosamente e, então, não quer mais largar? Foi essa a minha experiência com Simplesmente Ana.
Sendo sincera, nos primeiros capítulos, achei a história bastante semelhante a O Diário da Princesa, então acabei ficando curiosa para ver como se daria seu desenrolar. O que achei interessante é que a própria autora inseriu essa semelhança indiretamente na história ao colocar Ana, a protagonista, comparando tal momento de sua vida com o da personagem de um livro americano adolescente lido por ela. Passado esse início, ficou nítido o rumo próprio que a história tomou.
Não apenas com uma narrativa extremamente fluida e gostosa de acompanhar, típica dos chick-lits, Marina Carvalho também criou cenários e personagens encantadoras. Como não sentir vontade de conhecer a Krósvia e suas paisagens belíssimas? E como não se apegar ao rei Andrej, à Karenina e Irina e, principalmente, ao Alex? Todos esses fatores aliados à sensação de “conto de fada” que rodeia o enredo contribuíram para tornar o livro cativante, capaz de transportar o leitor para outro mundo do qual ele não desejará sair tão cedo.
Embora o que mais tenha me agradado no livro tenham sido o divertimento e o prazer por ele proporcionados durante a leitura, Marina também inseriu, no enredo, a temática da autodescoberta e, consequentemente, do autoconhecimento, uma vez que Ana, ao entrar em contato pela primeira vez com um lado seu jamais imaginado, acaba por iniciar uma jornada para entender quem ela é por completo. Ainda assim, o livro não se torna profundo por isso – inclusive por não ser essa sua proposta - e sua leveza continua sendo uma de suas características mais marcantes.
Também, as diversas referências presentes ao longo da narrativa foram um adicional muito bem vindo. Me deliciei ao ver Sophie Kinsella e Meg Cabot serem citadas dentre os tantos autores, bem como Pedro Bandeira e a queridinha série Os Karas que tanto me alegrou em minha pré-adolescência, além das citações musicais. Foi impossível não sentir vontade de ouvir Bom Jovi no momento em que finalizei a leitura, e, para falar a verdade, durante a leitura, já que não tardei a colocar In These Arms como trilha sonora para ler uma importante cena da história.
Foram poucos os pontos que, para mim, poderiam ser ressalvados. Talvez, por estar desnecessariamente condicionada a O Diário da Princesa no início, custei a aceitar que Ana já havia passado da adolescência e ficava imaginando que ela fosse mais nova do que realmente é, o que foi um deslize meu e não do livro. Outra questão foi referente à aceitação de Ana sobre a omissão de sua mãe a respeito de sua paternidade. Para algo que havia sido tão importante em sua infância, achei que sua aceitação foi rápida demais, ainda que tenha sido explicado o porquê disso. Contudo, entendo também que provavelmente não era a intenção e o foco da autora se estender demais nessa temática, de forma que seria desnecessário se aprofundar nela.
De um modo geral, Simplesmente Ana é o típico livro capaz de proporcionar uma leitura gostosa, agradável e rápida, ainda que você possa querer diminuir o ritmo da leitura para aproveitá-la por mais tempo, e que dificilmente não arrancará suspiros quando for finalizada. Um conto de fadas moderno, daqueles que te faz sonhar acordado durante e após a leitura.

site: http://www.minhavidaliteraria.com.br/2013/07/resenha-simplesmente-ana-marina-carvalho.html

odeiol1vros 05/07/2020

Achei que não iria gostar e me enganei, a história me prendeu muito e ajudou a melhorar meu hábito de leitura!! Parece fanfic, mas não deixa de ser divertida.

Lu Oliveira 27/04/2020

Boa premissa... mas...
A história da Ana Carina tinha tudo pra ser aquele clichê maravilhoso... mas faltou alguma coisa... um texto mais fluido, uma princesa com menos mimimi... o Alexander é um cara muito legal... mostra logo a que veio, o defeito dele é a namorada chata... mas isso nunca é empecilho para ninguém!
O final foi o esperado, mas ficou o gostinho de quero mais.

Núbia 30/06/2023

Simplesmente Ana
Li este livro quanto era jovem, e me lembrava dele ser muito bom, devia ter deixado a história na memória, tenho um carinho pela história, mas acredito que a edição pecou muito.

Cris 06/07/2014

Conto de fadas dos dias atuais
A história é narrada por Ana Carina Bernardes, ou simplesmente Ana. Ela é uma mineirinha de 20 anos que leva uma vida sossegada morando com sua mãe, e estudando Direito na PUC. Ela não se preocupa com a moda e suas tendências, é muito madura, inteligente e viciada em livros e internet.
A trama começa a ganhar vida, quando ela recebe uma mensagem pelo Facebook de um homem desconhecido com a seguinte frase:

”Desculpe, mas acho que sou seu pai” (Oi?)

O mundo de Ana obviamente desaba, pois a única versão que ela conhecia era de um “pai misterioso” que sumiu do mapa assim que descobriu que sua mãe estava grávida dela. Mas, será essa a verdade? Bem, a verdade é: Ana Carina era filha de Andrej Markov, “rei da Krósvia” um pequeno país na Europa, entre a Itália e a Eslovênia. - Para tudo, ela é uma Princesa…

Após várias apresentações, mentiras desfeitas e muito chororô, Ana impulsionada pela família e por sua melhor amiga Estela, decide passar uma temporada com a família real. Mesmo com a atitude tomada, Ana se vê muito insegura sobre seu futuro afinal, tudo seria deixado para trás, estudos, seu estágio, pessoas importantes, enfim… tudo com um único propósito, conhecer suas origens! - E lá vamos à Krósvia rs!

E é entre uma apresentação e outra, que ela conhece Alexander Jankowski, era nítido o clima de tensão vivenciado pelos dois - isso mesmo, assim que os dois se olharam, uma rincha surgiu no ar,- isso porque Alexander era filho postiço de Andrej, e ele por sua vez suspeitava que Ana fosse uma golpista e blá-blá-blá.

-Ah! preciso explicar algo só para atiçar a mente de vocês rs: Esse tal Alexander só podia ser a própria personificação de algum deus da beleza, era cada descrição que pelo amor de Deus rs “- OMG, que cara é esse ?” segundo nossa narradora, ele deixava Robert Pattinson, Jared Padalecki e Josh Hartnett no chinelo. – Vão para o Google e morram!!!

-Voltando à história… Com o passar do tempo, o até então bipolar Alexander se tornava um amigo inseparável de Ana… e o que aconteceu? Ahhhh! vocês já sabem… - cheguei a mencionar que esse suposto príncipe encantado tem uma namorada? É, ele tem, e ela é um nojo em pessoa.
O que irá acontecer com esses dois, aliás… esses três? Estão curiosos né? Leiam, e descubram, vocês irão amar cada capítulo, eu pelo menos amei… um verdadeiro conto de fadas dos dias atuais!
E para sair um pouco do clichê “conto de fadas e tudo perfeito” tivemos uma pequena dose de aventura e muitos cliques de paparazzi, afinal, uma fotinha da princesa da Krósvia era bem-vinda não é mesmo?

“Com a cabeça no travesseiro, fiz um balanço da minha vida pós-garota comum. Em poucos meses, deixara minha pacata existência de universitária para morar num castelo, ser apresentada para o mundo inteiro como a única princesa de Krósvia, ser perseguida por paparazzi e ter fotos comprometedoras divulgadas na imprensa. Ah! Também fora entrevistada pelo Fantástico.” (Página 259)

A narrativa da escritora Marina Carvalho flui bastante, e me conquistou de início, a leitura é um romance chick-lit*, bem gostosinho, daqueles que você devora em dois ou três dias.
Discordando de algumas pessoas, não achei o livro fraco, na minha opinião a construção dos diálogos foram até maduros e coerentes, claro, algumas coisas foram “fantasiosas”, mas estamos falando de um livro, tudo pode acontecer. Concordo que alguns pontos ficaram soltos, mas creio que isso será resolvido no segundo livro… e diga-se de passagem, estou LOUCA de ansiedade por sua continuação!!

Leitura mais que recomendada. Ressalto que nossa literatura brasileira não deixa nada a desejar para a internacional, e por este importante motivo, devemos apoiar nossos escritores!!!

Última informação: Aos amantes de romances “água com açúcar”, este livro foi feito para você.

*Legenda: Chick-Lit é a literatura voltada para o sexo feminino, vulgarmente chamada de “Literatura de Mulherzinha”. A despeito de todas as criticas, Chick-Lits são romances leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna, independente, culta e audaciosa. É um gênero que faz parte da literatura voltada para o entretenimento, cujo objetivo principal é divertir.

Beijos e até mais.
Jorgeana Jorge 15/05/2015minha estante
Adorei o apoio aos escritores nacionais, bj

Nii. 17/06/2013

Que livro bom!

‘Simplesmente Ana’ me surpreendeu em todos os aspectos. A história foi bastante diferente do que eu imaginava, mesmo lendo a sinopse, e a narrativa fluida da Marina Carvalho somou a isso tornando a história viciante. Não consegui larga o livro até saber o final!

Ana tem vinte e poucos anos e é estudante de direito (!), cresceu acreditando que o pai largou ela e a mãe e por isso nunca quis conhecer suas origens completamente. Então ‘um belo dia’ ela recebe uma mensagem de um homem que alega ser o seu pai e com isso Ana vai acabar descobrindo que a história da sua vida é muito maior do que tudo o que ela e a família têm em Minas Gerais. E um reino em Krósvia faz parte dessa descoberta. Descobrir-se Princesa de uma hora para a outra não será fácil.
A história de ‘Simplesmente Ana’ não é original, longe disso, já foi vista em vários estilos de mídia. Mas a narrativa da autora é tão envolvente e a Ana é tão cativante que o clichê se transformou em um ponto positivo na história. Inclusive a Ana verbaliza esse clichê todo, o que é divertido.

A Brasilidade da Ana também é outro motivo para ler o livro. Você consegue se identificar a todo o momento. Acho difícil – independente de qualquer coisa – você não conseguir gostar dela. Eu ria com as expressões e todo o jeitinho nosso personificado na Ana. A Marina Carvalho construiu essa imagem muito bem.

E o Alex? Como não se apaixonar por ele? Quem começa marrento mais aos poucos vai mostrando que é um cara incrível, mas não perfeitinho. Bastante realista.

Um livro que faz jus a todos os elogios e que vale muito a pena ler se você curte o estilo da temática e o gênero. E, claro, com o plus da autora ser uma Brasileira bastante talentosa.

Nati 18/01/2014

Simplesmente Ana foi uma história que superou minhas expectativas, porque mesmo sem jamais ter lido os livros da série diário de uma princesa eu realmente comparei a história da nossa mineirinha Ana com a americana Mia (a do filme já que não li os livros).
Mas as semelhanças param só na premissa de princesa perdida, porque de resto não tem nada igual. Ana é uma estudante de direito que vive uma vida normal com sua mãe, avós e amigos até que uma mensagem no facebook muda sua vida de uma vez por todas.
De uma hora para outra nossa protagonista descobre não só que te um pai, como também que é uma princesa de um país europeu. E ela se decidi passar uma temporada com seu pai e sua família no país natal deste. Ana só não contava com a presença constante de Alex, seu "quase-irmão mauricinho gostosão".
Me apaixonei por esse livro. Como sou uma romântica de carteirinha ele me fez suspirar com Alex e querer esganar Ana todas as vezes que ela não queria enxergar o quê estava na cara. Torci de mais pelo dois e quis esfolar nome de cachorro, agrrr. Ainda me apaixonei por Andrej e pelo pessoal do castelo.
Esse livro é romântico, mas não chega a ser água com açúcar, mas também é leve e divertido. E o melhor de tudo é que foi escrito na nossa tão amada língua,porque é cheio de expressões próprias da nossa língua e que muitas vezes perdemos com as traduções.E vê-las nas páginas só fez me aproximar mais da história. Sem falar na escrita maravilhosa da Marina Carvalho que é muito fluída.
No entretanto a cereja do bolo é a trilha sonora que são as músicas que as personagens ouvem no decorrer do livro e que eu colocava para ouvi enquanto lia. Bon Jovi S2.
Final lindo, mas ficou gostinho de quero mais. Espero que tenha continuação, porque já estou com saudade.
Renata CCS 17/03/2014minha estante
Que bela resenha! Muito fofa!

Nati 23/03/2014minha estante
Obrigada. :)

Luisa.Souza 08/12/2022

Lindo
Eu n li em um bom momento, por isso a demora mas ele é muito fofo, brasileiro
E escrito de uma forma que faz a gente gamar

Moonlight Books 15/06/2013

Histórias de príncipes e princesas sempre me atraem, gosto muito de livros que tragam isso em seu enredo, afinal sou fã de carteirinha de contos de fadas. É tão gostoso encontrar este tema em um romance maduro, sendo de época ou não, é algo que me fascina.

Ana foi criada pela mãe, sempre acreditou que o pai fugiu da responsabilidade da paternidade e as abandonou, porém houve um dia, que ao acessar seu perfil no Facebook, ela encontrou a mensagem de um desconhecido dizendo achar ser seu pai, Ana ficou extremamente surpresa. A moça não relutou em marcar um encontro, descobrindo então que a mãe mentiu e o pai nem sabia de seu nascimento, para completar, Ana fica sabendo que o pai, Andrej, é um rei, e disposto a recuperar o tempo perdido deseja que Ana vá com ele para seu país conhecer suas raízes e também desenvolver um relacionamento pai e filha. Ana no início teme esta mudança, mas com apoio da família e amigos, resolve arriscar, ela deixa o Brasil rumo à Krósvia, disposta não só a aproximar-se do pai, mas também saber se um dia irá querer assumir o trono. Chegando lá tudo teria sido perfeito, mas o enteado do pai, Alex, não parece querer facilitar a vida de Ana, ele demonstra odiá -la, ao passo que Ana sente por ele uma forte atração.

A premissa é esta, a garota simples, que descobriu ser uma princesa e parte rumo à uma vida que conhecia somente nos contos de fada, mas que agora é sua realidade. Não é um tema inovador, existem livros e filmes que já trouxeram história semelhante, mas aqui temos a diferença de que Ana é brasileira, então fica mais fácil entender o choque cultural quando ela compara sua nova vida com a anterior, já que é semelhante a nossa. Ela estranha a comida, os comportamentos e tradições e dá para se colocar no lugar dela, isso é interessante, pois nos aproxima bastante da história.

Marina Carvalho criou um belo cenário para sua trama, mágico e encantador, o melhor ponto do livro, eu conseguia ver claramente a Krósvia, as paisagens deslumbrantes, as construções antigas e luxuosas. As lendas locais são muito atrativas, tal como a da Caverna do Pirata e da Ilha de Catarina.

A narrativa é em primeira pessoa, e eu particularmente não curto, pois como sempre digo, não gosto de ficar presa em devaneios de um personagem, no entanto, existem casos em que ou a narrativa é alternada, ou o narrador não evidencia tanto a si mesmo, porém Ana não é assim, ela ressalta demais suas qualidades, afirma todo o tempo que é muito madura, viaja em seus pensamentos e nos prende muito nas situações. Ana quer que as pessoas acreditem que ela é legal, por isso concorda muito facilmente com os outros e nunca impõe sua vontade, senti falta de uma protagonista de atitude, com pensamentos mais densos. Ana é superficial e suas tentativas de ser engraçada não convencem.

Ana sente uma forte atração pelo enteado do pai, e mesmo ele mostrando não gostar dela, a garota não consegue controlar os sentimentos. Tudo bem até aí, mas a cada aparição de Alex ficar descrevendo seus músculos, seus olhos, seu corpo no geral não dá gente, eu entendi da primeira vez que ele era lindo de morrer, então não precisava falar tanto, achei isso tão exagerado que não acreditei que Ana o amasse, parecia mais uma garota com os hormônios descontrolados. O relacionamento dos dois demora para engrenar, até porque ele tinha uma namorada, e durante todo o tempo achei as reações dele em relação à Ana mais uma fantasia dela, do que o que Alex sentia. Quando algo ocorre, é num piscar de olhos, e me fez acreditar mesmo que era só atração.

Se teve uma personagem que foi verdadeira, foi a namorada de Alex, Laika, a moça era bem arrogante, mas não tentava ser o que não era; Ana quer nos fazer odiar Laika todo o tempo, faz umas brincadeiras bem infantis como o nome da rival e tudo mais, no entanto eu acho que ela não devia doçura nenhuma à Ana, pois estava na cara que a outra queria seu namorado, e quem em sã consciência vai entregar o homem que ama?

Em relação aos demais personagens nós vemos o que Ana conta, no geral são pessoas legais, mas senti falta de conhecer melhor Andrej, que depois que leva a filha para Krósvia, aparece muito pouco e a relação pai e filha que poderia ser mais aprofundada foi deixada de lado.

Nas últimas 50 páginas Ana muda um pouco seu jeito, e realmente desejei que ela tivesse sido assim durante toda a história, não digo nem pela questão de amadurecer, mas no quesito humildade e objetividade.

Mesmo tendo tido esta falta de conexão com a protagonista, a história é simpática e leve, dá para ler em um dia e distrair o leitor que não procure algo mais denso, algumas partes poderiam ter sido menos descritivas, como exemplo o preparo da feijoada, que nos passa a receita completa do prato, ou menos clichês, como o foco na imagem das brasileiras e do Carnaval serem escandalosos, mesmo que seja uma imagem que estrangeiros tenham do Brasil, achei desnecessário ressaltar isso.

O final é conclusivo, com uma construção interessante, que engana o leitor, traz uma surpresinha de presente. Enfim, o livro não foi o que esperei, mas dou o devido mérito ao cenário criado e a premissa princesa-verde-amarelo, isso foi legal. Desejo ler outros livros da autora, ela tem potencial e quero encontrar em seus livros uma protagonista mais ousada e forte. Simplesmente Ana pode agradar você, vi que muitas pessoas curtiram muito e por isso recomendo que leia e tire suas próprias conclusões.

Line 27/06/2013

Resenha: Simplesmente Ana por Marina Carvalho
Você começa a ler um livro muito aguardado mas morrendo de medo dele ser ruim. Sensação familiar? Pois é, foi exatamente assim quando eu peguei "Simplesmente Ana" para ler. Afinal, sua história era muito parecida com o grande clássico "O Diário da Princesa" e eu não queria ficar com raiva por isso.
Posso dizer que sua leitura foi uma surpresa boa. A história, a princípio, se parece muito com o sucesso de Meg Cabot, mas não se limita a uma cópia. A protagonista é bem autêntica e um pouco mais velha que a Mia (do Diário da Princesa) o que dá à história um outro ar.

Um ponto positivo do livro: A protagonista (Ana) é mineirinha de Belo Horizonte (sz) e eu adoraaava quando ela comentava alguma coisa daqui além de que ela tinha um jeitinho bem familiar de falar, o que me fez dar algumas gargalhadas.

A história, em si, não tem nada de muito especial, mas é bem bacaninha e eu super indico como uma leitura relaxante.
Ana sempre achou que seu pai tinha abandonado sua mãe quando descobriu a gravidez, mas após receber um recado inusitado no facebook, ela descobre que as coisas não foram bem assim. Seu pai não sabia da sua existência e, quando descobre, quer logo levar a filha para seu país. "Seu" país mesmo, pois o pai de Ana é o rei da Krósvia. Isso mesmo, o REI!

É ai que começa a seção Recalque hahahaha eu, pelo menos, fico me roendo de inveja da sorte que essas protagonistas tem! Como se não bastasse todo o tratamento VIP de princesa, os vestidos maravilhosos, castelos, tardes de compras, lingeries victoria secrets ahahahaha, Ana se envolve com um tremendo gato da Krósvia. Aiai, sorte é pra poucas né!? hahahahaha

O livro é bem leve e bacana de ler e a capa está embelezando minha estante agora! Linda, não?

Espero que gostem!

site: 2bookgirls.blogspot.com.br

Flavia 31/05/2013

Resenha Simplesmente Ana
Resenha do blog O mundo de Alinne
Bom gente, sinceramente não sei se devo pirar agora, ou deixo para pirar no fim da resenha... Porque este livro é simplesmente perfeito!!!!
Simplesmente Ana é o primeiro livro de Marina Carvalho, publicado pela editora Novo Conceito é um chick-lit que conta a história de Ana, uma mineira estudante de direito que mora com sua mãe, e de repente ela recebe um mensagem em seu Facebook que vai mudar a sua vida completamente.... Acostumada com a ideia de não ter pai, após 20 anos um homem entra em contato por uma mensagem no Facebook dizendo que é pai dela, após o encontro ela descobre que além da mãe dela ter mentido para ela todos esses anos Ana é filha de um Rei....
Bom gente, Andrej era Rei de Krósvia, um pequeno país da Europa, e tinha vindo ao Brasil pois tinha um encontro com a Presidente do Brasil, e por acaso descobriu que tinha uma filha de 20 anos de idade chamada Ana através do programa da Ana Maria Braga, onde tinha visto a mãe de Ana falando sobre o seu buffet e no meio da entrevista falou da sua filha, ele ligou os fatos e entrou em contato com ela através do Facebook.
Ana se encanta com seu pai, pois o mesmo é uma pessoa muito boa, e fácil de se gostar, sendo assim após muito custo decide passar um tempo com seu pai para poderem se conhecer e tentar recuperar o tempo perdido. O que Ana não sabe é que esta viagem irá mudar a vida dela para sempre...
Chegando em Krósvia Ana tem uma recepção maravilhosa, se encanta com a beleza do lugar, a grandeza do palácio e do seu quarto literalmente um quarto de princesa (ai que inveja...
Também conheceu Alex, um homem lindo que tinha uma tatuagem super sexy no braço.... mas tinha um humor que oscilava há todo tempo, uma hora era um cavalheiro e na outra um grosseiro fora do cumum, mas ela não conseguia parar de pensar nele. O pior ele vinha com uma bagagem, uma namorada insuportável "com um nome de cachorro".... Isso sem contar o frio na barriga, por saber se o povo de seu novo país ia aceitá-la como sua princesa...
Gente o livro é perfeito a Marina Carvalho acertou em cheia na sua escrita, tem muito romance, muito divertido delicioso devorei em um dia, não tem como não se apaixonar por todos os personagens exceto Laika (a nome de cachorro)...
Ah e as músicas são perfeitas.... Só para deixar um gostinho...
Só Hoje do Jota Quest
In These Arms do Bon Jovi
Espero que vocês leiam e gostem....

Victoria Correa 14/02/2014

Simplesmente....
Achei muito bom para o seu gênero! Muito bem escrito e desenvolvido.

Tales Leonardo 28/04/2013

Impossível parar de ler! Simplesmente incrível!!!
LINK: http://blogrecapitulando.blogspot.com.br/2013/04/simplesmente-ana-marina-carvalho.html

Resenha: Durante as minhas leituras deste ano, me deparei com vários gêneros, e um deles foi o romance. Como vocês puderam perceber pelas postagens, li "A Seleção" e achei um máximo! Mas agora a leitura da vez foi "Simplesmente Ana", um livro escrito pela minha professora de Português e Literatura, Marina Carvalho. Acompanhei de perto todas as etapas de preparação e divulgação, e é claro percebi também a aflição presente na autora enquanto a Novo Conceito não liberava informações definitivas do lançamento. Então aqui estou eu, resenhando um das melhores leituras do ano. Com vocês, "Simplesmente Ana".
O livro conta a história de Ana Carina, uma jovem mineira e estudante de Direito que certo dia recebe uma mensagem em seu Facebook de um homem de feições bem adultas dizendo ser o seu pai. Em estado de choque diante da tela do computador, Ana marca um encontro com o cara que se identificava somente pelo nome de Andrej Markov, e descobre que ele era o rei de um país balcã chamado Krósvia. Não dava para acreditar que aquilo realmente estava acontecendo com ela, imagina, se tornar uma princesa! Agora Ana teria que lidar com outras decisões. Como ela poderia largar sua família, amigos, e a faculdade para ir a um país que ela mal conhecia ou tinha conhecimento da cultura e hábitos krosvianos? Era loucura saber que tudo o que ela sabia sobre o pai era apenas uma mentira contada por seus familiares, em especial a sua mãe Olívia, que além de protetora, não gostou muito da aparição de Andrej depois de todos esses anos.
Forçada pelos familiares e principalmente a sua melhor amiga Estela, Ana resolve ir para Krósvia e conhecer a sua segunda família. Ela teria que ser forte o bastante para enfrentar a imprensa que assim que soubesse do pronunciamento oficial, não a deixaria em paz por um longo tempo. Tudo em Krósvia era perfeito e belo, um cenário europeu inesquecível de harmoniosos campos floridos e um clima temperado totalmente agradável. Ana nunca tinha visto nada igual em toda a sua vida, e acreditava que o melhor já tinha acontecido, até o dia em que conheceu Alexander, ou simplesmente Alex, um galã que desde o primeiro encontro arrancou suspiros de Ana, mas um detalhe pode colocar tudo em risco. Alex é o seu meio-irmão e enteado de seu pai Andrej Markov. Será que esta jovem princesa vai conseguir encarar todos estes sentimentos?
Romance munca foi o meu gênero preferido, aliás, raramente leio algum, mas tenho que admitir que "Simplesmente Ana" me pegou de surpresa. Eu não conseguia parar de ler e tudo parecia tão real que era como se eu estivesse ouvindo a voz de Marina contando aquela história, porque percebi muitos aspectos que me remeteram a personalidade da autora, como por exemplo Ana Carina ter como um dos principais incentivos pela leitura as resvistinhas da Turma da Mônica, um clássico! Quem nunca leu não teve infância.
Pois bem, no decorrer do livro me deparei com marcas do nacionalismo bastante presentes na história, expondo a cultura e principalmente a culinária mineira que é pra lá de espetacular. Nada melhor do que mostrar as nossas raízes através de uma obra que está na estante de vários leitores. Não consegui resistir a essa trama bem estruturada e repleta de surpresas e personalidades do mundo da literatura, música e televisão. Obrigado Marina por tornar minhas leituras mais emocionantes!