Will & Will David Levithan
John Green

Resenhas - Will & Will

Elvis 14/05/2016

Um livro tão bom para leitores que não souberam aproveitá-lo.
Gente primeiramente queria dizer que fui lindamente trollado por João Verde e Davi Levitação, pois pensei que o livro -até a metade- estava sendo escrito do ponto de vista de apenas um Will (sendo que quando reli algumas partes percebi que haviam todas as evidências possíveis de serem duas pessoas distintas). Sendo assim, foi um dos motivos pelo qual me encantei, principalmente quando os dois se encontram pela primeira vez. Qual a sensação de encontrar outra pessoa com seu nome E sobrenome? E como a maioria achou -eu acho- também pensei que teria um relacionamento entre eles, mas o "destino" foi algo tão inesperado que acabei gostando mais ainda. Eu imaginei um milhão de "final" para esse livro, e o verdadeiro final foi o que não passou pela minha cabeça. Sinceramente? Não entendi o porquê da galera não ter curtido, porque eu amei.
Por favor vamos falar de Tiny Cooper, o personagem mais gay dos personagens mais gays existentes na face da terra, e de longe o melhor personagem desse livro. (Destaque para ele sim, e quem leu sabe o porquê, e quem não leu, leia e descubra).
Mais um (dentre inúmeros) ponto importante do livro: a questão deles explorarem MUITO a amizade e a traição da mesma, é comum vermos traição romântica (o que também não faltou), mas entre amigos é raro. E quem já passou -ou passa- por situações como essas que foram escritas, se identificou muito (eu).
Por fim, é um livro que todos deveriam ler (inclusive a galera que tem preconceito ou certo tipo de), pois trabalha bastante a forma como ver o mundo por duas perspectivas bem diferentes de ambos Will's. Escrita muito leve, tanto que li 70 páginas na escola, em apenas duas aulas. RECOMENDO MUITO! E se tornou um dos livros favoritos sim.
Uma continuação? Por favor.
Luanna Natally 21/06/2016minha estante
Concordo COMPLETAMENTE com você. Tiny é a coisa mais adorável desse mundo. Esse final me surpreendeu bastante, tanto que chorei enquanto lia no serviço.
Pena que algumas pessoas não gostaram, mas pra mim também se tornou um dos favoritos.

GianL 29/07/2021

Tudo pra mim
Lindo, apaixonante, incrível, maravilhoso, cativante, poético, necessário, um amor, simplesmente tudo pra mim. Único defeito: ter um fim.

laisrenata03 25/08/2021

Will & Will
Como pode um livro ser ruim e bom (mais ruim que bom) ao mesmo tempo?

Nesse livro escrito John Green e David Levithan temos a história de dois personagens chamados Will Grayson que de parecidos só tem o nome mesmo.

Essa resenha vai ser gigante pois se tratando de reclamar eu sou ótima. Começando com minha expectativa (que daí problema meu que imaginei errado, mas quero falar sobre ela). Qual a lógica de ser UM NOME, UM DESTINO, se o destino dos dois Will não é ficar junto pq eu juro q eu achei que isso ia ser um clichê gay bobinho.

Agora indo pra personagens, senti falta de mais descrição física deles pois a única coisa que imaginava direito era um gigante, de resto, mais nada.

Além disso assim, a história é tão??? O final juntando vários Will Grayson diferentes não passou de mais um da série "Amaciar o ego de tal personagem".

Sem nem falar que os personagens são chatos, não cativam ninguém, o começo da história tava insuportável tanto que deixei o livro largado muito tempo e terminei na força da raiva.

Agora minha última reclamação:

Quem, em nome de Deus, teve a bendita ideia de fazer dois personagens com o mesmo nome, mudar a narrativa a cada capítulo e resolver não avisar o leitor que o livro tem duas perspectivas????

Eu fui perceber isso lá pela página 120 (um pouco burra talvez) e obviamente que quando entendi o livro ficou mais fluído e sei lá, 2% melhor.

Mas é isso, o plot é sem graça, os personagens também e a narrativa em questão de representatividade podia ser dez vezes melhor pq oq temos ali é o mais puro e simples estereótipo.

ihsoyk 31/03/2024

Eu te aprecio.
Ler em 2024 um livro escrito em 2010, 12 ou sei lá quando, é como ler um livro escrito em uma época bem distante, mesmo que tenham se passado no máximo 14 anos. Por esse motivo, eu não concordo com inúmeros coisas escritas nessas páginas, mas ainda tem frases incríveis, risadas altas e uma visão bem interessante do amor.

Achei toda a obra bem no meio termo, com tendências ao ruim, mas o final...
O final me pegou. Chorei, me encantei, foi uma enxurrada de diversas lições sendo jogadas na minha cara com pedacinhos de momentos emocionantes. Eu não imaginei que diria isso, mas a peça do Tiny Cooper é realmente um espetáculo recheado de coisas bonitas, incluindo o amor e a verdade.

Os ditos cujos Will Grayson foram personagens que cresceram e evoluíram bastante no decorrer do livro, parecendo encontrar um bom final e finalmente (talvez não tanto assim), o amor.

No fim, eu apostei bem errado no que seria o foco desse livro e o destino dos Will Grayson, mas vida que segue, o importante é a queda.

? O amor e a verdade ligados um ao outro, quero dizer. Eles tornam um ao outro possível, sabe?

leticia.curcio 10/09/2021

coloquei muitas expectativas
acho que o livro não é de tudo ruim, porém o romance não é tão bom.
acho que a representatividade é muito boa e o fato de ser gay e se sentir desconfortável mostrando afeto em público é bem mostrado.
eu coloquei muitas expectativas (acredito eu) e por isso acabei me decepcionando.
apesar de tudo acho que eu não indicaria.

Lets | @callmealasca 20/07/2021

bleh
eu admito que li esse livro pelo john green e não poderia estar mais decepcionada. a leitura cansativa e enjoativa, hmmmm não gostei
sem fala que a edição da galera record é uma grande porcaria, as folhas tão brancas e tão finas que dava pra ver o outro lado e atrapalha muito a leitura

Hedie 19/05/2021

Resenhando depois de um tempo
Eu li vários livros do John Green e eles serviram pra me introduzir no mundo da leitura, mas nunca tinha lido um livro LGBT, provavelmente porque o fato de ser hetero atrai o mesmo conteúdo. Na época em que li, senti um ritmo muito abaixo, se comparado com Cidade de Papel ou Quem é você, Alasca?, por exemplo. Quase abandonei a leitura justamente por essa dinâmica lenta. Eu descobri o "segredo" da trama no início, então acredito que perdeu um pouco do charme. Tenho certeza que se eu lesse agora eu teria uma visão mais positiva desse livro, por mais que eu já ame o coadjuvante.

Dadá 20/12/2021

Expectativa frustrada
Confesso que comecei esse livro pensando num possível romance, mas não foi bem assim. É apenas a história de dois garotos com o mesmo nome. Pra ser bem sincera.
Confesso que a história de colocarem um pra escrever tudo em letras minúsculas como forma de diferenciar me incomodou bastante, não colou. A edição poderia ter pensado numa forma mais criativa de diferenciar os capítulos.
Apesar desses detalhes, a leitura flui a partir da página 50 mais ou menos, com dilemas tipicamente adolescente-americano. Quem gosta do estilo vai gostar deste livro.
César 20/12/2021minha estante
Nossa eu amo esse livro, porém se fosse ler hoje em dia acho que ia achar muito ruim kk

Dadá 21/12/2021minha estante
Imagino! hahaha

Eduarda.Bianco 17/09/2021

Will & Will
Achei muito interessante a dinâmica de cada Will ser escrito por uma pessoa diferente e de maneiras diferentes. Particularmente me identifiquei mais com a escrita do David Levithan, ela é mais informal e talvez um pouco problemática, mas acho que muito realista também. Já a do John Green é mais bonita e idealista, acredito que seja até melhor de ler, mas não me identifiquei tanto. A história em si não tem nada muito fora do comum, é um livro leve feito para relaxar.

Maria21971 05/10/2021

Minha IP
Esperava mais por esse livro pq os escritores são famosos por terem livros bem escritos, os personagens são confusos

Lelelele 24/09/2021

Eu queria ser amiga do Tiny Cooper
Eu sempre achei q esse livro fosse um romance entre os dois Will. E não é, viu gente? É uma narrativa muito mais gostosa e envolve vários personagens cativantes. Amei muito!!!!

Fer 28/08/2016

THE CAKE WAS A LIE (ou aquela resenha negativa que todos vão odiar)
Depois de tantas recomendações resolvi dar uma chance ao livro e olha... me arrependi.

OLHA QUE CAPA LINDA, OLHA ESSA SINOPSE, OLHA OS NOMES DOS CARAS (?), TEM TUDO PRA EU GOSTAR!!!

Detestei.

Deixo aqui claro que até o momento não havia lido nada dos autores (edit /2017: li os dois e acredito que a parceria não deu certo).

O livro já começa nos enganando pelo título. Acreditei que os Will's se conheceriam e formariam uma bela amizade profunda e duradoura apesar de tão diferentes e bla bla blá, aquela Malhação da vida, mas não foi isso que aconteceu. Will 1, escrito por JãoVerde, é aquele típico protagonista teen tão sem graça que dá vontade de dormir quando começa a falar; já Will 2, escrito pelo Levithan, parece aqueles cachorros chihuahua, que só tremem e latem o tempo todo. Por que ele está tão revoltado com o mundo? Irineu. (alguém dê um suquinho de maracujá para esse menino, por favor.)

Em algum momento os autores lembram que Will e Will precisam se encontrar porque está no título né, e aí eles se encontram. Sabem o que acontece depois? Nada. Nothing. Nichts. Pois é, eles trocam um oi, batem um papo e cada um vai para seu lado. O resto do livro é praticamente todo focado no Tiny, amigo do primeiro Will e o cara mais egocêntrico e irritante da história dos caras egocêntricos e irritantes.

Apesar de tudo é um livro divertido. Ri bastante com o segundo Will - mais pela vergonha alheia do que por achar engraçado. Confesso que pensei que havia algo errado com minha edição por causa daquela escrita de doer os olhos, mas descobri que era apenas uma maneira (desnecessaura) que o Levithan inventou para diferenciar os dois Will's. Como se não o desse para fazer apenas com as personalidades completamente distintas de ambos.

Conclusão: é uma história adolescente bobinha, sem profundidade alguma. Leia se estiver com tempo livre e nada melhor para fazer. Não espere uma lição de vida e se você está procurando um livro para se aprofundar na temática lgbt, procure outro.

Nota para mim mesma: parar de acreditar nos booktubers. Eles mentem.
Julia 16/02/2017minha estante
Se quiser conhecer o David, aconselho ler "Dois garotos se beijando", e meu livro favorito dele.
"Garoto encontra garoto" também é muito bom!

Wanderson.Leow 29/09/2016

Primeiramente, não se deixe levar pela capa e pela "sinopse" na contra capa. Infelizmente, o livro não é disso.
O livro conta a história de dois garotos que possuem o mesmo nome, Will Grayson. Mas eles não se conhecem, pelo menos, até determinado ponto da história.
O primeiro Will Grayson que conhecemos, é um garoto que vive bem até. Meio esquisito e vive fugindo de tudo e todos, afinal, para ele, o silêncio e anonimato valem ouro.
Ele tem um melhor amigo desde a infância, Tiny Coper. Que ironicamente, é um gigante, o gigante mais gay que você pode imaginar na sua vida. Mas não qualquer gigante muito gay, mas um gigante muito gay e astro do time de futebol da escola.
O Segundo Will que conhecemos, é um garoto rebelde e meio problemático. Eu o descreveria meio como um emo punk. Ele tem vários problemas familiares, principalmente após o pai ter desaparecido e ter deixado ele e a mãe sozinhos no mundo.
Ele detesta tudo em sua rotina, sua escola, as pessoas a sua volta, odeia tudo. A única coisa de que gosta, é o seu namorado virtual, Isaac, com quem conversa horas e horas e compartilha todos os seus desejos e sonhos.
Depois de certo momento, os dois Will Grayson acabam se encontrando, e num momento ruim de ambos. E a partir daí, a história toma um rumo maior. Consideração, aceitação, superação, perdão. Coisas que acontecem na vida dos dois Will Grayson após esse encontro, e que certamente, mudará tudo ao redor deles.
Enfim, um livro que tinha de tudo para ser bom, mas não foi.