Uns Braços

Resenhas - Uns Braços

Ana Paula Paim 04/04/2018minha estante
Resumo.

Louise Priscila C Gomes 2°L 16/03/2018

Machado retrata algo simples e fácil de acontecer entre pessoas do sexo oposto, o amor platônico. Por causa da diferença de idade, não se pode fazer nada a respeito por não ser bem visto pela sociedade. Ao final, o conto nos permite imaginar o que aconteceria se Inácio acordasse durante o beijo, ou se um dos dois desse o primeiro passo. É um belo conto para refletir sobre as decisões que tomamos na vida.

Julia.Neves 16/03/2018

Uns Braços
O começo achei um pouco estranho até engraçado pelo contexto , por um menino se apaixonar pelos braços de Dona Severina . Mas acabei me empolgando com , o conto e ele é bastante legal e interessante , da forma que o menino se apaixonou .
Ana Paula Paim 06/04/2018minha estante
Machado tem essa capacidade de ampliar nossa visão e nos fazer ver "além do marco". Os textos machadianos são maravilhosos e ampliam nossa capacidade de leitura além do sentido dicionarizado (inúmeras metáforas e linguagem figurada).

Edu 16/03/2018

Gostei do livro apesar do começo ser de fato o título do livro o que acaba deixando o seu inicio meio confuso,porém com o passar das páginas o conto vai ganhando forma e vai ser tornando bastante interessante com todas as peças (ou pelo menos a maioria delas) se encaixando.
Ana Paula Paim 07/04/2018minha estante
Recomendo uma releitura do texto para compreender melhor o estilo machadiano: sutilezas, ironia e pessimismo.

Felipe.Matos 16/03/2018

Uns braços
O que me deixou bastante intrigado verdadeiramente foi o nome do conto, gostei bastante desse conto achei ele bastante poético, ví um potencial muito grande pra esse conto se tornar um livro detalhado e talvez modificar algumas partes e de certa forma trazer a verdadeira resposta para o mistério que ficou no conto.
Ana Paula Paim 04/04/2018minha estante
O conto reflete a cultura e as ideias da época: diferenças marcantes e notável oposição entre trajes masculinos e femininos. Para as mulheres, os vestidos cobriam conscienciosamente o corpo com o uso de mangas excessivas. Daí a utilização de de artifícios sedutores.

Grace 20/03/2018minha estante
ok

Ingride 11/03/2018

Uns braços

Gostei e não gostei do conto, no começo achei meio estranho o fato do menino ter se apaixonado pelos braços de Dona Severina, porém com o passar dos contos achei bastante interessante a forma como um garoto se apaixonou perdidamente e a forma como ele sonhava com isso
Ana Paula Paim 13/03/2018minha estante
Olá, Ingride
No conto percebemos um tipo de obsessão (fetichismo) pelos braços de Dona Severina. Discute ainda, a cultura e as ideias da época: diferenças marcantes e notável oposição entre trajes masculinos e femininos. Aí vemos um jogo de várias mensagens, em vários níveis:
nível das casualidades e sucessos da vida - coincidência do beijo sonhado e do beijo real;
nível psicológico e social - Severina e Inácio são oprimidos por Borges;
crítica ao objetivismo positivista vigente ? o sujeito e o objeto se entremeiam e se confundem.
É por isso que Machado de Assis deva ser lido e relido em várias fases da vida. Abraços

Yasmin Cruz 11/03/2018

Uns braços
Um livro que eu considerei bastante engraçado mesmo que seu gênero não seja comedia, o fato do menino ter se apaixonado por um membro traz um ar cômico a história ainda mais quando se trata de um garoto de 15 anos, o conto ele se torna muito curioso pois as verdadeiras respostas não vem a tona nem para quem estar lendo nem para o próprio personagem.
Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Reflete a cultura e as ideias da época: diferenças marcantes e notável oposição entre trajes masculinos e femininos, já que os vestidos cobriam conscienciosamente o corpo da mulher com o uso de mangas excessivas.

Renata lavine 2A 07/03/2018

Uns braços
Machado de assis vem com um interessante conto misterioso, provocando assim a curiosidade do leitor do que fazer ou pensar para o final da história.

O livro vem mostrado uma paixão pura onde Inácio que tem apenas 15 anos se  apaixona por Severina que tem o dobro de sua idade é e casada com borges, ao longo da história Severina da um beijo em Inácio em quanto ele dorme, Inácio nada preocupada achando que foi apenas um sonho e severina com um grande medo, a história e narrada de uma forma bem empolgante com uma certa inocência e vem com uma criativa que encanta o leitor.

Rodrigo.Cruz 07/03/2018

2J Rodrigo cruz Silva
Inácio, rapaz de 15 anos, filho de um barbeiro, é colocado pelo pai como estagiário de Borges. Este vive maritalmente com D.Severina, e abriga Inácio em sua casa, irritando-se constantemente com as distrações do moço. A verdade é que Inácio se apaixona por D. Severina; se encanta especialmente com os braços da jovem senhora. Quando percebe os olhares de Inácio, a mulher passa ao conflito: ele ainda é muito jovem, ela é uma mulher comprometida. Mas são apenas olhares. Em um domingo Borges sai de casa, e D. Severina observa que Inácio dorme suavemente na rede. O rapaz está a sonhar com ela e, neste instante se dá uma incrível coincidência: ao sonhar com o beijo de D. Severina, Inácio é realmente beijado pela mulher. Depois do ato impulsivo, D. Severina passa a se reprimir pelo que fizera e passa a tratar o rapaz secamente e a cobrir os braços com um xale. Inácio, ainda mais distraído da realidade com seus sonhos, não percebe a mudança da senhora. Após uma semana, Borges irá dispensá-lo sem nenhum sinal de rudez, embora não permita que Inácio se despeça de Severina, alegando que ela estaria com muita dor-de-cabeça. Os anos se passam e Inácio nunca teve sensação igual à daquele beijo, que para ele não passara de um sonho.
Grace 04/04/2018minha estante
OK

Ana Paula Paim 05/04/2018minha estante
Reflete a cultura e as ideias da época: diferenças marcantes e notável oposição entre trajes masculinos e femininos. Os vestidos cobriam conscienciosamente o corpo da mulher, uso de mangas excessivas, daí o uso de artifícios sedutores.

90invencao 12/09/2017

Uns braços - Machado de Assis
Esse foi um dos primeiros livros que li, aos 10 anos de idade. Até hoje lembro de quando o ganhei do meu professor do fundamental! Ler ele novamente depois de 5 anos que mudaram muita coisa foi um ótima experiência. Ver que ainda lembrava de algumas frases e da trama tipicamente machadiana...

Enfim, o conto é muito legal e as ilustrações são lindas, com um estilo próprio. Edição muito linda! Recomendo pra todo mundo

z..... 17/07/2017

Edição Escala Educacional (Literatura Brasileira em Quadrinhos)
Para quem curtiu o conto no texto integral deve ser facim, facim gostar dessa adaptação em quadrinhos, coisa em que esse leitor se enquadra. A favor, a fidelidade à história que reproduz com exatidão as falas das personagens e narrador em vários momentos. E as ilustrações que, mesmo não sendo nenhum primor artístico, são sutis em acentuar detalhes e expressões que engrandecem o conto na percepção do leitor.
Sobre a história, gostei porque me identifiquei com o platonismo, acreditando também que o autor tinha disso. Só alguém com essa vivência para transmitir algo perceptível aos sonhadores, descrito com delicadeza que só eles enxergariam no que seria pura bobagem a olhos racionais. Aquela situação do penteado entre Bentinho e Capitu tem algo disso, o que aumenta minhas certezas.
Muito legal! Muito fiel! E muito oportuna para apreciadores machadianos!