Will & Will

Will & Will David Levithan
John Green

Resenhas - Will & Will

lsonkwan 29/02/2020

Adolescentes chatos fazendo "adolescentices" chatas.
Quando eu soube da existência desse livro, me animei muito, pois um dos autores, o David Levithan escreveu um dos meus livros favoritos: Todo dia. Não esperava nada muito inovador, por ser Y&A, mas não imaginava uma história tão vaga como esta. Não gostei de absolutamente nenhum personagem, todos fazem algo idiota em algum momento da trama. O cansaço foi tanto que eu chegava a "comemorar" quando chegavam nos capítulos do Will de David, pelas palavras serem mais espaçadas e ter mais diálogos, fazendo com que eu acabasse mais rapidamente. E outro ponto: o nome é completamente falso, apesar de tudo, ainda tinha esperança de descobrir o que havia de tão importante entre os dois, e a resposta é: NADA! Os personagens só se encontram 2 vezes no livro, sendo uma já na metade, e outra no final da história. E eles poderiam ter facilmente outro nome qualquer que não afetaria em nada o desenrolar da ficção. A decepção foi grande, tão grande que agora estou com medo de ler os dois outros livros do box ("Garoto encontra garoto" e "Dois garotos se beijando") e acabar levando duas outras decepções de brinde :/
Me digam o que acharam, tanto de "Will & Will", quanto dos outros citados!

andreagueiro 24/04/2020

Um livro bem morno. Quando eu olhei por fora, pela capa, achei que a história seria completamente diferente, e fiquei surpreso quando vi que não era. Tiny é o verdadeiro protagonista dessa história, e não os Will's. O final, bem sem graça, por isso achei razoável, e também porque foi um livro leve que me tirou da ressaca literária de um mês.

Rapha Lins 26/06/2022

Tinha tudo pra ser bom... mas pisou na bola
Pra mim não existe definição melhor do que essa do título da resenha. Uma história onde duas pessoas com o mesmo nome tem destinos cruzados é no mínimo promissora. Ainda mais escrito pelo existencialista John Green e David Levithan, que teve uma das ideias mais legais que eu encontrei na minha juventude com Todo Dia. Novamente, tudo pra dar certo.

Mas começa que a história não chega perto de ser sobre o próprio título do livro, além de que ele dá a entender que vai existir uma espécie de romance ou, no mínimo, uma conexão mais relevante entre os dois Will Graysons, mas isso não acontece e nem a história dos Wills é o tema central.

Tiny é um personagem que uma hora você ama e depois odeia, mas que brilha de um jeito que os outros personagens não conseguem. Ele tem motivação, obstáculos e uma força incrível que vale à pena acompanhar e dá revolta de ver ele ser tratado como secundário e, o pior, com um descaso que vem dos autores, não (só) dos personagens.

Me incomodou muito o tanto de body shaming com o Tiny e também alguns conceitos tratados com pouco tato na questão LGBTQIA+. Enquanto lia, coloquei na cabeça que foi um livro importante para 2012, por ser uma obra jovem adulto com casais gays, mas Will & Will simplesmente não é suficiente pro nosso momento.

Enfim, o motivo das minhas três estrelas é pela melancolia típica de John Green que sempre traz filosofias e ideias que parecem esdrúxulas demais pra acontecer na vida real e isso é interessante no livro. O Will do Levithan é bem escrito e mais profundo, o arco dele também é cativante. Isso me fez "relevar" aquele estilo meio pick me de 2010, mas eu deixo uma ressalva de que falta um tiquinho de consciência social.

Por fim, se a gente pensar em uma história sobre um garoto gay que quer fazer um musical sobre sua experiência amorosa em pleno terror da adolescência e do colegial, enquanto faz seus pares entenderem seu valor e ainda alcança uma autodescoberta sensível... o que é que esse livro tinha pra dar errado?

Bom, ser escrito de uma perspectiva fraca.

Giih 02/07/2021

Livro LGBT???
Então...a propósta pode até ser interessante, porém, tem um enredo falho e mal desenvolvido.
Apenas o pior livro do John Green que eu já li!
As passagens de um personagem para o outro não são bem definidas o que deixa tudo confuso!
Não recomendo...
Blino 02/07/2021minha estante
eu li também, fiquei extremamente perdida na historia, tudo muito confuso

ingrid 13/05/2022

eu achei q se tratava de uma coisa e se tratava de uma coisa totalmente diferente, me decepcionei bastante, gostei mt dos personagens secundários, comecei odiando o tiny e acabei apreciando ele, me decepcionei com mts coisas e n recomendo n

Bruna 23/02/2022

História interessante, com uma narrativa diferente. Vale a pena ler e se emocionar com os personagens.

gabri 27/06/2022

típico adolescente
livro "leve", desenrolar rápido e drama adolescente; tal qual seria facilmente resolvido com 5 minutos de conversa (mas serve para dar uns bons tapas na cara).
o romance se desenvolve diferente do que eu imaginava, mas de uma maneira ainda clichê;
a apresentação dos personagens não me agrada e os seus desentendimentos sem conclusão também não; mas ainda sim é uma boa representação da vida real.
é a solidificação dos "problemas adolescentes".

Lê Golz 22/01/2017minha estante
Você tirou as palavras da minha boca. Sem sentido esse livro...

Lucianoh 25/01/2017minha estante
Vlw, Leh! ;)

Julia 16/02/2017minha estante
Se quiser conhecer o David, aconselho ler "Dois garotos se beijando", e meu livro favorito dele.
"Garoto encontra garoto" também é muito bom!

Lucianoh 16/02/2017minha estante
Do David, solo, eu li "Todo dia" e "Outro dia", ótimos, por sinal. E tb o péssimo "Invisível", escrito por ele e outra autora, tipo o que foi feito com John Green em "Will & Will".

ZeL 29/03/2020

Inesperado!
Bom, como fã do escritor John Green achei que esse seria outro livro fantástico como todos os outros que já li do autor. Acontece que esse livro não era nada do que esperei. A escrita foi banal, sem sentido, a história não chegou a ser envolvente.... Me decepcionei pela primeira vez com o John Green! Espero que a próxima leitura que eu faça dele não seja tão desastrosa quanto foi essa.

Kelly 02/10/2022

Eu não curti muito eu achei muito arrastada a história achei que iria abandonar mas eu consegui eu não consigo abandonar as coisas até terminar mas o livro contém temas muito importantes

Mariana 17/11/2022

Grande decepção...
Quando eu li o nome do livro(Will e Will - um nome, um destino) e vi a capa eu imaginei algo COMPLETAMENTE diferente.
Considerando somente isso, esperava um romance lgbt entre os personagens principais, porém não era! Isso me chateou bastante porque era a expectativa que estava me dando.
Mas, de modo geral, desconsiderando a minha decepção, achei o livro bem mediano. Até a metade do livro não acontecia nada, meio arrastado e cansativo para mim. Somente na segunda metade que a história começa a desenvolver e não correspondeu a nada do que eu esperava.
O livro, supostamente, era para ser sobre os "Wills Graysons", mas acaba se tornando mais sobre o Tiny Cooper do que dos próprios protagonistas!
E, para mim, foi difícil no início diferenciar qual Will estava narrando, já que não citam isso. O que diferencia é que um dos Will está escrito tudo em letras minúsculas e o outro escrito normalmente. Foi algo que me incomodou.
Acho que os autores se perderam um pouco na história e na mensagem que queriam trazer e isso acabou deixando(MUITO) a desejar. E é por esse motivo que dei 2 estrelas.
ps: diminuí para 1 estrela(: