O Silmarillion

O Silmarillion J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Silmarillion

Virginia 14/08/2023

Um conjunto de histórias sobre a origem da Terra Média
Após um hiato de anos, regressei às costas e prados da Terra Média e à ficção tolkiana. O silmarillion é mais um testemunho da genialidade de J. R. R. Tolkien no que toca à construção de mundos. Todavia, ao contrário das suas obras mais famosas (Hobbit e Senhor dos Anéis), O silmarillion está bem aquém do que estamos habituados em Tolkien.

Resumindo o livro, O silmarillion assume-se na cronologia como uma prequela de Hobbit e Senhor dos Anéis, registando todos os acontecimentos mais importantes da Primeira Era da Terra Média. A obra expande a mitologia tolkiana iniciando com a criação do mundo através de uma canção, passando pela chegada dos Elfos e dos Humanos, finalizando com uma versão resumida da Terceira Era - tudo isto por meio de pequenas histórias e contos. Neste sentido, a obra não se trata de um livro com uma narrativa linear e coesa, mas antes um compêndio de pequenas histórias que o autor foi escrevendo ao longo dos anos. Obviamente, os silmarils, três das mais belas gemas alguma vez criadas (e que dão nome ao livro), estão no centro da narrativa e fazem-na avançar para a frente de certa forma, contudo eu senti que estes objetos possuíam um papel bastante secundário e - atrevo-me a dizer - pouco relevante no global.

Um dos aspectos que gosto muito na ficção tolkiana é a sua escrita fluída e também a sua imaginação. No entanto, apesar da prosa magistral, O silmarillion provou-se ser uma obra de difícil leitura, obrigando-me a várias pausas no decorrer da sua leitura. Tal deveu-se à imensa informação contida em cada capítulo: são demasiadas personagens e demasiados lugares para a minha cabeça conseguir decorar tudo, pelo que, não menos que uma vez, tive necessidade de parar e voltar atrás porque sentia que tinha deixado escapar alguma coisa, alguma informação. Apenas tenho que louvar Christopher Tolkien, seu filho, pelo trabalho de reunir todas as histórias soltas numa ordem que faça algum sentido, pois esta obra foi já publicada postumamente.

Atendendo ao facto do livro servir enquanto prequela, deixou a desejar nesse quesito, uma vez que nunca chega a aprofundar verdadeiramente as personagens ou os acontecimentos. Por exemplo, nunca se chega a falar da origem de Sauron e de como ele se veio a tornar no ser maléfico que todos conhecemos; simplesmente é mencionado de passagem. Outro ponto no qual o livro peca é a atenção excessiva que é dispendida à história dos Elfos e dos Homens. Compreendo que esse enfoque especial esteja relacionado com o facto das duas raças serem consideradas como primogénitas, porém, a meu ver, a beleza da obra de Tolkien reside na diversidade que raças que habitam a Terra Média, como os Orcs, os Anões e os Hobbits. No que concerne às duas primeiras, existe de facto uma menção acerca da sua criação e como vieram habitar a Terra Média e pouco mais. Por contraste, não há uma menção sequer aos Hobbits ou a qualquer antepassado destas criaturas, a não ser já nas últimas páginas, integrados na narrativa referente à Terceira Era.

Posto isto, O silmarillion não deixa de ser uma obra interessante e com o seu mérito, no entanto foi totalmente diferente do que eu estava à espera.

Fabiula.Reif 14/08/2023

Leia com tempo
Leia com tempo e silencio o início do livro é muito descritivo, com muitos nomes de lugares e seres.
Depois de algumas varias paginas a história começa a "rolar" e no final ele conseguiu me prender e ler mais rápido.

Agora depois desse chá de Tolkien vou ler algo mais leve.
Mas valeu a pena e Concerteza irei ler outros livros do autor.

gabzsch 12/08/2023

O Gênesis do Legendário.
Em O Silmarillion, acompanhamos toda a criação do Ëa e de Arda. Conhecemos os principais deuses e o principal vilão de todo o universo de Tolkien.
Esse livro é maravilhosamente escrito, tendo a passagem de milhares de anos e eras, não tendo um personagem principal, apenas nos demonstrando os acontecimentos e evoluções que acontecem naquele mundo.
Melkor/Morgoth é um dos vilões mais daoras que eu já conheci. Ele é extremamente poderoso, cruel, manipulador, nojento e todo o resto de coisas que se pode dizer. E a luta dele com Fingolfin é com certeza uma das melhores cenas que existe em todo o Legendário.
Eu amei essa história, amei esses personagens e amei ainda mais o que o Tolkien escreve. Esse é só o começo de cada vez mais aprofundamento em todo esse universo maravilhoso.

saigiku0 12/08/2023

Uma obra de arte
Para quem quer entrar no mundo de lotr, comece pelo Silmarillion, esse livro é perfeito e trás tudo o que você precisa saber.

Marcus 11/08/2023

Livro fav da vida!!
Terminei de ler O Silmarillion, e digo que simplesmente é o meu livro favorito da vida. É profundo, com uma escrita excepcional, e conta tudo de uma forma intrigante e cativante sobre a Terra Média e os povos que nela habitam. Achei fantástico como é contado desde o início de tudo, com o Eru Ilúvatar, até o fim da história que a grande maioria conhece, nos Portos Cinzentos. Amei cada palavra desse livro, e recomendo pra todos que leiam, não só esse, mas toda a literatura do Tolkien. Aliás, o próximo que lerei será Os Filhos de Húrin. Estou ansioso!!

Leonardo.Varuzza 07/08/2023

Morgoth i cried, all hope is gone but i swear revenge!
Depois de um longo período sem conseguir finalizar nenhum livro, escolhi logo o Silmarillion pra me tirar da ressaca... Há quem diga que seria uma péssima escolha, mas surpreendetemente foi a leitura que estava precisando! Dei uma pausa em tolkien após a trilogia de SDA, pois achei que seria muito conteúdo ler o Silmarillion logo em seguida, porém, lendo Tolkien depois desse longo período me fez repensar se quero ficar tanto tempo longe de uma leitura dessas! Romances como o de Beren e Lúthien e os filhos de Húrin cortam nossa alma ao meio, trazem sentimentos que são retratados da forma mais pura e sensível, de um jeito que só o autor consegue fazer. Que universo incrível, e como é bom estar em casa!

Siliane.Ferrari 06/08/2023

As obras de Tolkien
Eu amei a leitura.
As histórias são cheias de detalhes e prendem a atenção. Gostei muito que nesta versão tem mapas, história dos nomes e a árvore de cada família.

LorexCard 02/08/2023

Belíssimo
Gente, terminei esse livro confundindo a ficção com a realidade. É muito bem escrito, muito bem detalhado e em alguns momentos se entrelaça com culturas presentes no mundo real. A partir dos contos de Beren e Luthien e Os filhos de Húrin, tudo se desenrola e nos prende de uma maneira única. A chegada de Gandalf, a ascensão de Sauron, a queda de Melkor, o encontro do Um anel, as traições e até mesmo os parentescos de cada personagens são extremamente bem feitos.

Incrivelmente bom

@Cb.victorpi. 02/08/2023

Muito bom!
Esse foi o meu terceiro livro do Tolkienverso. Foi muito interessante conhecer mais sobre a criação da Terra Média e suas eras. É legal porque conhecemos mais sobre personagens que aparecem nos livros da Terceira Era, mas que possuem poucas informações nesses livros [Oi Sauron!]. Há poucos personagens em comum e isso torna o livro tão necessário. 5 estrelas!

rafamassagardi 27/07/2023

Um tesouro élfico!????
O Silmarillion é uma obra de arte! Definitivamente um dos meus favoritos! O Tolkien é um ótimo escritor, e acho que se superou neste livro!
Este relato dos Dias Antigos conta deste a criação do Eä até as histórias a atinetes aos Anéis do Poder. É uma leitura essencial para fãs do universo do Tolkien, que explica a origem das mais diversificadas lendas, espécies, lugares, personagens e elementos da Terra Média, de Númenor e Valinor.
Ao abrir o livro, me sentia uma elfa lendo em uma biblioteca de Valfenda ou até mesmo uma Noldor que partiu para a Arda vivendo aventuras emocionantes. É simplesmente mágico!
Leiam, por favor!! O Silmarillion é sublime!
daniela!! 27/07/2023minha estante
Silmarillion supremacy??

LeoN.0 27/07/2023minha estante
"mágico" é pouco pra esse livro ?

rafamassagardi 27/07/2023minha estante
Verdade!! É perfeito

gio.vono 27/07/2023

Pra poucos...
Pensa numa leitura arrastada! gente, eu amo Tolkien, de verdade, O Hobbit e o Senhor dos Anéis eu já li incontáveis vezes, mas agora esse livro... kkkkkk tem que ter garra!

ele é um épico, tem uma linguagem bem difícil, a narrativa é meio lenta e tem tanto personagem que você acha que tá sofrendo de amnésia no meio do livro. admiro aos conhecedores enciclopédicos desse livro! eu sempre acabo desistindo dele em algum ponto.

se você tem paciência pra ler eu super indico, pois os contos são lindos e aprofundam o universo do Senhor dos Anéis. em especial o primeiro capítulo do livro, que conta da criação de tudo que existe por Eru é belíssimo e emocionante! Vale a leitura com toda a certeza.

laurelin 24/07/2023

O Silmarillion ? J.R.R Tolkien
Diferentemente de outros livros de alta fantasia, que focavam muito mais em humanos do que nos seres místicos, O Silmarillion é a história do mundo criado por Tolkien com grande destaque para os Elfos.

O livro começa com uma narrativa mitológica muito bem construída sobre a criação do mundo e então engata em várias histórias sobre Arda (a Terra) e seus habitantes. Algumas pessoas não estão acostumadas com o ritmo de leitura e com a linguagem empregada porque o livro contém uma narrativa histórica ? mas isso não foi um problema para mim já que eu adoro esse tipo de leitura.

É tão visível o carinho com que Tolkien escreveu esse livro que fica evidente que é realmente a obra da vida dele. Portanto, para quem gosta de Senhor dos Anéis e O Hobbit, eu realmente recomendo a leitura dessa preciosidade que é o Silmarillion.

Ellxn 21/07/2023

Paciência, muita paciência
O Silmarillion é um relato da Primeira Era do mundo, de Tolkien. Os seus contos se situam numa era em que Morgoth (Melkor), o primeiro Senhor Sombrio, habitava na Terra-Média, e os Altos Elfos fizeram guerra a ele para recuperar as Silmarils. Essas em questão, eram três jóias criadas por Fëanor, o mais hábil dos Elfos.

O livro é considerado por muitos como "A Bíblia" do Tolkien, pois nele é descrito como foi o começo da criação do mundo, presente em o Senhor Dos Anéis e Hobbit, a origem de seus deuses e deusas, de seus inimigos, de seus personagens inesquecíveis, os motivos e consequências das lendárias batalhas, etc.

Aqui no Silmarillion, a escrita se apresenta bem mais minuciosa, até bem mais que O Hobbit e o Senhor dos Anéis, pois o livro traz consigo um número maior de personagens e ambientações, onde Tolkien os descrevem em detalhes. Então para eu entender e absorver tudo aquilo, foi preciso eu lê-lo mais de uma vez, fazer várias anotações, e claro, ter muita paciência ? isso me ajudou muito.

Todos os personagens são incrivelmente muito bem construídos e descritos, inclusive muitos deles são mencionados muito brevemente no livro do Hobbit e na trilogia. Sendo assim, a leitura ficou menos confusa para mim, pois ao serem mencionados nos livros do Senhor dos Anéis, eu consegui lembrar de todos.

Apesar do Silmarillion ter uma escrita densa e carregar consigo uma diversidade de personagens e histórias diversas ? como escrevi no começo da legenda, não é um livro impossível de ler. Eu por exemplo, demorei meses, mas no final ele acabou sendo uma das minhas melhores experiências literárias da vida, e se tornou um favorito meu.

Ps. Se você estiver pensando em começar a ler a trilogia do Senhor dos Anéis, e preferir optar a começar por O Silmarillion, te aconselho a não ler o último conto da história, pois ela possui spoilers da Trilogia :)

daniela!! 20/07/2023

A fantasia em seu auge!!????
Silmarillion é um livro vibrante!! O enredo é cativante e mesmo que na maioria das vezes eu não tenha entendido nada, fiquei deslumbrada pelos contos!
Brincadeiras a parte, é um livro meio confuso, e exige bastante atenção e as vezes releituras para compreender os contos. Mas, tudo bem porque depois de entender essas histórias se tornaram paixões para mim!!
Achei os personagens bem complexos, me apeguei muito ao Finrod e ao Beleg (meus amores!!). O livro traz amizades muito fofinhas, como Lúthien e Huan, Beleg e Túrin, Melian e Galadriel e etc.
Além disso, ele traz mais clareza em relação à alguns pontos de Senhor dos Anéis e explica várias coisas interessantes sobre a criação da Terra Média!!
Recomendo demais para os fãs de Senhor dos Anéis que procuram entender melhor a complexidade de Eä!! ;)
rafamassagardi 20/07/2023minha estante
O Tolkien é um ser supremo

Nathaly.Cristina 17/07/2023

O Silmarillion
Nota 5 por se tratar de um livro sobre um dos meus filmes preferidos, mas foi uma leitura extremamente difícil. Levei 2 meses para conseguir finalizar o livro, e quando o terminei senti a satisfação que os alpinistas devem sentir quando chegam no topo do monte Everest. Este livro não é para qualquer pessoa, e apenas os fãs de verdade estão dispostos a termina-lo. Recomendo a leitura com o apoio de papel e caneta, pois tantos personagens são citados, que após o primeiro capítulo, você não se recorda mais de quem o autor está falando ????