Livre

Livre Cheryl Strayed

Resenhas - Livre

rafacipullo 13/01/2016

Inspiradora!!!
A leitura flui muito facilmente e a dinâmica com que a Cheryl escreve nos transporta para junto dela e faz sentirmos tudo que ela passou (medo, frio, calor, fome, sede, saudades...) durante seu percurso na trilha. Uma leitura muito recomendada e inspiradora!!

Levi.Pedrosa 21/11/2021

Livro bem interessante que nos faz conhecer as peculiaridades do dia a dia quando se passa um tempo isolado de tudo e de todos.

Luely 17/10/2016

Um re (encontro)
Não é simplesmente um descrever de uma jornada em busca do recomeço. É um encontro. Um encontro do "ser". Um "ser" dotado de sentimentos, arrependimentos, histórias, experiências... uma descoberta de si mesma: a liberdade de poder existir.

Prof. Angélica Zanin 08/01/2022

Trilha Peregrina
Charyl Strayed decidiu atravessar os Estados Unidos da fronteira com o México até o Estado de Washington, passando por desertos, florestas, lagos, montes, neves. Submeteu-se a várias privações para então contar sua experiência. A trilha conhecida como PCT ( Pacific Crest Trail) proporcionou à autora um expurgo de perdas, erros e dores e, nesta narrativa, ela conta não só as dificuldades do percurso como também todos os fatos de sua vida que a levaram até ele. Virou filme, não assisti. Quanto ao livro, vale a pena.
Day! 09/01/2022minha estante
Esse tá na meta de leitura esse ano

Paula 27/12/2016

Suportar o Insuportável
Esse livro me ajudou em um momento em que eu estava diferente e perdida em meus pensamentos. Todos temos os nossos fantasmas, e acompanhar essa trajetória me ajudou a refletir sobre os meus próprios. Li várias partes em diferentes momentos esse ano, e em todos esses momentos me senti melhor. Miigwech.

"Estava impressionada com o fato de que o que eu precisava para sobreviver pudesse ser carregado nas minhas costas. E, o mais surpreendente de tudo, que eu pudesse carregá-la. Que eu pudesse suportar o insuportável. A compreensão da minha vida física e material, como não poderia deixar de ser, estendeu-se para o âmbito emocional e espiritual. Era surpreendente que a minha vida complicada pudesse ser tão simples. Começou a me vir à mente que talvez fosse bom que eu não passasse os dias na trilha refletindo sobre os sofrimentos da minha vida, que talvez, ao ser forçada a focar no sofrimento físico, algumas das minhas dores emocionais tenham desaparecido."

Junior Rodrigues 27/04/2022

Somos frutos de nossas escolhas, afinal todas elas fazem parte da nossa jornada
Sempre achei fascinante, as histórias de pessoas realizando jornadas em busca de algo, independente do motivo que a levou a realizar essa jornada. Sendo ficção ou não, sempre gostei de ler ou assistir sobre isso, porque demonstra muita coragem para realizar tamanho feito, pegar uma mochila e coisas essenciais e sair andando com ou sem rumo definido. Assisti o filme baseado nesse livro há um tempo atrás e fiquei envolvido com a história por passar exatamente pela mesma situação da perda de uma pessoa que amo e lembrar o quão complicado e dificil é o processo do luto e como cada pessoa reage diferente à mesma situação. Agora lendo a história completa, começo a entender melhor como as situações foram ocorrendo e a levando em um rumo complicado e extenuante até tomar a decisão de iniciar sua jornada de auto aceitação e auto conhecimento.
Nessa caminhada, além de pontuar algumas coisas que aconteceram em sua vida e que a levaram a tomar essa decisão, a protagonista vai entendendo que cada escolha leva a uma trajetória diferente e as pessoas que aparecem em seu caminho traz algo a ser aprendido e estimulado.
Fora isso, o detalhe das paisagens que ela passa é tão sólido que dá vontade de realizar a trilha para conseguir visualizar tudo o que ela descreve com o olhar de quem está deslumbrada com o que vê. Foi exatamente por esse motivo que escolhi esse livro como leitura para o desafio que participo, porque a protagonista consegue transmitir bem a sensação que tem ao realizar essa jornada, tanto na questão de apreciar a natureza, quanto na questão da auto descoberta que foi a razão que a levou a escolher esse destino.
É um livro que faz o leitor refletir, vislumbrar o caminho que ela passa e entender que nossas escolhas são primordias para nosso desenvolvimento como ser humano.
Recomendo!

Darlene_Poetisa 22/01/2022

Livre - Uma leitura obrigatória
Livre é a história real de Chreyl Strayed, uma mulher que teve uma infância difícil, perdeu a mãe pouco antes de terminar a faculdade e viu sua família dividir-se. Machucada, ela passa um período autodestrutivo até conhecer por acaso um livro sobre a PCT, uma trilha longa e desafiadora. Decidida a percorrer a trilha por três meses, mesmo sem experiências anteriores, ela parte rumo ao desconhecido.
Cheryl consegue fazer o leitor se sentir dentro da PCT e ao mesmo tempo refletir sobre todo o peso que carregamos na vida - Não apenas nas costas, mas na alma.
Livro maravilhoso!

Priscilla 12/02/2017

Meu xodó
Amei de paixão. Chorei várias vezes, me enxerguei em várias partes. Este livro foi um divisor de águas pra mim. Causou uma mudança há muito necessaria na minha vida. Amo, amo, amo.
Samila Sousa 27/02/2017minha estante
undefined

Stella 27/11/2022

Marcante
Das leituras que vale a pena: Livre me transportou para a realidade de Cheryl. A narrativa tão rica em detalhes fez com que, por muitos momentos, eu me visse angustiada, triste, feliz e diante de tantos sentimentos que foram vivenciados pela personagem.
Sua história é repleta de altos e baixos e me ensinou muito sobre a força que existe na fragilidade. Ela também me ensinou sobre determinação, persistência, resiliência e que o processo de autoconhecimento não é fácil.
Com certeza uma leitura marcante e inspiradora.

Mariana.Bernhart 14/01/2024

Agradavelmente real
A leitura desse livro é um grande exemplo de experiência onde o foco é no caminho e não no destino. Acompanhar a jornada da Cheryl é reconfortante, real, imperfeito, emocionante, e por isso, inspirador.
Não posso negar, no entanto, que no meu coração Cheryl Strayed o tempo todo foi, na verdade, Lorelai Gilmore.

Wal :) 19/02/2018

Um ótimo livro para se inspirar
Um livro autobiográfico, escrito pela Cheryl Strayed nos conta a história de uma mulher que após a morte precoce de sua mãe, devido a um câncer no pulmão coisa que Cheryl não aceitava pois sua mãe não fumava e levava sua vida mais natural possível evitando qualquer tipo de alimento industrializado, e segundo os medico ela teria mais de um ano de vida mas estavam enganados ela não resistiu nem mais um mês e com isso Cheryl fica completamente perdida e sem rumo, e como fuga dessa realidade ela começa a ter casos com vários homens mesmo estando em um casamento que ela mesma considerava bom, mas para ela faltava algo, ela se sentia vazia. Com isso o casamento não teve outro final se não o divórcio e na procura de preencher o abismo que surgiu em sua vida ela conhece o mundo de drogas e ela se joga nisso, no ápice ela descobre que esta gravida e ao menos nem sabe quem é o pai.
Certo dia ela estava em uma loja de ferramentas comprando uma pá para desatolar seu carro e olhou uma revista que falava sobre uma trilha chamada Pacific Crest Trail (PCT) que se estende da fronteira dos Estados Unidos com o México até à sua fronteira com o Canadá, com 4260 km no total e então nesse momento ela decide percorrer o total de 1770 km partindo de Mojave, na Califórnia, até a Ponte dos Deuses, no Orego.
E ela simplesmente largou tudo e foi, claro, ela preparou e comprou tudo que achava necessário montando uma mochila que passava da metade do peso da própria Cheryl com muitas coisas que no futuro ela iria ver que são coisas desnecessárias para uma trilha longa como esta
Pelo longo caminho que ela percorre temos alguns momentos que o livro alterna entre pressente e o passado, trazendo as memorias da infância, adolescência até o momento atual que ela está na trilha.
Ela passa por tantas situações que o leitor chega a pensar que ela não vai conseguir terminar seu objetivo, é tantos momentos que ela chega nos extremos que um ser humano consegue aguentar.
É um livro muito inspirador, super indico para pessoas que gostam de superação, drama e sobrevivência tanto na trilha como no dia a dia de uma vida comum.

Cristine 02/03/2018

Uma jornada interior
A caminhada de Cheryl pela Pacific Crest Trail não foi apenas uma jornada da Califórnia à Ponte dos Deuses; enfrentando as dificuldades concretas do percurso, ela também refletiu sobre tudo o que lhe havia acontecido, fez as pazes consigo mesma e com a perda da mãe. Ao fim da trilha, ela estava pronta para recomeçar sua vida. Adorei seu relato honesto e detalhado, e admiro a coragem dela de enfrentar um desafio tão difícil. Agora, vou ver o filme com Reese Witherspoon!

Carla Rúbia 14/04/2018

Amei
Um livro de uma trajetória em que depois da dor, decidimos nos reerguer e traçar um caminho das nossas próprias escolhas. Nunca achei que fosse me identificar tanto com este livro é com possibilidades que ele trouxe.

Cris Corradi 31/05/2018

Livre
Para os amantes de aventuras, de desafios, de superação e questionamentos das nossas relações com o mundo e com aqueles que amamos. Devorei a leitura e me aventurei ao lado dela em cada página do livro.Cheryl é a guerreira que existe dentro de todos nós! Recomendo!