A Vida, o Universo e Tudo Mais

A Vida, o Universo e Tudo Mais Douglas Adams

Resenhas - A Vida, o Universo e Tudo Mais

Gabriela 24/11/2022

Livro 34 de 2022
Eu gostei do livro, mas confesso que estou passando tanta raiva com o Arthur que eu simplesmente enrolei essa leitura o máximo possível. Todo mundo tem sua cota de ser babaca e sei lá, só chegou no meio do livro e eu só queria que o Arthur sumisse.

Pris_cina 19/03/2023

Uma surpresa desagradável
Depois de ler os 2 primeiros livros da série, que foram excelentes, começar a ler esse foi quase uma tortura. Não acredito que eu tenha ido com uma expectativa muito alta, esse livro é apenas ruim. Apesar de toda loucura acontecendo, não senti que a história estava indo para algum lugar, ela se perdeu no meio de piadinhas aleatórias e sem graças sem qulquer construção. Me desmotivou muito a continuar a ler a série, mas espero um dia poder retomá-la.

Roberta 04/01/2021

Massante
O mais "difícil" de ler da série, sem o humor tão característico.

Sara 22/12/2020

Esse livro é pura viagem, bem mais confuso que os dois anteriores. Ainda não decidi se gostei ou não...

rafamassagardi 07/12/2022

Um tanto confuso
Esse livro é criativo como os outros da trilogia de cinco, trazendo críticas pontuais à sociedade e à história de uma maneira diferente e divertida. Mas foi um pouco confuso em algumas partes. Tive uma leitura bem lenta e achei este o pior da saga.

bobbie 31/07/2019

Série em declínio?
Terminei de ler o terceiro volume da "trilogia de cinco livros" de Douglas Adams com um gostinho de "onde foi parar a motivação de Adams para escrever?" O livro se arrasta e parece não acrescentar nada ao que foi brilhantemente iniciado no primeiro volume. Parece que se perdem o humor ácido e a crítica debochada presentes nos dois primeiros volumes. Este aqui é, quase que literalmente, um livro que se arrasta pelo Universo, tentando em vão encontrar sua razão de ser. Lerei os dois últimos volumes, pois não suporto deixar nenhuma "tarefa" incompleta. Portanto espero que a pegada inicial tenha sido retomada.

Luiz 20/01/2023

Segundo melhor livro da série até aqui
Continua ridículo, absurdo e incrível, Douglas Addams tem um quê de Albert Camus. Alguns momentos foram cansativos (quase poesia vongon), mas ainda me encontro "espaguetizado" na narrativa.

"A história do Guia do Mochileiro das Galáxias é feita de idealismo, lutas, desespero, paixão, sucesso, fracasso e pausas para almoço absurdamente longas."

Guilherme.Luky 18/06/2023

Enrolei mas valeu a pena
Eu estava com uma ressaca literária depois de ler o primeiro e segundo livros da saga, mas quando voltei a ler também eu simplesmente devorei. É uma leitura muito gostosinha, boa pra passar o tempo e simplesmente curtir a viagem tempo e espaço.

Namira 04/09/2021

Incrível
Várias vezes eu fiquei que nem o Hactar no meio da leitura. Os capítulos que parecem desconexos se reencontram de uma forma surpreendente, do jeitinho Douglas Adams que eu amo. Ainda me sinto triste pelo Arthur, mas é coisa do personagem mesmo kkkkkkk

Acho que a história deu uma cambaleada no final, poderia ser melhor - ou talvez eu não tenha aceitado tudo ter ocorrido daquela maneira. E de forma tão rápida também. Mesmo demorando meses para terminar, parece que foi passado tempo demais no *evitar o ato* do que o ato em si

O epílogo realmente terminou como se fechasse a trilogia, mas essa saga merece os 5 livros, e a improbabilidade está aí kkkkkkk qualquer coisa pode acontecer para as aventuras continuarem

Carlinha 15/07/2021

É bom.
É um bom livro, dando continuidade à história do 2o livro da saga, e lá vamos nós mais uma vez viajar no Espaço com Arthur Dent. Recomendo a leitura com auxílio de um audiobook, foi o que me salvou, mesmo sendo pequeno é um pouco enfadonho, e você meio que se sente "sozinho" no Universo como os protagonistas, se você realmente for fã da saga, se segure na cadeira ou seja lá o que for isso que você está sentado, e boa sorte.

Rafa 22/04/2015

Arrastando as Alpargatas
Eu adorei O Guia do Mochileiro das Galáxias, ri muito com O Restaurante no Fim do Universo e este terceiro livro ficou um pouco para trás.

Arthur e Ford estão presos na terra pré-histórica, e lá passam cinco anos beirando a loucura. Salvos graças a um sofá que os transporta no espaço e no tempo, retomam suas aventuras intergalácticas.

Eu achei que esse terceiro livro deixou a desejar. Poucos foram os momentos que ri, poucas foram as surpresas fantásticas preparadas pelo autor. Na verdade, poderia até dizer que esse livro cai no esquecimento assim que é lido. As características que mais gostei nos anteriores se perdem nesse exemplar.

Achei o livro um pouco bagunçado, me perdi várias vezes em que perspectiva estava acompanhando, esquecia onde cada personagem estava.

É claro que não foi um livro ruim. Ele continua na média, porém, em comparação com seus antecessores, se perdeu. Ainda pude rir com, por exemplo, um ser cuja missão de vida é xingar todas as pessoas do universo. Só acho que faltou criatividade para desenvolver esse livro, característica que tinha sobrado nos anteriores.

Só faço um "à parte" para dizer que: ao mesmo tempo que encontrei resenhas emitindo a mesma opinião da minha, encontrei pessoas falando que esse é o melhor livro da série. Lembrando que, gosto é gosto, né? Vai que vc adora o livro...

Espero que os próximos volumes compensem esse terceiro, que realmente foi desnecessário.

site: http://www.arrastandoasalpargatas.com

Sheyla 06/07/2015

A VIDA, O UNIVERSO E TUDO MAIS
Em A Vida, o Universo e Tudo Mais, depois de o Restaurante no Fim do Universo, Arthur Dente está há 5 anos em uma caverna na terra pré-histórica; Ford também está na terra pré-histórica, mas abandonou Arthur, que mesmo depois de tanto tempo ainda acorda aos gritos dentro da caverna lúgubre. Marvin está em Squornshellows Zeta, um planeta cujos pântanos são habitados por colchões e onde o pobre Marvin anda em círculos a pouco mais de 1,5 milhões de anos e por fim Trillian e Zaphod estão em algum lugar no espaço, dentro da nave Coração de Ouro.

Douglas Adams como nos volumes anteriores meteu nossos anfitriões em muitas encrencas e como sempre ou ainda pior, o Arthur anda sofrendo bastante com todos os contratempos cósmicos. Esse terceiro livro aborda de forma cômica as guerras racistas e xenofóbicas travadas em nossa sociedade, sociedade está que Adams caricaturou através do planeta Krikkit.

Krikkit é um pequeno planeta que devido ao fato de estar dentro de uma nuvem de poeira e por ser o único planeta de seu sistema solar, desconhecia qualquer outra forma de vida além das que habitavam a sua superfície. E como é habitual ao seres humanos, eles nem ao menos haviam cogitado a possibilidade de existir vida fora de Krikkit, mas eis que um belo dia uma nave atravessou o céu nebuloso de Krikkit e caiu no planeta, então, o pacato, alegre e cantarolante povo de Krikkit tomou consciência da existência de algo além deles e o que eles fizeram? Decidiram no mesmo dia que deveriam destruir tudo que não fosse de Krikkit.

Um ano depois a guerra entre o planeta Krikkit e o universo estava declarada e para acabar com ela a Altíssima Supremacia Judicial, o Magistrado Pag, cerca de 2 mil anos depois do início da Guerra mandou trancar o planeta Krikkit em um envoltório de Tempoleno e é aqui que nosso heróis e Slartibartfart entram. Está nas mãos deles lutar contra uma nave de Krikkit que todos acreditavam ter desaparecido no tempo e no espaço juntamente com a chave para libertar Krikkit do envoltório.

Claro que antes que eles possam salvar a vida, o universo e tudo mais, Adams se encarrega de criar várias situações inusitadas que acarretaram outras situações inusitadas, como o encontro de Arthur com Agrajag o qual Arthur descobriu que havia matado várias vezes e de várias formas e sem querer em cada uma das vidas passadas de Agrajag.

Ao contrario dos livros anteriores, A Vida, o Universo e Tudo Mais é um livro maravilhoso que através de suas piadas autocriticas nos leva a analise de nosso comportamento ante as nossas diferenças raciais, sociais, étnicas e culturais.E conta com o adicional de muitas situações improváveis e impensáveis que apenas uma mente com imaginação tão fértil quanto a de dams poderiam criar. Porém ao mesmo tempo, O livro é muito lento, com muitas voltas que o deixam monótono e consequentemente, deixa a leitura arrastada.

A história do Guia do Mochileiro da Galáxia é feita de idealismo, lutas, desespero, paixão, sucesso, fracasso e pausas para o almoço absurdamente longas. Mas certamente, quem ler e se dedicar a compreensão (de verdade)do que Adams propõe não se arrependera e com certeza vai desejar que o autor estivesse vivo para escrever ainda hoje.

site: http://navibeblog.blogspot.com.br/