A Vida, o Universo e Tudo Mais

A Vida, o Universo e Tudo Mais Douglas Adams

Resenhas - A Vida, o Universo e Tudo Mais

Melany 04/01/2021

Acho que tem um POP ali
Ao contrário do que li por ai, não achei o livro nada chato, na verdade se tornou meu favorito da trilogia de 5 até o momento. Esse, como os outros, trás várias críticas sociais muito legais, como as guerras sem sentido que travamos em virtude de preconceitos mais sem sentido ainda, e o POP (problema de outra pessoa) que nos faz pensar sobre como tendemos a ignorar problemas que "não são nossos". Na minha opinião esse é o livro mais doido de todos. E claro, é acompanhado de muito humor sarcástico, que me fez rir do início ao fim.

M 27/07/2011

Qual a Razão para a Guerra?
Esse livro é muito louco, mais que os outros. Ele tem altos e baixos, fica chato em algumas partes e legal em outras, mas não chega a ser uma maravilha. O autor faz umas críticas interessantes sobre as inúmeras guerras sem sentido da nossa sociedade.

- É que, nesses últimos encontros que tiveram recentemente, parece que entraram em uma batalha, levantaram suas armas para atirar e subitamente começaram a pensar: mas por quê? Qual a importância, cosmicamente falando, disso tudo? E então ficaram um pouco cansados e um pouco chateados. (p.134)

Coruja Dani 04/04/2021

Precisamos falar do Marvin
O começo da leitura é bem divertida e animada, me interessei com os fatos que estava ocorrendo. O mundo pré- histórico, viagem no tempo, aventuras, inimigos e as analogias que o autor faz referente a sociedade a qual vivemos e a nossa visão sobre o universo a qual pertencemos.

Um ponto a ser levantado é como Marvin é retratado, um robô depressivo, com suas crises existenciais, porém cômico. Li que Marvin apesar de ter várias influências em sua criação também reflete os períodos depressivos de Douglas, o autor.
Acho que Adams quis nos mostrar de forma didática e até conscientizadora como é viver o lado obscuro da nossa existência e até criar um sentimento de empatia pela dor do robô e termos mais atenção em relação a pessoas que passam por isso.?

Alguns pontos que levantei:

1- Marvin é um robô melancólico, constantemente fala de forma negativa sobre a vida e sobre o meio em que vive.
Sempre está com um humor entediado e até sabe do seu valor, tipo... ele ser inteligente e entre outras coisas, porém ele tem a vontade de ser valorizado e reconhecido. Ele necessita de aprovação, do sentimento que ele é realmente útil na vida das pessoas.
2- Por ser um robô as pessoas em volta ignoram seus sentimentos e não lhe dão a mínima atenção sobre o que ele fala e sente. É como se elas achassem "showzinho" ou até mesmo "frescura" um robô ter esse tipo de comportamento, já que ele por ser uma "lata" não deveria ser assim, ou seja, apenas o ignoram e acha que é besteira. Acho que essa questão deve ser que as vezes as pessoas depressivas podem parecer distantes, frias e os outros ignorarem o seu "eu" frágil.
3- Marvin é um dos personagens mais engraçados, será uma referência a indivíduos que apesar da tempestade possuem uma personalidade "engraçadinha" para usar como ferramenta de enfrentar a dor ou até mesma camuflar?

Enfim...acho esse personagem o mais importante e que merece até uma reflexão maior sobre nossa sociedade.
É um dos quais me senti mais próxima, se tornou meu preferido. A vontade que tenho é de guardá-lo num potinho do amor e protegê-lo.

E sobre o livro...bem...tive que abandonar a saga, talvez no futuro eu retorne a ler, mas por enquanto não encontro motivos para continuar. Talvez a narração da aventura entre os amigos não seja minha vibe, senti falta de certos detalhes que pudessem tornar a leitura mais cativante.

É isso...fim, bjux. É noiz.

Mah 02/04/2022

A vida, o Universo e tudo mais
Dos três primeiros livros esse foi oque mais gostei. Teve até uma terra pré-história, o Arthur aprendendo a voar. E o melhor de tudo é que a narrativa do Douglas Adams melhora um pouco nesse livro, deixando um pouco de ser uma leitura arrastada.

Lilo P 29/05/2022

Já tinha lido em fevereiro de 2020. É engraçado até, tem alguns momentos bem inesperados/divertidos, contudo não é muito o estilo de livro que curto.

Marcinhow 10/02/2022

A primeira conclusão da trilogia de cinto livros, e por mim acabava aqui mesmo, mas como tem mais dois livros, quero ver onde o autor vai levar a trama...

Joy 29/05/2022

Genial
Não achei TÃO divertido como os outros, mas é igualmente genial.
Só Deus sabe o que se passava na cabeça de Douglas Adams, mas eu amo demais.

Único defeito é que Marvin não apareceu mais, meu fav.

Priscila.Freitas 02/10/2020

Até agora este livro é o mais arrastado da série. Mas o toque do humor ácido continua nesse livro.
Zidane 02/10/2020minha estante
Também acho, tanto que eu parei de ler nesse

Rocier 13/12/2020

Confesso que o primeiro na minha opinião é melhor, mas esse também não deixa de surpreender e revelar muitas coisas. Recomendo muito, cada vez mais estou amando esse autor.

Eder54 29/01/2022

O mais sério deles, e o que deu vontade de socar o Arthur.
O ponto, é que a trilogia dos cinco é ótima. Douglas Adams mantém um ritmo em suas histórias que é envolvente, e quando você vai perceber, já está terminando o livro.

Esse, definitivamente foi o que teve menos piadas e mais momentos sérios ou de história mesmo. A única crítica que eu teria é a de que o Arthur está insuportavelmente chato nesse. Mas não só ele. Os personagens perderam um pouco do carisma e estão muito mais "reais" e irritantes em certos momentos.

O drama que eles passam nessa parte da história, peva sim um pouco para que essa chatisse faça algum sentido, mas em certos momentos isso fica desgastante. Tirando isso, mistérios foram mantidos, e pra variar ficamos com mais perguntas do que respostas.

Livro muito bom, só ter um pouco de paciência pra não socar o Arthur e o Zaphod, que o resto passa tranquilamente. Até aqui, vale muito a pena a leitura da série, e sinto que terminarei-a com a mesma sensação

@fran_rodrigues_92 10/02/2020

Vamos falar de cricket?!
Leitura 2020
#1
Título: A vida, o universo e tudo mais
Autor: Douglas Adams
Editora: Arqueiro
Páginas: 160

Após as loucas aventuras vividas com seus estranhos amigos em O guia do mochileiro das galáxias e O restaurante no fim do universo, Arthur Dent ficou cinco anos abandonado na Terra Pré-Histórica. Mesmo depois de tanto tempo, ele ainda acordava todas as manhãs com um grito de horror por estar preso àquela monótona e assustadora rotina.
Talvez Arthur até preferisse continuar isolado em sua caverna escura, úmida e fedorenta a encarar a próxima aventura para a qual seria forçosamente arrastado: salvar o Universo dos temíveis robôs xenófobos do planeta Krikkit.
Este é o terceiro volume da "trilogia de cinco livros" de Douglas Adams, um dos mais cultuados escritores de ficção científica de todos os tempos. Seu humor corrosivo e sua habilidade em criar situações improváveis tornam seus livros indispensáveis para qualquer um que tenha capacidade de debochar de si mesmo.
Usando o planeta Krikkit como paródia da nossa sociedade e das guerras raciais, Adams cria uma história divertida, inteligente e repleta dos mais inusitados significados sobre a vida, o universo e tudo mais.

Iniciei esse livro em dezembro e foi o primeiro que conclui em 2020. A Leitura é muito fluída e divertida por causa do humor ácido do autor e em meio a muitas risadas há muito no que refletir sobre as questões existenciais que esse livro traz. Sem dúvidas vale muito a pena a leitura desse clássico da ficção científica.

Até mais, e obrigada pelos peixes!!

Lucca 30/12/2020

É 4,5 estrelas, mas no computador o skoob não permite
Eu talvez tenha ido com muita expectativa nesse livro, escutando que ia ser meu favorito. Eu ainda amo ele, mas é o meu menos favorito. Eu senti que ele estava começando a virar um monte de piada a cada página sem estar seguindo um objetivo, mas é claro que eu sabia qual era o objetivo dos personagens nesse livro porque o autor deixou claro isso, mas senti que o livro 1 e o 2 conduziram melhor a história.

letisia 26/07/2021

decepcionante
eu não esperava tanto desse livro, mas não sabia que ele era tão ruim. os dois primeiros são perfeitos, o segundo é meu favorito, mas esse terceiro, pelo amor de Deus. tem algumas partes engraçadas, dei algumas risadas, mas nada comparado aos outros dois. não vou deixar de ler os próximos livros, mas de qualquer forma está registrado minha gigantesca decepção

Italo 20/07/2021

Mais legal que o segundo mas não tão legal como o primeiro
É o mais aleatório da série, o que, às vezes, o torna um pouco confuso de ler. É necessário um pouco mais de atenção em relação as dois primeiros. Contudo, isso não o torna menos divertido. Da série, até agora, foi o livro que mais me fez ser apaixonado pelo Marvin
Camila1857 20/07/2021minha estante
Dos livros do Guia do Mochileiro o único que a leitura não fluiu foi o sexto (escrito pelo Eoin Colfer)