O Enigma de Andrômeda

O Enigma de Andrômeda Michael Crichton

Resenhas - O Enigma De Andrômeda

Arthur Peixoto 11/05/2021

Um livro para amantes de biologia...
Para quem ama biologia (como o meu caso), a leitura desse livro se torna muito prazerosa, devorando-o praticamente. O livro retrata as ações de uma equipe de cientistas que correm contra o tempo para investigar e aprender sobre uma nova forma de vida. Cheio de referências científicas e baseadas em estudos verídicos, essa aventura é muito interessante. Recomendo.

Fernando.Francisco 15/06/2022

Scifi Discovery Channel
Sci fi com cara de documentário científico. Se ignorar as tecnologias ultrapassas, é um roteiro com argumento que não envelhece!
O romance é tratado com detalhes que o tornam um pouco lento, é verdade, mas por outro lado dá ares de história de detetives, investigando e solucionando mortes misteriosas.
O final é ao mesmo tempo de tirar fôlego, porém balde de água gelada. Me decepcionei, achei potencial disperdiçado. Apesar das críticas, não acho que tire toso seu mérito da jornada, por seu destino brochante.
Geovana Rodrigues 15/06/2022minha estante
Eita kkkk

Saan0 09/06/2021

Uma grande descoberta
Eu jurava que não seria pra mim. Esse livro me surpreendeu do começo ao fim. A leitura é tão rápida e fluída, tão maravilhoso. Sou suspeita a falar por conta da minha paixão por ciência, biologia e afins.
Eu amei esse livro é já quero ler outros livros do autor. Me prendeu demais mesmo. Eu li 80% do livro em um único dia.
Fantástico

Gu Vaz 30/06/2020

Muito intrigante.
A princípio é uma narrativa bem ágil que posiciona os acontecimentos de forma intrigante e misteriosa. Conforme a descoberta dos cientistas vai se aprofundando e os acontecimentos tornam-se mais urgentes me senti numa descoberta científica bastante realista, ainda que com certa liberdade que a ficção proporciona. O autor, por ser formado na área de medicina e biologia utiliza argumentos/teorias científicos e os incorpora na história através de significados e jargões bem específicos, o que pode ser um ponto negativo pra quem não tem interesse nessa parte mais teórica ou laboratorial.
Adorei o andamento da história e só achei o final muito repentino e um pouco conveniente, porém os elementos que contornam o resto são muitos bons.

elias. 14/06/2020

Eu adorei a contexto da história, porém o gênero não faz o meu tipo.

Dhalila 25/04/2021

Melhor leitura acadêmica da minha vida
Quando li sobre esse livro fiquei muito receosa de ler, não porque era o primeiro romance. Mas porque ele ficou conhecido por ter uma escrita acadêmica que explicava a partir de metodologia como a inteligência se comportaria caso encontrasse um corpo alienígena na terra.

Mas foi uma leitura surpreendente, a construção de mundo, de personagens e até da anomalia terrestre foi muito bem feito. A leitura flui e você realmente não sabe o que vai acontecer. É quase um livro de detetive. Extremamente poderoso!
Super recomendo

Marcelo.Castro 21/10/2020

Um romance científico
O livro trata de um episódio ocorrido em uma cidade remota dos Estados Unidos, onde uma falha em uma experiência científica ultrasecreta gera uma infecção altamente letal que dizima quase a totalidade da população local. A partir deste evento chave, uma série de cientistas previamente selecionados ingressam em um laboratório secreto com complexas medidas de segurança e isolamento, além das mais avançadas tecnologias existentes na época, para estudar o patógeno letal, seus efeitos e uma possível cura ou tratamento. A história de um modo geral é interessante, o autor explora de forma bastante específica e técnica diversos aspectos relacionados ao método científico, fazendo alusão a teorias e autores da área. Por vezes esse tecnicismo pode ser um pouco massante para o leitor médio, embora não chegue a comprometer a história. Também é bom se ter em mente que a história é sobre a pesquisa científica, seus métodos, sucessos e falhas. Quanto ao vírus em si, a história termina sem que se saiba ao certo sua origem, nem seu destino final efetivo. Outra questão a se considerar é que muitas das tecnologias descritas referem-se à época em que o livro foi escrito, podendo causar certa estranheza se comparado ao patamar tecnológico contemporâneo.
Rodrigo 07/12/2020minha estante
"Maçante " e esse negócio de "leitor médio" é a mais pura besteira todo leitor é capaz de se aprofundar e entender o que está lendo ainda mais em tempos de internet,não se precisa ser versado em inúmeras artes e matérias pra ler um livro de que se tem vontade...

Nic 29/09/2021

Difícil parar de ler.
Caracas, este livro te prende de uma maneira que a gente não tem vontade de parar de ler. De Michael Crichton, autor de Jurassic Park, O Mundo Perdido e da série Plantão Médico, este livro é um prato cheio para quem tem interesse em biologia, química, pesquisas espaciais e projetos científicos.
Resumidamente, uma cápsula lançada ao espaço para estudos cai em uma pequena cidade e acaba causando a morte da cidade inteira ao trazer consigo microorganismos do espaço, apenas duas pessoas sobreviveram. A cápsula e as duas pessoas foram recolhidas e levadas para análises e estudos num complexo laboratorial militar subterrâneo... Uma leitura muito gostosa, fluída, instigante e que mesmo trazendo muitos termos e assuntos científicos acredito que ainda assim fáceis até para leigos.

carvalhoamd 18/08/2021

Um dos melhores livros de ficção científica q eu já li!
Admito que pode não agradar a todos por conta dos termos científicos e o excesso de devaneios em algumas partes, então se você não se interessar pelo menos minimamente sobre o assunto, provavelmente vai achar chato! Mas como eu n me encaixo em nenhuma dessas circunstâncias, eu simplesmente AMEI AMEI AMEI!!!! Me prendeu do início ao fim, não esperava nada disso e acabei sendo surpreendida positivamente, 5 estrelas total!

Lilian_89 29/07/2021

O desastre que deixou de ser desastre

Que livro!

Uma narrativa super envolvente mesmo contendo diversos termos técnicos das áreas de biologia, química e física. Espetacular! Um dos melhores livros de ficção científica que já li na vida.

A narrativa gira em torno de uma pesquisa da NASA sobre possíveis microrganismos vivos que poderiam contaminar naves enviadas para o espaço, como satélites e naves com tripulação para a Lua.

Tendo como pano de fundo o período da guerra fria, onde EUA e URSS disputam a supremacia do espaço, pesquisadores da NASA desenvolvem satélites que buscam encontrar pequenos organismos vivos que possam viver na órbita da Terra.

Em um desses satélites é encontrado um microrganismo, após um desastre sem precedentes, onde uma pequena cidade tem quase todos os moradores mortos de forma estranha após serem expostos a tal microrganismo.

Vemos então todo o trabalho de contingência e busca por informações sobre tal microrganismo que passa a circular na Terra. Grandes pesquisadores acabam em um a base secreta e fortemente protegida para buscar respostas sobre como o novo organismo vive, infecta suas vítimas e como as pessoas morrem em decorrência dele.

Ao fim, descobrem que o microrganismo entrou em mutação, e não mais é tão prejudicial ao homem assim. Mas até chegarem a essa descoberta muitas cenas de tensão ao longo das diversas pesquisas feitas acontecem.

Um livro surpreendentemente real, embora fictício. Uma obra prima da ficção científica.

Leandro423 11/11/2022minha estante
Estou tendo a mesno sensação que vc, e muita teoria, muita ciência que se mistura as personagens e não dá para saber o que é real e ficção, é a história não anda.
E um leitura fácil, estou na metade que sendo que a primeira metade li em um dia, mas é muito nla bla bla que poderia ser enxugado para ir direto ao ponto.

Isabela.Lopes 03/01/2021

A leitura foi bem arrastada durante boa parte, os termos técnicos são bem descritivos, o que torna cansativo. Dei três estrelas mais pela reviravolta mais pro final. No entanto, é interessante refletir a respeito de como enxergavam como seriam os computadores no futuro e como é hoje.

Natália Tomazeli 15/05/2021

O Enigma de "Porque eu não li nada desse autor antes"?
"Biologia, como dissera George Wald, era uma ciência singular pela incapacidade de definir seu elemento principal. Ninguém possuía uma definição para a vida. Ninguém, na verdade, sabia o que era ela. As velhas definições ? um organismo que mostrava ingestão, excreção, metabolismo, reprodução e assim por diante ? eram inúteis. Sempre se podiam encontrar exceções."

Vamos para as confissões: Eu peguei esse livro pra ler sem saber que foi escrito pelo mesmo autor de Jurassic Park e eu nem sequer tinha lido a sinopse, só sabia que se tratava de um sci-fi. E foi uma surpresa maravilhosa descobrir que esse livro era TUDO o que eu mais amo ler em ficção científica!

"O Enigma de Andrômeda" traz o meu tipo favorito de sci-fi, ou seja, os que envolvem biologia. A biologia é minha área da ciência e dá pra explorar tanta coisa nesse ramo, mas sempre acabamos nos deparando com outras ciências nesse gênero, principalmente. o que dá pra entender porque com uma citação do próprio, olha só: "A física foi a primeira das ciências naturais a se tornar totalmente moderna e altamente matemática. A química acompanhou a física, mas a biologia, o filho atrasado, ficou bem para trás. Mesmo no tempo de Newton e Galileu, os homens sabiam mais sobre a lua e outros corpos celestes do que sobre o seu próprio." engraçado isso né? Mas eu sempre tive fascínio por toda a "bio" existente e óbvio que tudo nesse livro foi um grande deleite pra mim. Aqui o autor traz com maestria VÁRIOS termos técnicos e coisas diversas sobre várias áreas da biologia, desde a mais complexa forma de vida até a mais simples, me senti tão bem lendo sobre coisas pelas quais sou tão fascinada em estudar. E ele usa desses recursos pra enriquecer totalmente a parte ficcional, nos dando uma história bem palpável. E se você acha que acabou por aqui, está enganado! A escrita dele é muito boa, cheia de sarcasmo e ironia, com aqueles toques de mini "spoiler" que enriquecem e aguçam o leitor a ler mais e mais. Fora os questionamentos éticos que envolvem ciência, o livro traz também algumas coisas sobre o espaço que eu nunca tinha cogitado, como a questão de organismos por lá prejudicarem seres humanos. E ai agora fico pensando "será que é sensacionalista dizer que esse é um livro sobre ataque de alienígenas?" porque no final é o que é, né? Mas de uma maneira MUITO mais plausível do que qualquer outra já relatada em qualquer lugar.

Enfim, agora eu só consigo pensar em uma coisa: PRECISO LER JURASSIC PARK!!!

"Costumava dizer com frequência que a inteligência humana provocava mais problemas do que vantagens. Era mais destrutiva do que criativa, mais confusa do que reveladora, mais desencorajadora do que satisfatória, mais egoísta do que caridosa. Às vezes via o homem, com seu cérebro gigante, como equivalente aos dinossauros. Todo estudante do primário sabia que os dinossauros haviam crescido para além de si mesmos e se tornado grandes e pesados demais para serem viáveis. Ninguém jamais pensara em considerar se o cérebro humano, a estrutura mais complexa do universo conhecido, fazendo demandas fantásticas ao corpo humano em termos de alimentação e sangue, não seria idêntico. Talvez o cérebro humano tivesse se tornado uma espécie de dinossauro para o homem, e talvez, no fim, provasse sua queda."