O Silmarillion

O Silmarillion J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Silmarillion

SamaraF 09/02/2024

Tão difícil quanto belo
Sim, é verdade o que dizem, O Silmarillion é um livro bastante difícil com uma quantidade imensa de nomes de personagens e lugares. Ao mesmo tempo é um livro incrível, portanto vale a pena!
As histórias contadas são envolventes, um prato cheio pra quem ama fantasia. A criatividade e a genialidade de Tolkien, para mim, são inquestionáveis.
O capítulo introdutório, chamado Ainulindalë, é o que eu já li de mais belo na vida. A criação da terra é conectada com a composição de uma música, e a maldade é criada quando um dos compositores resolve, digamos, sair do tom, entrando em desarmonia com os demais. É poético, é pura arte.
Ouvi dizer, e concordo, que esse livro é como se fosse a Bíblia do universo de O Senhor dos Anéis e de outras histórias sobre a Terra Média. Quem é fã certamente deve ler, pois mostra o início de algumas histórias e resume outras.
Eu só não recomendo a leitura para quem ainda não teve nenhum contato com a obra de Tolkien, pois a leitura é pesada e envolve empenho, portanto pode desestimular.
Livro adicionado aos favoritos com sucesso!

Maname0 04/02/2024

????
A vastidão e profundidade das obras de Tolkien sempre me surpreendem. As ramificações dos elfos, Númenor, os magos, não tem como não se apaixonar.

Não tive tanta dificuldade porque já tinha lido O Hobbit e A sociedade do anel, ou seja, eu já estava familiarizada com termos e a forma da escrita de Tolkien. O que me leva a acreditar que para maior compreensão, antes de ler O Silmarillion, devem ler O hobbit e a sociedade do anel primeiro, pois vai ajudar a entender esse maravilhoso mundo.

luciano.maciel.140 04/02/2024

Livro que conta o surgimento da Terra Média, assim como dos Elfos, anões, humanos, e Morgoth e Sauron com seus Orcs.
Constrói uma linha do tempo não muito detalhada de personagens que serão aprofundados em outros livros, e vai até o momento que o Um Anel é destruído por Frodo.
Possui pouquíssimo diálogo, mas não o considero cansativo.
Gostei da visão panorâmica da história. Agora vou me aprofundar na Terra Média lendo os demais contos.
Recomendo o mesmo para fãs do Tolkien.

Leticia.Liesenfeld 02/02/2024

Apenas Frases
Assim teve início sua enorme labuta em espaços imensos e inexplorados, e em eras incontáveis e esquecidas, até que nas Profundezas do Tempo e no meio das vastas mansões de Eä, veio a surgir à hora e o lugar em que foi criada a habitação dos Filhos de Ilúvatar. E, nessa obra, a parte principal coube a Manwë, Aulë e Ulmo; mas Melkor também estava ali desde o início e interferia em tudo o que era feito, transformando-o, se conseguisse, de modo que satisfizesse seus próprios desejos e objetivos; e ele acendia enormes fogueiras. E assim, quando a Terra ainda era jovem e repleta de energia, Melkor a cobiçou e disse aos outros Valar: Este será o meu reino; e eu o designo como meu!
Pedro 02/02/2024minha estante
Bom demais!

Leticia.Liesenfeld 03/02/2024minha estante
Iniciarei o Hobbit, ansiosa

Pedro 03/02/2024minha estante
O Hobbit será uma das minhas leituras nos próximos meses.

Leticia.Liesenfeld 04/02/2024minha estante
Todo ano faço um Desafio de Leitura com a minha irmã, esse ano será Senhor dos Anéis, leremos 6 livros.

Pedro 04/02/2024minha estante
Eu li O Silmarillion alguns anos atrás. No ano passado eu li A Sociedade do Anel. Esse ano eu tô pretendendo ler O Hobbit e os Filhos de Húrin. Ainda não sei se irei ler As Duas Torres e O Retorno do Rei nesse ano.

Pedro 04/02/2024minha estante
Ah, boa leitura pra você e sua irmã:)

Leticia.Liesenfeld 04/02/2024minha estante

Wellington.Santos 02/02/2024

Serve ao que se propõe
Como uma junção de relatos sem tanta profundidade funciona muito bem e é bem organizado, mas é um grande spoiler de todos os outros livros do autor.

JAssica 01/02/2024

Linda capa porém chatíssimo
Parece a bíblia muitas vezes me questionei se eu sabia mesmo ler ou se eu GOSTAVA mesmo de ler então cheguei à conclusão de que o problema não sou eu

Alessandro117 28/01/2024

Uma jornada
Ler o Silmarillion foi uma grande jornada para mim. Decidi ler toda a saga da Terra Media em ordem cronológica, indo de um livro a outra. E posso garantir foi uma aventura, tanto ler novos livros quanto reler os que já havia lido.
E finalmente, a jornada se encerrou onde começou, em o Silmarillion! E que jornada fantástica e maravilhosa. Sem dúvidas uma das melhores decisões que já tomei.
Pretendo em breve reler somente o Silmarillion e desfrutar o gostinho de lê-lo novamente.
pinguinha 28/01/2024minha estante
??

Menozin 03/02/2024minha estante
Eu comprei ele para ler depois de O Hobbit, sou muito curioso para saber sobre a criação das coisas, estou ansioso

karla.jamily 26/01/2024

"Esta é mais afiada que tua língua".
O Silmarillion é um livro de contos que aborda sobre a criação do mundo! Realmente uma bíblia e é altamente incrível! Adorei conhecer o que deu origem às clássicas canções conhecidas em O Senhor dos Anéis.

Danilo 24/01/2024

Fascinante!!
"O Silmarillion", ou como muitos chamam, "A Bíblia da Terra Média", é como um mergulho profundo nas entranhas do universo mitológico magnífico criado por Tolkien.
Dividido em várias histórias, desde a criação do mundo até eventos épicos envolvendo elfos, homens e anões, a obra oferece uma rica gama de personagens e acontecimentos de grande importância para seu contexto.

No entanto, essa densidade na narrativa, essa abundância de nomes e lugares, pode ser um tremendo desafio para alguns leitores. Eu particularmente tive que recorrer a alguns vídeos disponibilizados na internet no término de alguns capítulos, para melhor entendimento e reorganização das ideias (rsrsrs).

Contudo, você pode encarar como um desafio, imagine que a leitura é como escalar uma grande montanha cheia de obstáculos, mas se você chegar ao topo, vai sentir-se recompensado com uma visão deslumbrante do mundo que Tolkien criou.
A partir desse ponto compreendendo melhor a maestria linguística e criatividade do autor, com uma sensação gigantesca de compensação!

Para quem gosta do universo de "O Senhor dos Anéis", o livro oferece uma profundidade fascinante, que faz de "O Silmarillion" uma leitura enriquecedora e essencial.
Toshiko.Pri 25/01/2024minha estante
Gostei da resenha e fiquei curiosa em saber quais videos viu???

Danilo 27/01/2024minha estante
Que bom que você gostou, Pri !!
Em relação aos vídeos, estava recorrendo a um canal chamado 'Projeto Tolkien', me ajudou bastante no entendimento da genealogia e geografia da Terra Média por exemplo, super recomendo.

Toshiko.Pri 28/01/2024minha estante
Obrigada!! Vou pesquisar ?

Menozin 03/02/2024minha estante
Pretendo iniciar a leitura desde livro em breve, estou muito ansioso para começar ler

JoAo 24/01/2024

Gênesis da Terra Média
O Silmarillion é uma obra de Tolkien que com certeza está nos meus livros favoritos. É incrível você vê a criação de Ëa (Terra), presenciar a corrupção de Melkor, as desgraças que as Silmarils causaram, o fim de Beleriand, A Guerra da Última Aliança, e muitos outros. Os melhores mitos da Terra Média estão presentes aqui (o meu favorito é de Turin). Não recomendo ler ele primeiro que O Hobbit e O Senhor dos Anéi. Por mais que ele de passe antes, você precisa entender o basico do universo de Tolkien pra se aprofundar nas origens do universo. É maravilhoso.

Krishna.Nunes 23/01/2024

Não é uma simples história de fantasia
O Silmarillion é a obra essencial para quem já leu O Senhor dos Anéis e pretende se aprofundar na literatura de Tolkien.

Com um início semelhante ao Gênesis, o livro conta a criação do mundo e de toda a vida daquela terra. A resposta a todas as perguntas não respondidas em O Senhor dos Anéis sobre o universo, a geografia, o sistema de magia, todo o contexto histórico (inclusive sobre Sauron e os anéis), as origens dos povos e dos personagens, está em O Silmarillion. O autor criou não apenas uma história de fantasia, mas toda uma mitologia completa, complexa e profunda.

O enredo principal se desenvolve em torno do roubo das Silmarils, as joias mais valiosas já criadas, pelo invejoso Melkor. Fëanor, que tinha tudo para ser o mais nobre de toda a raça dos Elfos, deixa-se corromper por mentiras e intrigas, e permite que a mágoa conduzam a si e seu povo a um destino de desgraças. De todas as disputas, batalhas, jornadas e reconciliações decorrentes das tentativas de recuperar as gemas, outras histórias se desenvolvem: o lindo caso de amor entre Beren e Lúthien; a saga de Húrin e Túrin, uma das mais trágicas histórias imaginadas por Tolkien; a triste queda de Gondolin; a ascensão e o declínio dos homens de Númenor; a beleza do destino de Eärendil.

Esta obra é simplesmente o que de melhor foi criado pela mente mais imaginativa que a literatura de fantasia já teve. Uma narrativa fascinante e grandiosa, em que é até surpreendente que tantos milhares de anos e tantas histórias incrivelmente detalhadas caibam em tão poucas páginas.
Miresenhs 23/01/2024minha estante
Nossa, eu estava querendo começar por ?Silmarillion? para depois ler o senhor dos anéis, o que vc acha ?

Krishna.Nunes 23/01/2024minha estante
Michelly: de jeito nenhum. Você precisa começar Tolkien por O Hobbit (que é infanto-juvenil) ou O Senhor dos Anéis (que é adulto). Acho que a ordem entre esses dois tanto faz, mas só depois de ler esses, se você virar fã, é que deve ler O Silmarillion. E depois dele, se quiser, pode continuar com Os Filhos de Húrin, Beren e Lúthien, A queda de Númenir, etc.

Cassio67 22/01/2024

O começo das Eras
Silmarilion demonstra como o mundo de Tolkien é incrível, desde o começo dos tempos até o final da guerra do Um Anel, onde foi destruído. Em cada era grandes nomes que ficaram nas canções foram citadas, entre eles Fëanor, Fingolfin, Beren e Lúthien, Húrin e seus filhos, entre outros que também foram grandes e tiveram momentos impactantes na história como destinos desastrosos ou bons mas que ficaram nas canções, então aqui aprendemos como surgiu os Elfos, Homens e Anãos, a guerra contra o primeiro Senhor Sombrio Morgoth, até a criação dos anéis e a derrota de Sauron, onde enfim, os remanescentes dos Elfos deixaram a Terra Média e retornaram a Valinor, encerrando a Terceira Era!!!

feliperogue 21/01/2024

Um guia histórico da Terra Média e além
Silmarillion é um compilado de resumos das histórias desde a criação do mundo até o fim dos eventos de senhor dos anéis. É o melhor livro pra quem quer se situar dentro do universo do Tolkien e ter noção dos eventos que precedem hobbit e o senhor dos anéis.

Existe o argumento de que o livro se torna muito específico em nomes e lugares fictícios, o que pode tornar a leitura difícil para certos leitores, mas nesse momento eu acho que a edição do Christopher Tolkien entra em ação e é muito boa (embora ja tenha visto várias críticas a ele). Os dicionários, árvores genealógicas e os mapas no fim do livro são absolutamente salvadores quando o leitor ocasionalmente esquece quem é determinado personagem ou onde é determinado lugar.

Mas ainda assim, por conta da especificidade do livro e o número grande de personagens, Silmarillion exige uma leitura atenta para ser compreendido. Eu apliquei essa leitura atenta e percebi que raramente quebrava minha imersão.

?Beren e Luthien? é o melhor conto, me fez querer ler o livro. Além também de ?A Queda de Númenor?, que é absolutamente cativante e mostra uma outra face interessantíssima do Sauron, bem diferente do que se conhece apenas baseado em senhor dos anéis. E ?Túrin Turambar? me fez sentir uma relação temática forte com as tragédias de Shakespeare, a dramaticidade desse conto me foi bem familiar.

Absolutamente recomendo esse livro pra quem gosta de Tolkien e quem é familiar com o gênero de fantasia.