O Silmarillion

O Silmarillion J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Silmarillion

Victor 10/06/2023

Muitos detalhes e nomes
Esse livro é incrível, mas demorei a me acostumar na forma que ele narra as coisas. São MUITOS nomes dentro do livro. As vezes você pode se perder com muita informação ao mesmo tempo. Mas no fim é recompensado com a riqueza do mundo de Tolkien que é maravilhoso.

Marcelo1108 10/06/2023

Complicado, muitos detalhes, que se estão alí é por alguma razão. Não foi uma leitura fácil e fluída mas da metade do livro parece que tudo engrena e segue em frente. No final tudo valeu a pena.

Victor 10/06/2023

Fantástico
Sim! Terminei, nossa. Pulei alguns parágrafos porque estava vindo um resumo de LOTR. Como é surreal e mágico pensar que um único homem concebeu esse mundo, esse universo, que criou vida própria. Que experiência singular entrar nesse mundo e conhecer cada figura e mito, é como se realmente existissem em algum lugar no passado. Foi sofrido de ler, mas vale cada página.

???

Debs Vegs 06/06/2023

Essa obra finalmente tem a edição merecida, tanto pela arte da capa e cuidados de ilustrações e elaboração do livro quanto no conteúdo.
Fiz a releitura dessa obra justamente por conta da nova tradução e devo dizer que ela está impecável (para quem não sabe, vários nomes foram alterados para ficarem mais corretos ao original em inglês como "anões" virarem "anãos").
Já li a grande maioria dos livros do Tolkien e estou seguindo na releitura das novas edições, deslumbrada com tamanha perfeição.

Iani 05/06/2023

Silmarillion é a junção dos rascunhos de J.R.R Tolkien, editados pelo seu filho Christopher, leitura nada confortável, linguagem difícil e não muito dinâmico, conta a história da terra média, desde sua criação até a despedida dos Noldor. É incrível. É belo. É fantástico.
rita.viviane.3 05/06/2023minha estante
Eu achei extremamente lento e muuuuito descritivo. Eu nem terminei.

Iani 12/06/2023minha estante
O começo é muito lento mesmo, é a segunda vez que leio demorei meses pra terminar por causa da linguagem mas, amo demais as histórias são muito bonitas.

ArturDamas 01/06/2023

Épico e Grandioso
Silmarillion tem por obrigação explodir a mente dos fãs do mundo que Tolkien concebeu. É literalmente a bíblia desse universo magnífico e fantástico.

A estória contida neste livre é uma Odisseia épica, com narrativas espetaculares, o suprassumo da fantasia. Não encontro palavras pra descrever a grandiosidade disso, e me torno redundante.

Favoritado pra vida.

Pizzoni 26/05/2023

Espetacular
Acredito que o melhor livro que já tenha lido. Simplesmente fantástico a riqueza de personagens e acontecimentos, o universo que o autor cria é incrível. Não espere uma leitura fácil, pois grande é o número de nomes próprios, de personagens, de lugares, das famílias, das armas, das jóias, das batalhas e das canções, tudo tem seu próprio nome, o que contribui para a ideia da grandeza de tais coisas, eternizadas em nome e história ao longo das eras. O Silmarillion é como uma espécie de enciclopédia do mundo de Tolkien, é uma narrativa espetacular que compila os acontecimentos de quase todas as obras do autor. Vale muito a leitura.

Misa.Uehara 25/05/2023

A poesia de LOTR
Eu confesso que mesmo depois de ler a trilogia de LOTR não compreendia completamente o porquê das pessoas ficarem obcecadas com o universo do Tolkien. Aí eu li o Silmarillion e entendi. Toda a cosmologia e mitologia por trás do Senhor do Anéis é de uma poesia infinita! A saga do anel me fez gostar do mundo de Tolkien mas o Silmarillion me fez admirar a obra com outros olhos, é um livro apaixonante e me fez derramar lágrimas que LOTR não fez.

Shiro 24/05/2023

Único
Acho incrível como da para ver a paixão e consideração que Tolkien tinha com o seu universo, saber como tudo aconteceu desde o princípio da uma sensação completa, uma história de um mundo que é fictício e que se torna quase uma realidade.

Mila 19/05/2023

Este livro conta a história do surgimento da terra onde vem a acontecer a história do senhor dos anéis, além de contar o surgimento dos elfos, dos anões e dos homens e também como o mal apareceu em suas 2 formas. É um livro com a leitura um pouco difícil de ler mas depois que você engrena na história fica muito bom!

Ohana 19/05/2023

Bom mas um pouco confuso
"O Silmarillion" é uma grande obra repleta de mitologia e histórias que se desenrolam ao longo das eras. Tolkien nos leva a uma jornada épica, explorando a criação do mundo, a ascensão e queda dos povos élficos, as batalhas contra o mal e os feitos heroicos que moldaram a história da Terra-média.
No entanto, "O Silmarillion" pode não ser uma leitura para todos os gostos. Diferente de "O Hobbit" e "O Senhor dos Anéis", este livro demanda uma dose extra de paciência e dedicação. A narrativa é densa, com uma extensa quantidade de nomes, lugares e eventos, o que pode ser um desafio para alguns leitores. A estrutura do livro também pode ser um ponto de atenção. "O Silmarillion" é composto por uma série de contos interligados, o que pode dificultar a imersão do leitor na trama principal. Além disso, a quantidade de informações e o estilo mais descritivo podem tornar a leitura um tanto densa e exigir um maior esforço para acompanhar todos os detalhes.
Embora seja uma obra de grande valor literário e uma peça fundamental para os fãs de Tolkien, reconheço que a leitura pode ser desafiadora e menos acessível para alguns leitores, assim não recomendo esse livro como "porta de entrada" para esse universo (alô escola que estudei!).

Lice 18/05/2023

O Silmarillion
"Aurë entuluva" (O dia há de vir outra vez!)
? O que dizer sobre um livro que simplesmente se tornou  parte de você? É essa pergunta que eu me faço toda vez que termino um livro do Tolkien,  e, definitivamente, não foi diferente com o Silmarillion.
? Nessa obra de arte vamos acompanhar os acontecimentos da Era das Duas Árvores de Valinor que levaram ao banimento dos Eldar e o início da Primeira Era, além de breve relatos sobre os três grandes contos ("Beren e Lúthien", "Os Filhos de Húrin" e "A Queda de Númenor"). Uma narrativa com pouquíssimo diálogos, mas com uma explosão de detalhes e sentimentos.
? Para quem nunca leu um livro do Tolkien, não recomendo começar por O Silmarillion, a leitura é mais densa e bem mais cansativa (continuarei defendendo que a melhor maneira de iniciar nesse universo é começando pelo "O Hobbit").
? Eu não consigo expressar aqui o quanto eu amo esse universo e o quanto eu amei ler esse livro. Então, leiam os livros de Tolkien, pois, talvez assim, vocês consigam entender o que eu quero dizer. Ficamos por aqui, leitores, até o próximo devaneio.

Amanda 15/05/2023

Obra prima.
O universo de Tolkien é complexo e, muitas vezes, me vi perdida entre tantos nomes diferentes ?

Mas só posso dizer uma coisa sobre esse livro: ele é muito bem desenvolvido. O tolkien é um gênio e mostra toda a sua genialidade em Silmarillion. Não é um enredo como o do senhor dos anéis, mas sim uma explicação sobre a primeira era do seu universo e é fantástico como tudo se encaixa.

Tolkien é o maior escritor de fantasia de todos os tempos e eu duvido muito que alguém algum dia vá alcançá-lo, é sobre isso.

Davi 15/05/2023

Uma jóia Silmarillion
"O Silmarillion", obra póstuma de J.R.R. Tolkien, é uma verdadeira joia literária que mergulha os leitores em um mundo rico e mítico. Publicado em 1977, após a morte do autor, o livro se destaca como uma obra precursora de "O Senhor dos Anéis" e "O Hobbit", explorando a mitologia e a história da Terra-média em uma escala épica.

Diferente das narrativas mais lineares e acessíveis encontradas em outras obras de Tolkien, "O Silmarillion" se assemelha a um compêndio de mitos e lendas. Ele apresenta a criação do mundo, os deuses e seres divinos, a origem dos Elfos e dos Homens, bem como as grandes batalhas e eventos que moldaram a história da Terra-média.

A narrativa de "O Silmarillion" é complexa e densa, repleta de personagens com nomes élficos e genealogias intricadas. O livro é dividido em várias seções que exploram diferentes períodos da história, desde a criação do universo até a luta final contra o mal. Cada seção é uma peça do quebra-cabeça mitológico, formando um panorama abrangente e detalhado.

Tolkien demonstra sua habilidade excepcional em criar uma mitologia completa e coesa. Ele desenvolve línguas, culturas e mitos que dão vida à Terra-média de uma forma que poucos autores conseguiram igualar. As histórias contidas em "O Silmarillion" são épicas, repletas de tragédia, sacrifício, coragem e redenção.

Um dos aspectos mais marcantes do livro é o tom poético da prosa de Tolkien. Sua escrita evoca uma sensação de reverência e grandiosidade, transportando os leitores para um mundo onde a beleza e o perigo se entrelaçam. Cada página está repleta de descrições vívidas e imagens poderosas que estimulam a imaginação e fazem com que o leitor se sinta imerso em uma jornada épica.

Além disso, "O Silmarillion" aborda temas profundos e atemporais, como a luta entre o bem e o mal, a busca pela imortalidade, a tentação e a queda, a natureza da criação e do destino. Esses temas são explorados de maneira poética e filosófica, convidando o leitor a refletir sobre questões existenciais e morais.

Embora "O Silmarillion" possa parecer intimidante devido à sua complexidade e densidade, ele recompensa aqueles que se dedicam a desbravar suas páginas. É uma obra-prima de fantasia que aprofunda e enriquece o universo criado por Tolkien, revelando as origens e a mitologia por trás dos eventos de "O Senhor dos Anéis".

Lore.dossn 15/05/2023

??As estranhas histórias do princípio da história
"É parte desse dom de liberdade que os filhos dos Homens habitem vivos apenas por um intervalo curto no mundo e não estejam presos a ele, e partam logo para um lugar que os Elfos não conhecem"

>Mais um incrível livro do Tolkien, agora descobrindo as coisas por detrás da saga principal, coisas que não foram contadas antes, e que fantástico! Tolkien teceu todo um universo com tantos detalhes que me deixou abismada! Contando do princípio, que era belo, até a queda desse mundo, isso vai muito além da ficção meus amigos, isso é o nosso próprio mundo que autor descreve, nossos próprios desejos orgulhosos e malignos de fazer as coisas para nossa própria glória. Que livro! Ascendeu em mim o anseio pelo mar, de chegar ao oeste inalcançável e até pela sina dos homens.

"Esses também, a seu tempo, hão de descobrir que tudo o que fazem redunda, no fim, apenas para a glória de minha obra"