A Estratégia do Oceano Azul

A Estratégia do Oceano Azul W. Chan Kim...

Resenhas - A Estratégia do Oceano Azul

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Ourfali 18/01/2021

Importante para Gestão da Inovação
O livro trás de forma resumida alguns conceitos importantes de inovação radical e incremental aplicados ao mercado e ainda nos ensina como aplicar tais conceitos através de metodologias práticas e ágeis.

Apesar de ser um pouco redundante em alguns capítulos, ele não deixa a desejar no sentido de conteúdo relevante!!

Antonio.Neto 26/08/2018

Divisor de águas
Um livro que pode transformar as pessoas. Traz um modo peculiar de enxergar a concorrência, o seu mercado, as empresas que vc consome, seus colegas de trabalho e funcionários.
Acho um livro fundamental pra quem empreende. É improvável lê-lo e continuar do mesmo jeito.
Linguagem fácil, com exemplos práticos e reais que fortalecem os pontos que o auto e e autora defendem.
Vale muito a leitura!

Taisa.Tiago 22/06/2018

Otimo livro
Muita coisa que foi difundida neste livro já se encontra em nosso mercado 2018, várias empresas em disrupção, um método eficaz de tirar sua empresa ou ideia do modus operandi do mercado e se tornar um diferencial. Muito bom

Mila 02/03/2021

Prático e didático - Recomendo!
Pode parecer redundante para alguns, mas o excesso de detalhes do autor são uma fonte rica de inspiração e compreensão para quem quer ou está empreendendo, principalmente quando se está iniciando.

O livro me trouxe inúmeros insights, inspiração e compreensão. As matrizes são práticas e os exemplos nos permitem compreender com clareza a teoria.

Kymhy 24/04/2018

A Estratégia do Oceano Azul - W. Chan Kim; Renée Mauborgne
Uma leitura mais que indicada para todos aqueles que querem lançar-se no mercado com seu próprio negócio, mas sem enfrentar uma concorrência sangrenta e, muitas vezes, desigual para novos empreendimentos.

site: https://gatoletrado.com.br/site/resenha-estrategia-do-oceano-azul-w-chan-kim-e-renee-mauborgne/

Ahta_Cristina 23/06/2021

Pensar fora da caixa
Mostra que para sobreviver no mundo dos negócios é necessário pensar fora da caixa, criar estratégias não convencionais e aplicar em seu negocio, além de agregar valor ao serviço ou produto que oferece.

Andréa Almendros 09/07/2021

A estratégia do Oceano Azul
Relato de experiência de grandes empresas e como a boa gestão, assim como a inovação, são fundamentais para a sobrevivência num mundo em constante evolução.

Igor 19/08/2021

Interessante
Li para fazer uma resenha, achei bom, aprendi coisas novas, embora pareça que as vezes ele fale a mesma coisa de formas diferentes.

Bruno 23/04/2018

Vendo o que ninguém vê
A ideia principal é saber olhar as entrelinhas. Um exercício de analisar quais os desejos e necessidades dos já clientes que poderiam ser atendidos com as competências já existentes. Seria uma desvinculação do mercado e da concorrência sem se desviar das pessoas que já atende. O mais importante é criar soluções inovadoras para necessidades já existentes, mas não antes percebidas, buscando o envolvimento das pessoas que serão atendidas e das pessoas que as atenderão.
Jenny 07/05/2018minha estante
Parece ser muito bom!!?

Bruno 12/05/2018minha estante
Exatamente, vale muito a pena ler!

Jenny 12/05/2018minha estante

Bruno 14/05/2018minha estante
Eu curti a forma como eles destacam a importância de você buscar ver o que ninguém consegue e obter vantagens através disso.

Jenny 15/05/2018minha estante
Muito bom!!!

Caio.Vinicius 23/10/2017

Uma outra visão do Planejamento Estratégico
É um livro que merecia uma versão mais atualizada, mas ainda apresenta conceitos muito atuais e pertinentes, contrariando estratégias tradicionais e olhando muito mais para novas demandas e menos para a disputa acirrada entre concorrentes.

Samuel (Barba) 20/08/2016

Ferramenta
Livro simples que mostra algumas ferramentas de inovação para fugir da mesmice do mercado e se destacar quer entre os concorrentes quer em novos segmentos.
Percebi durante a leitura e uso da matriz de valor o quanto a palavra inovação está banalizada e só se produz mais do mesmo.
O livro possui muitos exemplos que pode torná-lo entediante. No entanto são os exemplos, ao meu ver, que dão insights para uso das ferramentas apresentadas. Muitos de meus amigos não gostaram, mas eles são avessos as atividades de planejamento.
Recomendo para quem gosta e quer desenvolver visão analítica.

André 01/08/2016

Alternativo
Na faculdade, aprendemos basicamente que no começo as empresas trabalhavam focando na grande massa, a população total de compradores. Com o passar do tempo e o aumento da concorrência, começaram a buscar segmentos para atender, ou seja, focar mais nas particularidades do consumidor. Isso se intensificou e acabaram surgindo os nichos, e por fim o foco one-to-one (focar cliente a cliente).

O livro A Estratégia do Oceano Azul traz uma perspectiva no sentido contrário, voltar a focar nas massas, dizendo que as empresas devem criar produtos a partir do que a massa valoriza, ou seja, focar no que as pessoas têm em comum, e não no que elas têm de diferente. Isso fará aumentar o faturamento, pois o público consumidor aumenta ao invés de diminuir (o que aconteceria com a extrema segmentação do mercado, pulverizando ainda mais o faturamento).

É uma visão interessante, com vários exemplos de empresas que aplicaram a estratégia do oceano azul, porém achei o livro um pouco revolucionário demais. Parece que apenas as estratégias do oceano azul (onde se foge da concorrência) é que dão certo, e as outras estão fadadas ao fracasso, ou seja, não se deve mais competir. Em alguns momentos eles sugerem soluções milagrosas de aumentar a receita, diminuir a despesa, sem comprometer marca, qualidade do produto, etc, algo um pouco contraditório, na minha visão.

Mas com certeza é um livro que vale a pena ser lido.

Obs.: muita gente diz que o livro é pura propaganda do Cirque du Soleil, mas isso é sensacionalismo. Falam neles algumas vezes apenas.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6