Will & Will

John Green

Resenhas - Will & Will

gioferreirx 20/03/2021

Superou minhas expectativas
Um livro bom do começo ao fim, onde você sente um amontoado de emoções de uma vez por cada personagem. Simplesmente incrível, queria apagar da minha memória para poder lee novamente e sentir tudo de novo.

Alysson - @alyssonhp 13/12/2023

Will & Will
Esse acabou se revelando uma história diferente que conecta duas vidas adolescentes chamadas Will Grayson. A história é cheia de surpresas e reviravoltas que tornam a leitura interessante.
Um personagem notável é o Tiny Cooper, que pode parecer chato no início, mas acaba sendo alguém muito legal e interessante. Ele traz uma energia única à história com sua personalidade extravagante, tornando a trama mais divertida.
O livro explora temas como amizade, amor e descoberta de si mesmo de uma maneira que é fácil de entender. A colaboração entre os autores resulta em uma história equilibrada, com momentos engraçados, emocionantes e para pensar.
Will e Will foi uma surpresa agradável porque é diferente do que eu esperava. Tiny Cooper, apesar de inicialmente desafiador, acaba sendo uma parte especial da história, fazendo com que o livro seja uma leitura divertida e envolvente.

lucolla 29/05/2021

6/10
Faz bastante tempo que li o livro, mas não posso deixar de comentar da confusão que meu cérebro fazia quando os pontos de vista eram trocados. Gostei do fato deles não virarem algum tipo de namorados no final mas não tenho como dar mais opiniões sobre um livro que li a mais de um ano

Tiago @literaverso 16/05/2020

Will & Will: um nome, um destino
Will & Will: um nome, um destino
John Green e David Levithan

Dois protagonistas compartilham um mesmo nome, porém não se pode dizer que este seja o único traço comum da vida dos dois garotos: muito drama sentimental típico de adolescentes, incertezas quanto ao reconhecimento de um novo amor e toda uma rotina escolar capaz de deixar qualquer um louco!
Nesta obra, os autores trabalham na alternação entre personagens a cada capítulo. Nesse aspecto, são muitos os indicativos que nos remetem diretamente a um ou outro personagem: a escrita é totalmente diferente e nos acostumamos com isso durante a leitura. Ora temos uma linguagem polida, escrita visualmente regular e diálogos bem divididos; ora temos o inverso, numa escrita irregular e totalmente despreocupada com padrões da norma culta. É possível que os autores tenham abordado as diferenças sociais ou até mesmo comportamentais entre os personagens nesta divisão, mas a dinâmica que alterna a escrita e a visão dos protagonistas a cada capítulo deixa a transição muito cômoda e é um ponto satisfatório para quem acompanha o livro.
Voltando à trama, a abordagem principal do livro trata da celebração ao amor. Essa visão sobre o amor, de forma genérica, é assentida ao longo do texto por personagens bem marcantes na história. Como exemplo, temos a figura de Tiny Cooper, melhor amigo de um dos Will e que ao longo da narrativa pretende realizar um musical sobre sua vida, mas acaba percebendo que tudo que pretendia, afinal, era falar de amor, seja com relação ao seu melhor amigo, seja nas relações frustradas com seus ex-namorados. A abordagem do amor nas suas mais diversas formas é característica marcante dos autores, notadamente do querido David Levithan, mas se engana quem pensa que o livro se atém exclusivamente à temática LGBTQI+. Nesse ponto, alguns leitores podem se frustrar com o rumo que tomam alguns personagens ao longo da história (mas se um livro não está aí para frustrar ou surpreender, qual a graça então?).
Seja como for, frustrando alguns, surpreendendo outros, Will & Will é de leitura leve, rápida e sem dúvida prazerosa. Muitos dos dramas narrados são facilmente assimilados pelo leitor pela relativa banalidade e, assim, é fácil se reconhecer e entender os personagens em suas relações que a todo o tempo valoram a amizade, a família e/ou os dramas amorosos.

Sara.Purificacao 29/08/2020minha estante
É realmente uma livro fofo!

Yasmine Maluf | @jornadaliteraria__ 12/08/2020

Livro tão fraquinho e decepcionante. Tinha tanto pra ser bom, mas só conseguiu ser chato, com 100% dos personagens chatos. A premissa do nome do livro era os dois wills terem alguma relação, mas mal são amigos. Achei o Tiny um cara extremamente egoista, o Will amigo um bobo, o outro Will também chato. A Jane também não fez diferença nenhuma no livro. Muita piada depreciativa com o Tiny por ele ser gordo, achei um exagero aquilo. Também pesaram a mão nos palavrões, eu falo palavrão, não ligo e acho inclusive que alguns nos livros se encaixam bem, porém nesse livro em praticamente todo diálogo tem um palavrão. Ficou cansativo e forçado demais. E no fim não sei se a mensagem que queriam ter passado foi passada. Decepcionante.

@_liv_reads 31/08/2021

Ótima ideia, péssima execução
Como todos os livros q li do John Green, os personagens, apesar de ter minha idade (17 anos), são muito infantis.

Não gostei da personalidade dos personagens. Não gostei do final que me pareceu inacabado.

Além disso, me iludiu. Achei que era um romance entre os dois principais, não é.

Do mesmo jeito, dei 3??

ferngeov 04/08/2023

Superou as expectativas
O livro fala sobre ansiedade, homofobia, autoestima baixa e vários outros tópicos importantes. Gostei muito do final, mas confesso que não simpatizei com o Tiny.

Evy 11/08/2023

Li na época errada
É uma leitura bem adolescente, não que isso seja ruim, mas tenho certeza que se tivesse lido quando era mais nova teria gostado bem mais da história.
Achei bem criativo ter feito os dois Will bem opostos um do outro, teve momentos que tive um leve ranço dos personagens porque estavam com aquela belíssima birra de adolescente.
DamnielR 11/08/2023minha estante
Nossa! Sim! Eu estou lendo e refletindo sobre ser adolescente, de alguma condição sequer, é ser um porre. Mas certeza de que eu era assim e teria amado demais a narrativa se tivesse lido na época. Agora eu só estou tentando florir um sentimento.

Natasha 04/07/2022

Não gostei que a cada linha ficasse lembrando que o maluco é gordo, e nem foi de forma ok, foi meio gordofobico pra mim
Não acho q seria uma "representatividade" e sim uma forma de piadinha
Tirando isso o romance é aceitável

Junior.Archanjo 12/05/2020

Engraçado como consegui me identificar tão fortemente com ambos protagonistas, esse livro me ajudou a ter outra(s) visão(ões) de mundo. Gostei bastante!

Resenhas_da_isa 18/08/2023

Will Grayson é um adolescente tímido e fechado que divide seu tempo entre os estudos e seu melhor amigo Tiny Cooper. Já outro Will Grayson é um adolescente depressivo que só se sente feliz ao conversar com seu namorado virtual, Isaac, e tem uma amizade conturbada com Maura. Os dois compartilham o mesmo nome. O primeiro é hetero e o segundo é gay, mas suas diferenças vão bem além disso. Um dia, o mundo dos dois Wills colide e a vida deles muda para sempre.
O livro é repleto de reviravoltas e surpresas, com direito a muitos problemas adolescentes. É um retrato fiel de uma geração com uma mente mais aberta e que aceita as diferenças e problemas de cada um, mesmo sem compreendê-los.

A linguagem do livro é muito diferente da tradicional, o que o torna ainda mais interessante, e a leitura passa voando. Cada capítulo é narrado em primeira pessoa por um Will. Ou seja, cada um por um autor. As transcrições de chat online e as bandas indies citadas só nos aproximam ainda mais do universo narrado.
A história nos faz repensar sobre amizades verdadeiras e dramas adolescentes a partir de um novo ponto de vista. A narrativa consegue girar em torno de um gay fabuloso, sem tornar a homossexualidade o centro de tudo. É apenas mais uma característica dos personagens. A leitura acaba rápido (até rápido demais) e o fim emociona qualquer um. É mais um livro para entrar para a lista dos favoritos.

gabri 27/06/2022

típico adolescente
livro "leve", desenrolar rápido e drama adolescente; tal qual seria facilmente resolvido com 5 minutos de conversa (mas serve para dar uns bons tapas na cara).
o romance se desenvolve diferente do que eu imaginava, mas de uma maneira ainda clichê;
a apresentação dos personagens não me agrada e os seus desentendimentos sem conclusão também não; mas ainda sim é uma boa representação da vida real.
é a solidificação dos "problemas adolescentes".

Duda 28/05/2021

Poderia ser mais?
Comprei esse livro com muita expectativa por causa do lance de dois autores escrevendo o mesmo livro, porém, não passa de ?mediano?.
Tipo, não é ruim ruim, a história é até legalzinha e divertida.