Turma da Mônica: Laços

Turma da Mônica: Laços Vitor Cafaggi
Lu Cafaggi

Resenhas - Turma da Mônica: Laços

goodbyedarth 20/11/2019

Uma das leituras mais prazerosas de se ler
Quando você chega aos 15, é natural que (por modinha) você resolva ler livros clichês adolescentes, mas eu não me arrependo nem um tiquinho por ter abandonado esses livros, cujo conteúdo não me fascinam, para ler o bom e velho HQ da turminha. Cresci lendo Turma da Mônica, foi com eles que aprendi a amar a ler e escrever, com eles eu fiz meus primeiros e, com certeza, melhores amigos literários; foi até intimidador saber que Laços não foi feita pelas mãos de Maurício, mas, sim, por dois irmãos mineiros, o que não faz tanta diferença pois os irmãos Cafaggi fizeram um belíssimo trabalho com a trilogia.

A Graphic começa com um flashback muito cute-cute onde Cebolinha, ainda bebê, ganhou o seu cãozinho lhasa-apso, Floquinho. Depois a cena muda para uma sequência ao estilo "Vivendo a vida adoidado" onde Cebolinha e Cascão, já com seus 6 ou 7 anos de idade, vestidos de Peter Pan e Gancho, correm da dona da rua ao mesmo tempo em que no cenário aparecem personagens secundários, como: Titi, Aninha, Maria Cascuda, Denise, Xaveco e Xabéu. Depois de umas boas coelhadas, os amigos rumam para a casa da família Cebola onde encontram policiais e descobrem que Floquinho sumiu. É de cortar o coração a cena em que Seu Cebola não consegue olhar no rosto do filho; mais de cortar o coração ainda é Cebolinha encarando a fantasia de Peter Pan e dizendo "Difícil ter pensamentos felizes agola...". Magali, Mônica e Cascão encorajam Cebolinha a criar um plano infalível para resgatar o amigo e juntos eles se aventuram pelo enorme parque da cidade na procura daquela enorme bola de pelos verde, cujo nome eu já citei umas duas vezes, enfrentando garotos valentões e senhores de idade meio tantan da cabeça. E é por meio dessas aventuras que notamos que os laços do nosso quarteto são mais fortes que os nós (Olá, Sansão rs).

E é bem engraçadinha as referências à filmes oitentistas, aliás, a história da turminha se passa lá pelos anos 1989 e 1990, se formos analisar o espaço em que a história se passa. Com imagens super-hiper-mega-ultra-master-power bonitinhas, personagens de 7 anos falando "difícil" e um roteiro muito, muito bom (e fora do comum, porque apesar do plot ser clichê, a história se mostra muito original), Lu e Vitor criaram uma verdadeira obra de arte que pode ser facilmente comparada à "Os Batutinhas" e "Conta comigo".

Sugiro que leiam isso, independentemente da idade de vocês, acho que a leitura de Laços é para todos. Independente da idade, independente dos gostos. A leitura é bem prazerosa e nos faz recordar a infância, o valor das amizades e do amor de um animalzinho de estimação. E lembrem-se: Laços são eternos.

PS:. Pode parecer loucura, mas eu comecei a chorar na primeira página e continuei nesse ritmo até a última página, então preparem os lencinhos.

Keyse B. 27/04/2019

eu não dei cinco estrelas, mas juro que não sou má pessoa
os irmãos Cafaggi escolheram nos mostrar um lado sensível da Turma que a gente não vê nos gibis. a história tem momentos engraçados, mas esse não é o foco. eu, boba, talvez, ainda me divirto bastante com as histórias da revista, então me senti um pouquinho carente

ao menos, não me privaram das cenas em que a Magali está sereníssima em meio às perseguições da Mônica aos meninos: aquele nível de serenidade é meu objetivo na vida

o momento mais tocante, pra mim, foi descobrir como os quatro - Mônica, Magali, Cascão e Cebolinha - se conheceram. e esse sentimento é a principal intenção do livro e o livro é especialmente bom pra quem cresceu lendo as histórias. eu nasci com elas, porque meu quarto de bebê era decorado com a Turma da Mônica. porque meus pais são uns amorzinhos

mas não dou cinco estrelas, por causa da história em si. a história é a aventura das crianças em busca do cachorro do Cebolinha, que fugiu. não precisa ser muito, MUITO esperto e emotivo pra desejar e supor, no fundinho do cérebro e do coração, que a Lu e o Vitor darão um desfecho feliz pra esse problema

se não lemos pra saber o fim, porque sabemos qual será, a gente lê pra observar uma ligação mais forte e amigável entre as crianças que surge a partir daí. é muito doce, mas não pareceu, pra mim, como se esse momento fosse o início dessa amizade mais profunda

logo no começo, quando o Cebolinha perde o Floquinho, a Mônica e a Magali vão visitá-lo e, do modo como acontece, parece que sempre houve um momento de trégua entre as brigas. daí perdeu um pouco da emoção que a história pretende causar. ainda assim, no geral, esse companheirismo entre os quatro, do modo que foi retratado, foi novidade pra mim e foi bom espiar esse momento "secreto"

é lindo, fofo, cheiroso, gostoso, leia sem medo. é também muito bacana quando homenageia o Maurício durante a história e nos conta, no final, como foi o processo para criar esse livro

Marcio Melo 08/04/2019

Todos os laços
Durante a história são várias referências aos "laços" que esta bonita história traz. Que remete a um tempo de nostalgia e inocência. Os traços são muito bonitos e, para mim, são o destaque desta obra

hanny.saraiva 05/04/2019

Laços é um estado de espírito
Uma volta ao cheiro dos anos 80, à infância e as coisas pequenas que preenchem nosso dia a dia quando somos pequerruchos. Bem bonito e simples.

Juliana 27/12/2018

HQ
Pra quem não tem o costume de ler HQs e também não teve a vivência de ler os gibis da Turma da Mônica, essa ainda é uma boa compra. Uma história bem infantil e muito bonitinha, com desenhos encantadores e várias referências dos anos 80.

Victor.Carvalho 11/12/2018

Nesta HQ vemos a Turma da Monica imaginada pelos irmaos Vitor e Lu Cafaggi. A trama gira em torno da Monica e sua turma procurando pelo floquinho, cachorro do Cebolinha, que havia fugido.
Aqui podemos ter a sensacao de estarmos vendos alguns classicos do final da década de 80 em que ha grupos de amigos como por exemplo os Goonies e conta comigo.
Muito boa a história e os desenhos são muito fofos.

Estante.da.lee 28/09/2018

Mônica Laços
Aaaa estou simplesmente encantada com essa Graphic Novel da turma da Mônica, a história é muito linda e comovente. A ilustração também está LINDA, bem diferente 😍 A história começa da maneira que já estamos acostumados, com a Magali sempre comendo e com Cebolinha e Cascão atormentando a Mônica... vai se desenvolvendo quando o Cachorrinho de cebolinha some. Então aí vem o nome “Laços”,são os laços da amizade que vão unir os garotos para conseguir achar o cachorrinho de Cebolinha,e também apoiar o amigo nesse momento de aflição. A história está muito emocionante e também muito mais matura do que costumamos ver nos gibis da turma da Mônica. Ahhh e também vai ter a adaptação pra filme 😍#Eu super indico. ☺️📖.

site: https://www.instagram.com/estantedalee/

Unicórnio maluco 08/09/2018

Turma da Mônica: laços
Floquinho sumiu e a turminha tenta encontrar o cãozinho do cebolinha, eles passam por toda uma jornada até encontrar o cachorrinho.

Claronie 10/08/2018

Arte linda
Arte linda, ótimo desenho dos personagens, história fofinha que faz lembrar da infância. Dou nota 10 pela arte impecável

Cheiro de Livro 21/06/2018

Turma da Mônica
Os quadrinhos de Mauricio de Sousa fazem parte da infância, li muita Turma da Mônica, com o passar dos anos acabei desenvolvendo uma predileção pelo Chico Bento. Suas revistinhas tinham lugar cativo no meu orçamento limitado pela mesada. Quando, aqui na redação, paramos para pensar em algo para o dia das crianças pensamos logo na Turma da Mônica e na coleção de graphic novel que foi lançada com alguns dos personagens de Mauricio de Sousa. Li duas das quatro graphic novels que fazem parte da coleção, “Laços” e “Pavor Espaciar”. Além dessas tem ainda “Astronauta Magnetar” e “Piteco-Ingá”.

“Laços” conta o desaparecimento do Floquinho e a busca que Cebolinha, Cascão, Magali e, claro, Mônica fazem para traze-lo de volta. Vitor e Lu Cafaggi fazem um trabalho espetacular, os traços que a turma ganhou, a sacada de que só o Cebolinha não perde o sapato e, principalmente, os desenhos deles pequenos são lindos. Isso tudo sem contar que o enredo é sobre amizade, esse laço tão forte e que na infância é ainda mais mágico.

Já a história do Chico Bento é sobre uma ETs. “Pavor Espaciar” fala sobre o dia em que Chico, Zé Lelé, Torresmo e Giselda são abduzidos. Os novos traços dados aos personagens são encantadores, os poucos diálogos funcionam muito bem, tem o humor das historias do Chico Bento e, aqui, é repleto de referencias de cultura pop. Uma delicia procurar essas referencias em cada quadrinho.

O principal de ambas as historias é que elas mantém o que fez esses personagens tão populares, a essência deles está nas páginas. Os novos traços dão a eles um ar menos infantil e o acabamento com capa dura dá aos quadrinhos um outro status, é uma Graphic Novel. Para quem cresceu com a Turma da Mônica vale, e muito, o investimento nessa coleção.

site: http://cheirodelivro.com/turma-da-monica/

ntampinha 12/11/2017

Muito lindo. Amei e recomendo super!!!
Floquinho desapareceu e o Cebolinha está arrasado, por isso, a turminha decide arregaçar as mangas e ajudá-lo. Essa Graphic Novel trás uma mensagem de amor aos animais e a força da amizade, e eu achei tudo muito emocionante. Até chorei com a parte dos cães (quem leu sabe qual é) y_y
É de emocionar qualquer amante de cachorros. O traço me agradou bastante, me apaixonei pelas novas versões dos personagens, principalmente com a imagem deles bem novinhos, na creche. É muito amor. S2
Recomendo!!!

Rose 02/11/2017

Quem tem um animal de estimação sabe como é grande o amor que cerca estes bichinhos. Tanto adultos como as crianças ficam muito apegados a eles, e qualquer coisa que aconteça com um animal de estimação afeta diretamente seus donos.
Então imaginem o desespero do Cebolinha quando percebe que Floquinho, seu amado cachorrinho desaparece.
Uma grande busca começa, com todos procurando pelo cachorro, mas ninguém tem nenhuma pista ou ideia do que pode ter acontecido. Cebolinha cai em uma tristeza enorme, quase uma depressão, que só não toma este caminho porque seus amigos estão a postos não só para ajudar na busca de Floquinho, como também para dar todo o apoio necessário para Cebolinha.
Impulsionado por eles, Cebolinha bola um plano infalível para encontrar seu cachorro, e claro, acaba colocando a todos em perigo, deixando os pais pra lá de preocupados.
Mas os laços de amizade que unem Cebolinha, Cascão, Mônica e Magali são tão fortes e profundos, que está fora de cogitação deixar o amigo em uma hora dessas.
Uma história comovente que remete a memórias antigas e nos mostra como é fundamental uma amizade verdadeira.
Mais um show na parte gráfica. Este livro foi o que mais me deixou encantada com o traço dos personagens dos três que tive o prazer de conhecer. Não que eu não tenha gostado dos outros, mas é que este me conquistou um pouco mais.
Depois desta experiência, só posso dizer que quem não leu ainda um Graphic MSP não pode deixar de ter esta experiência. São histórias que mexem com seu emocional, tanto visualmente, como textualmente.

site: http://fabricadosconvites.blogspot.com.br