Will & Will David Levithan
John Green

Resenhas - Will & Will

Rafaela.Moura 09/07/2021

Leitura Gostosinha
O livro é um pouco confuso toda as vezes que começava um capítulo eu não sabia qual dos Will's era, mas depois dos capítulos 6/7 você passa a entender melhor. A história é previsível, mas é muito boa. A leitura flui bem e eu simplesmente devorei os capítulos. O livro aborda temas bem atuais e trás um certo humor ao retratar esses assuntos.
umi minoris 20/07/2021minha estante
Eu senti essa mesma confusão quando eu li, mas acabei pegando o jeito pela diferença de escrita de cada autor! A banda que eles falam, Neutral Milk Hotel, é muito boa

Rafaela.Moura 22/07/2021minha estante
Vou dar uma olhada na banda. Achei que era inventada pro livro.

lindomarcos 19/06/2014

Fantástico, o melhor livro!
O livro é muito surpreendente, no início a leitura pode ser confusa por se tratar de dois Will Grayson e a cada capítulo um narra o que é fantástico pois os dois são opostos e de alguma forma o leitor acaba se identificando com algum personagem. Prepara-se para embarcar em uma história em que você irá rir, chorar e chorar de rir!

Williane 09/12/2021

Livro muito fofo!
De início, eu pensei que estava contando sobre um Will e depois quando houve o encontro, conheceu o outro Will, e nesse momento, eu achei que dois universos paralelos haviam se juntando kkk, e a partir daí eu consegui entender que cada capítulo contava sobre um Will diferente.
Foi muito legal conhecer esses dois e suas histórias e conflitos, pude me ver muito nos personagens, e ver a evolução de cada um, foi legal demais!
Eu amei o que os Will Grayson fizeram, eles arrasaram, e o Tiny, é muito sortudo!
Indico demais a leitura da obra.

Cris 10/12/2015

expectativa > realidade
odeio quando leio um um livro com muita expectativa e ele não corresponde em quase nada.foi assim com esse livro.esperava mais interação entre os will.no final quem tomou conta do livro foi o chato do tiny. fiquei esperando as "doses maciças de comédia" mas provavelmente era só a pessoa que escreveu a orelha do livro(não sei quem decide o que vai ser escrito ali, são os autores? )que tem um senso do que é engraçado bem diferente do meu.

Carol 18/08/2021

Por mais Tiny's no mundo!
Foi o primeiro livro YA LGBTQIA+ que li, em 2014. Mas o livro vai muito além da relação homoafetiva. Ele mostra os anseios, medos, paixões e inseguranças de adolescentes comuns. Li com muitas expectativas principalmente pelo nome dos autores.

Esse foi meu primeiro encontro com a escrita do David Levithan. O John Green eu já conhecia um pouco. Mas creio que o casamento de ambos autores foi feliz para proporcionar uma escrita doce, engraçada e envolvente neste livro.

A história é narrada pelo Will Grayson, na verdade pelos dois Wills Graysons. Cada capítulo é na visão de um garoto, sempre intercalando.

O primeiro Will (criação do John Green) é um garoto timído e que quer passar sem ser notado pelo colegial. Suas duas regras principais são: ficar calado e não se envolver. Possui poucos e bons amigos. Tiny (que em inglês significa muito pequeno!) Cooper é seu melhor amigo enorme (bem grande mesmo segundo as descrições) e extremamente gay. Sem dúvida um dos melhores personagens do livro! O ‘Fabuloso’ Tiny.

Tiny até parece egocêntrico demais em alguns momentos (em vários na verdade) mas no fundo ele é o melhor amigo que o Will ou qualquer outra pessoa poderia ter.

Sua última empreitada foi roteirizar sua vida em um musical intitulado: A vida de Tiny Cooper. Isso com certeza não está nos planos de ser invisível de Will.

O outro will (com letra minuscula mesmo) foi criação do David Levithan. Os capítulos deste will são diagramados de forma diferente. Ele tem depressão, é solitário, sem amigos (ou quase. Tem a Maura, uma garota que quer ser sua amiga mas como ele não aceita compartilhar as coisas com ela, a relação fica complicada. Na verdade eu não gostei nem um pouco desta garota!). Este will é homossexual, ainda não se assumiu para a mãe e está perdidamente apaixonado por um garoto que conheceu na internet.

A vida dos dois Will’s se cruzam em certo momento, o que torna a história mais agitada e com mais dilemas. O livro é bem fofo e nos faz pensar em diversos tipos de relações, principalmente na questão da confiança entre amigos e família, que são fundamentais e super importantes de serem abordadas.

Recomendo bastante este livro. Acho inclusive que ele segue a linha de "Extraordinário", que coloca algo considerado ‘tabu’ na sociedade e desmistifica isso da forma mais natural possível. Vale a leitura! ❤

Patty61 06/08/2021

Meu Deus do céu! O que dizer desse livro??
Primeiro eu comecei odiando porque tinha muitas palavras indecentes que não me deixavam nada confortável de ler e por um dos Will ser um porre no começo, mas não quis desistir de ler. Depois quando o caminho dos dois Wills se cruzam as coisas começam a ficar melhores e aí comecei a gostar do livro, o Will que era um porre melhorou e o que dizer do final???
Terminei com crise de ansiedade e chorando horrores, mas de uma forma muito positiva.
Estou dando 4,5 estrelas porque eu realmente achei o final incrível e apesar de não ter curtido o começo do livro não me arrependo nem um pouco de ter insistido em terminar.
E só acho que o livro deveria se chamar Will & Will & Tiny ?

vanuzia 07/02/2016

will e willl amo ♥♥
Esse livro tem uma estoria bem gostosa que conta a vida dos will
vale muito apena ler cada personagem com sua historia de vida seus medos suas decisões seus problemas da adolescência uns querendo se fechar pro mundo outros querendo mudar o mundo e assim vai recomendo muito bom esse livro o desenrola da estoria é surpreendente. ♥♥

Maria21971 05/10/2021

Minha IP
Esperava mais por esse livro pq os escritores são famosos por terem livros bem escritos, os personagens são confusos

Eduarda.Bianco 17/09/2021

Will & Will
Achei muito interessante a dinâmica de cada Will ser escrito por uma pessoa diferente e de maneiras diferentes. Particularmente me identifiquei mais com a escrita do David Levithan, ela é mais informal e talvez um pouco problemática, mas acho que muito realista também. Já a do John Green é mais bonita e idealista, acredito que seja até melhor de ler, mas não me identifiquei tanto. A história em si não tem nada muito fora do comum, é um livro leve feito para relaxar.

Ane 16/10/2021

Sou suspeita para falar de qualquer livro do Green, porque amo os livros desse homem. Mas Will e Will é incrível, me fez rir, chorar e pensar. A sensibilidade do livro pra mim foi incrível. Não achei confuso como o livro foi feito, vai muito dá atenção do leitor.

Vivi 17/12/2021

Razoável
Tiny é um jogador de futebol americano gay, que resolve fazer um musical completamente constrangedor em homenagem ao seu melhor amigo (hétero) Will Grayson.
A escola toda acha que Will é o namorado de Tiny, mas a verdade é que Tiny se apaixona perdidamente a cada 5 minutos por um menino diferente.
Até que Will Grayson conhece outro Will Grayson. Esse sim, é gay, e claro, fica completamente apaixonado por Tiny. Agora, o musical será ainda mais constrangedor do que nunca, proclamando o amor universal que Tiny sente por todo mundo chamado Will Grayson.
"Engraçado, cru e original." The New York Times Book Review

Fer 28/08/2016

THE CAKE WAS A LIE (ou aquela resenha negativa que todos vão odiar)
Depois de tantas recomendações resolvi dar uma chance ao livro e olha... me arrependi.

OLHA QUE CAPA LINDA, OLHA ESSA SINOPSE, OLHA OS NOMES DOS CARAS (?), TEM TUDO PRA EU GOSTAR!!!

Detestei.

Deixo aqui claro que até o momento não havia lido nada dos autores (edit /2017: li os dois e acredito que a parceria não deu certo).

O livro já começa nos enganando pelo título. Acreditei que os Will's se conheceriam e formariam uma bela amizade profunda e duradoura apesar de tão diferentes e bla bla blá, aquela Malhação da vida, mas não foi isso que aconteceu. Will 1, escrito por JãoVerde, é aquele típico protagonista teen tão sem graça que dá vontade de dormir quando começa a falar; já Will 2, escrito pelo Levithan, parece aqueles cachorros chihuahua, que só tremem e latem o tempo todo. Por que ele está tão revoltado com o mundo? Irineu. (alguém dê um suquinho de maracujá para esse menino, por favor.)

Em algum momento os autores lembram que Will e Will precisam se encontrar porque está no título né, e aí eles se encontram. Sabem o que acontece depois? Nada. Nothing. Nichts. Pois é, eles trocam um oi, batem um papo e cada um vai para seu lado. O resto do livro é praticamente todo focado no Tiny, amigo do primeiro Will e o cara mais egocêntrico e irritante da história dos caras egocêntricos e irritantes.

Apesar de tudo é um livro divertido. Ri bastante com o segundo Will - mais pela vergonha alheia do que por achar engraçado. Confesso que pensei que havia algo errado com minha edição por causa daquela escrita de doer os olhos, mas descobri que era apenas uma maneira (desnecessaura) que o Levithan inventou para diferenciar os dois Will's. Como se não o desse para fazer apenas com as personalidades completamente distintas de ambos.

Conclusão: é uma história adolescente bobinha, sem profundidade alguma. Leia se estiver com tempo livre e nada melhor para fazer. Não espere uma lição de vida e se você está procurando um livro para se aprofundar na temática lgbt, procure outro.

Nota para mim mesma: parar de acreditar nos booktubers. Eles mentem.
Julia 16/02/2017minha estante
Se quiser conhecer o David, aconselho ler "Dois garotos se beijando", e meu livro favorito dele.
"Garoto encontra garoto" também é muito bom!

Wanderson.Leow 29/09/2016

Primeiramente, não se deixe levar pela capa e pela "sinopse" na contra capa. Infelizmente, o livro não é disso.
O livro conta a história de dois garotos que possuem o mesmo nome, Will Grayson. Mas eles não se conhecem, pelo menos, até determinado ponto da história.
O primeiro Will Grayson que conhecemos, é um garoto que vive bem até. Meio esquisito e vive fugindo de tudo e todos, afinal, para ele, o silêncio e anonimato valem ouro.
Ele tem um melhor amigo desde a infância, Tiny Coper. Que ironicamente, é um gigante, o gigante mais gay que você pode imaginar na sua vida. Mas não qualquer gigante muito gay, mas um gigante muito gay e astro do time de futebol da escola.
O Segundo Will que conhecemos, é um garoto rebelde e meio problemático. Eu o descreveria meio como um emo punk. Ele tem vários problemas familiares, principalmente após o pai ter desaparecido e ter deixado ele e a mãe sozinhos no mundo.
Ele detesta tudo em sua rotina, sua escola, as pessoas a sua volta, odeia tudo. A única coisa de que gosta, é o seu namorado virtual, Isaac, com quem conversa horas e horas e compartilha todos os seus desejos e sonhos.
Depois de certo momento, os dois Will Grayson acabam se encontrando, e num momento ruim de ambos. E a partir daí, a história toma um rumo maior. Consideração, aceitação, superação, perdão. Coisas que acontecem na vida dos dois Will Grayson após esse encontro, e que certamente, mudará tudo ao redor deles.
Enfim, um livro que tinha de tudo para ser bom, mas não foi.