O Silmarillion

O Silmarillion J. R. R. Tolkien

Resenhas - O Silmarillion

malu 15/03/2023

No começo fiquei muito confusa mas depois fui entendendo o universo e a história do livro por isso foi uma leitura longa. Eu amei o livro, os contos que esse livro, a complexidade do livro, tudo perfeito.

Myy 14/03/2023

Dificil?
Amei as partes de illuvatar, porém creio que foi a leitura mais difícil da minha vida. Perdi conta de vezes que me perdi e precisei voltar pra entender o que se passa. Mas traz muitas informações fundamentais pra todo o universo.

Furlan3 14/03/2023

Muita gente diz que esse é um livro difícil, mas eu acho que é mais correto dizer cansativo. Ele é muito interessante para quem já se interessa pelas histórias da terra média, mas é bem massante de se ler e um pouco cansativo. Ainda assim, as histórias que ele conta são muito interessantes, e a sensação que se tem é de ler um livro de mitologia, conhecer todas essas figuras e deuses (e pra quem se interessa, reconhecer nomes ou acontecimentos que só são citados em O Senhor dos Anéis, e aqui você entende como eles levaram aos eventos dos livros/filmes). Tolkien era realmente genial e o silmarillion vale a pena pra quem se interessa pelo trabalho dele no geral

08victoria 12/03/2023

Depois de muita demora
Eu finalmente acabei essa leitura não vou menti dizendo que foi uma leitura rapida pq não foi no começo ficava bastante confusa e me perdia muitas vezes por conta da quantidade de nomes e títulos mas fui me acostumando e conseguindo me guiar na ordem cronológica pretendo reler em algum momento pra conseguir absover mais da historia mas o livro e ótimo conta várias coisa antes dos acontecimentos de senhor dos anéis que ajudam ainda mais a entender os acontecimentos eu amei a partes de illuvatar e os vallar e toda a criação além de que todas ss partes em que ocorrem conflitos são muito exatos e fazem sentido alem de falar da cobiça tanto dos elfos quanto dos homens. ele acaba dando alguns spoirlea dos outros livros mas só me fez querer ler mais minha conclusão eu gostei bastante e saber mais sobre esse universo no qual me apaixonei foi muito legal

Pedro Spears 10/03/2023

Daria um excelente filme somente da Primeira e Segunda era.
O livro é muito bom e segue o mesmo padrão de fantasia que só Tolkien conseguiu criar e nos proporcionar. A história pode ficar lenta devido a tantos detalhes, nomes e palavras estranhas, mas no final do livro tem tudo bem explicativo, caso ocorra dúvidas durante a leitura. Eu amei os contos presente no livro e a história sobre as silmarils é tão fascinante quando sobre a criação do anel. Recomendo o livro caso seja fã de O Senhor dos Anéis.

Wesley 09/03/2023

Mitologia própria
O Tolkien é um absurdo! Me fez perguntar diversas vezes se de fato isso não é real. Estou apaixonado e com certeza vou acompanhar todos os trabalhos do autor.

Lulu 07/03/2023

Um grande resumão de tudo
Algumas partes não são tão resumidas assim, ok. As histórias são lindas, a linguagem é bem difícil. É um livro cansativo, mas que vale a pena pra quem gosta desse universo de Tolkien.

Priscilla 05/03/2023

O Silmarillion é a prova de que Tolkien conseguia resumir suas histórias se ele quisesse.
Este livro tem um resumo de 10 páginas de toda a história de ?O Senhor dos anéis ? e resume ?O Hobbit? a um único parágrafo.
O Silmarillion consiste de 400 páginas de criação e desenvolvimento de mundo e mitologia da Terra Média e as últimas 100 páginas são apêndices com árvores genealógicas, índice de nomes e o esperado guia linguístico que só quem não conhece Tolkien seria pego desprevenido.
É um livro rico e encantador de um jeito que só Tolkien consegue fazer. Precisa dizer mais alguma coisa para convencer qualquer um a ler? Eu acho que não.

Januariobook 28/02/2023

Um dos meus preferidos
Considerado por muitos uma "bíblia"... Eu amei demais esse livro. Li em pdf pq sou pobre, e Tolkien não precisa de dinheiro por que tá morto. Enfim... Silmarillion é um livro incrível!!! Aprendi a palavra "imprescindível" com ele.

Badunctiz 28/02/2023

Leitura densa demais, infelizmente vale a pena
Muito bom pra entender toda a base histórica de Senhor dos Anéis e O Hobbit, obviamente tem uma quantidade infinita de nomes e deuses (que as vezes aparecem só uma vez) mas é uma leitura interessante.

Para amantes de Senhor dos Anéis, um dos melhores livros para serem lidos.

Guilherme676 28/02/2023

Bom mas cansativo
Fazia um tempo que eu fiquei interessado no universo de Tolkien e estava interessado em saber mais sobre. A história do Silmarillion é maravilhosa mas a leitura é muito maçante, parecia que eu estava correndo uma maratona e não acabava nunca. Pra ajudar, os personagens trocam de nome ao longo da história, o que deixou a minha cabeça uma confusão (pelo menos tem um glossário no final da edição com os nomes kkkk). Apesar disso ainda gostei bastante do livro.

_jplima 25/02/2023

O mundo que Tolkien cria com ?o Silmarillion? só não é mais mágico do que a própria leitura. Simplesmente incrível e épico poder acompanhar a história da primeira Era, tudo que antecede a Era dos Anéis .

Maravilhoso.

amanda.sousa.33 25/02/2023

O silmarillion reúne pequenos contos dentro de si (esses contos já entregam spoilers de contos que tem livros próprios como: os filhos de Húrin, Beren e Luthien e a queda de gondolin). Estou adentrando agora no universo de Tolkien (então não sei se haverá em outro livro) e já adianto que esse livro é essencial para entender como Morgoth surgiu e compreender (ou talvez não ?) as suas razões para ser o primeiro mal (eu diria) desse universo.

araujo95 21/02/2023

é um livro bem detalhado, eu gostei bastante.
nunca li nenhum outro livro do tolkien, nem vi nenhuma adaptação, mas eu achei bem legal (e eu geralmente não gosto de fantasia)
eu recomendo bastante, e acho que fica ainda mais legal quando você lê os outros livros e vê os filmes, fica ainda mais legal

Mia_Lilly 21/02/2023

Por que ninguém me avisou que era uma enciclopédia?
Não que isso seja ruim. A questão é que, se eu soubesse desde o início, teria me poupado o sufoco que passei ao tentar experienciar isso como um romance comum.

A bem da verdade, o Silmarillion está longe de ser um livro como qualquer outro da ninhada Tolkien, muito por ser propositalmente escrito para se assemelhar a um bíblia, mas do universo de LotR.

A trama, basicamente, trata-se da linhagem cuja sina enredará todos os eventos posteriores: os Eldar, e principalmente os Noldor, em seu princípio imaturo e quase decadente quando comparado ao que deveria ter sido se não houvesse a interferência maligna de Melkor, na jornada incessante pelas Silmarils.

Meu conselho é acompanhar essa aventura provido de um mapa, sempre, e dos vários apêndices acerca da genealogia e afins. Do contrário, você não irá conseguir desfrutar da leitura, pois são muitos detalhes para se atentar ao mesmo tempo. Contudo, é justamente essa riqueza, somada à criatividade da obra, que a torna tão maravilhosa. Recomendo a todos os fãs de LotR ?