O Silmarillion J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Silmarillion

Luiza810 17/07/2023

O genesis
Em O Silmarillion Tolkien conta cada detalhe de como foi criada toda a terra média e as terras além dela. Desde o primeiro dia até o final dos tempos.

Thiago.Cavalcanti 13/07/2023

Ótimo
Ótimo livro para quem ama o mundo criado pelo Tolkien. Sempre tive curiosidade em conhecer a história, várias histórias que vão dando mais vontade de ler sobre. Recomendo.

William 13/07/2023

O Silmarillion
Excelente. Recomendo a leitura e a releitura. Incrível a mestria de Tolkien em criar um universo tão formidável, enorme e profundo.

Sinto dificuldade, e por esse motivo demoro a ler, de ler as vastas e exaustivas descrições feitas pelo autor, entretanto vale a pena conhecer um universo tão grande

Wandrovski 12/07/2023

FANTASIA
O primeiro dos 10 livros envolvendo esse mundo que irei ler e a capacidade da escrita do autor já me impressiona, é incrível como ele realmente moldou o gênero fantasia.

Kauã 10/07/2023

????
Como?? So como??
Tolkien e sua maestria em escrever narram mais de 3 Eras, milhares e milhares de anos e consegue fazer isso com excelência e coesão.
Como ja dito por varios e uma especie de bíblia da terra media, ou melhor, de Eä. E assim o faz, narra da criação do universo com a canção regida por Eru e mostra que o mal ja esta ali presente, desde antes da criação do univerao causada por uma perturbação e um canto que destoa do mestre.
A história é longa e nao cabe aqui uma descricao de tudo, mas e exelente e de uma coesão absurda, nao existe ponto sem nó

Muitos comentarios poderiam ser feitos mas oque mais choca é COMO UMA UNICA PESSOA FAZ UM UNIVERSO TAO ELABORADO???? É simplesmente impecavel e uma riqueza de detalhes nunca vista, é de chocar a qualquer um mesmo aqueles que ja esperavam tamanha complexidade.

Para completar, diferente de outros livros de Tolkien esse nao apresenta a sua característica descrição que a tantos desagrada mas para aqueles que nunca leram outros livros de Tolkien nao se arrisquem com esse pois ele é extremamente embasado nos outros e serve mais de leitura complementar aos outros do que história unica.

Thiago 16/07/2023minha estante
Como curiosidade, Ëarendil foi um dos primeiros nomes que ele encontrou, ele também gostava muito.

Rodrigo719 22/07/2023minha estante
Muito legal, não sabia, gostei demais desse nome

JezielH 04/07/2023

O início, o fim e o meio
O Silmarillion conta a história de todo o início da terra média, até o fim da terceira era. E ele nos ensina como a importância dos eventos é baseada apenas no leitor. Para os Hobbits, os pequenos, a aventura de mil e poucas páginas é narrada como o evento mais importante das eras, e quando passamos pelo Silmarillion vemos que ele é apenas mais uma história que pode ser resumida em 1 página.
Leitura incrível, a cada dia me apaixono mais pelo Tolkien.

Sarah Kondo 04/07/2023

Gênesis de Tolkien
Pessoalmente, quem realmente quer entender do universo de Tolkien, ler o Silmarillion é algo primordial!

É daqui que é tirado inúmeras coisas novas que não são vistas nos livros mais conhecidos, LOTR e O Hobbit.

Depois da leitura do Silmarillion está mais que claro que quase todas as críticas feitas à personagens criados para conteúdo áudio visual, em específico a atual série em desenvolvimento, são críticas ainda pouco elaboradas por talvez falta de aprofundamento sobre o universo em si.

Não que, eu saiba tudo sobre o Imaginarium Tolkien, mas boas coisas foram tiradas daqui, como também não foram pegas, infelizmente. Algo que mais me deixou animada foi como Galadriel é descrita, e creio que seja isso a diferença de quem critica com fundamento e quem critica apenas por criticar.

A Galadriel mostrada na série É a galadriel do Silmarillion. Uma Elfa Noldor que foi contra seu próprio pai em busca de vingança juntos com seus irmãos, sendo extremamente ousada e até inconsequente. Então creio que as críticas, em relação a ela, pelo menos, sejam rasas e sem um fundamento sólido, de quem realmente entende sobre o Legendarium do Tolkien.

Após essa leitura indispensável irei enxergar e criticar criações cinematográficas baseada em LOTR com outros olhos, e digo com alívio, agora com mais embasamentos.

E por fim: NÃO, o Silmarillion não é o primeiro livro a ser lido. Foi umas das coisas mais desafiantes, apesar de algumas vezes muito eletrizantes, que já li em minha vida, logo, não recomendo nem um pouco para novos leitores!!.
Thiago 16/07/2023minha estante
Concordo plenamente contigo que a Galadriel d'O Silmarillion é ousada e demonstrou atitude para ir com os irmãos em vez de com o pai. No entanto, a Galadriel mostrada pela série é agressiva e inconsequente demais, não tendo nada a ver com a do livro. Só comparar a interação dela com Thingol e Melian - firme, mas muito respeitosa - com a forma como age em Númenor - arrogante e grosseira - mesmo com Elrond. "Você não viu o que eu vi" dito para o filho de Ëarendil foi risível. Eu fiquei esperando ele fazer justamente isso, rir dela e responder que estava presente como vítima no terceiro fratricídio dos elfos e perguntar se ela queria mais que isso.

Sarah Kondo 31/07/2023minha estante
Isso é verdade, mas acho mais um exagero de roteiro do que um erro da personagem mesmo. Eles poderiam não ter dado tanto ênfase nessa frase, mas acho que foi pra chamar atenção mesmo, creio que não souberam como fazer ela uma personagem de personalidade forte e só botaram ela assim, pois pelo que eu vi o pessoal da produção é novato ?

Lucca 28/06/2023

MAIS UMA BOA JORNADA LIDA
Confesso que este livro foi uma esplendor para mim e alguns momentos me peguei enrolando para não terminar
Não nego que histórias que contam sobre os passados daquele universo e a mitologia me atraem bastante
Tolkien faz isso magistralmente através deste livro
Contando desde da gênese até o momento em que ocorre a saga Senhor dos Anéis
Admito que pelo excesso de informação e personagem (o filho que é neto do bisneto) me fizeram me perder um pouco
Mas para aqueles que amam Senhor dos Anéis ou tem qualquer apreço por história de fantasias
Este livro é mais que essencial
RECOMENDO FORTEMENTE
ÓTIMA LEITURA
??
Bray 28/06/2023minha estante
a história desse livro é amarradinha e fechadinha? tava querendo ler, mas ouvi dizer que precisava ler os contos inacabados ou algo assim

Lucca 28/06/2023minha estante
Então amigo a história é fechada e ao mesmo tempo não é pq é uma característica do Tolkien deixar que a história se conte então você vai ver algumas lacunas, mas é pq os personagens da trama não tiverem acesso a uma informação
Fez sentido?

Bray 28/06/2023minha estante
Tlgd. Você diria que seria legal começar pelo Silmarillion antes do LOTR? Eu to com o box aqui em casa, mas se for interessante começo pelo Silmarillion haha

Lucca 28/06/2023minha estante
Oooo massa demais, mas eu te recomendaria começar pelo senhor da anéis para vc se situar no mundo de Tolkien e sentir mais ou menos se vale a pena continuar a jornada

Hmen0n 20/06/2023

Tudo tem um início
A Gênese de Arda, toda sua mitologia de criação, dos heróis e heroínas dos primeiros filhos de Eru/Ilúvatar.
Com histórias maravilhosas, ricas em detalhes, só como Tolkien consegue descrever.

Audrin.Silva 19/06/2023

O Silmarillion
Trata a respeito da criação de Arda e de todos os que a compõem desde os dias antigos e apresenta vários resumos das histórias dos livros seguintes.

Jonatan 18/06/2023

Eu pensava que os Elfos eram mais passificos
Lindo, belo, bíblico. Algumas vezes fiquei perdido em tantos nomes de personagens e lugares, mas depois a gente entende as conexões. E como dá raiva acompanhar a queda dos Eldar ( Elfos), dos homens e de Numenor, tudo por causa de uma boa e velha má companhia. E é incrível, como a cada Era que se passa, o mundo e os Elfos vão perdendo suas forças, distantes de um glorioso passado. Melkor ( Morgoth) é covarde, invejoso e escroto, Sauron ( que é apenas um Maia) é uma sombra em maldade e poder se comparado ao seu Senhor, porém iguais na arte de enganar quem lhes dá ouvidos!

mybaggins 17/06/2023

O melhor livro da minha vida
Não tenho muito o que falar. Simplesmente o MELHOR livro que eu já li na minha vida, se tornou meu livro favorito. É uma leitura densa e difícil? Sim! Mas depois que você pega o ritmo fica VICIADO, como tudo de Tolkien, né?!

Pedro 16/06/2023

Silmarillion
Eu enrolei demais pra terminar esse livro por ele ser extremamente lento e confuso de entender por causa dos acontecimentos as vezes não acontecerem cronologicamente.

Em relação às grandes batalhas e guerras achei que carecem de detalhes fora isso é um livro bem pra vc conhecer mais o universo tolkieniano, mas eu não recomendaria começar por esse, se quer começar a ler os livros do Tolkien recomendo começar pelo Hobbit ou a trilogia do senhor dos anéis