Jardim de Inverno

Jardim de Inverno Kristin Hannah

Resenhas - Jardim de Inverno

Gabriela.Galler 22/02/2023

Jardim de Inverno
Sério, estou sem palavras para esse livro!!

A construção narrativa é simplesmente perfeita! É tão leve mas ao mesmo tempo tão pesado e cheio de emoções. Quando eu comprei esse livro achei que não fosse gostar da história, não sou fã de romances mas eu apostei todas as minhas fichas nele, e eu amei! Entrou com certeza para minha lista de preferidos.

O motivo: é um romance mas não é aquela história de ?viveram felizes para sempre?, é uma história de amor de uma família, de três mulheres, de uma mãe e duas filhas que sempre se amaram mas os traumas da vida as fez ficar longe uma da outra. É uma linda jornada de descoberta para dentro de si, a força que a história tem. Ainda tem fragmentos da história real, da época da guerra, do governo do Stalin, é bem realista.

Eu não tenho nada negativo para falar desse livro, eu gostei muito. Os capítulos não são grandes, a leitura foi bem leve e rápida, o plot do livro foi sensacional (não esperava por isso).

Recomendo demais essa leitura!

Biblioteca Álvaro Guerra 16/02/2023

Para cumprir uma promessa ao pai em seu leito de morte, as irmãs Whiston deverão se esforçar e fazer com que a mãe lhes conte esta extraordinária história. Meredith e Nina vão, finalmente, conhecer o passado secreto de sua mãe e descobrir uma verdade tão terrível que abalará o alicerce de sua família...

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788581630359

Vanessa Ribeiro 10/02/2023

No começo da leitura eu não estava com tanta expectativa, mas mds que livro bom !!! Surreal quando a história começa a se desenvolver e o quão envolvente fica...
Superou minhas expectativas.

Ana Carolina 01/02/2023

Avassalador
Avassalador. É o que este livro é. No início, confesso, que estava bem chateada com a Mamãe. Como pode uma mãe tratar as filhas da maneira que ela tratava? Com o avanço da leitura comecei a ficar cada vez mais instigada com o conto de fadas e querendo saber onde aquilo tudo ia dar. Muitas coisas aconteceram entre uma história e outra, mas todas muito interessantes. Eu amei demais esse livro. Ele é muito emocionante, muito denso, a história incrível - mas triste - de uma família. Não sou mãe, mas entendo perfeitamente o sentimento da Vera. Tenho uma mãe que SEM SOMBRA DE DÚVIDAS faria tudo por mim. Chorei com o final do livro e, com toda certeza, digo e repito, amei demais. Nunca mais verei o inverno da mesma maneira.

Fernanda 01/02/2023

Narrativa Profunda e Dura
Primeiro livro da autora que leio, no qual acompanha-se a história de duas irmãs e sua mãe. Egressa da Rússia, a mãe de 81 anos não é amorosa com suas filhas, tendo em vista terem razões bem fortes para isso, mas as interessadas não tinham conhecimento acerca disso.
Até que um dia a idosa resolve contá-la, por meio de, a princípio, de um conto de fada. É então que começa a história dentro da história, onde os relatos de cenas passados em outro país, antes e durante a guerra de Stalin, faz alterar completamente os rumos de uma família inteira, em pelo menos por 3 gerações. Fome e frio começam a ser constantes, chegando até vários membros da família ter que passar horas e horas em uma fila, para conseguir o básico (quando conseguisse) de comida.
Para mim, vale a pena ser lido, principalmente em relação ao fato de ter conhecimento do quanto que uma guerra só traz infelicidade e tortura para os moradores locais, equivalente ao que vive atualmente Ucrânia X Rússia, na medida em que podem ser comparados, por mais que são fatos ocorridos em épocas bem diferentes.

Rose349 31/01/2023

Mãe
Acredito que todas as mães que lerem este livro vão se emocionar. Pode parecer lento no início mas quando o conto de fadas finalmente começa a ser contado até o fim aí a leitura flui.
Fico aqui imaginando a dor que é uma guerra, assim como hoje está acontecendo na Ucrânia...meu Deus quanto sofrimento! Ainda mais a história se passa num inverno de -25°, uma loucura!O livro é um drama familiar mas com um final com muito amor!!!
Recomendo!

Mi_lendo23 31/01/2023

4 estrelas dedo sempre bate errado e nao posso consertar )
Uma leitura lenta mas que sempre me dizia ao fundo: "continua pq vai valer a pena". Que bom que ouvi essa voz e fui até o final! Aliás, e que final!

Nina e Meredith são duas mulheres apaixonadas e amadas pelo pai, mas que nunca receberam sequer um olhar da mãe; quem dirá amor.
Desde a infância tudo o que tinham dela era uma história, um conto de fadas que ela nunca terminava. Esse era o único momento em que conseguiam ouvir a voz doce da mãe.

Até que o dia mais triste de suas vidas chega: a morte de seu pai. Ele então preocupado com o destino e a união do que irá restar de sua família, em seu leito de morte, pede a Nina que prometa que irá fazer a mãe contar a história até o final.

Nina então se lança nesse objetivo de cumprir a promessa que fez ao pai enquanto Meredith, mais sensata e prática, decide única e exclusivamente cuidar da mãe Anya que após a morte do marido começa a ter momentos de loucura. A ficção, a realidade e a loucura se fundem, impossibilitando de Nina cumprir o que prometeu ao pai.

É uma história inicialmente lenta, mas que valeu muito a pena seguir. Não é real, baseada em fatos, mas parte dela se passa no cenário de guerra, de Stalin e é emocionante pensar o quanto famílias sofreram naquela época.

Descobrir sobre a vida de Anya e o motivo de ela ser tão dura e seca se tornou meu objetivo junto com o de Nina por alguns dias.

Babee Hoffmann 30/01/2023

Amei
Chorei do inicio ao fim! Uma realidade na vida das mães? nós nos anulamos por nossos filhos e, por eles, tudo suportamos! RECOMENDO!

Débora.Brito 24/01/2023

Confesso que o início para mim foi bem difícil, pois achei lento, mas depois a história fica interessante, comovente, dolorosa e bonita, é impossível não se emocionar com tamanha semelhança com os fatos reais já conhecidos, vale muita a pena a leitura, eu fiquei destruída!

Ed.Costa 22/01/2023

Final emocionante!
Se você conseguir passar da metade do livro, siga porque valerá à pena!
O livro narra história de recomeços e reencontros.
Meredith, Nina e Anya? filhas e mãe que se reaproximam após a morte do pai. O luto para elas servirá como um reencontro entre mãe e filhas.
Quando Anya começa a contar a história de sua vida, desconhecida até então de suas filhas, é que o livro começa a ficar bom! A história dela é emocionante! Narra sua vida na Rússia durante a segunda guerra mundial. O final é emocionante!
As quatro estrelas deve-se à parte inicial do livro que é chata? arrastada.
Mas, se vc chegar à história de Anya se emocionará com certeza.
Iane 21/09/2023minha estante
Estou lendo! O início não está me prendendo, espero uma reviravolta

Ed.Costa 25/09/2023minha estante
Realmente, o início é complicado. Mas, ele melhora! O final é ótimo!

Iane 26/09/2023minha estante
Mana muito bom e triste! Terminei ontem a noite. Até 60% não é muito bom, pensei em até mesmo desistir, quando vi resenha sobre o livro, logo na página principal, então resolvi continuar.

Iane 26/09/2023minha estante
*sua resenha

Ed.Costa 27/09/2023minha estante
E tinha tudo para ser bom por completo, né? Se fosse focado na história da mãe? ?

Iane 02/10/2023minha estante
Sim, agora estou lendo outro livro da autora, muito bom, Os quatro ventos. Adoro esse gênero.

Barbara 19/01/2023

"Adeus, minhas meninas. Eu amo vocês. Sempre as amei."
Uma leitura difícil e um tanto maçante, mas que vale cada minuto.
Vera, é uma personagem difícil de se gostar, mesmo com a explicação no final do livro não aceito muito a ideia de ela ter sido uma mãe tão horrível por tantos anos.
Acredito que a Anya apareceu no momento certo, mas gostaria que esse reencontro tivesse sido um pouco mais desenvolvido.
É uma leitura daquelas que parte seu coração em mil pedaços, e te faz refletir sobre tudo.

jzbm 12/01/2023

Ainda estou impactada por esse livro. Terminei há alguns dias e sigo pensando em como foi uma das melhores leituras que já fiz. O livro prende a gente do início ao fim. Acho que tô com "depressão pós livro", pois está até difícil enganar em uma nova leitura, hahahah. Não posso deixar de dizer que me identifiquei com Merendith em alguns momentos... Só uma coisa a dizer: super recomendo!

Sofiii. 12/01/2023

Surpreendente
Eu peguei esse livro na biblioteca, porque queria ler algo que ninguém tinha indicado e que eu nunca tinha ouvido falar, e esse me surpreendeu.
No começo eu não estava gostando muito, não me prendeu, mas valeu a pena ter continuado. A história é linda e dolorosa, mas me fez enxergar muitas coisas de formas diferentes.
Se tornou um dos meus preferidos
Kelly 12/01/2023minha estante
Tive exatamente a mesma sensação. O começo parece meio arrastado, mas quando vc entende oq está acontecendo... Tudo se transforma. Uma leitura Maravilhosa!!

Sofiii. 12/01/2023minha estante
Nossa fiquei feliz que alguém leu esse livro, precisava comentar sobre kkkkkkkk

Kelly 19/01/2023minha estante
É raro né kkkk a maioria abandona

Lane 10/01/2023

Simplesmente leiam!!!
Eu li esse livro durante o ensino médio , na biblioteca da escola. Foi um dos livros mais marcantes e tocantes que eu já li , já fazem 8 anos e até hoje não consigo esquecer a história dele, simplesmente maravilhosa sensível e marcante !
Como a própria sinopse do livro diz , o livro se gira em torno da tentativa da filha de entender a personalidade fria da mãe , e em uma viagem a mãe resolve contar a história dela e o por que dela agir de tal forma , a história está ligada aos acontecimentos da segunda guerra mundial , e a partir disso ao decorrer do livro será um misto de tristeza , revolta e emoção , o final é simplesmente lindo !