Jardim de Inverno

Jardim de Inverno Kristin Hannah

Resenhas - Jardim de Inverno

Lika Moreira 19/03/2023

Queria poder dar 10 estrelas? melhor leitura do ano!
Que livro encantador e surpreendente. Uma escrita que envolve e conseguimos acompanhar a evolução de cada personagem é simplesmente incrível e o conto de fadas escrito me fez chorar muito. Com certeza uma leitura que vale a pena!!!

nicknlson 18/03/2023

Obra de arte!
Não sei porque enrolei tanto pra ler, ganhei em 2019 e tenho enrolado o máximo que pude (Na verdade, eu conheci esse livro quando criança por uma professora minha que tinha e quando ela levou pra escola eu fiquei com muita vontade de ler só pelas primeiras páginas! mas ela acabou não deixando na época porque dizia que não era adequado para a minha idade)

Agora que li eu queria dizer que é um dos melhores eu já pude ter a experiência incrível de ler. Eu amei do começo ao fim, a escrita me prendeu por completo e sinceramente? Eu não poderia ter gostado mais. É uma das histórias mais bonitas e tristes que eu conheci, eu chorei feito criança em algumas partes como tanto sorri em outras.

O fato de se tratar de uma história com relação aos tempos do stalingrado me animou bastante para permanecer lendo porque eu estudei esse assunto no ano passado em história e foi um dos que mais gostei, fiz até um resumo dele para as provas. Vi muitas pessoas reclamando do fato que o livro é lento mas não me incomodou em nada, na verdade isso era tudo que eu precisava num livro agora. Por favor dêem uma chance a essa leitura algum dia, não vão se arrepender.

Ari 15/03/2023

Simplesmente perfeito
A história é linda, surpreendente, cativante e motivacional. É uma leitura simples, gostosa de se fazer e se vc entra tão na história que é impossível parar de ler. É uma história reflexiva e que no final tudo faz sentido. No início não dá para entender algumas atitudes da mãe e vc passa a odiá-la por negligenciar as filhas, mas no decorrer da história entende todas as atitudes tomadas por ela e que o reflete sobre o que o trauma é capaz de fazer em alguém. Final surpreendente, super indico essa obra.

Andrea Lacombe 10/03/2023

?A história é muito boa, só que quase desisti de ler porque enrola muito até mais da metade do livro, se não fosse isso, seria 5 estrelas, sem dúvidas?

Leidy.Adriane 10/03/2023

Anya.......
Esse foi o livro mais lindo que já li.

Quando tudo começa não da pra entender o por que a mãe age daquela maneira, mas assim que ela conta a sua historia tudo fica claro, tudo faz sentido

Layla 06/03/2023

Estou rendida por esse livro!
?E talvez assim as coisas devessem ser, a forma como a vida se desdobra quando você a viveu o suficiente. Alegria e tristeza eram parte do pacote; o truque, talvez, fosse permitir-se sentir tudo, mas agarrar-se à alegria um pouquinho mais, porque nunca se sabe quando um coração forte pode desistir.?

Nas últimas página eu tive de fazer força para não chorar pois estava lendo na sala de aula! Não sei explicar o quanto esse livro é maravilhoso. Eu super recomendo, insistam nele com todas as forças pois eu digo que vale a pena.

Eduardo1304 06/03/2023

Jardim de inverno
Um dos livros mais lindos que já li.
Simplesmente maravilhoso. Arrebatador. Os detalhes são ricos e a narrativa deliciosa. Um romance inesquecível, amargo e doce ao mesmo tempo.

Bruna Canella 06/03/2023

Quase abandonei algumas vezes... O livro demora muuuuuito para entregar acontecimentos relevantes e isso acaba sendo um pouco frustrante. Além disso, eu não acho que o que a mãe passou justifique a forma como ela tratou as filhas a vida inteira. Seria mais justo ela ter optado por não ter filhos então...
Gostei muito dos relatos finais sobre o que houve em Leningrado. Mas achei meio "bléh" essa fantasia toda de contar em forma de conto de fadas e demorei a me intessar justamente por conta disso. Acredito que se o livro fosse escrito na forma de romance de formação sob a perspectiva da Vera desde o início seria muito mais interessante.

Keidyagarcia_ 03/03/2023

Intensidade.
Já li vários tipos de gêneros na literatura, mas esse, realmente tem uma das histórias mais lindas e mais tristes que já li. No começo achei que seria mais um livro de reflexão e muitos sentimentos, mas estava enganada. Ele não era só sobre isso, o livro vai muito mais além... Ele é sobre sobrevivência, amor e redenção.

Debs @DeboraMaryn 28/02/2023

De tidos os livros que já li da autora, que já é uma das minhas favoritas, esse foi o que ela conseguiu resumir melhor informações de forma que trouxesse um bom equilíbrio para história. Eu gostei bastante da leitura e, como sempre, achei bem emocionante.

Emilly1172 28/02/2023

Uma história linda e emocionante
É o segundo livro da autora que leio, e estou mais que certa que ela sabe construir personagens e conflitos emocionais perfeitamente.
Tem contexto histórico que nos leva para a Rússia, tem problema familiar, conflitos emocionais, conflito em casamento e tudo que há de melhor para emocionar o leitor.

Leninha Sempre Romântica 27/02/2023

E eis que finalmente a resenha do primeiro livro sorteado no projeto: Desencalhando livros da estante, chegou. Quem não conhece o projeto e quiser saber do que estou falando dá uma conferida no Reels que postei lá no Instagram explicando direitinho. AQUI.

Agora vamos falar de Jardim de Inverno e todas as sensações e emoções que essa leitura me causou. Se existe uma palavra que posso usar para classificar esse livro essa palavra é: Dilacerante. Nenhuma palavra fala mais ao leitor do que essa, isso sem falar de tocante, emocionante, cru, doído e sem esquecer profundamente marcante, extremamente triste, porém ao mesmo tempo cheio de amor. Difícil entender, não é? É quase impossível ler esse livro e depois não entrar em estado de reflexão, se fechar em si mesmo para pensar no quão cruel pode ser a vida, ainda mais uma vida que passou pelos terrores da guerra.

Temos aqui a história de uma família, na verdade de várias famílias. O livro começa a nos contar no tempo presente a vida de Anya, Evan e suas duas filhas: Meredith e Nina. Uma família “nada comum”. Anya é uma mulher que vive num mundo particular, ela não consegue demonstrar amor, pelo menos não em relação às suas duas filhas. Elas cresceram num lar onde o pai era só amor, e a mãe pura frieza. Com o desenrolar da trama e a partida do pai, elo que unia a família, as coisas começam a desmoronar. Em seu último pedido Evan pede a Meredith que cuide de sua mãe e a Nina que faça com que ela conte a história do Jardim de Inverno completa, porque só assim as filhas irão entender a mãe, e talvez criar um laço entre elas.

Começa aí uma história doída, cheia de amargor, de uma tristeza profunda, e vemos os personagens da trama se abrindo e deixando tudo aflorar, mesmo que esse “tudo” traga dor, mágoas e mais sofrimento.
Não tem como não ficar preso às páginas desse livro de forma quase hipnótica. Cada frase, cada passagem no tempo prende o leitor cada vez mais, e incomoda, deixa a gente com a sensação de que a cada página algo ainda pior pode acontecer, já que o fio condutor da Segunda Guerra Mundial, e a invasão de Leningrado é tão dilacerante quanto a história contada por Anya às suas filhas.

Fazia tempo que eu não lia um livro que mexesse tanto com meus sentimentos, foi uma confusão, um tormento lidar com tanta dor, ouvir de uma personagem uma história que facilmente pode ter acontecido com qualquer um que viveu os dissabores da guerra. Um lugar onde a morte espreita em cada esquina, e vem de todos os lados, sem hora marcada e pega os personagens e, claro, o leitor, de repente, sem aviso prévio e dilacera a alma.

Aí você chega naquele final, e simplesmente você sorri com lágrimas nos olhos, a sensação é de que se cumpriu o objetivo do livro, mas também que agora essa história tão profunda, tocante e dilacerante faz parte da alma da gente. Não tem como não imaginar um punhado de “se”, mas que talvez tornasse a história menos crível. De tão dolorosa ela se torna única e como eu disse anteriormente: o livro cumpriu seu objetivo.

Sempre que pego um livro da Kristin Hannah sei que ela vai roubar um pedaço da minha alma, e dessa vez, Anya, Meredith, Nina e todos os outros personagens da trama se entranharam em mim, vai ser difícil esquecer, deixá-los ir, até porque não é esse o objetivo dessa leitura.

Super recomendo, indico, e insisto: leia Jardim de Inverno, não espere tanto tempo para desfrutar dessa história incrível como eu fiz. Mas prepare-se, essa leitura precisa de um coração forte.

site: http://www.sempreromantica.com.br/2023/02/jardim-de-inverno-kristin-hannah.html

Isabela.Lopes 25/02/2023

Novamente Kristin Hannah surpreendendo com mais um livro. Focado na família, no crescimento pessoal, na jornada que cada um tem e como essa jornada reflete em quem nos tornamos.
O plot twist foi inesperado. E além disso, temos uma parte da história se passando na época do governo do Stalin em Leningrado.