Dezenove Luas

Kami Garcia

Resenhas - Dezenove Luas

Psychobooks 30/11/2013

Classificado com 3,5 estrelas no Psychobooks

O final de Dezoito Luas foi um cliffhanger triste e tinha me deixado bem apreensiva para a leitura do último livro da série. Dezenove Luas não decepcionou, nem surpreendeu, apenas manteve a média dos livros anteriores.

Onde paramos e para onde vamos

A retomada dos eventos importantes foi feita de forma tranquila e satisfatória, em nenhum momento me senti perdida ou senti o texto ser repetitivo.

Ethan se sacrificou na torre de água de Summerville para salvar aqueles que ama e restaurar a Ordem. Ele acorda no seu quarto e um pouco confuso, mas logo percebe que está do Outro Lado, ao sentir o cheiro de tomates verdes fritos e ver sua mãe. O Outro Lado está repleto de pessoas que ele conhece e que ainda têm assuntos a tratar antes de partir finalmente. Com a ajuda da Tia Prue, ele descobre que sua morte foi um erro e existe uma possibilidade - arriscada -, de que ele possa voltar para Gatlin. O garoto terá que tomar uma decisão difícil, arriscar sua alma e enfrentar muito desafios.

Acontece que Ethan precisará de alguns objetos que estão no mundo dos vivos e para isso ele irá tentar se comunicar com Lena, o que não será nada fácil. Como Lena e Amma nunca deixaram de ter esperanças de que o garoto que elas amam ainda não tinha partido definitivamente, elas encontram as pistas deixadas por ele e não medirão esforços para conseguir o que ele precisa. As duas ainda contam com o apoio incondicional de Link, Liv, John e Macon.

Personagens

Ethan evoluiu muito desde Dezesseis Luas, ele passava o tempo todo sonhando acordado em dar o fora de sua cidade, agora a única coisa que ele realmente deseja é poder voltar para Gatlin, para ficar próximo das pessoas que ama e realmente importam. É claro que ele ainda apresenta alguns problemas de impulsividade, afinal é um adolescente, mas sua força de vontade e determinação superam seus medos.

Lena é um dos motivos de eu não ter gostado tanto do segundo livro da série, seu mimimi infinito me irritava, ela não conseguia agir com maturidade e não tinha aprendido nada com os erros passados. Em Dezenove Luas ela está diferente, triste com o que aconteceu à Ethan, mas objetiva e esperançosa. Assim como no livro anterior, ela arregaça as mangas e vai à luta para conseguir o que deseja.

Link continua sendo meu personagem favorito da série, ele é inocente e ao mesmo tempo tem a quantidade certa de arrogância que o faz ser engraçado nos momentos de maior tensão. Ridley é o par perfeito para Link, a Sirena tem seus problemas de comportamento, nunca dá pra saber se ela é confiável e mesmo sendo das Trevas, ainda tem um coração. Xavier é um personagem novo, com uma história tocante, que irá responder à várias questões que surgiram ao longo da série e terá um papel muito importante na vida/morte do Ethan.

Narrativa

A narrativa é feita em primeira pessoa sob o ponto de vista do Ethan e, dessa vez, acompanhado dos pensamentos da Lena. Esse novo elemento proporcionou um pouco mais de romantismo na escrita e finalmente pudemos ter uma visão exata sobre os sentimentos dessa garota enigmática.

O ritmo de leitura não chega a ser alucinante, as cenas de ação são esparsas e não tão empolgantes, ainda assim, o leitor fica tão imerso nesse mundo que quando menos espera, o livro acabou.

Concluindo

Ao finalizar a leitura, fiquei com a sensação de que as autoras agilizaram e simplificaram muitas cenas, acho que alguns problemas tiveram uma resolução 'fácil' e poderiam ter sido melhor desenvolvidos.

Dentre todos os livros da série Beautiful Creatures, Dezenove Luas foi o que mais trabalhou as emoções dos personagens, é o mais tocante e emocionante. No geral, é uma série com seus altos e baixos, não chega a ser extraordinária, mas vale a pena ser lida se você gosta de livros para jovens com um toque sobrenatural e uma mitologia criativa sobre magia. No entanto, não espere muitas cenas de ação, existem algumas, mas não são tão bem escritas que mereçam destaque.

"Mantive os olhos nos relógios, mas ainda não conseguia entender a passagem do tempo. Às vezes, ficava tão ruim que eu começava a me esquecer do que estava esperando. Tempo demais faz isso com as pessoas. Borra as fronteiras entre as lembranças e a imaginação, até que tudo parece uma coisa vista em um filme, em vez de na vida."
Página 246

site: http://www.psychobooks.com.br/

kimbs 25/03/2022

Esse livro, como todos os outros da saga, foi maravilhoso. Me conectei com todos os personagens e sempre ficava apreensiva junto com eles. A única decepção que eu tive foi pq o meu o casal que eu esperava rolar alguma coisa não rolou, mas em compensação, Ethan e Lena continuaram sempre conectados e sempre dispostos a ajudar e se sacrificar um pelo outro, além de que Liv e John formam um casal muito fofo. Amei todos os 4 livros de beautiful creatures, foi uma das melhores leituras que eu tive esse ano.
Qual era o casal?

Beeð 26/03/2022minha estante
E meu a morte no final ?

kimbs 26/03/2022minha estante
queria muito que rolasse alguma coisa com a Rid e o Link pq o jeito que eles se provocam é perfeito

kimbs 26/03/2022minha estante
SIM mano quando ela trocou a vida dela pela dele eu fiquei----

Beeð 26/03/2022minha estante
Tem uma trilogia focada neles??. Eu já li e recomendo.

Carol 28/10/2020

Emocionante
Uma história que te prende,do começo ao fim, faz você, torcer por cada personagem, ter medo de alguns. Te mostra, como é importante amar as pessoas e buscar o melhor caminho, ter amigos verdadeiros e lutar pelo amor sincero.

jubs 11/11/2021

O certo e o fácil nunca são a mesma coisa.
Apesar dos pesares, é uma história incrível e muito inteligente. Como falei nas outras resenhas, elas enriquecem o low fantasy com referências reais, histórias e autores reais, fizeram o livro final incrível, da pra perceber a despedida em cada página, as conexões com os livros anteriores, as memórias de tudo que eles passaram, a adição de novos personagens sem perder o foco do final.

Foi tudo muuito bem montado e elaborado, os personagens são todos importantes e você se encanta por cada um e seu papel, eu ia amar ver a continuação em filme. É uma história linda, com ensinamentos necessários, um romance improvável e predestinado, amizades com o verdadeiro significado de lealdade.
Sacrifícios, coragem, o que realmente importa, de tudo um pouco.

Feliz de finalmente terminar essa saga que tenho tamanho apreço. ?

Beeð 26/03/2022

As pessoas fazem loucuras quando amam
Eu amo essa saga desde o primeiro livro e não me decepcionou essa terceira releitura.
É incrível ver como o amor rompe barreiras, constrói pontes, salva vidas e transforma tudo o que toca.
Amores como esse merecem serem lidos e vivenciados.
Esse livro fecha a saga com chave de ouro no quesito romance, porém, deixa a desejar no quesito ação. Aqui quase não tem nenhum vilão e os que aparecem são facilmente derrotados o foco maior é outro.
É um reencontro atrás de outro.
Eu amei como as autoras nos apresentaram uma nova parte desse mundo que elas construíram.
Foi incrível rever muitos personagens, boa parte deles eu guardo comigo desde a primeira vez que li.

Indico esse livro para todos aqueles que acreditam que o amor é algo pelo qual vale a pena lutar e que o amor é poderoso.
kimbs 26/03/2022minha estante
mano essa é uma das melhores sagas que eu li, esses livros são perfeitoss

Beeð 26/03/2022minha estante
É a minha saga de romances favorita. Estou relendo pela terceira vez e não me canso

FINALMENTE APARECEU ALGUÉM QUE GOSTA DESSA SAGAAAAA

kimbs 26/03/2022minha estante
SIMMM, nunca conheci ninguém que gostasse dessa saga, juro quando vi o post eu fiquei tipo "MDS ACHEI UMA PESSOA QUE LEU ESSE LIVRO"

Sté Souza 02/09/2021

A sensação que tive ao terminar de ler Dezenove Luas foi de um misto de tristeza pelo final, e uma pontinha de decepção, já que desde Dezesseis, eu esperava a resolução de muitos dos mistérios sobre o mundo Conjurador, e sobre os planos do Abraham e do Angelus.
O amor entre a Lena e o Ethan é lindo de se ver, mas acabou entrando no caminho do desenvolvimento da história e do objetivo dos personagens secundários.
Adorei a saga, mas eu queria saber mais sobre tudo, sobre os pais do John e os motivos que levaram Abraham a criá-lo, só para começar. Eu me senti um pouco enganada, pois a cada livro terminado esperava que a revelação de todos os motivos e sobre todos os planos estaria próxima, e uma batalha final épica teria de ser travada, mas esse foi o mais 'morno' da saga, além de me deixar com a sensação que elas simplesmente ficaram com preguiça de desenvolver a história e decidiram focar somente no romance dos personagens principais, sei lá, por ser 4 livros eu esperava um desenvolvimento melhor do contexto da historia.

Lorena 09/12/2022

19 ?
Depois de alguns anos finalmente comprei o último livro, terminar a história de Lena e Ethan, um bom livro.

Yas 18/08/2013minha estante
O John morre?