A Estratégia do Oceano Azul

A Estratégia do Oceano Azul W. Chan Kim...




Resenhas - A Estratégia do Oceano Azul


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Ahta_Cristina 23/06/2021

Pensar fora da caixa
Mostra que para sobreviver no mundo dos negócios é necessário pensar fora da caixa, criar estratégias não convencionais e aplicar em seu negocio, além de agregar valor ao serviço ou produto que oferece.
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Ilmo 04/04/2024

Muito bom livro. Para quem tem interesse em livros de negócios, é uma boa fonte de inspiração para seguir adiante.
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Leitura&Negócio 10/12/2009

Concorrência irrelevante
Confira essa resenha na íntegra e outras em http://leituraenegocios.blogspot.com/2009/12/estrategia-do-oceano-azul.html

Qual a estratégia da sua empresa e do seu setor: concorrência acirrada, briga por custos, ganhos de escala, por cada centavo? Guerra de preços? Commoditização? A outra opção é o principal tema deste livro: a inovação na oferta de produtos e serviços, que pode tornar a empresa a campeã de vendas e reconhecimento, e a sua concorrência irrelevante. Brigar no oceano vermelho, cheio de sangue derramado, ou navegar tranquilamente no oceano azul?
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Nich Nogueira 20/01/2021

A estratégia
O livro retrata muito sobre a importância da estratégia, em criar novos oceanos azuis , e sair dos oceanos vermelhos . É um livro bom porém com muitas técnicas de linguagem para quem já está inserido na alta administração, quem começa ou estar em níveis inferiores (por ex : jovem aprendiz , estagiários, auxiliares , etc) talvez terá uma pouco de dificuldade em entender certas situações, ou talvez, possa acontecer que a pessoa não tenha passado por tal experiência similar, e isso pode confundir um pouco a cabeça. Tirando isso é um bom livro para administração estratégica.
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Ourfali 18/01/2021

Importante para Gestão da Inovação
O livro trás de forma resumida alguns conceitos importantes de inovação radical e incremental aplicados ao mercado e ainda nos ensina como aplicar tais conceitos através de metodologias práticas e ágeis.

Apesar de ser um pouco redundante em alguns capítulos, ele não deixa a desejar no sentido de conteúdo relevante!!
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Marcello.Pacheco 18/11/2020

Repetitivo
O assunto é interessante e instrutivo, mas se repetiu suceessivamente de forma massante durante todo o livro.
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Moitta 16/10/2014

Questione o status quo
"A história nos ensina que subestimamos tremendamente nossa capacidade de criar novos setores e de recriar os existentes."
"Portanto, concentrar-se nos oceanos vermelhos é aceitar os principais fatores restritivos da guerra - território limitado e necessidade de derrotar o inimigo para realizar os objetivos - e negar a força diferenciadora do mundo dos negócios: a capacidade de criar novos espaços inexplorados."

Que atributos considerados indispensáveis pelo setor devem ser eliminados, reduzidos, elevados e criados?
Essa avaliação de valor permite a descoberta de novos aspectos na leitura de velhas verdades não questionadas.

'Com efeito, uma boa maneira de testar a eficácia e a força de uma estratégia é ver se ela pode criar um slogan vigoroso e autêntico.'
"Foco, singularidade e mensagem consistente ao mercado - a empresa está na trajetória certa. Esses 3 critérios servem como primeiro teste básico da viabilidade comercial das ideias de oceano azul. Por outro lado, quando a curva de valor da empresa carece de foco, sua estrutura de custos tenderá a ser alta, e seu modelo de negócios complexo para implementar e executar. Na ausência de singularidade, a estratégia é mera imitação. Sem uma mensagem irresistível, será uma empresa orientada para si própria, ou uma inovação pela inovação.'

"Qual o contexto no qual seu produto ou serviço é utilizado? O que acontece antes, durante e depois do uso? Há pontos de dor?
O seu setor compete com base em apelos emocionais ou funcionais? Que elementos podem ser eliminados para torná-lo funcional ou emocional?'

"Quais as principais razões pelas quais os não clientes de primeiro nível querem pular do navio e abandonar seu setor? Veja os pontos comuns entre suas respostas."

"Uma boa maneira de olhar além das fronteiras do setor é listar os produtos e serviços que: tem forma diferente, mas executam a mesma função; e os que tem forma e função diferente, mas têm em comum um mesmo objetivo amplo e genérico."

"Onde estão os seus pontos quente? Que atividades exercem forte impacto sobre o desempenho, mas estão carentes de recursos? Onde estão os pontos frios, e de barganha?"

"Em vez de disseminar o esforço de mudança da maneira mais ampla possível, os líderes de ponto de desequilíbrio seguem um rumo oposto e buscam a mais densa concentração possível."
"Para que funcione, a gestão de aquário deve basear-se na transparência, na inclusão e no processo justo (envolvimento de todas as pessoas afetadas, explicando-lher os critérios das decisões e os motivos para promoção ou não, além de definir expectativas claras)."

"Nem todos os desafios estratégicos demandam ação proporcional. Foque os atos que provocam impacto desproporcional."

'Emocionalmente, as pessoas precisam de reconhecimento de valor; Intelectualmente, os indivíduos buscam reconhecimento de suas ideias.

"dar às pessoas o que elas querem é um erro crasso e desastroso.. Dê-lhes algo melhor''.

Os exemplos são muito bons, Cirque du Soleil, [yellow Tail], Southwest Airlines (preço de carro, velocidade de avião), polícia de NY, IBM, Apple, Dell, Compac, Nickelodeon (cinema), Roxy, multiplex, Megaplex, Ford, GM, Japonesas, Crysler (minivan e SUVs).. Esses últimos são dos apêndices.

Pensar nos atributos que são valorizados pelo setor, e ver que muitos são pois alguém fez assim e o resto copiou, oferece oportunidades de criar algo que agrade mais o cliente por menos. Isso é um oceano azul.

Observar a curva de valor e ver aonde se pode criar valor, expandir a fronteira; Inovação de valor.
As seis fronteiras: 1- Setores alternativos. 2- Grupos estratégicos dentro dos setores ( o Lexus, é de luxo como BMW e Jaguar com preços de categorias abaixo. A Curves, que analisou opções de academias e exercícios em casa). 3- Cadeia de compradores (vende pra cliente final?). 4- Oferta de produtos e serviços complementares. 5- Apelos funcionais e emocionais. 6- Considere o transcurso do tempo.

Considerar os não clientes de 1o, 2o e 3o nível.

Coloque o pessoa na linha de frente, não terceirize os sentidos, olhos e ouvidos.
Foque nos pinos mestres, lembre-se do processo justo (história das 2 fábricas).


A história nos ensina que subestimamos tremendamente nossa capacidade de criar novos setores e de recriar os existentes.

Portanto, concentrar-se nos oceanos vermelhos é aceitar os principais fatores restritivos da guerra território limitado e necessidade de derrotar o inimigo para realizar os objetivos e negar a força diferenciadora do mundo dos negócios: a capacidade de criar novos espaços de mercado inexplorados.

Em outras palavras, o novo conceito oferece o melhor do circo e do teatro. Todo o resto foi eliminado ou reduzido.

Que atributos considerados indispensáveis pelo setor devem ser eliminados? Que atributos devem ser reduzidos bem abaixo dos padrões setoriais? Que atributos devem ser elevados bem acima dos padrões setoriais? Que atributos nunca oferecidos pelo setor devem ser criados?

O resultado da aplicação do modelo das quatro ações à matriz de avaliação de valor do setor é a descoberta de novos aspectos na leitura de velhas verdades não questionadas.

Com efeito, uma boa maneira de testar a eficácia e a força de uma estratégia é verificar se ela possibilita a criação de um slogan vigoroso e autêntico.

foco, singularidade e mensagem consistente ao mercado a empresa está na trajetória certa. Esses três critérios servem como primeiro teste básico da viabilidade comercial das ideias de oceano azul. Por outro lado, quando a curva de valor da empresa carece de foco, sua estrutura de custos tenderá a ser alta, e seu modelo de negócios complexo em termos de implementação e execução. Na ausência de singularidade, a estratégia da empresa é mera imitação, sem atributos que a destaquem dos demais concorrentes. Sem uma mensagem irresistível para se comunicar com o mercado, será uma empresa orientada para si própria ou um exemplo clássico de inovação pela inovação, sem grande potencial comercial e sem autonomia natural.


Qual é o contexto em que seu produto ou serviço é utilizado? O que acontece antes, durante e depois do uso? Você tem condições de identificar os pontos de dor? Como seria possível eliminar esses pontos por meio de ofertas de produtos e serviços complementares?

O seu setor compete com base em apelos emocionais ou funcionais? Que elementos podem ser eliminados para torná-lo funcional? No sentido oposto, se o seu setor segue orientação funcional, que elementos devem ser adicionados para torná-lo emocional?

Quais tendências apresentam maior probabilidade de influenciarem o seu setor, são irreversíveis e estão evoluindo numa trajetória nítida? De que maneira essas tendências transformarão o seu setor? Em face dessas circunstâncias, como criar utilidade sem precedentes para os clientes?

Quais são as principais razões pelas quais os não clientes de primeiro nível querem pular do navio e abandonar o seu setor? Veja os pontos em comum entre suas respostas.

O objetivo aqui não é argumentar que é um equívoco focar nos clientes existentes ou na segmentação vigente, mas sim questionar essas atuais orientações estratégicas, consideradas inequívocas por muitos.

Uma boa maneira de olhar além das fronteiras do setor é listar os produtos e serviços que se enquadram em duas categorias: os que têm forma diferente, mas executam a mesma função; e os que apresentam forma diferente, executam função diferente, mas têm em comum um mesmo objetivo amplo e genérico.

Que fatores ou atos exercem influência positiva desproporcional na ruptura com o status quo?

Onde estão os seus pontos quentes? Que atividades exercem forte impacto sobre o desempenho, mas estão carentes de recursos? Onde estão os seus pontos frios? Que atividades estão com excesso de recursos, mas

Onde estão os seus pontos quentes? Que atividades exercem forte impacto sobre o desempenho, mas estão carentes de recursos? Onde estão os seus pontos frios? Que atividades estão com excesso de recursos, mas exercem pouco impacto sobre o desempenho?

Em vez de disseminar o esforço de mudança da maneira mais ampla possível, os líderes no ponto de desequilíbrio seguem o rumo oposto e buscam a mais densa concentração possível.

Para que funcione, a gestão de aquário deve basear-se na transparência, na inclusão e no processo justo.

Para nós, processo justo significa o envolvimento de todas as pessoas afetadas no processo da mudança, explicando-lhes os critérios das decisões e os motivos pelos quais serão promovidos ou relegados no futuro, além de definir expectativas claras sobre o que isso significa para o desempenho dos empregados.

nem todos os desafios estratégicos demandam ação proporcional. Foque os atos que provocam impacto desproporcional.

Três princípios se reforçam reciprocamente e definem o processo justo: Envolvimento, Explicação e clareza de Expectativas.

Emocionalmente, as pessoas precisam de reconhecimento do seu valor,

Intelectualmente, os indivíduos buscam reconhecimento de suas ideias,

elas se sentem motivadas a impressionar e a confirmar as expectativas em relação à sua capacidade mental, tomando a iniciativa de propor soluções e de trocar opiniões.

Do mesmo modo, quando se levam em conta suas emoções, as pessoas desenvolvem ligações sentimentais com a estratégia e se dispõem a dar o máximo de si mesmas.

Você não valoriza minhas ideias. Logo, também não valorizo suas ideias nem confio nas suas decisões estratégicas, na verdade, nem quero saber delas.

Quando a curva de valor da empresa ainda tem foco, singularidade e mensagem consistente, deve-se resistir à tentação de mais uma vez inovar em valor, e sim concentrar-se na ampliação do fluxo de caixa por meio de melhorias operacionais e de expansão geográfica a fim de alcançar o máximo em economias de escala e em cobertura do mercado.

dar às pessoas o que elas querem é um erro crasso e desastroso. Elas não sabem o que querem... [Dê-lhes] algo melhor.
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Adílio Rocha 30/01/2015

Através de uma intuitiva metáfora, "oceano azul" que significa basicamente ‘Estabeleça-se onde seus concorrentes não estão", diferentemente do oceano vermelho (sangrento), onde todos concorrem entre si, os autores Kim e Maurborgne abordam a estratégia, pautada na inovação, onde gerar VALOR ÚNICO AOS CLIENTES é a máxima a ser seguida e a chave para o crescimento sustentável e lucrativo, destoando da concorrência. O livro é recheado de ótimos exemplos de organizações que distinguiram de seus concorrentes e criaram novos mercados e desbravaram oceanos azuis.
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Daniel.Simoes 16/01/2019

Bom livro sobre estratégia empresarial. Mostra como a empresa deve fazer para buscar novas demandas e explorar mercados ainda sem concorrência.
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Mario 25/10/2018

Alucinante!
O livro abre a sua cabeça sobre pontos de vista que você nunca imaginou!
Já começa com o case do Circo de Soleil, hoje em dia já muito conhecido, mas como foi criado?
Entre outros cases muito interessantes.
Queria ter lido esse livro no meus 16 anos :)
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Antonio.Neto 26/08/2018

Divisor de águas
Um livro que pode transformar as pessoas. Traz um modo peculiar de enxergar a concorrência, o seu mercado, as empresas que vc consome, seus colegas de trabalho e funcionários.
Acho um livro fundamental pra quem empreende. É improvável lê-lo e continuar do mesmo jeito.
Linguagem fácil, com exemplos práticos e reais que fortalecem os pontos que o auto e e autora defendem.
Vale muito a leitura!
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Taisa.Tiago 22/06/2018

Otimo livro
Muita coisa que foi difundida neste livro já se encontra em nosso mercado 2018, várias empresas em disrupção, um método eficaz de tirar sua empresa ou ideia do modus operandi do mercado e se tornar um diferencial. Muito bom
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Kymhy 24/04/2018

A Estratégia do Oceano Azul - W. Chan Kim; Renée Mauborgne
Uma leitura mais que indicada para todos aqueles que querem lançar-se no mercado com seu próprio negócio, mas sem enfrentar uma concorrência sangrenta e, muitas vezes, desigual para novos empreendimentos.

site: https://gatoletrado.com.br/site/resenha-estrategia-do-oceano-azul-w-chan-kim-e-renee-mauborgne/
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Bruno 23/04/2018

Vendo o que ninguém vê
A ideia principal é saber olhar as entrelinhas. Um exercício de analisar quais os desejos e necessidades dos já clientes que poderiam ser atendidos com as competências já existentes. Seria uma desvinculação do mercado e da concorrência sem se desviar das pessoas que já atende. O mais importante é criar soluções inovadoras para necessidades já existentes, mas não antes percebidas, buscando o envolvimento das pessoas que serão atendidas e das pessoas que as atenderão.
Jenny 07/05/2018minha estante
Parece ser muito bom!!?


Bruno 12/05/2018minha estante
Exatamente, vale muito a pena ler!


Jenny 12/05/2018minha estante
?


Bruno 14/05/2018minha estante
Eu curti a forma como eles destacam a importância de você buscar ver o que ninguém consegue e obter vantagens através disso.


Jenny 15/05/2018minha estante
Muito bom!!!




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